i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Lista de falecimentos - 15/05/2015

Ilze Acra: a alegria, as boas amizades, os cães e os paninhos de prato

  • PorDa Redação
  • 15/05/2015 03:00
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Pode-se definir Ilze Acra como uma pessoa festiva. Sempre com um sorriso no rosto, espalhava seu espírito alegre por onde passava. A paranaense, natural de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, dedicou a sua vida ao cuidado da casa e à criação dos dois filhos.

Ainda jovem, veio para Curitiba em busca de novas oportunidades. Pela sua boa aparência, iniciou uma carreira como aeromoça, profissão que atualmente é denominada como comissária de bordo. O exercício dessa função durou pouco, pois logo conheceu Luiz Carlos, seu futuro marido. Por amor, resolveu firmar seus pés no chão e desistiu da carreira na aviação. A união foi formalizada em meados da década de 1950. Fortalecida todos os dias, foram 60 anos de casamento.

Sempre muito unido, o casal garantiu boas amizades. Quando jovens, costumavam ir ao Clube Literário, no Portão, todos os fins de semana para jogar boliche com os amigos. Com o passar dos anos, o hábito de ir ao clube foi sendo deixado de lado, mas isso não ocorreu com relação à proximidade com os amigos. Churrascos e jantares sempre eram organizados por dona Ilze e Luiz. Eram ótimas oportunidades encontrar as velhas amizades. Muito querida e educada com a vizinhança, era frequente o hábito de dona Ilze de receber as vizinhas em sua casa para o café da tarde e um bom papo.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Tinha uma ótima mão para a cozinha e produzia pratos diferenciados com muita facilidade. Por ser casada com um descendente de sírios, aprendeu a cozinhar variedades de pratos típicos para o marido. Também deixava seu toque brasileiro no cardápio da família e preparava deliciosos pães de queijo. Gostava de receber suas visitas sempre com uma bom quitute.

Os dois filhos, Luiz Antonio e José Carlos, eram suas grandes paixões. Muito dedicada e cuidadosa, estabeleceu uma relação de cumplicidade com seus meninos. Quando os dois organizavam festas e churrascos, ela sempre estava presente. Tornou-se próxima também dos amigos dos filhos. Era nesse clima de festa que gostava de viver. “Era uma moleca, sempre festeira e sempre sorridente”, conta o filho José Carlos.

Com os dois já adultos, o programa mudou, mas a proximidade seguiu a mesma. Organizavam jogos de baralho quase todos os fins de semana, dos quais participavam os pais, os dois filhos e os amigos. As partidas rendiam boas risadas e, normalmente, seguiam noite adentro.

Durante os anos 1990, ela descobriu um novo hobby: pintar panos de prato. De lá para cá produziu diversos conjuntos de paninhos, os quais quase sempre eram dados de presente aos familiares ou amigos. Aprendeu a pintar sozinha e desenvolveu sua técnica de produção com a prática.

Os cachorros recebiam boa parte do amor de dona Ilze. Durante seus 79 anos, teve muitos animais de estimação, dos quais cuidou com muito carinho. Seu último companheiro foi Jango, um cão com pelagem malhada e de grande porte. Apesar do tamanho, o cão se derretia em carinhos por ela. A paranaense tinha verdadeira paixão por seu grande companheiro. O cachorro faleceu no ano passado, deixando um vazio na vida de dona Ilze.

Sempre muito ativa, fez suas atividades normais durante toda a manhã do dia 2 de maio. A tarde foi internada com dores no peito. Já estava no hospital quando teve um ataque cardíaco fulminante e não resistiu. Deixa o marido Luiz Carlos, e os dois filhos, Luiz Antonio e José Carlos.

Dia 2 de maio, aos 79 anos, de enfarte fulminante, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 15/05/2015

Ailson Camargo, 69 anos. Profissão: empresário. Filiação: Eurides Camargo e Maria Adélia de Camargo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Água Verde.

Ana Júlia Gomes Schwartz, 5 dias. Filiação: Fernando Schwartz e Fabiana da Silva Gomes. Sepultamento ontem.

Ana Maria Hoffmann Bunn, 60 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Vilibaldo Hoffmann e Dalcira de Farias Hoffmann. Sepultamento ontem.

Anália Mendes do Prado, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Mendes do Prado e Benta Correa dos Santos. Sepultamento ontem.

Antônio Cluga Socher, 78 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Estanislau Socher e Doroteia Cluga Socher. Sepultamento ontem.

Augusto Padilha dos Santos, 74 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Waldemiro dos Santos e Natália Padilha. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Bernardo Miguel Seifried, 10 horas. Filiação: Daniel Nilton Seifried e Ana Paula da Silva Bueno. Sepultamento hoje, em local a definir.

