• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A Dona Dita, apelido carinhoso de Benedita de Jesus Quintino de Oliveira, rezava o terço todos os dias, sem falta. Ainda jovem, quando trabalhava como empregada doméstica em Jundiaí do Sul, no Nordeste do Paraná, aprendeu que a religião era importante. E dedicou grande parte de sua vida à igreja: ajudava nos eventos e participava do grupo "Filhas de Maria". Mineira de Brazópolis, Dona Dita nasceu em 1938. Filha de trabalhadores rurais, ela perdeu a mãe quando tinha apenas três anos. O pai casou-se novamente e foi morar em Conselheiro Mairinck, pequeno município da região Norte do estado. Na juventude, ajudava a madrasta nas tarefas domésticas e cuidava dos irmãos mais novos. Cansada da vida no sítio, saiu de casa e foi estudar em Jundiaí do Sul, cidade onde cursou o magistério. Lá ela se casou com o padeiro Dias Oliveiro e teve o primeiro filho. Alguns anos se passaram, e Dita foi paraCampo Mourão, onde moravam os sogros. Lá eles tiverem mais três filhos, mas um morreu de lúpus, poucos meses depois de nascer. Em busca de uma oportunidade, no início da década de 1970, o marido se mudou para Santo Antônio da Platina, para trabalhar como padeiro. Dita, na época com três filhos, teve mais oito. Para sustentar a família, passava as madrugadas fazendo e fritando salgados para vender. Nos anos que se passaram, Dita sofreu duros golpes: perdeu mais três filhos, um de apenas quatro anos, que morreu afogado. Mas ela nunca perdeu a fé, continuava sempre rezando. Teve 16 netos e uma bisneta, grandes amores da sua vida.

Dia quatro de abril, aos 73 anos, de falência múltipla dos órgãos.

* * * * *

CURITIBA

Ah Guin, 87 anos, torneiro mecânico, filho de Ah Chispe e Yang Shee. Sep. ontem.

Alessandro da Silva, 29 anos, técnico agrícola, filho de Antônio da Silva e Nilse de Fátima da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Santa Mariana.

Alexandre Pereira de Souza, 24 anos, servente, filho de Cezar de Souza e Mantina Pereira Vane de Souza. Sep. ontem.

Álvaro Leonel de Carvalho, 51 anos, comerciante, filho de João Leonel de Carvalho e Benedita Pereira de Carvalho. Sep. ontem.

Amadeu Taurino Moreira, 74 anos, militar, filho de Alfredo Taurino Moreira e Joana de Oliveira Moreira. Sep. ontem.

Antônia da Luz Góes, 60 anos, do lar, filha de Henrique Jacuboski e Cecília Jacuboski. Sep. ontem.

Antônio da Costa Rosa, 72 anos, lavrador, filho de Joaquim Costa de Bonfim e Justina Rosa de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Aparecida Xavier de Souza, 49 anos, do lar, filha de Durvalino Xavier e Ana Maria Aparecida. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Ivaiporã.

Argentina Chiconini Andrade, 79 anos, do lar, filha de Luiz Chiconini e Dolores Mouli. Sep. ontem.

Basílio Eslota, 79 anos, lavrador, filho de Demétrio Eslota e Magda Zaranhok. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Bernadete de Lourdes Lima, 45 anos, técnica, filha de Dorival de Lima e Carminda Alves de Lima. Sep. ontem.

Carlindo Stasiak, 71 anos, piloto, filho de Thadeu Stasiak e Elvira Stasiak. Sep. ontem.

Catarina Germano de Azevedo, 70 anos, do lar, filha de Aparício Germano e Lázara Pereira Germano. Sep. ontem.

Christina Bochnia Cordeiro, 87 anos, do lar, filha de Polycarpo Bochnia e Appolonia Bochnia. Sep. ontem.

Claudi José da Silva, 19 anos, auxiliar de produção, filho de Orias Afonso da Silva e Odete Cropolato da Silva. Sep. ontem.

Conceição Fernandes de Lima, 90 anos, do lar, filha de Joaquim Guedes da Costa e Maria Fernandes de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical.

Dinorah de Assumpção Pegorara, 78 anos, funcionária público federal, filha de José Gonçalves de Assumpção e Ottilia Alice de Assumpção. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campina Grande do Sul.

Diogenes Amilton Batista Schamposki, 24 anos, motoboy, filho de José Amilton Schamposki e Erondina Batista Schamposki. Sep. ontem.

Edgar Cordeiro Filho, 65 anos, funcionário público federal, filho de Edgar Cordeiro e Marai Luiza Cordeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Elias Ferreira Lima, 68 anos, agricultor, filho de José Ferreira Lima e Laura Maria Ferreira. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical.

