• Carregando...
A empresária Maria Christina de Andrade Vieira (acima, à esq.), idealizadora do Natal do Palácio Avenida, foi homenageada nesta sexta-feira pela diretoria do HSBC Brasil pelos 20 anos do evento. A homenagem ocorreu no Christmas Lounge antes da segunda apresentação do espetáculo. Com ela na foto, o presidente do HSBC, Conrado Engel (à esq.), a primeira-dama do banco, Márcia Engel, e o diretor executivo de Relações Institucionais, Hélio Duarte. | Fotos: Mauro Campos
A empresária Maria Christina de Andrade Vieira (acima, à esq.), idealizadora do Natal do Palácio Avenida, foi homenageada nesta sexta-feira pela diretoria do HSBC Brasil pelos 20 anos do evento. A homenagem ocorreu no Christmas Lounge antes da segunda apresentação do espetáculo. Com ela na foto, o presidente do HSBC, Conrado Engel (à esq.), a primeira-dama do banco, Márcia Engel, e o diretor executivo de Relações Institucionais, Hélio Duarte.| Foto: Fotos: Mauro Campos

Kazuichi Otsuka

Otsuka nasceu no Japão. Aos 23 anos, depois de receberem uma proposta de emprego no Brasil, ele e diversos amigos aportaram no Rio Grande do Sul. Por algum tempo, Otsuka trabalhou na lavoura. Mas, não gostou. Decidido a mudar de vida, arrumou as malas e deixou a região Sul para tentar a sorte no Rio de Janeiro. Lá, fez um curso de massagem e esqueceu a vida rural. Ainda com desejo de mudanças, seguiu para Minas Gerais, onde conheceu a esposa Akuico, descendente de japoneses. Em 1986, mais uma vez a motivação de encontrar um lugar para se fixar trouxe o casal para Curitiba. Compraram uma casa no Prado Velho: na parte da frente, Otsuka montou o consultório, e atrás, a residência da família. A especialidade de Otsuka eram os pacientes com problemas de coluna, que iam e viam conforme as dores. Especializou-se em quiropraxia e shiatsu. Tinha paciente que levava até cinco anos para retornar ao mesmo endereço para "recolocar a coluna no lugar", lembra o filho Ari. Segundo ele, o pai era muito tímido, quieto, mas adorava dançar – até chegou a fazer curso de dança de salão – e de ouvir música popular brasileira. Mas, do país que o acolheu, era só isso que adotou. Sua comida era preparada por ele mesmo e no mais tradicional estilo japonês. Como gostava de ler, recebia mensalmente uma remessa de livros enviados por uma irmã que mora no Japão; junto, vinham especiarias. Até os três anos de idade, os dois filhos só ouviram japonês em casa. Mas, ao entrar na escola, o idioma de Otsuka teve que ceder espaço para o português. Mesmo assim, os meninos conciliaram a escola brasileira com a japonesa. Em duas ocasiões, Otsuka voltou ao Japão para rever os familiares que deixou além mar. Deixa a viúva e dois filhos.

Dia 24, aos 62 anos, de complicações cirúrgicas.

* * * * *

Adelino Dalla Costa, 67 anos, lavrador, filho de Ernesto Dalla Costa e Mercedes Cândida Dalla Costa. Deixa viúva Mercedes Dalla Costa. Sep. ontem.

Adyr Tacla, 78 anos, engenheiro civil, filho de Salim Tacla e Anici Tacla. Deixa viúva Thereza Ivette Tacla. Sep. ontem.

Altair de Cristo, 70 anos, soldador, filho de Abílio de Cristo e Ana Maria do Carmo. Deixa viúva Idemel Maria de Cristo. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Rio Branco do Sul, saindo da Rua Nossa Senhora do Amparo, 830 – Vila Ricarda – Rio Branco do Sul, PR.

Amanda do Valle Chaves, 5 anos, filha de Valdir José Chaves e Neusa do Valle Chaves. Sep. ontem.

Antônio Carlos Nascimento Holak, 35 anos, garçom, filho de Demétrio Holak e Guiomar Ferreira do Nascimento. Sep. ontem.

Antônio Carlos Schiebel, 81 anos, desembargador, filho de Antônio Schiebel e Rosita Manzochi Schiebel. Sep. ontem.

Arnaldo Eduardo da Silva, 45 anos, pedreiro, filho de Sebastião Eduardo da Silva e Enaura Benedita da Silva. Deixa viúva Maria das Neves Pereira da Silva. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Monteiro Lobato – Tatuquara.

Arno Costa, 59 anos, vendedor, filho de Varaldino da Costa e Rosália da Costa. Deixa viúva Nádia Maria Pacheco dos Santos. Sep. ontem.

Brazília da Silva Machado, 83 anos, do lar, filha de Domingos Machado e Rosa Maria dos Passos. Sep. ontem.

Carlos Alberto Fuchner, 38 anos, funcionário público municipal, filho de Antônio Alberto Fuchner e Sueli Judite Gonçalves Fuchner. Deixa viúva Cláudia Portela Macedo Fuchner. Sep ontem.

Carlos Édison Ferreira, 50 anos, motorista, filho de Miguel Taborda Ferreira e Roseli Ribas Ferreira. Deixa viúva Rita de Cássia Ferreira. Sep. ontem.

