| Foto:

Elze Pacheco

CARREGANDO :)

Pianista e professora de canto, Elze encantava com seu talento e atitude humilde. Foi professora de música da Faculdade Tuiuti, ajudou a fundar o coral do Colégio Estadual do Paraná e o da UFPR. Uma das idealizadoras do coral do Palácio Avenida compôs toda a parte musical do espetáculo Gralha Azul, que foi apresentado no Brasil e exterior. Foi uma das fundadoras do coral da Sanepar e trabalhava com o grupo musical da Polícia Civil e da Unimed. Também fez apresentações de piano no exterior, em especial na Áustria, onde foi aplaudida de pé após ter interpretado Aquarela do Brasil. Para a colega de profissão Therezinha Oldakoski, Elze foi responsável pela transmissão da grande maioria da cultura musical no estado. Segundo a ex-aluna e amiga Nelsy Fritzen, Elze era uma pessoa que inspirava nos outros a admiração. Trabalhava para alegrar as pessoas com sua atitude atenciosa. Nelsy conta que a amiga emocionava a todos quando regia as crianças do coral. Sua empolgação que era tamanha que se colocava na pontinha dos pés e se tornava grandiosa. Simone dos Santos Abati começou a carreira de regente com Elze, há 20 anos. Ela conta que as duas tinham, além do laço profissional, uma grande amizade. Elze era muito vaidosa, daquelas que frequentam o salão de beleza toda semana. Ficava feliz quando estava rodeada de gente. Cuidava do marido e do filho Hermerson e era muito ligada aos netos. Adorava viajar, especialmente em cruzeiros marítimos. Viajou para vários pontos do mundo e se dizia realizada – já havia visitado todos os lugares que queria conhecer. O marido Noel, professor universitário aposentado, diz que Elze foi o grande amor de sua vida e era sua verdadeira companheira. Os dois eram primos e desde pequenos já eram muito próximos. Foi grande incentivadora de muitas carreiras musicais. Um de seus alunos, o músico Plínio Oliveira, veio de São Paulo para o velório e durante o enterro emocionou os presentes cantando a música que compôs para Elze, anos atrás. Deixa viúvo, um filho e dois netos.

Dia 27, aos 66 anos, de câncer de pâncreas

Publicidade

* * * * * *

Alcione José Marquezini, 43 anos, latoeiro, filho de Alcides Ângelo Marquezini e Maxibina Marquezini. Sep. em horário a ser designado, no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais).

Altair Fedalto, 42 anos, balconista, filho de Santos Fedalto e Madalena Massoqueto Fedalto. Deixa viúva Izabel Fabris Fedalto. Sep. ontem no Paroquial da Rondinha (Campo Largo), PR.

Amabile Maria Brandalise de Albuquerque, 91 anos, do lar, filha de Valentin Brandalise e Rosa Stefenoni. Deixa viúvo Eduardo Kutz de Albuquerque. Sep. ontem.

Bronislawa Lenartovicz Pitlovaniv, 92 anos, do lar, filha de Adão Lenartovicz e Catarina Lenartovicz. Viúva de Pedro Pitlovaniv. Sep. ontem.

Publicidade

Carlla Ferraz, 14 anos, estudante, filha de Antônio Carlos de Souza Ferraz e Hilda Honório da Silva Ferraz. Sep. ontem.

Carlos Antônio Foltran, 46 anos, vendedor, filho de Antônio Carlos Foltran e Elena Foltran. Sep. ontem.

Chistina de Carvalho, 88 anos, do lar, filha de João Adão e Rosa Adão. Deixa viúvo Carlos Gomes de Carvalho. Sep. ontem.

Clayton Trevisal, 51 anos, filho de João Alberto Trevisan e Maria Arlete Castagnoli Trevisan. Deixa viúva Rosângela Pelniack Trevisan. Sep. ontem no municipal de Campo Largo, PR.

Cléverton da Silva Santos, 23 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Assis da Silva Santos e Maria Fernandes da Silva Santos. Sep. ontem no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), PR.

Publicidade

Daniel Cristiano Ferreira dos Anjos, filho de Rodrigo Cristiano Ferreira e Sayonara Dornellas Soares dos Anjos Ferreira. Sep. ontem.

Délcio Pereira, 39 anos, vidraceiro, filho de Inácio Pereira da Silva e Narciza Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.

