• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O primeiro passo é sempre o mais difícil. À frente de um exército, apenas os mais capacitados e corajosos podem ser escolhidos. São os guerreiros destemidos. Foi pensando assim que um homem se tornou lenda em Tupãssi, no Oeste do Paraná: o gaúcho Aniceto Battisti, nascido em 1920, em Lajeado (RS).

Durante a Segunda Guerra Mundial, Battisti integrou a Força Brasileira no Piemonte, na Itália. Fez o trabalho difícil. Tomava a frente da batalha e, junto com alguns companheiros, desarmava as minas estacadas no chão batido. Poucos voltaram de lá com vida. Menor ainda foi o número dos que voltaram ao Brasil como Battisti, sem arranhão algum.

De volta ao Rio Grande do Sul, não deu as costas ao cunho destemido. Aventurou-se entre terras estranhas como motorista do caminhão que transportava os primeiros moradores do Oeste e Noroeste do Paraná. "Acontecia de tudo nas viagens", contou um dos filhos, o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti. "As histórias iam desde problemas mecânicos e estradas perigosas a noites no meio da mata. O retorno levava uma semana." Por três anos seguidos, entre 1960 e 1963, fez o trabalho aventureiro. Na última viagem, levou toda a família, que instalou entre Assis Chateaubriand, Cascavel e Tupãssi. Na última cidade, o mais velho de 13 irmãos abriu uma venda de secos e molhados e também passou a trabalhar na criação de porcos.

No último mês, o guerreiro se aprochegou ao descanso eterno, com direito a honras militares, deixando uma lição de vida aos oito filhos e nove netos, além de uma história marcante que vai embalar as noites de sono da bisneta Maria Lice, que chegará em dezembro.

Dia 24 de setembro, aos 93 anos, de infecção urinária, em Cascavel.

* * * * *

CURITIBA

Alcides de Oliveira, 65 anos, administrador, filho de Arnaldo de Oliveira e Benedita de Oliveira. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Alvina Bordin de Figueiredo, 92 anos, do lar, filha de Afonso Bordin e Amabile Broll Bordin. Sep. ontem.

Alzira Gonçalves Veronez, 71 anos, doméstica, filha de Antônio Gonçalves e Zulmira Lima Gonçalves. Sep. às 11 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Amos Alves de Mello, 91 anos, funcionário público estadual, filha de Aparício José de Mello e Anna Alves. Sep. ontem.

Anderson Luiz Terlan Munhoz, 25 anos, mecânico, filho de Antônio Munhoz e Ivonete Terrezinha Meier Terlan. Sep. ontem.

Andrea Daros Costa, 48 anos, advogada, filha de Marco Antônio Savio Costa e Normalucia Daros Costa. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Antônio Alves, 74 anos, operador de máquinas, filho de Vivaldo Alves e Ana Luiza Alves. Sep. ontem.

Antônio Carlos Ferreira de Andrade, 54 anos, técnico de laboratório, filho de Oirton Ferreira de Andrade e Adelia Baridotti de Andrade. Sep. ontem.

Antônio Orlando Boarão, 62 anos, pedreiro, filho de João Boarão e Rosinha Confert Boarão. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de União da Vitória.

Aparecida de Oliveira Papait, 72 anos, zeladora, filha de Pedro Rodrigues de Oliveira e Maria Ana Júlia de Mello Oliveira. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Beatriz Moura da Silva, 84 anos, do lar, filha de Carlos Moura e Iracema Moura. Sep. ontem.

Benedita Furquim, 71 anos, agricultora, filha de Nascimento Furquim e Brasilice Escolástica da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Peedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Comunidade Monteiro Lobato – Tatuquara.

Celino Grigoli, 56 anos, comerciante, filho de Osvaldo Grigoli e Maria Alves Grigoli. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

César Rubens Zimmer, 66 anos, empresário, filho de Raul Leopodo Zimmer e Dirce Zimmer. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Paroquial São Sebastião, em Campo Largo.

Cladiomir Campos de Oliveira, 34 anos, açougueiro, filho de Argeu Plonario de Oliveira e Maria Benedita de Campos Oliveira. Sep. ontem.

Clarinda Maria da Silva, 69 anos, costureira, filha de Calixto Vicente Vieira e Maria Justina de Oliveira. Viúva de José Bernardino da Silva. Sep. ontem.

Cleber William Amarilla de Albuquerque, 51 anos, vendedor, filho de José Costa de Albuquerque e Francisca Amarilla de Albuquerque. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Jardim São Paulo, em Foz do Iguaçu.

Clóvis Torquato, 76 anos, filho de Mario Torquato e Germelinda Alves Torquato. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da 1ª Igreja Batista de Curitiba – Batel.

Deise Maria Fernandes de Barros, 48 anos, do lar, filha de Acrisio Fernandes de Barros e Maria de Lourdes Fernandes de Barros. Sep. ontem.

Dirceu Jardim, 34 anos, professor, filho de Adimice José Jardim e Neusa Rodrigues Jardim. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão.

Eloísa Gabrieli da Silva dos Santos, nutricionista, filha de Juliano Grosskopf dos Santos e Suzete Franciele da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Borda do Campo (São José dos Pinhais), saindo da capela Comunitária Borda do Campo.

Érica Schindler de Carvalho, 86 anos, do lar, filha de Alfredo Schindler e Gertrudes Camilla Schindler. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela Unilutus.

Francisco Coca Martineli, 65 anos, motorista, filho de Gregório Coca Medina e Maria de Lourdes Medina. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.

Genoino Balbinot, 59 anos, metalúrgico, filho de Daniel João Balbinot e Nair Foppa Balbinot. Sep. ontem.

Gilberto Waldir Tondin, 60 anos, funcionário público federal, filho de Samuel Angelo Tondin e Gema Isopo Tondin. Sep. ontem.

