i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
29/11/2010

Lista de falecimentos

  • 28/11/2010 21:02

Anna Skalinski

A ideia de sexo frágil não combinava com a figura da agricultora Anna Skalinski. Nascida em 1931 na zona rural de Ponta Grossa foi desde cedo para a roça. Primeiro para acompanhar os pais e depois para trabalhar. Plantava milho, feijão, arroz, batata e tudo o que mais crescesse nas terras da colônia do Taquari dos Polacos – localidade que ainda hoje tem famílias de descendentes de ucranianos e poloneses.Foi da lavoura que Anna e o marido (que morreu em 1998), com quem conviveu por cerca de 40 anos, tiraram o sustento dos oito filhos (um já é falecido).

Uma das filhas, Terezinha, conta que as principais lembranças que tem da mãe são dela com a mão na enxada, sob o sol, trabalhando a terra. Mais velha, mudou-se para a cidade, porém, encontrava disposição para mexer todos os dias no jardim da casa, cultivando flores.

Acostumada com a lida na agricultura, dispensava os trabalhos domésticos comuns às mulheres do campo de seu tempo. Ela não sabia costurar e só ia para a cozinha por necessidade. Anna teve poucos momentos de lazer. O que a fazia descansar do trabalho árduo na terra era a oração. "Ela rezava o terço todos os dias e ia à missa todos os domingos", completou Terezinha. Deixa sete filhos, seis netos e seis bisnetos.

Dia 1º de novembro, aos 79 anos, de complicações de mal de Parkinson.

* * * * *

Adão Ribas, 56 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de César Ribas e Joana Guimarães. Deixa viúva Leonir Veiga Cordeiro Ribas. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Paranaguá, PR.

Allan Souza de Moura, 9 dias, filho de Alex dos Santos de Moura e Daiane Aparecida de Souza. Sep. ontem.

Álvaro da Luz Leite, 70 anos, pedreiro, filho de João Leite e Dejanira Matos Leite. Deixa viúva Amélia Leite. Sep. ontem.

Ana Paula dos Santos, 15 anos, filha de Dionízio de Oliveira Karczmarski e Elza Maria dos Santos. Sep. ontem.

Anair do Nascimento Loth, 76 anos, comerciante, filha de Amantino do Nascimento e Luiza Padilha. Deixa viúvo Carlos Loth. Sep. às 13 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Antônio Celso da Silva, 51 anos, funcionário público estadual, filho de Marcelino da Silva e Glória dos Anjos Pereira Diogo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Paróquia São Pedro Apóstolo – Vila São Pedro.

Antônio Milani, 66 anos, autônomo, filho de Adelino Milani e Esterina Sita Milani. Deixa viúva Jandira Caus Milani. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Tapejara, RS.

Ari Valdino Passarello, 54 anos, auxiliar de escritório, filho de Antônio Agustinho Passarello e Belmira Agustinho Passarello. Deixa viúva Vanilde Terezinha Ecker Passarello. Sep. ontem.

Cândido Bontorim, 74 anos, militar, filho de João Bontorim e Thereza Dominga Bontorim. Deixa viúva Iracema Ana Tozin Bontorin. Sep. às 10 h, no municipal N. Sra. do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Carmem Farah Goulart, 79 anos, professora, filha de Wady Farah e Iracema Farah. Deixa viúvo Jacinto Goulart. Sep. ontem.

Cleonice Brambilla, 73 anos, do lar, filha de Adalberto Brambilla e Idália Malucelli Brambilla. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Clodoaldo Zuchi, 36 anos, empresário, filho de Antônio Zuchi e Terezinha Izidoro Suchi. Deixa viúva Marilane Nicoletti Zuchi. Sep. ontem.

Daiane Teresa Almeida, 13 anos, estudante, filha de Antônio Batista Almeida e Ana Maria Pereira. Sep. ontem.

Denise Reinhardt, 42 anos, autônoma, filha de Odilon Damaso Correia Reinhardt e Célia Reinhardt. Sep. ontem.

Dercíria Martins Ramos, 75 anos, do lar, filha de Francisco Gonçalves Júnior e Izabel Martins Gonçalves. Deixa viúvo Pedro Francisco Ricardo Ramos. Sep. às 11 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela da Associação da Vila Militar (AVM) – Rebouças.

