
Antes de morar definitivamente em Curitiba, sua cidade natal, Francisco Luiz Romaguera Macedo passou o começo da infância mudando de cidades pelo Paraná. Residiu em diversos locais do estado, tais como Palmeira e São Mateus. Essa rotina ocorria devido ao trabalho de seu pai, James Portugal, que era juiz estadual. Retornou à capital paranaense somente quando já estava em idade escolar. Em Curitiba, morou com o avô, Francisco Ribeiro, por todo o período em que esteve na escola.
A exemplo de seu pai, tornou-se advogado; cursou a graduação na Universidade Federal do Paraná. Francisco passou por diversos setores no serviço público e atuou como procurador e promotor de justiça do estado. Também desenvolveu diversos trabalhos sociais durante os cerca de 40 anos de atuação.
Desde jovem, Francisco sempre foi muito preocupado com o próximo. Participou de associações e instituições de auxílio à comunidade. Além de altruísta, era bom líder e administrador. Era chamado para assumir o comando das entidades em momentos de crise. Em 1980 entrou de cabeça na caridade: foi nomeado presidente da então Fundação de Assistência a Menores Aprendizes, a Fama. Junto com sua equipe, desenvolveu ainda mais as ações que já eram realizadas no local. Tinha verdadeira admiração pelo trabalho que a Fama realizava. Dizia que o local era um dos maiores bens para a cidade, pois encaminhava os jovens para o trabalho.
Foi em um período de crise financeira que ele entrou para a Sociedade Socorro aos Necessitados. Assumiu a presidência do local em 1990. Com o seu trabalho, ajudou a instituição a superar as dificuldades e a seguir com a ajuda que prestava. Ficou na entidade por três anos. Em meio a esse período, em 1992, fundou a Associação de Amigos e Empresários do Itaqui, em Campo Largo. Por ter uma chácara na cidade, resolveu reunir os moradores e comerciantes do bairro para desenvolverem ações para o crescimento da região. Participou de todas as reuniões – desde a criação –, que eram realizadas às terças-feiras. O grupo foi oficializado, em 1997, e Francisco foi nomeado presidente de honra da instituição.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Contra o senso comum de que paixões de verão não são duradouras, Francisco encontrou sua esposa, Albina Reis, durante as férias no Litoral do Paraná. Casaram-se em 1952, dois anos depois de se conhecerem. Juntos começaram uma grande família. Além dos cinco filhos, tiveram nove netos e quatro bisnetos. A união entre os dois sempre serviu de exemplo para todos. Ele dizia que para ser feliz era indispensável que o casal tivesse ideais comuns, respeito e admiração mútua – fórmula que sempre colocou em prática com a esposa.
Francisco ficou conhecido por sua boa oratória e pelos discursos que sempre fazia. Gostava de reunir toda a família e aproveitava para dizer algumas palavras durante os encontros. Não se dizia devoto de São Francisco de Assis, mas usava a oração do santo para passar bons ensinamentos aos filhos e netos. Incluía sempre em suas conversas trechos como “é dando que se recebe, perdoando que se é perdoado”, palavras que combinavam com suas ações e personalidade.
Os almoços e jantares que organizava para receber os familiares eram a sua principal diversão. O cardápio que pedia era quase sempre o mesmo: macarrão. Os filhos brincavam que ele era um típico italiano, pois se pudesse comeria a massa em todas as refeições, sempre acompanhada do vinho. Apesar do gosto gastronômico, a família tinha origens portuguesas.
Francisco faleceu devido a uma parada cardíaca sofrida na madrugada de 28 de maio. Os filhos e netos destacam que ele nunca temeu a morte, pois acreditava que ela era somente uma etapa da vida. Deixou isso sempre claro em suas conversas e discursos. “O vô Chico acreditava muito que a vida não acaba aqui. Não dizemos um adeus, mas um até logo”, escreveu a neta Anna Luiza na despedida do avô. Deixa a esposa Albina Reis, os filhos James, Francisco Junior, Luiz Fernando, Regina e Ricardo, nove netos, quatro bisnetos e duas irmãs.
Lista de falecimentos - 15/07/2015
Adriano Santos Coelho, 19 anos. Profissão: atendente. Filiação: Marcelo Adriano Coelho e Simone Medeiros Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Tijucas do Sul, saindo de residência.
Alan Ieger, 23 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Oslei Ieger e Eliane Pereira Ieger. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.
Ana Maria de Lima, 81 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Antônio Borges de Lima e Helena Biscaia de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.
Aníbal Nunes dos Santos, 87 anos. Filiação: Maria Nunes dos Santos. Sepultamento ontem.
Aniela Niedzelski Szableski, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valentim Niedzelski e Maria Kniazewski. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Nossa Senhora Aparecida Jardim Natal.
