• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

O curitibano José Strappazzon Filho, o Zitti – como ficou conhecido desde criança –, foi uma das grandes personalidades do bairro de Santa Felicidade. Sua forte ligação com a região vem de família. De origem italiana, seus pais e avós participaram da fundação do tradicional bairro de Curitiba. A paixão por vinhos era um dos traços da raiz europeia. Dedicou toda a sua vida à Vinícola Santa Felicidade, que herdou dos pais.

Estava no comando da vinícola, que homenageia o bairro, desde a década de 1980. Junto com o irmão mais velho, João, Zitti deu continuidade ao trabalho não só da produção e comercialização de vinhos, mas também de manutenção da história da família.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A preocupação com o desenvolvimento do entorno da empresa também foi herdada dos pais. Costumava fazer doações para os mais necessitados. Também ajudava a igreja do bairro de duas formas: financeiramente e fornecendo todo o vinho da paróquia. Por sua grande preocupação com as instituições e moradores de Santa Felicidade, ficou conhecido pelo seu espírito altruísta e bondoso. Suas ações pelo desenvolvimento de Santa Felicidade foram reconhecidas por inúmeras autoridades. Após sua partida, foi homenageado com um minuto de silêncio na Câmara Municipal.

O bairro italiano também foi “responsável” pelo encontro de Zitti com sua esposa. Ele e Denise foram alunos da mesma escola na juventude. Em pouco tempo, a amizade evoluiu para o primeiro namoro da vida da jovem. E em meados da década de 1970 formalizaram a união. O casal teve dois filhos: Genise e José Júnior. Em 40 anos de casamento mostraram uma relação firme e de muito amor, a qual se tornou o grande espelho na vida dos filhos. Apesar do semblante sério, Zitti era um homem muito carinhoso com a família. Demonstrava isso na constante preocupação com o bem-estar da esposa, dos filhos e netos.

O casamento com Denise também lhe trouxe seu melhor amigo, o cunhado Guido, já falecido. Juntos formavam uma dupla de irmãos de alma e de coração. A cumplicidade entre os dois criou uma união além dos laços sanguíneos. Foi por meio dessa amizade que Zitti iniciou seu amor pela pescaria. Ele o cunhado costumavam pescar nos arredores da Baia de Paranaguá. Tinha verdadeira paixão pelo hobbie e praticava sempre que podia. Construiu o primeiro barco sozinho e aumentou ainda mais sua devoção ao mar. Mesmo com a morte do amigo, manteve o hábito pela vida toda. Lembrava das pescarias com o cunhado e lamentava sempre a partida dele.

O trabalho aliado ao sangue italiano lhe rendeu também uma gigantesca paixão pelos vinhos. Era apreciador e especialista. Tinha preferência pelos sabores mais encorpados do vinho seco, do qual tomava ao menos uma taça por dia. A bebida estava presente em todos os momentos, em especial nas comemorações. Por vezes, gostava de apreciar os espumantes, produzidos também pela vinícola, nas situações de festa. A carne assada era a combinação perfeita para acompanhar os vinhos do tipo seco.

Era católico, mas não costumava frequentar as missas, o que não diminuía a sua fé. Quase todos os dias visitava o Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, no Campo Comprido, para sua reflexão e oração diária. O ambiente especial lhe trazia paz e conforto. Zitti estava estacionando seu carro no santuário, em 16 de março, quando sofreu um ataque fulminante do coração. “As irmãs da igreja gostam de destacar que ele foi repousar direto nos braços de Nossa Senhora de Schoenstatt”, conta a filha Genise. Deixa esposa, dois filhos, nora, genro, mãe e dois netos.

Dia 16 de março, aos 64 anos, de ataque cardíaco, em Curitiba.
Colaborou: Getulio Xavier.

Lista de falecimentos - 05/05/2015

Alisson Ramos da Silva, 20 anos. Profissão: servente. Filiação: Elisete Aparecida Ramos da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir.

Arminda Tomas de Castro, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Tomas e Antônia Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Aureliana Silva Rosa, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Higino da Silva Júnior e Ordalia Cândida da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Abranches.

