• Carregando...
 |
| Foto:

José Ubirajara Kersting

Era uma criança grande. Essa é a definição que os amigos de José Ubirajara Kersting, o "Bira", encontram para definir o militar Curitibano, que iniciou a sua carreira servindo na histórica Lapa. Com a família sempre ao lado, morou em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Cata­­rina, até retornar para a cidade natal, ao virar coronel. Criou os filhos com muita liberdade, diz uma das filhas, Adriana, apesar da profissão. Entre os valores que passou às filhas, está a importância do ser, ao invés do ter. Adriana conta que, nas viagens para a praia durante a infância, recorda do pai levando todos os anos uma mala cheia de livros, para ler na beira da praia ou nos dias que a chuva insistia em cair. "É um hábito que ele conseguiu nos passar. Hoje em dia, nunca esqueço de levar pelo menos um nas minhas viagens", conta Adriana. Depois de se aposentar, em 1989, Bira foi "curtir a vida". Viajou por quase todos os países do mundo, sempre com seu grupo de amigos. Para os netos, sempre trazia como prova de onde esteve a moeda do local. Bira, homem de sorriso fácil, não se deixava abater pelas atualizações frenéticas da internet. Aos 70 anos, enfrentou o "bicho" e se integrou totalmente com o mundo virtual, principalmente para ler as notícias do dia. A filha observa que ele lia até o horóscopo, de todos os signos, apesar da descrença. Deixa duas filhas e dois netos.

Dia 19, aos 73 anos, de enfarte.

* * * * *

Alberiza Maria de Jesus, 63 anos, do lar, filha de José Ferreira da Silva e Maria Lima do Sacramento. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus, em Almirante Tamandaré, PR.

Alexandro Alves Henrique, 25 anos, auxiliar, filho de Francisco de Assis Henrique e Luzia Conceição Alves Henrique. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da capela da Igreja Evangélica Presbiteriana Renovada São Cristóvão, em Piraquara, PR.

Alexsandro Rogoski Pereira, 24 anos, motoboy, filho de Jaime de Jesus Pereira e Fátima Maria Rogoski. Sep. ontem.

Alfredo Gonçalves, 58 anos, lavrador, filho de Henrique Gonçalves dos Santos e Arnestina do Vale. Deixa viúva Aurora dos Santos Gonçalves. Sep. em horário e local a serem designados, saindo de Cerro Azul, PR.

Anderson Rodrigues, 35 anos, pedreiro, filho de Mário Rodrigues e Diva Rodrigues. Deixa viúva Regiane do Rocio Roda Rodrigues. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Ângelo Borges, 90 anos, cobrador externo, filho de Eduardo Nilo Borges e Geraldina Ana Borges. Viúvo de Alaíde Machado Borges. Sep. em horário e local a serem designados.

Anúncia Galdina de Freitas Lara, 77 anos, do lar, filha de Valdomira Galdina de Freitas. Deixa viúvo Dinor Fabrício de Lara. Sep. ontem em Colombo, PR.

Aramis Amaro, 58 anos, vigilante, filho de Joel Amaro e Castorina Borba Amaro. Deixa viúva Maria Tereza Rocha Amaro. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Arlindo Nunes David, 58 anos, motorista, filho de Alfredo de Oliveira David e Sebastiana Nunes David. Deixa viúva Tereza da Silva David. Sep. ontem em Almirante Tamandaré, PR.

Cecília Charneski, 96 anos, do lar, filha de José Lau e Valéria Lau. Viúva de Guilherme Charneski. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Claudecir Machado Salla, 38 anos, comerciante, filho de Silvino Scandolara Salla e Lorena Machado Salla. Sep. ontem em Pinhais, PR.

Edson João Re, 29 anos, motorista, filho de Odalgiro Re e Claris de Lourdes Re. Deixa viúva Catia Geremia. Sep. às 9h30, em local a ser designado, saindo da capela da Igreja Comunidade São Miguel, em Bento Gonçalves, RS.

Egon Emílio Auersvald, 31 anos, instalador, filho de Emílio Auersvald Neto e Izabel Cordeiro. Sep. ontem.

Elvira El Tassa, 68 anos, do lar, filha de Arthur Bech e Teresa Silvério. Deixa viúvo Omar Mohamad El Tassa. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Ponta Grossa, PR.

Ezequías da Cunha, 28 anos, filho de Antônio Cunha e Maria Joana Cunha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Rua Romeu Bach – 95, no Boqueirão

Fernando Uliana, 32 anos, motorista, filho de João Uliana e Aldeniz Corrêa Uliana. Deixa viúva Haline Maria Medeiros Uliana. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica, em Ivaiporã, PR.

Francisco Firmino Santana, 86 anos, lavrador, filho de Maria Isabel de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Araucárias, saindo da capela da Igreja Evangélica, Jardim César Augusto, em Colombo, PR.

Gabriel Remenhuk, 65 anos, motorista, filho de Pedro Remenhuk e Rosália Remenhuk. Deixa viúva Júlia Remenhuk. Sep. ontem.