Aristides Outeiral Hoefel Neto, 67 anos. Profissão: administrador. Filiação: Aristides Outeiral Hoefel Filho e Lilia Iris Gonzalez Hoefel. Sepultamento ontem.
Aurelina Rocha de Jesus, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vitalina Rocha dos Santos. Sepultamento ontem.
Azerina Fernandes Carvalho, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Bernardino Leite e Bruna Alves Pareira. Sepultamento ontem.
Dario Knopfholz, 67 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Henrique Knopfholz e Rosalina Flacks Knopfholz. Sepultamento ontem.
Deair Terezinha Pilaty, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clementino de Oliveira Lemos e Carlinda Lemos de Souza. Sepultamento ontem.
Dilma Moser, 61 anos. Profissão: corretora. Filiação: Virgílio Moser e Erika Moser. Sepultamento ontem.
Eli Garcia Rodrigues, 59 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Benedito Alves Rodrigues e Carmen Garcia Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Eliana Maria Linhares, 44 anos. Profissão: protética. Filiação: Alexandre Linhares Filho e Marlize Linhares. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Água Verde.
Eliseu Carlos Dias, 36 anos. Profissão: motorista. Filiação: Daniel Carlos Dias e Vergínia Roza Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.
Emília Franco Brehmer, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Franco e Iracema Caetano Franco. Sepultamento ontem.
Estel Gonçalves dos Santos, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria dos Santos e Marvina Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.
Geraldo Bergamo, 78 anos. Filiação: Antônio Bergamo e Rosa Bergamo. Sepultamento ontem.
Ignácio Gbur, 92 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lucas Gbur e Alvina Gbur. Sepultamento ontem.
Ina Brum Kleemann, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oceany Figueiredo Brum e Hilda Lima Brum. Sepultamento ontem.
Inêz Martins dos Santos, 47 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João Antônio Martins e Margarida dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Ivone Rosinha Kopp, 91 anos. Profissão: empresário. Filiação: João Evangelista Kopp e Vanda Olga Kopp. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Janio Medeiros da Silva, 54 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Lindolfo Souza da Silva e Generosa Souza da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo.
Jesus Vicentini, 75 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Vicentini e Almerinda de Oliveira Magalhães Vicentini. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.
Joana Francisca Santana Pinheiro, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Clemente Francisco Santana e Custodia Rodrigues Fonseca. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.
João Edinor de Oliveira, 77 anos. Profissão: garçom. Filiação: Germano de Oliveira e Alice de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.
João Pedro dos Santos, 73 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Bartoldo Eloi dos Santos e Ernestina Ferreira de Melo. Sepultamento ontem.
José Ferreira da Silva, 78 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Lucilo Ferreira da Silva e Maria Francisca de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Paz.
José Nilson de Souza Alves, 35 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: João Pedro Alves e Maria de Lourdes de Souza. Sepultamento quinta-feira, 16 de julho, às 10h, em local a definir, saindo de residência.
Júlia Pinto Zavorne, 92 anos. Filiação: João Firmino Pinto e Indalecia Maria do Espírito Santo. Sepultamento ontem.
Laura Danielski, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Buganick Sobrinho e Miquelina Buganick. Sepultamento ontem.
Leandro Galdino Ribeiro, 28 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Osmar Ribeiro e Maria Inêz Galdino Ribeiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Campo Largo.
Lorinda Alves da Silva, 75 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Manoel Pereira Alves e Maria Machado Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Lúcia Conceição de Moura Brandão, 60 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Germano de Moura Brandão e Otacília Gonçalves de Melo. Sepultamento ontem.
Luiz Henrique Schueda, 22 anos. Filiação: Honório Domingos Shueda e Ivani Ferreira de Moraes Schueda. Sepultamento ontem.
Marcílio Batista da Silva, 57 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: João Batista da Silva e Maria das Gracas Santos. Sepultamento ontem.
Marcolina da Silveira Stori, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Valêncio da Silveira e Cecília Colaco Santiago. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Maria Alves Ribeiro, 107 anos. Profissão: do lar. Filiação: Policarpo Alves Ribeiro e Maria Angelica da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.