Bruno Domingues Luiz, 21 anos. Profissão: ajudante. Filiação: Gilson José Domingues Luiz e Lucimara de Fátima Santos Luiz. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Ângelo, em Campo Largo, saindo da Capela Mortuária Municipal de Campo Largo.

Denise Silvano Cordeiro, 70 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antenor de Oliveira Silvano e Dolores Calegari Silvano. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão.

Fábio Leal Ribeiro, 33 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Ferreira Ribeiro e Vitalina Leal Ribeiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Igreja Batista de Araucária.

Genner de Castro Soriani, 58 anos. Profissão: auxiliar técnico. Filiação: Pedro Soriani e Salvadora de Castro Soriani. Sepultamento ontem.

Geraldo Martins dos Santos, 74 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Clemente Martins dos Santos e Virgolina Lourenço dos Santos. Sepultamento ontem.

Gilberto Gil de Castro, 48 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Gil Cardina de Castro e Maria Doracy de Castro. Sepultamento ontem.

Gilmar Fernandes, 40 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Divonzir Fernandes e Elsa Fernandes. Sepultamento ontem.

Helena dos Santos, 101 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Scaramussa e Jacomina Vardanega. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Igreja Quadrangular no Água Verde.

Iraci Lourenço de Lima, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otávio Lourenço dos Santos e Durcilia Maria Targina. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Jeferson Nunes Guimarães, 35 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Rosedir Nunes Guimarães. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Paranaguá.

João Oliveira, 64 anos. Profissão: pintor. Filiação: Mário das Neves Oliveira e Natália Marques Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

João Valente de Faria, 69 anos. Filiação: Delfino dos Santos Faria e Sebastiana Valente de Faria. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Jonas Antônio Proenca, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Antônio Proenca e Sebastiana Proenca Bueno. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela da Associação da Vila São José, no Novo Mundo.

Júlia Ferreira Barbosa, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Ferreira. Sepultamento ontem.

Júlia de Freitas Correa, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Joaquim Antunes Correa e Mauvina Alves de Freitas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.

Kaue Henrique de Abreu Stringhi, 3 horas. Filiação: Patrick Campos Stringhi e Ana Caroline Machado Alves de Abreu. Sepultamento ontem.

Kielson de Jesus Carvalho, 26 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Olivir Evaristo de Carvalho e Izabel Cândida Silvério de Carvalho. Sepultamento ontem.

Leopoldo Gremski, 54 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Romão Gremski e Verônica Gremski. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Lorenzo Peretti Mendes Martins, 1 mês. Filiação: Jeferson Martins e Cristina Peretti Mendes. Sepultamento ontem.

Lorivaldo Vieira Dias, 54 anos. Filiação: Manoel Vieira Dias e Maria Aparecida Dias. Sepultamento ontem.

Maria Eduarda de Lara Hack, 3 anos. Filiação: Gledson Luiz Hack e Ana Caroline de Lara. Sepultamento hoje, em local a definir.

Maria Graciete Chede, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Chede e Edite Kobren Chede. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo de local a ser designado.

Maria Verônica Romanio, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Schnzuk e Maria Bodnar Schenzuk. Sepultamento ontem.

Mário Edson Camargo, 51 anos. Filiação: Antônio Adolar Camargo e Maria Kupicki Camargo. Sepultamento ontem.

Natália Renaldin Venci, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Florindo Renaldin e Tereza Vanin. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Natalino Francisco da Silva, 61 anos. Profissão: zelador. Filiação: Joaquina Maria de Oliveira Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Evangélica Visão Missionária, no Umbará.

Nildes Maria Pietrobelli Stival, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Egydio Pietrobelli e Deolinda Valente. Sepultamento ontem.

Nilva Maria Gonchoroski, 58 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Constante Gonchoroski e Teofila Gonchoroski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Olinda Rocha do Rosário, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juventino Rocha de Rosário e Genoepha Silva do Rosário. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Campo Largo da Roseira.

Raimundo Santos, 70 anos. Profissão: motorista. Filiação: Maria Lourdes de Jesus. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Araucária.

Roberto Segundo Pessi, 67 anos. Profissão: caseiro. Filiação: Victório Segundo Pessi e Maria Venturini Pessi. Sepultamento ontem.

Vera Lúcia Concer, 60 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Lisaudo Ribeiro e Aspasia Ribeiro. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]