Eloy Fernandes França, 80 anos, funcionário público federal, filho de Pedro Fernandes França e Pepinella Aimone França. Sep. ontem.

Emília Pedroso, 75 anos, do lar, filha de Sebastião Gonçalves da Rosa e Dulcilia Antunesw da Rosa. Sep. ontem.

Esron Ribeiro de Lima, 19 anos, filho de Áureo Soares de Lima e Esli Ribeiro dos Santos. Sep. ontem.

Fátima Machnievicz Ukan, 1 ano, filha de Cláudio José Ukan e Arlete Machnievicz Ukan. Sep. ontem.

Gasparina Gonçalves dos Santos, 66 anos, do lar, filha de Procópio Gonçalves Santos e Helena Maria Luiz. Sep. ontem.

Glória Aparecida Telles Pissetti, 68 anos, do lar, filha de Luiz Saldanha Telles e Felicidade Telles de Campos. Sep. ontem.

Ivone Otto Taverna, 54 anos, diarista, filha de Gregório Otto e Júlia Soares Otto. Sep. às 10 h, no cemitério de Tranqueira, saindo da capela São João Batista – Almirante Tamandaré.

João Dias Pereira, 72 anos, vigilante, filho de João Pereira Dias e Ana Lopes dos Santos. Sep. ontem.

João Eugênio de Moraes, 82 anos, operador de máquinas, filho de Cândido Eugênio de Moraes e Isolina Maria de Jesus. Sep. às 16 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

Joaquim Pires dos Santos, 74 anos, filho de Manoel Pires dos Santos e Gertrudes Cardoso Gomes dos Santos. Sep. ontem.

Jorge Pereira Goularte, 45 anos, autônomo, filho de João Pereira Goularte e Tereza Maria de Jesus. Sep. ontem.

José Julião da Silva, 81 anos, lavrador, filho de Satil Aquiles da Silva e Efigênia Maria da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).

José Leonardo de Lima, 59 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Diamiro Rezende Lima e Tereza Rezende de Lima. Sep. ontem.

Juarez Pereira da Cruz, 47 anos, eletricista, filho de Joventino Pereira da Cruz e Maria Teixeira. Sep. ontem.

Lourival de Paula da Silva, 43 anos, pedreiro, filho de José Leite da Silva e Délcia da Silva. Sep. às 16 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Luciano da Silva Gomes, 36 anos, pintor, filho de Noel Oliveira Gomes e Lourdes de Fátima da Silva Gomes. Sep. ontem.

Luiz Matias, 68 anos, comerciante, filho de Belarmino Manoel Matias e Doralice Rodrigues Matias. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja do Evangelho Quadrangular – Cajuru.

Luzi Pedraza Oyola, 70 anos, do lar, filha de Antônio Kubiski e Sófia Niesuchoska Kubiski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Luzia Castro, 66 anos, do lar, filha de José Moraes e Euflausina de Castro. Sep. ontem.

Maria Andrade de Freitas, 73 anos, do lar, filha de Antônio Luiz de Andrade e Noêmia Rodrigues de Andrade. Viúva de José Correa de Freitas. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).

Maria José de Oliveira Machado, 83 anos, do lar, filha de Ermelino Rosa de Oliveira e Gertrudes Rosa de Oliveira. Sep. às 10 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Maria Zélia Letenski Moreira, 45 anos, pesquisadora, filha de Estefano Letenski e Antônia Michalchechen Letenski. Sep. ontem.

Milton Francisco de Souza, 61 anos, estivador, filho de Sebastiana Ribeiro de Souza. Sep. ontem.

Moacir dos Santos, 65 anos, taxista, filho de Abdias Caetano dos Santos e Lídia da Conceição. Sep. ontem.

Noeli do Rocio de Oliveira, 62 anos, do lar, filha de Antônio Gonçalves e Ana Gonçalves Silveira. Sep. às 16 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Peterson Silva de Azevedo, 26 anos, pintor, filho de Romoaldo Pereira de Azevedo Neto e Lazara Ribeiro Silva de Azevedo. Sep. ontem.

Rafael Cleverson de Oliveira, 18 anos, autônomo, filho de Ailton de Oliveira e Marli dos Santos de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela da Igreja Missionária Recuperação Vale da Benção – Pinhais.

Ricardo Mendes Soares, 21 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Batista Mendes Soares e Quitéria Conceição Fausto dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Júlio Mesquita, SP.

Roland Silva, 72 anos, motorista, filho de Manoel Francisco da Silva vê Maria Cosloski. Sep. ontem.

Ronaldo Lima da Silva, 23 anos, açougueiro, filho de Arnaldo Vidal da Silva e Anadir Santos de Lima. Sep. ontem.