Dietmar Germano Schwaner, 68 anos, comerciante, filho de Werner Schwaner e Hildegard Schwaner. Deixa viúva Rosi Mari Schwaner. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Dorival Mariano Couto, 46 anos, filho de José Mariano Couto e Jovina Rosa de Jesus. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Edson Gomes de Lima, 32 anos, pedreiro, filho de Miguel Gomes de Lima e Zilda Gomes de Lima. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Fazenda Rio Grande, PR.

Publicidade

Elza Foggiatto Bortolan, 85 anos, do lar, filha de Alexandre Foggiatto e Oristela Foggiatto. Deixa viúvo Henrique Bortolan. Sep. às 10 h, no Cemitério São João Batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti.

Fabiano Rogério Kowalsky, 30 anos, comerciante, filho de Tarcísio Kowalsky e Teresinha Kowalsky. Deixa viúva Fabiana Decker da Silva Kowalsky. Sep. ontem.

João Paulo Souza Gonçalves, 24 anos, estudante, filho de José Otávio Marinho Gonçalves e Virgínia Aparecida Souza Gonçalves. Sep. em horário e cemitério a serem designados, no Cemitério Jardim da Saudade – Rio de Janeiro, RJ.

José Carlos Rosa, 38 anos, filho de Miguel Gonçalves Rosa e Beatriz Miguel Rosa. Sep. ontem.

José Ferreira Maciel, 64 anos, marceneiro, filho de João Ferreira Maciel e Nadília Afonso Maciel. Deixa viúva Maria do Rocio Maciel. Sep. ontem.

Publicidade

Luiz José Mazzarotto, 84 anos, psicólogo, filho de Eugênio Mazzarotto e Maria da Conceição Simonetti. Sep. ontem.

Luíza Shigueco Sakamoto, 73 anos, do lar, filha de Ititato Ikemoto e Massaco Ikemoto. Deixa viúvo Teruyoshi Sakamoto. Sep. às 15 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela Berti.

Maria da Luz Antunes de Lima, 40 anos, agricultora, filha de Olímpio Antunes de Lima e Júlia Garcia dos Santos. Deixa viúvo João Maria Urbanski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Sítio Santo Antônio s/n – Canguera – Ipiranga, PR.

Maria de Lourdes Silva Batista, 41 anos, do lar, filha de Vergílio Cândido da Silva e Catarina Nunes dos Santos. Deixa viúvo José Vítor Batista. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Nivaldo Crespim da Rocha, 74 anos, lavrador, filho de Balduíno de Oliveira Lima e Maria Simões da Rocha. Deixa viúva Joaquina Ceolita da Rocha. Sep. às 17 h, no municipal de Tijucas do Sul, saindo da Rua Um – casa 3 – Bosque Saúde – Tijucas do Sul, PR.

Publicidade

Odinir Princival, 64 anos, autônomo, filho de Luiz Principal Neto e Clarinda Princival. Sep. ontem.

Olga Petroski, 92 anos, do lar, filha de Otto Kleinschmidt e Guilhermina Mayer Kleinschmidt. Deixa viúvo Francisco Petroski Netto. Sep. ontem.

Pedro Arbus dos Santos Júnior, 68 anos, farmacêutico, filho de Pedro Arbus dos Santos e Escolástica Machado de Miranda Santos. Deixa viúva Luíza Maria da Silva dos Santos. Sep. ontem.

Pedro Gonzaga dos Santos, 75 anos, funcionário público federal, filho de José Juvenal dos Santos e Orminda Kiel dos Santos. Deixa viúva Wanda dos Santos. Sep. ontem.

Reynaldo Accioly Rodrigues da Costa, 78 anos, economista, filho de Othon Accioly Rodrigues da Costa e Maria da Glória Bezerra Accioly R. da Costa. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Publicidade

Rosana Maria Sanches, 28 anos, do lar, filha de José Francisco Anchieta Sanches e Ana Maria Neves do Bonfim. Sep. ontem.

Rui Cercal, 63 anos, funileiro, filho de Escobar Cercal e Érica Cercal. Deixa viúva Nair Rosa Costa Cercal. Sep. ontem.

Sidnei dos Santos Machado, 37 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Pereira Machado e Otília dos Santos Machado. Sep. ontem.

Tadeu Carlos Berger, 46 anos, agricultor, filho de Arthur Paulo Berger e Maria Martins Berger. Deixa viúva Zélia Conrado Berger. Sep. ontem.