Heloise Rosana Parolin Fernandes, 1 mês, filha de Alexandre Fernandes dos Santos e Patrícia Parolin Antunes. Sep. ontem.

Hiro Oyama, 88 anos, cabeleireiro, filho de Toshiro Yamaue e Tsuna Yamaue. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Ires Marques Horst, 77 anos, do lar, filha de Natalio Marques e Maria Guedes. Sep. ontem.

Izabel Torres Pacheco, 93 anos, agricultor, filho de Alonso Torres e Rafaela Pedro. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro

Jaco Mazone, 62 anos, pintor, filho de Antônio Mazone e Josefa Gomes da Silva. Sep. às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela da Igreja Evangélica Aliança Crista e Missionária – Capão da Imbuia.

Jucimar Openkoski, 40 anos, pedreiro, filho de Gervasio Openkoski e Adelina Signorini Openkoski. Sep. ontem.

Luíza Pudell Nadalin, 77 anos, do lar, filha de Otto Pudell e Ida Pudell. Sep. ontem.

Luzia Potochoski, 55 anos, autônoma, filha de Valdomiro Potochoski e Elisbieta Kotryk Potochoski. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do Paroquial Umbará.

Maria Rosa Wagner do Nascimento, 76 anos, lavradora, filha de Antônio Carlos Wagner e Carolina Carlos Wagner. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado.

Matias Schinda, 67 anos, Agricultor, filho de Martim Schinda Sobrinho e Rosa Schinda. Sep. ontem.

Regina Maria Bonvin, 73 anos, gerente, filha de Alberto Bonvin e Irma Bonvin. Viúva de Nelson Antônio Braschi. Sep. ontem.

Ricardo Aparecido Ferreira, 36 anos, pedreiro, filho de João Joraci Ferreira e Rosi Clea de Fátima Ferreira. Sep. ontem.

Roberto Brommelstroet, 68 anos, comerciante, filho de Bernardo José Brommelstroet e Clia Born da Silva Brommelstroet. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Sabino Messias da Silva, 58 anos, motorista, filho de Manoel Messias da Silva e Otilia Messias da Silva. Sep. ontem.

Sabrina de Freitas, 24 anos, gerente, filha de Roberto Luiz de Freitas e Suzana Aparecida Wosniak de Freitas. Sep. ontem.

Sandra Mara Silva de Araújo, 40 anos, assistente administrativa, filha de Aparecido de Araujo e Iracema Silva de Araujo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Sofia Borgmann Gomes, 73 anos, do lar, filha de Augusto Borgmann e Amélia Borgmann. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Vilmar Ramos, 50 anos, assistente administrativo, filho de Francisco de Assis Ramos e Dalva Alexandre Ramos. Sep. ontem.

Walter Toffoli, 74 anos, advogado, filho de Firpo Toffoli e Rosa Barboza Toffoli. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Wellington Damacena Novais, 25 anos, pintor, filho de Moises Ribeiro Novais e Vilma Ribeiro Damacena. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

LONDRINA

Alice Pin Alexandre, 74 anos. Sep. às 8 h, no cemitério municipal de Apucarana, saindo da capela 3 do Cemitério Jardim da Saudade – Londrina.

Ana Cristina Martins dos Santos, 47 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Delduca, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

Antônio Ianella, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Nicolau de Arcante, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.

Antônio Silvestre Garcia, 87 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela 1 do Cemitério Padre Anchieta – Londrina.

Bianca Palma Freitas Santos, 2 anos. Sep. ontem em Londrina.

Itamar Eduardo Esteves, 67 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

José Lufrido Trindade, 62 anos. Sep. ontem em Londrina.

José Pedro da Silva, 78 anos. Sep. ontem em Florestópolis.

José Pereira, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Sertanópolis, saindo da capela do mesmo.

Luíza Valduga, 76 anos. Sep. ontem em Cambé.

Mieko Kumamoto Sonoda, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Miyuki Kawazuro, 63 anos. Sep. às 8h30, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da Casa de Velório – (ao lado do cemitério) – Rolândia.

Nancy Gonsalez Castello, 72 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério João XXIII, saindo da capela 1 do Cemitério Parque das Oliveiras – Londrina.

Neli Nunes Soares, 58 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Pedro Giraldo, 66 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Ibiporã.

Sophia Ayumi Nogi. Sep. ontem em Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Cândido Humberto Sosa, 37 anos. Sep. ontem em Porto Franco – Paraguai, PY.

Cléber William Amarilla de Albuquerque, 51 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 3 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Cleuza Cardozo dos Santos, 48 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo – Foz do Iguaçu.

Francisca Fernandez Peralta, 66 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Airton Ramos, 795 – Jardim São Paulo – Foz do Iguaçu.

Maria José Mendes, 72 anos. Sep. ontem em São Pedro do Iguaçu.

Osvaldo Figueredo, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da Rua Urbano Caldeira, 1.197 – Jardim Morumbi III – Foz do Iguaçu.

Osvaldo Rodrigo de Moura, 87 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em São José dos Pinhais.

MARINGÁ

Antônio Delduca, 87 anos, Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

Basilicia Guerros, 72 anos. Sep. ontem em Maringá.

Elvira Ribeiro Tavares, 89 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Ida Perin dos Santos, 85 anos. Sep. ontem em Umuarama.

Jacib Pereira de Campos, 80 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Jonildes Vieira dos Santos, 52 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Engenheiro Beltrão, saindo da Rua Principal, s/n – Centro – Engenheiro Beltrão.

José César Fonseca Gomes, 30 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Manoel Teodoro da Silva, 85 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 2 – Maringá.

Santos Fabri, 82 anos. Sep. ontem em Kaloré.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]