Maria Franco Bordenowski, 88 anos. Filiação: Miguel Franco e Anna Franco. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Maria Machado, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Machado e Idalina Pires Bueno. Sepultamento ontem.
Maria da Luz Santos Silva, 95 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Gregório Antônio dos Santos e Maria Servollo dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir.
Maria de Lourdes Ribeiro da Silva, 66 anos. Profissão: zeladora. Filiação: João Manuel Ribeiro e Benedita Martins Ribeiro. Sepultamento ontem.
Mariazinha de Fátima Poletto, 56 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Giorge Ricardo Poletto e Josefina Brustolin Poletto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Santo Antônio em Coronel. Vivida.
Mário Sérgio de Oliveira, 61 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Walacionil Siqueira de Oliveira e Erna Ekert de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Mário da Conceição de Paula, 79 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Julinda de Paula. Sepultamento ontem.
Marta dos Santos, 45 anos. Profissão: doméstica. Filiação: João dos Santos e Marieta Alves dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará, saindo de residência.
Maura Barcelos Garcia, 93 anos. Filiação: Manoel Alves Garcia e Vitalina Alves Garcia. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.
Miguel Anciutti Pessoa, 68 anos. Profissão: médico. Filiação: João de Mattos Pessoa e Matilde Anciutti Pessoa. Sepultamento ontem.
Neuci Lopes Ferreira, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ansio Antônio Lopes e Leontina Nascimento Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.
Nice Neuza Toppel, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gustavo Ewaldo Bahyer e Walfrida Bayer. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.
Onofre Batista Damaceno, 80 anos. Profissão: agricultor. Filiação: João Batista Damaceno e Maria Altina de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela de Nova Tebas.
Pastorina Josefa de Morais, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Lourença da Silva e Maria José de Lima. Sepultamento ontem.
Paulo de Oliveira Prado, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Moreira Prado e Antônia de Oliveira Prado. Sepultamento ontem.
Pedro Choma Júnior, 88 anos. Profissão: contador. Filiação: Pedro Choma e Dorothea Choma. Sepultamento ontem.
Pedro Oliveira da Luz, 46 anos. Profissão: motorista. Filiação: Juvêncio Eleoterio da Luz e Tereza Oliveira da Luz. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Raimundo Aparecido Pinho, 48 anos. Profissão: mestre obras. Filiação: Júlio Pereira Pinho e Zenilda da Silva Pinho. Sepultamento ontem.
Rogério Santos Lima, 45 anos. Filiação: Aníbal Santos Lima e Terezinha Santos Lima. Sepultamento ontem.
Rosa Kleinke, 68 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Durvalino Rodrigues Santos e Miquilina Padilha Rodrigues Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.
Silmara Teixeira, 45 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Teixeira e Jesuína de Lima Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.
Terezinha Taborda Dias dos Santos, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João dos Santos Taborda e Escolástica dos Santos Reis. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quatro Barras.
Tiago de Oliveira da Silva, 26 anos. Profissão: pintor. Filiação: Daniel Ferreira da Silva e Vanilda Francisca de Oliveira. Sepultamento ontem.
Valdomiro Aires Pereira, 87 anos. Filiação: Elias Aires Pereira e Tiburcia Geraldo de Bomfim. Sepultamento hoje, no Cemitério Evangélico Cachoeira, em Almirante Tamandaré, saindo de residência.
Verner Artur Conrado Barthelmess, 93 anos. Profissão: advogado. Filiação: Eugênio Theodoro Bartherlmess e Marta Dreschel Barthelmess. Sepultamento ontem.
Walderedo Alves de Góes, 80 anos. Filiação: José Alves Góes e Elvira Alves de Góes. Sepultamento ontem.
Wilson Tadashi Iwamoto, 67 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Mataru Iwamoto e Tiyono Iamamura. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Zeni Moreira Narciso, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geronimo Moreira e Joana Moreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais.
Condolências

Investigação sobre ataques ao BC levanta temor de “novo inquérito do fim do mundo”

Trump suspende diálogo com Irã e diz que "ajuda está chegando”; total de mortos chega a 2 mil

Apoio de governos do PT a Maduro afetou liderança regional e finanças do Brasil

CNJ limita transparência e restringe acesso a supersalários de cartorários




Deixe sua opinião