Durcílio José de Toledo, 63 anos, lavrador, filho de Otávio José de Toledo e Escolástica Peres de Toledo. Deixa viúva Cerene Ferreira de Toledo. Sep. ontem.

Eleno Marinhak, 25 anos, operador de máquinas, filho de João Marinhak e Dionizia Borsuk Marinhak. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Catuporanga, PR.

Érica Bauer, 70 anos, do lar, filha de Henrique Lampe e Erna Lampe. Deixa viúvo Oswaldo Bauer. Sep. ontem.

Glória Aparecida Araújo, 16 anos, filha de Laertes de Jesus Araújo e Maria Carolina Lourenço dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela do Crematorium de Campina Grande do Sul, PR.

Izidoro Muchau, 54 anos, lavrador, filho de José Muchau e Josefa Ryba. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Estrada do Cerrinho, 1 – Bairro Cerrinho.

Jaemir de Almeida, 37 anos, garçom. filho de Ozair de Almeida e Geni Corrêa de Almeida. Deixa viúva Daiane Silva de Almeida. Sep. ontem.

Jaenardo Cezar, 71 anos, alfaiate, filho de Leonardo Cezar de Melo e Jael Cezar. Sep. ontem.

Joanim Duarte de Oliveira, 74 anos, motorista, filho de Abigail Duarte de Oliveira. Deixa viúva Maria Camargo Duarte de Oliveira. Sep. às 16 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

João Carlos Platner, 54 anos, lavardor, filho de Antenor Platner e Maria Luiza Cripa Platner. Deixa viúva Josélia Santana Platner. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Estrada da Ribeira, s/n – Barra do Tigre, PR.

João Fernando Padilha Pucienik, 24 anos, estagiário, filho de João Batista Pucienik e Éster Padilha Bastos. Sep. às 15h30, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.

João Lisevski, 62 anos, lavrador, filho de Francisco Lisevski e Bronislava Haluch Lisevski. Sep. ontem.

Joel Travassos de Araújo, 57 anos, soldador, filho de Nélson Thiago de Araújo e Leonozita Travassos de Araújo. Sep. ontem.

José Alvino Pereira de Lima, 65 anos, comerciante, filho de Cesário Pereira de Lima e Maria de Araújo Pereira. Deixa viúva Aparecida Maria Pereira. Sep. ontem.

José Augusto da Silva, 32 anos, operador de máquinas, filho de Valdivina da Silva. Sep. ontem.

José Braz do Santos, 73 anos, pedreiro, filho de João Braz dos Santos e Maria Júlia dos Santos. Viúvo de Isaura Feliz dos Santos. Sep. ontem.

Juceli Nunes Cordeiro, 44 anos, do lar, filha de Manoel Nunes Cordeiro Filho e Olga Bueno Cordeiro. Deixa viúvo João Patrício Ribeiro. Sep. ontem.

Jucilene Rodrigues, 29 anos, auxiliar de cozinha, filha de Antônio Reinoldo Rodrigues e Jucemere do Rocio Costa Rodrigues. Sep. ontem.

Laurinda Maria da Cruz, 66 anos, do lar, filha de João Francisco da Cruz e Benedita Maria de Jesus Cruz. Deixa viúvo Temistócles Nunes da Cruz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da Rua Osvaldo Francisco Goelzer, 49 – Uberaba.

Lauro Pereira, 59 anos, taxista, filho de Nicanor Pereira e Francisca Pereira. Sep. ontem.

Lenira Anderson Neves, 88 anos, do lar, filha de Guilherme Anderson e Anna Anderson. Viúva de José Neves. Sep. ontem.

Lydia Gonçalves Boddy, 86 anos, do lar, filha de Manoel Gonçalves e Luiza Schultz Gonçalves. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Manoel Aurélio de Lima, 43 anos, pintor, filho de Manoel de Lima e Maria de Jesus dos Santos. Sep. ontem.

Maraci Horn, 64 anos, do lar, filha de Mário Horn e Maria Horn. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Bonamigo, 76 anos, artesã, filha de Benjamin Francisco dos Santos e Santina Florindo dos Santos. Deixa viúvo Inocêncio Bonamigo. Sep. ontem.