Rosa Campanaruto Brumati, 80 anos, do lar, filha de Antônio Campanaruto e Rita Facina. Sep. às 16h30, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Rosalina da Silva, 51 anos, auxiliar de cozinha, filha de Afonso Vieira da Silva e Terezinha do Menino Jesus da Silva. Sep. ontem.

Saionara Maria Lopes Muniz, 42 anos, do lar, filha de Jorge Lopes e Euripa Silva Lopes. Sep. ontem.

Sandro Rodrigues de Assunção, 38 anos, motorista, filho de Heitor Rodrigues de Assunção e Maria Luiza Rodrigues de Assunção. Sep. ontem.

Sebastiana Fortunato Franco, 70 anos, do lar, filha de José Fortunato e Paulina Guedes Fortunato. Sep. ontem.

Senhorinha Lima da Silva, 85 anos, do lar, filha de Francisco Franco de Lima e Ezulini Bernadete de Lima. Sep. ontem.

Severina Soares de Holanda, 77 anos, do lar, filha de Jacinto Soares da Silva e Iracema da Silva Maranhão. Sep. ontem.

Subhi Youssef Ali Masri, 69 anos, comerciante, filho de Youssef Ali Masri e Sadiyeh Ismail Masri. Sep. às 10h30, no cemitério Mulçumano Jardim de Alla, saindo da Mesuita Mulçumano.

Therezsa Fracaro da Silva, 82 anos, do lar, filha de Carlos Fracaro e Cornelia Fracaro. Sep. ontem.

Vicente Gonçalves, 77 anos, agricultor, filho de Joaquim Inácio de Paula e Davina Gonçalves. Sep. ontem.

Zilda Maria de Lourdes Gusso, 78 anos, do lar, filha de José Baratto e Regina Baratto. Sep. ontem.

LONDRINA

Alfredo Kimio Okada, 59 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 2 da Acesf – Londrina.

Ana Lina da Cruz, 85 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Pereira Arantes, 55 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

Aparecido Guedes da Silva, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Alamandas, saindo da capela do mesmo – Londrina.

Carlos Davi da Silva, 19 anos. Sep. ontem em Londrina.

Carmo Fernandes, 83 anos. Sep. ontem em Sertaneja.

Carolina Goes Mamédio. Sep. ontem em Londrina.

Helena Rosa Nascimento, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.

Joana Santana de Oliveira, 85 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Gomes da Silva Neto, 76 anos. Sep. ontem em Cambé.

José Viana do Nascimento, 67 anos. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo – Londrina.

Lia Menezes Campos, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

Lupércio Arcanjo da Cruz, 39 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

Maicon Rodrigues Gliick, 23 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Aparecida Rodrigues, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria de Fátima Freitas de Azevedo, 55 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do Centro Comunitário. Rua Luiz Anelli, 246 – Franciscato – Londrina.

Maria de Jesus Bruneira, 86 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria Eloá Alves, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.

Maria José Gomes, 50 anos. Sep. ontem em Londrina.

Milton Espinosa, 64 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

Olga Domeze Bergamini, 65 anos. Sep. ontem em Jataizinho.

MARINGÁ

Agledes Lingiardi, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

Alfonso Ares de Cotelo, 64 anos. Sep. ontem em Marialva.

Alliny Aparecida da Silva, 21 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Ângela Seco Colombari, 97 anos. Sep. ontem em São Jorge do Ivaí.

Aparecida Nunes Emerenciano, 80 anos. Sep. ontem em Astorga.

Benedito Aparecido Pio, 44 anos. Sep. ontem em Jandaia do Sul.

Francisco Manoel Baptista, 82 anos. Sep. ontem em Maringá.

João Alves de Souza, 90 anos. Sep. ontem em Maringá.

Juventino Baltazar Brambilla, 74 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Maria de Lourdes Araújo de Melo, 77 anos. Sep. ontem em Maringá.

Maria Eva Pereira Abrão, 83 anos. Sep. às 11 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da capela 2 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

Maria Ribeiro Ildebrand, 82 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Mário Peron, 87 anos. Sep. ontem em Floraí.

Norma Kell Klagenberg, 84 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

Paulo Sérgio Mendonça Machado, 23 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Janiópolis, saindo da Av. principal – Centro – Janiópolis.

Pedro Zaparoli, 65 anos. Sep. ontem em Maringá.

Raul Maestre, 86 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Astorga, saindo da Av. Chitãozinho e Xororó – Centro – Astorga.

Úrsula Gron Menegassi, 88 anos. Sep. ontem em Maringá.

Valter Dias dos Reis, 68 anos. Sep. ontem em Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Maria de Nazaré Pereira Picanço, 36 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Marvin Fernandes de Souza, 2 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Nicolas Damian Guimarães Casco. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Senhorinha Miranda da Silva, 84 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]