Bruno Bartoski, 74 anos. Profissão: zelador. Filiação: Valdomiro Bartoski e Vanda Chicalski. Sepultamento ontem.

Cacio Cezari Duffeck, 47 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Carlos Otacílio Duffeck e Maria Doroti Roskamp Duffeck. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Aterrado Alto em Monte Castelo-SC.

Carlos David Winnikes, 56 anos. Profissão: técnico eletrotécnica. Filiação: Horst Carlos Winnikes e Terezinha Ciscato Moscaleski Winnikes. Sepultamento ontem.

Casemiro Piruk, 55 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Bronislau Piruk e Joanina Piruk. Sepultamento ontem.

Celita Pedretti Romano, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ventura Pedretti e Ângela Pelegrini. Sepultamento ontem.

Cleusa Aparecida Hantens, 52 anos. Profissão: auxiliar em contabilidade. Filiação: Ricardo Hantens e Idair Leal Hantens. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Dalci Evaristo Vitorino, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Fermino Evaristo e Vergília Correa Evaristo. Sepultamento ontem.

Davi Guilherme Teixeira Amâncio, 1 ano. Filiação: Jhonatan Guilherme Kinzel Amâncio e Helen Christine da Conceição Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Ferraria, em Campo Largo.

Erica Wiens, 61 anos. Filiação: Henrique Wiens e Joana Emília Vosgerau Wiens. Sepultamento ontem.

Geremias Ferreira dos Santos, 79 anos. Filiação: Antônio Ferreira de Lima e Joaquina Ferreira de Lima. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Guinaldina Emídia dos Santos Rausis, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sezinando Emidio dos Santos e Celina Matias dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da Capela Municipal Santa Cândida.

Inêz de Oliveira Marcenowicz, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Alves de Oliveira e Maria Nunes de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão.

Jairo Ferreira Dias, 83 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Herculano Dias da Luz e Izaltina Ferreira. Sepultamento ontem.

Juliane Cardoso, 27 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Cardoso e Terezinha de Jesus Biajone Cardoso. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Lendores dos Anjos Soares, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Amandio dos Anjos Soares e Joaquina Soares. Sepultamento ontem.

Leoni Cubis, 73 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: José Paulinoo da Silva e Maria do Carmo e Silva. Sepultamento ontem.

Leoni Willians, 60 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Faustino Williams e Olivia Landucci Willians. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Luiz Carlos dos Santos Nogueira, 56 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Otávio Nogueira e Maria de Lourdes dos Santos Nogueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Maria Irene Apel Socher, 76 anos. Profissão: professora. Filiação: Leopoldo Apel e Ursulina Prima Bertolin Apel. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Maria Justina da Silva, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Francisco Macedo e Josina Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria de Jesus Merelles do Prado, 64 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Milkior de Franca Vaz e Donatilia Ferreira de Jesus. Sepultamento ontem.

Mizuho Honda, 74 anos. Profissão: empresário. Filiação: Harukiti Honda e Mume Honda. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Diamante.

Odorico de Paula, 87 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Pedro de Paula Teixeira e Sebastiana Agnes de Paula. Sepultamento ontem.

Pedro Gasparim Moyses, 67 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Antônio Moyses e Rosalina Machado. Sepultamento ontem.

Ramao Dias Gonçalves, 77 anos. Profissão: estofador. Filiação: Nascimento Gonçalves e Feliciana Dias. Sepultamento ontem.

Renato Glade, 60 anos. Profissão: pintor. Filiação: Osmar Antônio Glade e Hilda Glade. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão.

Renita Toni, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Toni e Reinarda Toni. Sepultamento ontem.

Ricardo de Souza Pinto, 35 anos. Profissão: assistente técnico. Filiação: Aderbal de Souza Pinto e Regina Maria de Souza Pinto. Sepultamento ontem.

Rosa Ortega Lopes, 81 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Braz Ortega Peres e Dolores Camacho Oribe. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Jandaia do Sul.

Roza Baluta Suchek, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Baluta e Joaquina Baluta. Sepultamento ontem.

Sílvia Salvatti, 64 anos. Profissão: gerente administrativo. Filiação: Antônio Klodzinski e Odete Maria Nadolny Klodzinski. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Solange Aparecida Robles Leite, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Robles e Aparecida Tomaz Robles. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Ourinhos, em São Paulo.

Valdeci Trindade, 59 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: José Trindade e Maria Piedade Trindade. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Valdemar Soares, 81 anos. Profissão: funcionário público federal. Filiação: Pedro Soares e Elvira Soares. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.

Vera Lúcia Galvão, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Calixto e Alzira Pedroso. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Umbará.

Violeta Saporski Cachuba, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Saporski e Maria Izabel Saporski. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.