Maria Madalena Sokacheski, 64 anos, doméstica, filha de Antônio Sokacheski e Miquelina Lessak Sokacheski. Sep. ontem.

Maria Rita de Freitas, 63 anos, do lar, filha de Saturno Padilha e Esmerilda Vieira Padilha. Deixa viúvo Manoel Gonçalves de Freitas. Sep. ontem.

Mário Aparecido Gomes, 77 anos, lavrador, filho de Domingos Gomes e Carolina Medeiros Lima. Deixa viúva Laudemira Rosa Gomes. Sep. ontem.

Maurício Rodrigues Siqueira, 46 anos, mecânico, filho de Plínio Bento Siqueira e Jordelina Rodrigues de Sá. Sep. ontem.

Neide Guimarães Plaisant, 86 anos, professora, filha de Dicésar Plaisant e Alba Guimarães Plaisant. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Odivar de Souza, 62 anos, eletricista, filho de Caetano Francisco de Souza e Leontina de Souza. Deixa viúva Mara Lúcia de Souza. Sep. ontem.

Oswaldo Peske, 70 anos, motorista, filho de Paula Peske. Viúvo de Juraci Pereira Peske. Sep. ontem.

Pedro Lucca Barrabarra da Silva, 2 dias, filho de Weslei Oliveira da Silva e Silvana Aparecida Barrabarra. Sep. ontem.

Raul Pereira, 60 anos, técnico em telecomunicações, filho de Maria do Carmo Pereira. Deixa viúva Sandra Mara dos Santos Pereira. Sep. ontem.

Ricardo Martins Viana, 22 anos, autônomo, filho de Celito Antônio Viana e Maria Regina Martins Viana. Sep. ontem.

Robson Franco Cardozo, 19 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Samuel Crisóstomo Cardozo e Eloína Pires Franco Cardozo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Borda do Campo, PR.

Samuel Achterman Paciornik, 54 anos, comerciante, filho de Mauro Paciornik e Chulamit Achterman Paciornik. Sep. ontem.

Samuel Augusto de Lima, 16 anos, estudante, filho de Luís Ricardo Augusto de Lima e Antônia de Sousa Lima. Sep. ontem.

Sebastião Pollato, 84 anos, vendedor, filho de Emílio Pollato e Fiorinda de Santi. Sep. ontem.

Sérgio Paulo Camargo, 66 anos, filho de Jayme Correia Camargo e Carlota Camargo. Deixa viúva Teresa Lacerda Gomes Camargo. Sep. ontem.

Tadeu Ribeiro Folha, 43 anos, mecânico, filho de Erasmo Fernandes Ribeiro e Maria Gertrudes Ribeiro. Deixa viúva Adriana Aparecida da Silva Folha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Associação de Moradores do Bairro São Benedito – Pindamonhangaba, SP.

Tereza Rosa do Nascimento, 69 anos, do lar, filha de José Gonçalves Rosa e Aureliana Silva. Viúva de Alaor Gomes do Nascimento. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do Paroquial do Abranches.

Terezinha Ayres Rocha, 73 anos, do lar, filha de Cândido Oliveira Ayres e Clotilde Echenbach Ayres. Deixa viúvo Edeval Corrello. Sep. ontem.

Valdemiro Rodrigues Martins, 72 anos, militar, filho de Elpídio Rodrigues Martins e Sebastiana Alves Fernandes. Deixa viúva Maria de Lourdes Martins. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da localidade Doce Grande – Quitandinha, PR.

Victor Grando Picoloto, 1 ano, filho de Cristiano Antônio Picoloto e Lissiane Grando Picoloto. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Caçador, SC.

Wellington Sechas Rosa, 26 anos, garçom, filho de Antônio Sechas Rosa e Maria Martinha Sechas. Sep. às 9 h, no municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela Anjo da Guarda – Almirante Tamandaré, PR.

Wesley Ruan Teixeira dos Santos, 2 meses, filho de João Maria Teixeira dos Santos e Maria Isabel Faot Teixeira. Sep. ontem.

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 ou 3324-9313.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.