• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

No fim da década de 1960, José Ribeiro Lemos foi admitido como eletricista pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Foram mais de 30 anos de dedicação ao atendimento de rua. Conheceu centenas de pessoas durante a longa jornada. Quando um consumidor ligava, José sempre estava a postos. Mesmo após a aposentadoria, em 1990, continuou realizando projetos e manutenções elétricas quando batiam em sua porta. A esposa Jandira costumava ouvir do marido que deveria ter permanecido mais tempo na empresa. Sentia falta da rotina e dos amigos.

Era popular nos bairros Novo Mundo e Capão Raso. A família se mudou do distrito de Areia Branca de Assis, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, quando José estava com 10 anos. Ele passou a infância e juventude na Vila Formosa e na Vila Feliz, no Capão Raso. O trabalho da lavoura foi trocado pelas funções em uma fábrica. Aos 14 anos, teve a carteira assinada em uma indústria de bolas de futebol, no bairro Mercês; depois foi trabalhar na Antarctica, na Vila São Jorge, e em uma padaria no bairro Portão. Conheceu Jandira quando era padeiro.

Timidamente, ela conta que todos os dias passava em frente ao estabelecimento comercial para ir ao trabalho, e sempre olhava para dentro da padaria. A troca de olhares com José foi o incentivo para entrar e iniciar uma conversa. Ela era vizinha de bairro. O amor platônico resultou em casamento, aos 19 anos, e a gradual construção da casa no endereço em que ela morava. A casa de madeira foi trocada por outra de alvenaria com a paciência e o trabalho do casal. Levantaram tijolo por tijolo, amassaram argamassa e em dois anos deram por terminado o projeto. Além de eletricista, José descobriu que também era um ótimo construtor.

Ele era brincalhão, conta a viúva. Sempre tinha algo engraçado a dizer para os filhos, netos e até para os vizinhos. Se a rotina de trabalho era intensa durante a semana – e mesmo na aposentadoria quando ainda os chamados ainda chegavam –, os domingos eram reservados exclusivamente para a família. Era o dia dos encontros, dos almoços e das conversas ao redor da mesa. Gostava de cerveja e de costela assada, as quais eram acompanhadas por música sertaneja. Depois vinham o cafezinho e um cigarro. Não abandonou o hábito de fumar. Nos últimos tempos, fazia escondido dos filhos.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Em 2000, resolveu que precisava se afastar um pouco das turbulências da cidade. Ele e Jandira foram morar em Itapoá, no Litoral de Santa Catarina. Se antes frequentavam a região na temporada de verão, por 15 meses aquele foi o endereço fixo do casal Lemos. Eles caminhavam pela orla, andavam de bicicleta e jogavam conversa fora com os amigos. Era bom na temporada, dizia ele. Mas, fora dela, havia a vontade de voltar para a casa em Curitiba. E assim fizeram. O imóvel no estado vizinho sempre continuou como um local de encontros.

Em 2011, na Sexta-Feira Santa, José sofreu um enfarte. Recuperou-se, mas reduziu o ritmo.

Nos últimos seis meses, após a descoberta de um câncer nos ossos, José precisou cada vez mais de ajuda. Aceitou o andador, mesmo que a maior parte do tempo passasse na cama. Não abria mão do radinho de pilha para ouvir suas músicas sertanejas e das visitas dos filhos e netos que o acompanharam até o fim. Deixa a viúva Jandira, os filhos Amábile, Dalva e Marcelo, oito netos e um bisneto.

Dia 7 de junho, aos 73 anos, de câncer, em Curitiba.

Lista de Falecimentos - 13/06/2015

Adão Rodrigues Martins, 76 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Avelino Rodrigues Martins e Maria Luíza Dias de Melo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal Nova Prata do Iguaçu.

Alzira Mendes Xavier, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alcibides Mendes de Souza e Irene Amancia de Carvalho. Sepultamento ontem.

Antônio Tiene, 77 anos. Profissão: vendedor. Filiação: João Tiene e Yolanda Ponchio Tiene. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Arlindo Pereira da Rocha, 68 anos. Filiação: Antônio Pereira da Rocha e Gercina Moreira de Jesus. Sepultamento ontem.

Carlos Moletta, 52 anos. Profissão: supervisor. Filiação: Martirio Moletta e Maria Antonelli Moletta. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Clovis Evanil Mendes, 53 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Ivo Mendes e Izalina Mendes. Sepultamento ontem.

Davi Matheus Stadler Ramos, 3 dias. Filiação: Matheus Pereira Ramos e Sandra Mara Stadler Ramos. Sepultamento ontem.

Eleonora Hilda Seidel, 93 anos. Profissão: empresário. Filiação: Germano Bettge e Margarida Bettge. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.

Etelvina Nascimento dos Reis, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Teles de Lima e Zilia de Deus do Nascimento. Sepultamento ontem.

Floriza de Jesus de Souza Rodrigues, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vicente Maria de Souza e Cezarina Alves de Souza. Sepultamento ontem.

João Maria Silva, 61 anos. Profissão: encanador. Filiação: José da Silva Filho e Alzira Pereira Silva. Sepultamento ontem.

João Santiago, 73 anos. Profissão: ajudante. Filiação: José Santiago da Rosa e Zilda Cardozo. Sepultamento ontem.

João Xavier Simões, 63 anos. Profissão: topógrafo. Filiação: Miguel Xavier Simões e Maria Cabral de Oliveira Simões. Sepultamento ontem.

Josefa Gritten, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alcídio Gritten e Maria Gritten. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Água Azul Município da Lapa.

Laurita dos Santos Cardoso, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Franco dos Santos e Idalina Machado Cordeiro. Sepultamento ontem.

Nair Ribas dos Santos, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria dos Santos. Sepultamento ontem.

Orlando Gunha, 89 anos. Profissão: engenheiro agrônomo. Filiação: André Gunha e Sophia Gunha. Sepultamento ontem.

Paulo César Gonzaga de Moraes, 52 anos. Profissão: gerente. Filiação: Manoel Aparecido Gonzaga de Moraes e Aparecida dos Anjos Moraes. Sepultamento ontem.

Rita Ribeiro da Silva, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jonas Borges do Nascimento e Maria Berehulka. Sepultamento ontem.

Rosa Pinto Silvério, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Francisco Pinto e Maria Luíza da Conceição. Sepultamento ontem.

Vanessa Dias Dallamartha, 16 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sidnei Dallamartha e Andrelina Gomes Dias Dallamartha. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Assis Chateaubriand.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]