| Foto:

Júlia Follador

CARREGANDO :)

Desde cedo, a vida da dona de casa Júlia Follador exigiu dela grandes doses de coragem. Aos quatro anos, enquanto andava de barco com a mãe, dona Noêmia, no Rio do Peixe, em Caçador (SC), sofreu um acidente. O barco virou e dona Noêmia veio a falecer. A pequena Júlia sobreviveu, e, aos quatro anos, separou-se do pai, seu João, e dos sete irmãos, e saiu da pequena cidade para morar com os tios-avós, que não tinham filhos, em Curitiba. O episódio, embora doloroso, não tirou da menina Júlia a vontade de seguir adiante. Transformou-se numa mulher alegre, que adorava participar de bailes de carnaval, juntar a família para almoços e chás com as amigas. Na capital, estudou no colégio Belmiro César, na rua Vicente Machado. Quando adolescente, por conta dos bailes que adorava frequentar, conheceu aquele que seria seu primeiro e único namorado. Durante o baile de aniversário do Coritiba Foot Ball Club, chamou a atenção de um jogador do clube, Renato Follador, de quem também foi a única namorada. "Eram almas gêmeas", diz Renato, um dos filhos do casal. Júlia tinha quinze anos. Namoraram por quatro anos e se casaram. Um gesto de Júlia, recém-casada, dava uma ideia do tamanho de seu coração: a sogra tinha os movimentos paralisados e já não podia mais andar. Com total apoio da esposa, Renato levou o pai e a mãe para morar com o casal. Até a morte dos sogros, Júlia cuidou deles integralmente, todos vivendo sempre juntos. A família vinha antes de qualquer coisa. O filho Renato se lembra de que, quando adolescente, a mãe fazia questão de ajudá-los na preparação de fantasia para o carnaval, assim como nas gincanas na escola. Aos netos, dedicava-se com igual esmero. Toda quinta-feira, fazia questão de reunir todos para um almoço. E eles também faziam questão de estar perto da avó. Um almoço numa casa de massas em Santa Felicidade ou um passeio em Morretes ou Piçarras (SC) era uma boa oportunidade para ouvir a risada alegre e as histórias de Dona Júlia, que no último ano, andava especialmente feliz com a chegada de um bisneto, o xodó da casa. Deixa viúvo, três filhos, oito netos e um bisneto.

Dia 16, aos 76 anos, em consequência de um derrame

Publicidade

* * * * *

Sophia Josita Razzolini da Fonseca, 102 anos, do lar, filha de Calixto Razzolini e Ângela C Razzolini. Viúva de Bernardo Ribeiro da Fonseca. Sep. ontem.

Adir Ponfrecki, 48 anos, auxiliar de produção, filho de Angelin Ponfrecki e Maria da Luz Ponfrecki. Deixa viúva Nádia Cristina Ponfrecki. Sep. ontem.

Agenor Bova, 63 anos, metalúrgico, filho de Luiz Bova e Adélia Bova. Deixa viúva Aparecida Twardowsky Bova. Sep. em horário a ser designado, no Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da capela 4 do mesmo.

Alcindo Mendes da Cruz, 68 anos, vigilante, filho de José Ferreira da Cruz e Valdomira Mendes. Deixa viúva Erondina Pontes da Cruz. Sep. às 10 h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Rua Julio Pereira Sobrinho – 616 – Campo do Santana.

Publicidade

André Luiz de Castro Gouvêa, 29 anos, servente, filho de Cidrac Gouvêa e Nahir de Castro Gouvêa. Deixa viúva Márcia Gouvêa. Sep. ontem.

Ângela Cristiana Gomes, 28 anos, balconista, filha de José Paulo Gomes e Rosa da Silva Gomes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, PR.

Ângelo Depine, 80 anos, mestre de obras, filho de Thereza Depine. Deixa viúva Edith Afornali Depine. Sep. ontem.

Anna Caetana da Cruz, 87 anos, do lar, filha de Prisciliano Taborda Ribas e Arminda Machado da Luz. Viúva de Antônio Marinho da Cruz . Sep. ontem.

Antônia de Oliveira da Silva, 68 anos, do lar, filha de Bento Inácio de Oliveira e Maria Rita do Nascimento. Sep. ontem.

Publicidade

Arylda Motta de Amorin, 84 anos, professora, filha de Sezino Teixeira de Amorin e Arlinda Motta de Amorim. Sep. ontem.

Carlos Peregrino Maceratesi, 69 anos, segurança, filho de Pedro Maceratesi e Amália Luz Lascano. Deixa viúva Sônia Regina Stadnik. Sep. ontem.

Cibeli Cordeiro Gonçalves, 71 anos, do lar, filha de Manoel Gonçalves e Carlota Cordeiro Gonçalves. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela mortuária do mesmo em Pinhais,PR.

Dilamar Luís Marmentini, 22 anos, entregador, filho de Joacir Marmentini e Cecília Marmentini. Sep. ontem em Pinhais, PR.

Domenico Pitz Neto, 49 anos, mestre de obras, filho de Sérgio Pitz e Joaquina de Oliveira Pitz. Deixa viúva Mariazinha Aparecida Pitz. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da Rua Ilheu da Coroa Vermelha – 577 – Guarujá – SC.

Publicidade

Edmar Pedro da Silva, 48 anos, pedreiro, filho de Benedito Pedro da Silva e Amélia Silva. Sep. ontem em Colombo, PR.

Gilmar Tezolin, 49 anos, metalúrgico, filho de Antônio Tezolin e Aparecida Longuini. Deixa viúva Fátima Marques Caldeira. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Hilda Santos Brito, 68 anos, do lar, filha de Raimundo Souza Santos e Alcidina Cardoso dos Santos. Sep. ontem.