Cláudio Roberto Pires, 34 anos, marceneiro, filho de Afonso Pires e Maura Vieira Pires. Sep. ontem.

Cledemir de Paula, 47 anos, jardineiro, filho de Santo de Paula e Erodite Gomes. Sep. ontem.

Dalila Machado de Jesus, 58 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Silvano Machado do Pila e Cândida Costa Machado. Deixa viúvo Benedito de Jesus. Sep. ontem.

Doroti Terezinha Kampf, 61 anos, do lar, filha de Luiz Lunardão e Ângela Trevisan Lunardão. Deixa viúvo Theodoro Francisco Kampf. Sep. ontem.

Edgar Hahnemann, 80 anos, gerente comercial, filho de Otto Hahnemann e Agathe Hahnemann. Deixa viúva Myrna Hahnemann. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Édison Augusto Santana, 38 anos, filho de José Augusto Santana e Antônia Matoso Santana. Sep. ontem.

Edson Lopes Rocha, 57 anos, pedreiro, filho de Francisco Lopes Rocha e Sebastiana Leonora da Rocha. Deixa viúva Maria Antônio Rocha. Sep. ontem.

Edson Reis Silva, 51 anos, pintor, filho de Antônio Alves Paixão e Maria de Jesus Reis da Silva. Sep. ontem.

Elena da Graça, 88 anos, funcionária pública estadual, filha de Silvéria Maria da Luz e Maurílio José da Graça. Sep. ontem.

Frederico da Costa Gago, 91 anos, comerciante, filho de Federico Branco Gago e Marina Costa Gago. Viúvo de Maria de Lourdes Faria Gago. Sep. ontem.

Henrique Gimenes, 79 anos, pedreiro, filho de Thomaz Gimenes Gonçalves e Anna Bellafronte. Deixa viúva Orlanda Mariotto Gimenes. Sep. ontem.

Hércules de Macedo, 54 anos, filho de João Neiva de Macedo e Maria do Carmo de Macedo. Sep. ontem.

Izolina Zonato, 69 anos, do lar, filha de Jovino Jungles e Rosa Jungles. Deixa viúvo Beijamim Pedro Zonato. Sep. às 9 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 4 da Luz.

Jadwiga Cierniak, 76 anos, do lar, filha de Joroslaw Lebiedziejewski e Janina Lebiedziejewski. Deixa viúvo Wiktor Josef Cierniak. Sep. ontem.

Joel Pereira Machado, 51 anos, pedreiro, filho de Horácio Antônio Machado e Eva Pereira Machado. Sep. ontem.

Jonathan Amaral, 19 anos, estudante, filho de Paulo Sérgio Amaral e Vera Lúcia Lessi Dias. Sep. ontem.

Luiz Policarpo da Silva, 80 anos, cabeleireiro, filho de Hercílio Policarpo da Silva e Maria Amado da Fonseca. Deixa viúva Terezinha de Lima. Sep. ontem.

Maria Angélica Queiroz Vasilakis, 58 anos, do lar, filha de Alpheu Mila Queiroz e Maria Aparecida Pimpão Ferreira. Deixa viúvo José Luiz Vasilakis. Sep. ontem.

Martim Golinski, 93 anos, filho de Félix Golinski e Maria Golinski. Sep. ontem.

Nair Rodrigues de Lima, 62 anos, do lar, filha de Marcelino Rodrigues dos Santos e Alvina Rodrigues dos Santos. Deixa viúvo João Rosa de Lima. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela comunitária da Cachimba.

Nisa Ferrante Figueira, 93 anos, professora, filha de Augusto Figueira Júnior e Carmella de Ferrante Figueira. Sep. ontem.

Paulo Roberto Góes, 41 anos, gerente, filho de Florival de Góes e Aurora de Góes. Deixa viúva Carolina Hampe Hecke Góes. Sep. ontem.

Pedro Alvacy Negrelli, 77 anos, agricultor, filho de José Negrelli e Domingas Pellanda Negrelli. Deixa viúva Maria Helena Rocha Negrelli. Sep. às 16 h, no Paroquial de Umbará, saindo da Estrada do Tiete, 392 – Fazendinha – Araucária, PR.

Rafaela Azambula Fiorim Soares, 11 anos, estudante, filha de Nílton Fiorim Soares e Adriana Molina Azambuja. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Roque Xavier, 71 anos, lavrador, filho de Vicente Xavier da Silva e Maria Júlia da Silva. Deixa viúva Catarina Teodoro Xavier. Sep. ontem.

Rosalina Pereira da Silva, 93 anos, do lar, filha de José Fernandes Cordeiro Filho e Olímpia Soares. Viúva de Venâncio Pereira da Silva. Sep. ontem.

Sebastiana Januário de Almeida, 57 anos, do lar, filha de José Januário Filho e Sebastiana Cândida Januário. Deixa viúvo Tibério José de Almeida Filho. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Professora Otília de Souza Ferrarine, 173 – Jardim dos Eucaliptos – Colombo, PR.

Uli Natália do Nascimento, 15 anos, estudante, filha de Rogel Silva do Nascimento e Dirlei do Rócio Gaida do Nascimento. Sep. ontem.

Waldir de Lara, 70 anos, assistente jurídico, filho de José de Lara e Adelina de Lara. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]