• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A Gazeta do Povo selecionou 12 obituários publicados durante o ano de 2014, para que se possa relembrar algumas histórias dos falecidos homenageados nesta seção. Com eles, agradecemos a todas as famílias que dividiram conosco as memórias sobre seus entes queridos. Até 4 de janeiro, iremos republicar, diariamente, um perfil de professores, profissionais liberais, donas de casa, de migrantes - que escolheram o Paraná para fazer a sua história -, jovens, idosos que deixaram exemplos, moradores da capital e do interior, entre outros

* * * * *

José Armando Bassetti Neto era o professor que não esquecia de levar uma maçã dentro da bolsa para a hora do lanche na escola e uma cartola. Professor de História em escolas estaduais e particulares, também "se apresentava" nas aulas do Cursinho Solidário. Seu bom humor, aliado às técnicas de teatro, rendiam um conteúdo para lá de interessante e motivador. Que o digam seus muitos alunos chamados de Jeremias e Dagoberto – não lembrava do nome de tantos estudantes.

Nas 24 horas do dia, Neto só tinha uma meta: "transformar o mundo" por meio da educação e da cidadania. "Com muito prazer, lembrava que tinha deixado um pedacinho seu em cada uma das pessoas que conviviam com ele", lembra a sobrinha Karolinne.

E transformou-se. Contou, certa vez, que sua inspiração foi um professor de História, da época em que esteve do lado de lá da sala de cursinho. Quando subiu ao tablado como professor, depois de se formar pela Tuiuti, em 2003, Neto, munido da carteirinha de ator, buscou repassar o conhecimento pela interação com os alunos. O estudar sempre foi seu foco. Tanto é que cobrava dos sobrinhos. Se não conseguiam lembrar do conteúdo, orientava ele, que pegassem um papel e uma caneta e fizessem bilhetes. Dentro do seu carro havia vários lembretes espalhados pelos bancos e retrovisor. Há dois anos, Neto tinha voltado à universidade para cursar Direito.

Era o ambicioso que queria somente conquistar seu espaço. Nem um pouco materialista, lembra a sobrinha. Quando chegava das aulas, vinha com um repertório de histórias de dificuldades e de superações. O que mais o deixava feliz era a vitória de um aluno. Era também a sua vitória. "Se ele percebia o potencial de alguém, investia no seu desenvolvimento". Nas festas, vinha para casa sujo de lama e feliz.

Neto também era líder comunitário da região onde morava, na Vila Santa Efigênia, no Barreirinha; buscava melhorias para a comunidade. Ultimamente, estava integrado ao projeto de roçada do bairro.

Tinha desejo de se eleger vereador. Em 2012, saiu candidato; fez campanha com os valores e pessoas disponíveis e, para sua tristeza, perdeu por pouco mais de mil votos. Mas não desistiu da luta. No quadro instalado em seu quarto, chamado de "quadro da vitória", ainda está escrito, como um sonho a ser concretizado: as próximas eleições. A cada vitória, o apagador funcionava e a caneta acrescentava novos desejos na sua lista. Costumava lembrar: "é preciso ter um objetivo e ir atrás dele todos os dias". Deixa a mãe Ana Maria, quatro irmãos, seis sobrinhos e um sobrinho-neto.

Dia 24 de abril de 2014, aos 37 anos, de parada respiratória, em Curitiba.

* * * * *

Ademir Kestering, 65 anos. Filiação: Walmor Kestering e Amélia Pazetto Kestering. Sepultamento ontem.

Amilde Colodel Aleis, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alberto Colodel e Ângela Boza Colodel. Sepultamento às 10h, no Cemitério Municipal de Campo Magro. Ângela Maria dos Santos, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ribeiro dos Santos e Liria de Camargo. Sepultamento ontem.

Angelina do Carmo Christo, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Mizael de Christo e Marcellina Cesária de Christo. Sepultamento ontem.

Antônio Ferreira dos Santos, 65 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Durval Ferreira dos Santos e Amália Ferreira Marquezotti. Sepultamento ontem.

Carmélia Cândida de Oliveira, 62 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Jonas Machado e Rosalina Ferreira Machado. Sepultamento ontem.

Cassio Gomes de Oliveira, 3 dias. Filiação: Denis Bragiato de Oliveira e Fabiane Daiana Gomes de Oliveira. Sepultamento ontem.

Elvira Gritten Bueno, 81 ano. Profissão: zeladora. Filiação: Emidio José Gritten e Joana Vieira Prinz. Sepultamento hoje, no Cemitério Tomás Coelho, em Araucária, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I. Euclides Martins, 89 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Theodoro Martins e Angelina Martins. Sepultamento ontem.

Fabiano Túlio, 50 anos. Profissão: empresário. Filiação: Jurandi Natal Túlio e Dinalva Túlio. Sepultamento ontem.

Gerson Luiz Leonart, 53 anos. Profissão: cabista. Filiação: João Leonart e Catharina Machozeki Leonart. Sepultamento ontem.

João Carlos Colect, 61 ano. Profissão: autônomo. Filiação: Sérvulo de Deus Colect e Maria de Lourdes Colect. Sepultamento ontem.

João Schmidt, 84 anos. Profissão: professor. Filiação: Turibio Schmidt e Eugênia Bernardina Wiggers. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Jorge Luiz Correia de Melo, 54 anos. Profissão: motorista. Filiação: Geronimo Correia de Melo e Cecy Maria Correia de Melo. Sepultamento ontem.

José Pedrozo Bijari, 58 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Vitor Bijari e Ermelinda Pedrozo Bijari. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela da Vila Nossa Senhora da Luz na CIC, em Curitiba (PR).

Kenedi Jean Baier Inácio, 21 ano. Profissão: autônomo. Filiação: Flávio Gesser Inácio e Zuleica Adriana Baier. Sepultamento ontem.

Leopoldo Gonçalves Reguelin, 66 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Leopoldo Reguelin e Maria Gonçalves Reguelin. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Lúcia Flizicoski Santos, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Manoel Flizicoski e Rosa Kalva Flizicoski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Cemitério de Manoel Ribas (PR).

Maria Correa de Jesus, 62 anos. Profissão: do lar. Filiação: Delfino Correa de Jesus e Eva Soares dos Santos. Sepultamento às 9h, no Cemitério Municipal de Morretes. Maria Irene Fogiatto Costa, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Fogiatto e Sunta Zagonel Fogiatto. Sepultamento ontem.

Maria Thereza Brito de Lacerda, 87 anos. Profissão: bibliotecário(a). Filiação: José Lacerda e Cecília Brito de Lacerda. Cerimônia, às 13h, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Mikael Gustavo Poplade da Trindade, 0 dias. Filiação: Nerci Francisco da Trindade e Marjorie Smaia Poplade da Trindade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Neusa Miranda Barbosa, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Geraldo Caciano de Oliveira e Generosa Miranda Barbosa. Sepultamento ontem.

Pedro dos Santos Reis, 70 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Otávio José dos Reis e Ester dos Santos Reis. Sepultamento ontem.

Renato de Melo Trigo, 59 anos. Filiação: João Trigo e Araci de Melo Trigo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Nossa Senhora do Carmo em Paranaguá (PR).

Vilson Luiz Prudente, 55 anos. Profissão: taxista. Filiação: Maria Ortência Prudente. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Natalina Berti em São José dos Pinhais (PR).

* * * * *

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]