• Carregando...
Leocádia Dzienkowski Czerwonka: a polonesa do Rebouças
| Foto:

Em outubro de 1928, após uma longa viagem de navio, chegava a Curitiba a polonesa Leocádia Dzienkowski Czerwonka. Sempre ligada às tradições da Polônia, ela manteve um vínculo muito forte com a terra natal, principalmente com a sua língua materna. Oradora fluente em português e em polonês, Leocádia se firmou como uma das lideranças da colônia polaca no bairro Rebouças.

A educação era uma de suas prioridades na vida. Se formou na Escola Técnica de Comércio e exerceu o cargo de secretária bilíngue em uma grande empresa de madeira. Leocádia estreitou ainda mais sua relação com a educação quando passou a dar aulas de polonês no Clube Juventus. Permaneceu no cargo até pouco mais de 80 anos, enquanto a sede do clube existiu. Neste tempo também fez parte da elaboração de dois dicionários de português/polonês.

Na comunidade de imigrantes, conheceu Edward Czerwonka, com quem se casou e viveu até 1992, quando ficou viúva. O casal teve duas filhas, Cristina e Lúcia. Com mão firme em relação à educação das meninas, exigia sempre o máximo de suas filhas. “Ela gostava de lembrar que depois do 9 existia sempre o 10. Queria sempre nosso melhor”, conta a filha Cristina. A cobrança pelo máximo das filhas surtiu efeito e as duas se tornaram doutoras. O gosto pelos estudos também foi passado para os netos. Cristina lembra que uma das maiores alegrias da mãe era participar das formaturas dos familiares.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

A leitura era uma das formas que dona Leocádia encontrava para manter o polonês em dia. Ela recebia muitas revistas e livros diretamente da Polônia. Tinha preferência pelos romances históricos. Uma de suas últimas leituras, por exemplo, foi 1889, de Laurentino Gomes. Na televisão, os noticiários eram a preferência, mas para se distrair gostava das novelas de época e de filmes históricos. Sempre queria saber o que estava acontecendo em Curitiba e tinha paixão pela história da cidade. “Minha mãe era muito moderna e antenada. Sabia conversar sobre quase todos os assuntos”, conta Cristina.

Leocádia também era muito religiosa. Católica, frequentava a Paróquia Santo Estanislau, no Centro da capital, e também a Igreja do Imaculado Coração de Maria, no bairro Rebouças. Durante a visita do Papa João II a Curitiba, ela e seu marido estiveram no grupo que o recepcionou e cantou para o pontífice no Estádio Couto Pereira.

Era extremamente vaidosa, gostava de ter seu cabelo muito bem penteado e as roupas sempre combinando com os colares. Se ao seu olhar as filhas tivessem desarrumadas, questionava o motivo. Dizia que não importa o que acontecesse, a aparência tinha que estar sempre em ordem. Também cuidava muito do corpo, fazia caminhadas diárias e alguns exercícios. Mesmo com seus 93 anos, ainda era muito ativa.

Mostrava sua vitalidade também nas viagens que fazia. Conheceu diversos países e sempre aliava o turismo com visitas aos familiares e aos conhecidos. Seus principais destinos foram a Polônia e a África do Sul. Conheceu também os Estados Unidos, Portugal e a Alemanha.

Preocupada com o próximo, o interesse em ajudar surgiu ainda jovem. Gostava de auxiliar na resolução dos problemas. Na comunidade tinha uma certa notoriedade quando se tratava de resultados rápidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, Leocádia se voluntariou e atuou como colaboradora no Hospital Cruz Vermelha. Nesse período, tornou-se a tradutora daqueles que precisavam e foi a responsável pela comunicação entre os pacientes e quem tinha ficado na Europa. Ela redigia as cartas para aqueles que não poderiam escrever e encaminhava-as para as famílias. O hábito foi mantido mesmo após o término guerra. Com o passar do tempo, algumas pessoas da comunidade foram deixando de falar polonês.

Durante toda sua vida superou diversas dificuldades de saúde, tornando-se um exemplo de força para toda a família. Mas em 31 de março não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Deixa as filhas Cristina e Lúcia Czerwonka, dois genros, seis netos e nove bisnetos.

Dia 31 de março, aos 93 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória, em Curitiba.

Lista de falecimentos - 11/04/2015

Adolfo Blank, 92 anos. Profissão: economista. Filiação: Ervino Blank e Elza Blank. Sepultamento segunda-feira, 11 de maio de 2015 às 15hh, Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.

Aldivino Telles, 80 anos. Filiação: Sebastião Telles e Elisa Barbosa. Sepultamento ontem.

Brunilda Gorski Sztoltz, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Gorski e Carlota Gorski. Sepultamento ontem.

Carlos Roberto Zanello de Aguiar, 66 anos. Profissão: repórter. Filiação: Celso Cardona de Aguiar e Argene Zanelo de Aguiar. Sepultamento ontem.

Carlos Soares Cordeiro Júnior, 44 anos. Filiação: Carlos Soares Cordeiro e Tereza Miranda. Sepultamento ontem.

Claudete Camilo, 44 anos. Profissão: químico(a). Filiação: Nicolau Custodio Camilo e Antônia João Caetano. Sepultamento ontem.

Daniel Ferreira, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Clementino Ferreira e Deomila Pereira Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo de Assoc.de Moradores Rua Benedito Siqueira Branco 470- Alto Boqueirão CuritibaPR.

Denilson Pinheiro do Carmo, 50 anos. Profissão: soldador. Filiação: Nelito Pinheiro do Carmo e Ivone Mello Pinheiro do Carmo. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela 02 CemitérioMunicipal São Francisco de Paula.