Irene Becker, 78 anos, do lar, filha de João Kraieveki e Verônica Corrêa. Deixa viúvo Otávio Becker. Sep. ontem.

Isabel Cristina Zampier, 2 dias, filha de Ivo Daniel Zampier e Daiana Flores. Sep. ontem.

Publicidade

Izilda Lourenço dos Santos, 62 anos, do lar, filha de Juvenal Machado e Natália Lourenço dos Santos. Deixa viúvo José Donato dos Santos. Sep. ontem.

João Batista Martins, 58 anos, operador, filho de Franklin José Martins e Alzira Augusto Martins. Deixa viúva Maria Aparecida Rezende Martins. Sep. às 17 h, no Cemitério Paroquial São Marcos, saindo da Rua Maria Gusso Sforza – 26 – Pilarzinho.

João Teodorovecz, 68 anos, motorista, filho de Nicolau Teodorovecz e Carolina Teodorovecz. Deixa viúva Leoni Bueno Teodorovecz. Sep. ontem.

José Camargo, 68 anos, servente, filho de Francisco Lourenço de Camargo e Dina Lins de Camargo. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

José Carlos Ferreira da Costa, 42 anos, auxiliar de produção, filho de Sebastião Ferreira da Costa e Maria do Carmo de Lima. Deixa viúva Naira Mendes dos Santos da Costa. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela Jardim Valma – Almirante Tamandaré – PR.

Publicidade

Josephina Melania Chiesorin, 87 anos, do lar, filha de Pedro Voluz e Victoria Accordes Voluz. Viúva de Jorge Chiesorin. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Kristofer Alexandre Villarinho Pedroso, 1 dia, filho de José Alexandre Pedroso e Ana Maria Villarinho dos Santos. Sep. em horário e local a serem designados.

Lauro Stanislowski, 66 anos, agricultor, filho de Paulo Stanislowski e Ana Stanislowski. Deixa viúva Vanilda Wengrzenski Stanislowski. Sep. às 10 h, em local a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal da Lapa, PR.

Maria de Paula, 72 anos, servente, filha de Marcelino Pedro dos Santos e Graciliana de Paula Pereira. Deixa viúvo Altir de Paula. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Maria Inês da Silva Rocha, 59 anos, lavradora, filho de Lourenço Moreira da Silva e Maria Senhorinha da Silva. Deixa viúvo José Fernandes da Rocha. Sep. ontem.

Publicidade

Maria Lima, 40 anos, do lar, filha de Vicente Lima e Vanda de França. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da capela do mesmo.

Maria Neusa dos Santos Lima Cardozo, 53 anos, doméstica, filha de Raul Franco de Lima e Dolores dos Santos Lima. Deixa viúvo Mário Cardozo. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Moysés Silvino de Lima, 30 anos, motorista, filho de José Miguel de Lima e Maria Anunciata Silvina. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Nilva Terezinha Ribeiro, 52 anos, do lar, filha de João Maria Mattos e Noemi Ribeiro Matos. Deixa viúvo Cesário Antunes Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Noel Teixeira Pinto, 66 anos, pedreiro, filho de Benedito Teixeira Pinto e Ana de Jesus Pinto. Sep. ontem.

Publicidade

Otália dos Santos Moura, 76 anos, do lar, filha de João Maria Rosa e Ana Maria de Lara Rosa. Deixa viúvo Tarquino Amaro Cavalheiro. Sep. ontem.

Pedro de Souza, 49 anos, filho de Júlio Francisco de Souza e Rosa Amaral. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu, em São José dos Pinhais, saindo da capela da Associação de Moradores – Vila Iraí – Uberaba.

Rogério Alves Cardoso, 37 anos, padeiro, filho de José Alves Cardoso e Eunice Moreira da Silva Cardoso. Sep. ontem.

Rogério Marafigo da Rocha, 32 anos, motorista, filho de Libero da Rocha e Divair de Marafigo da Rocha. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal de Quatro Barras, saindo do mesmo em Quatro Barras, PR.

Rosa Pereira da Cruz, 64 anos, do lar, filha de Júlio Pereira de Ramos e Maria da Silva de Ramos. Deixa viúvo Salvador Antunes de Oliveira. Sep. ontem em Colombo, PR.

Publicidade

Rosana de Lourdes de Lima Anacleto, 26 anos, do lar, filha de Osvaldo Ferreira de Lima e Sirlei do Rocio de Lima. Deixa viúvo Valdinei Aparecido Anacleto. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência, em Araucária, saindo da capela da Igreja Quadrangular – Vila Santa Helena – Fazendinha.

Rubens Bagatin, 71 anos, comerciante, filho de José Bagatin e Amélia Joanna Bagatin. Deixa viúva Norma Rose Bagatin. Sep. às 14 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular do Juvevê.

Santonina da Silva Rodrigues, 75 anos, do lar, filha de Pedro Colaço da Silva e Maria Madalena Pedroso. Deixa viúvo Davi Rodrigues. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Tainá Cristiane Hack, 15 anos, diarista, filha de Valdecir José Hack e Olivete Gomes. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans

Valdecir Gregório de Alvarenga, 47 anos, vigilante, filho de Vergílio Gregório de Alvarenga e Tereza de Souza Alvarenga. Deixa viúva Marcilene de Lourdes Mateus. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Publicidade

Zilda Morriesen Pereira, 82 anos, do lar, filha de Alois Morriesen e Maria Morriesen. Deixa viúvo Álvaro Jorge Pereira. Sep. às 14 h, em local a ser designado, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313