Helena Druzik, 81 anos, do lar, filha de Leonardo Orlikoski e Genoveva Orlikoski. Viúva de Luiz Druzik. . Sep. ontem.

Iraci da Silva do Amaral, 73 anos, costureira, filha de Eliziário da Silva e Joaquina Maria da Silva. Deixa viúvo Vitor Tavares do Amaral. Sep. ontem.

Iva Pereira Shineider, 94 anos, do lar, filha de João Domingos Pereira e Maria Laura Nunes. Viúva de Nicanor Shineider. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal do Água Verde.

Jaci Mantovani, 69 anos, professor, filho de Aníbal Mantovani e Emília Vasque Mantovani. Deixa viúva Ilda Cordeiro Matoso. Sep. ontem.

Jerry José Bonamigo, 35 anos, motorista, filho de Olize Bonamigo e Maria de Lourdes Bonamigo. Deixa viúva Daniele dos Santos Bonamigo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da capela da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Batel.

Jorge Paluski, 59 anos, eletricista, filho de Cristina Paluski. Deixa viúva Lídia Tschoeke Paluski. Sep. ontem.

José Machado, 58 anos, lavrador, filho de Alcídio Machado dos Santos e Malvina Miranda dos Santos. Deixa viúva Soili Cordeiro dos Santos. Sep. em horário e local a serem designados, saindo do Cerro Azul, PR.

Lauro Cândido, 53 anos, professor, filho de Antônio Cândido e Nair Fernandes Cândido. Deixa viúva Maria José Lozenski. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela da Igreja São Francisco, em Jaguariaíva, PR.

Lauro Cardoso, 79 anos, comerciante, filho de Eugênio Cardoso e Sebastiana Maria Cardoso. Deixa viúva Leonilda Fallgatter Cardoso. Sep. ontem.

Lenira Antônia da Cunha Afonso, 52 anos, do lar, filha de Benedito da Cunha Ferreira e Tereza Afonso Pinto. Sep. ontem.

Leonor Martins Vichineski, 59 anos, lavrador, filho de Pedro Martins Vichineski e Zinoca Belo Vichineski. Sep. em horário a serem designados, saindo de São João do Triunfo, PR.

Luiz Felipe da Silva, 77 anos, comerciante, filho de Afonso Felipe da Silva e Alvina Galvão da Silva. Deixa viúva Dirce Baggio da Silva. Sep. ontem.

Luiz Rodrigo Antunes, 25 anos, motoboy, filho de Miguel Camargo Antunes e Célia Maria Soares Antunes. Sep. ontem.

Maria da Glória Ferreira do Amaral Negrão, 83 anos, do lar, filha de Seraphim Amur Ferreira do Amaral e Mercedes Colle do Amaral. Viúva de Ademar dos Santos Negrão. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 3 do mesmo.

Maria Ionice Roesler, 70 anos, do lar, filha Maria Antônia Cordeiro. Deixa viúvo Amauri Lourival Roesler. Sep. às 12 h, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Nadir Franco Ribeiro, 69 anos, do lar, filha de Ernesto Franco Ribeiro e Jorgina Veríssimo da Cruz. Deixa viúvo José Rodrigues. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Nerina Chiesa Lorusso, 85 anos, professora, filha de Elísio Chiesa e Ida Stnghele Chiesa. Viúva de Danilo Lorusso. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Nivaldo Benevenuto, 60 anos, operador de máquinas, filho de Ernesto Benevenuto e Helena Benevenuto. Deixa viúva Maria Eugênia Benevenuto. Sep. ontem.

Olanda Maria da Silva, 75 anos, do lar, filha de José Vicente de Azevedo e Ernestina Maria de Jesus. Deixa viúvo João André da Silva. Sep. em horário e local a serem designados, saindo do Rio Bonito.

Paulo César Ferraz, 21 anos, pedreiro, filho de Júlio César Ferraz e Ivone Gonçalves de Oliveira. Sep. ontem em Piraquara, PR.

Sandra Euclides Andrade Barroso, 38 anos, doméstica, filha de Francisco Pereira de Andrade e Lourdes Pereira de Andrade. Deixa viúvo Cláudio Barroso. Sep. ontem em Colombo, PR.

Valdir Alves de Ramos, 29 anos, frentista, filho de Almerino Alves de Ramos e Iracema de Ramos. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela Berti, em São José dos Pinhais, PR.

Valmor Munhoz Franco, 24 anos, lavrador, filho de Francisco Alves Franco e Rozalina Munhoz Franco. Sep. ontem em Tijucas do Sul, PR.

Vivian dos Santos de Paula, 3 meses, filha de Claudinei Miguel de Paula e Tânia Rosa dos Santos de Paula. Sep. ontem.

Zulma Gehlen, 65 anos, comerciante, filha de Eldvino Evald Gehlen e Anizia Efa Gehlen. Sep. às 12 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]