Emma Gabardo Olstan, 91 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Antônio Gabardo e Rachel Gabardo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela Nº 01 do Cemitério Municipal Água Verde Curitiba PR.

Eufrozina Derenivecz, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Buracoski e Vitória Buracoski. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Estrada Campestre S/n LagoinhasPR - Tijucas do SulPR.

Eva de Fátima Farias, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos Soares Fragoso e Sebastiana de Lourdes Linhares. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Irati.

Fanny Carlota Ângela Bortolin Klas, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Thomaz João Bortolin e Arlinda Zaniolo. Sepultamento ontem.

Geraldo Brazilino Ribeiro de Carvalho, 68 anos. Profissão: farmacêutico(a). Filiação: Geraldo Ribeiro de Carvalho e Geny Ribeiro de Carvalho. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Câmara de Matinhos PR.

Hercilia Paulino de Souza, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: José de Souza Ferreira e Aparecida Margarida Ferreira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Municipal da Cidade de JarezinhoPR.

Jean César Batista de Oliveira, 21 anos. Profissão: padeiro(a). Filiação: Rosilda Batista de Oliveira. Sepultamento ontem.

João Luiz Remowicz, 53 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Leonor Remowicz. Sepultamento ontem.

Joelio Antônio de Faria, 36 anos. Profissão: motorista. Filiação: Lupercio Antônio de Faria e Neusa Albergoni de Faria. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

José Aparecido Oliveira, 64 anos. Profissão: artes plásticas. Filiação: José Paulo de Oliveira e Aparecida Maria de Oliveira. Sepultamento ontem.

José Costa Vale, 67 anos. Profissão: motorista. Filiação: Martinho da Costa Vale e Júlia Rodrigues de Lima. Sepultamento hoje, Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo de Igreja Assembleia de Deus R dos Pioneiros 788 Sitio Cercado.

José Dirceu Barbosa, 59 anos. Profissão: encanador(a). Filiação: Deocliano Barbosa e Maria Madalena Messias. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de Primeira Igreja Batista Cachoeira Alm. Tamandaré PR.

José Viana Quintanilha, 63 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Quintanilha e Zelina Viana Quintanilha. Sepultamento ontem.

Juarez Monteiro, 69 anos. Filiação: José Monteiro e Alzira B Monteiro. Sepultamento ontem.

Judite Estevão de Oliveira, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Dias de Souza e Izaura Estevão de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo de Igreja Evangélica Quadrangular Vila Mariana Piraquara PR.

Lauro Ferreira, 76 anos. Profissão: gerente manutenção. Filiação: Joaquim Ferreira de Lima e Virgínia dos Santos Ferreira. Sepultamento ontem.

Lucas Filipe Honorato Ribeiro, 9 dias. Filiação: Orlando Cláudio Rodrigues Ribeiro e Michele Honorato dos Santos Ribeiro. Sepultamento ontem.

Luís Rogério de Almeida, 3 anos. Filiação: Iginorado e Adriana da Luz de Almeida. Sepultamento ontem.

Luiz Fernando Rodrigues, 76 anos. Profissão: médico(a). Filiação: Francisco Rodrigues Cortes e Carmen Avi Rodrigues. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Capela Nº 01 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula Curitiba PR.

Luiz Gonçalves, 46 anos. Profissão: entregador(a). Filiação: Maurílio Gonçalves e Maria Francisca Gonçalves. Sepultamento ontem.

Margarida Kasdorf Froese, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Peter Kasdorf e Margarida Kasdorf. Sepultamento ontem.

Maria Terezinha de Lima Mello, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Muller Neto e Adélia Bernardi Muller. Sepultamento ontem.

Maria de Lourdesde Ramos, 81 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Sebastião Ferreira e Maria do Rosário Fernandes. Sepultamento hoje, Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo de residência.

Olivia Baptista Schinadoski, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Olegário Baptistafernandes e Emília Maria Baptista. Sepultamento segunda-feira, 11 de maio de 2015, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Olivia Passos Marcos, 94 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Abelardo Passos e Higina Neves Passos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.

Osmar Paes Landin, 53 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Pedro Ribeiro Paes Landin e Geralda Manoela Felício Landin. Sepultamento ontem.

Osvaldir Beirao Raffs Júnior, 49 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Osvaldir Beirao Raffs e Lourdes Pereira Raffs. Sepultamento ontem.

Otávio Filipiak, 76 anos. Filiação: João Filipiak e Helena Filipiak. Sepultamento hoje, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de Associação de Bairros do Capão Raso.

Pedro Lauri Cordeiro Leal, 59 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Atilio Cordeiro Leal e Irene Tizott Leal. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.

Rafael Szklar, 78 anos. Profissão: servente. Filiação: Alexandre Szklar e Maria Szklar. Sepultamento ontem.

Reni Lourdes Walter, 72 anos. Profissão: enfermeiro(a). Filiação: Francisco Walter e Elvira Neider Walter. Sepultamento ontem.

Renilda Winther Jacomitte, 65 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Paulo Winther e Maria Winther. Sepultamento hoje, Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Vertical.

Therezinha Amarlih Gasparin, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Breda e Assunta Golin Breda. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela 02 CemitérioParque Iguacu.

Valdevino Moreira, 61 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Manoel Moreira dos Santos e Geralda Bessa dos Santos. Sepultamento domingo, 12 de abril de 2015 às 17hh, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Itaquirai-Ms.

Colaborou: Getulio Xavier.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]