| Foto:

Andrei Gomes Alves

CARREGANDO :)

Aos sete anos, calçar as chuteiras era o que deixava Andrei mais feliz. Pronto, corria para os campinhos de sua região (no bairro Sítio Cercado), onde levantava a poeira entre um gol e outro. Anos depois, as chuteiras passaram a materializar o seu sofrimento. Sem clube para jogar, ou emprego – já que passara a adolescência e o que viveu de sua juventude atrás de times – Andrei entrou em depressão e teve outros problemas de saúde. Com as pernas e pés inchados e doloridos, não podia segurar o choro quando os amigos o chamavam para as peladas – os pés descalços não mais entravam nas chuteiras. O pai, Mauro, lembra quando Andrei passou em seu primeiro grande teste: aos 12 anos entrou para o Paraná Clube. A mãe trabalhava fora como diarista e o pai, afastado do trabalho por problemas de saúde, cuidava da outra filha, Clarice, que teve meningite com pouco mais de um ano e não andava ou falava. Por causa disso, Andrei ia sozinho à Vila Capanema. Um dia foi assaltado e, com medo, não voltou mais ao clube. Percebendo a frustração do filho, Mauro passou a levá-lo ao Coritiba. Fez uma série de testes, mas falhou no último deles. Jogou profissionalmente em times pequenos e chegou a se mudar para o Mato Grosso do Sul, convidado por um treinador. Machucado, logo teve de voltar para receber auxílio médico. Foi dispensado. Andrei ficou sabendo de uma vaga em um time do interior e o pai fez um empréstimo para pagar a viagem dele. Ficou quatro meses, mas voltou para casa, pois não recebeu um tostão do clube e estava tendo que se virar com o dinheirinho que o pai mandava. Como as namoradas que teve tinham muito ciúmes do futebol, terminava com elas. Dizia que só namoraria sério e se casaria quando tivesse o seu emprego e um terreno para construir sua própria casa. Desiludido, resolveu que ia esquecer o futebol. "Se der certo, deu, se não der, vou trabalhar com outra coisa", disse ao pai. Foi trabalhar como servente de pedreiro, mas depois de duas semanas derrubou massa nos olhos. Ficou alguns dias afastado e, na volta, foi demitido. Depois disso não conseguiu voltar aos gramados ou a um novo emprego. E o computador e o carro que tanto queria comprar com seu próprio salário, iam ficando cada vez mais distantes. Havia terminado o ensino médio e, em casa, ajudava a cuidar da irmã Clarice, que – na cadeira de rodas - gostava de estar sempre ao seu lado e todo o tempo cobria-o de beijos e abraços. Mas veio a depressão. Vivia nervoso e não conseguia comer. Passou a ter convulsões e, em uma delas, por mais que o pai tenha tentado socorrê-lo, acabou não resistindo.

Dia 8, aos 26 anos, de parada cardíaca.* * * * *

Publicidade

Lúcia Scheffler, 100 anos, do lar, filha de Roberto Scheffler e Elza Scheffler. Deixa viúvo Ricardo Hiendlermyer. Sep. às 11 h, no Cemitério Luterano, saindo da capela do Cemitério Protestante.

Adelir Antônia Maier, 69 anos, do lar, filha de Abrão Antônio Rosa e Antônia Farias da Rosa. Deixa viúvo Rudi Maier. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela da Associação da Vila Militar.

Alfredo Alves de Barros, 73 anos, filho de Antônio Alves de Barros e Isabel César Alves. Deixa viúva Leonor Maria Daraio de Barros. Sep. às 12 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Antônia Carvalho Woellner, 68 anos, do lar, filha de Aristides Carvalho e Maria da Glória Carvalho. Viúva de Eloy Woellner. Sep. ontem.

Antônio José de Araújo, 67 anos, técnico eletrônico, filho de José Cândido de Araújo e Isabela Maria de Araújo. Deixa viúva Rose dos Santos Araújo. Sep. ontem.

Publicidade

Brandina Lang Rocha, 94 anos, costureira, filha de Alfredo Lang e Maria Thereza Meidl. Viúva de Ataliba Gonçalves da Rocha. Sep. ontem.

Cleide Aparecida Flores, 51 anos, zeladora, filha de Ignocêncio Alves dos Santos e Anna Rosa dos Santos. Sep. ontem.

Diana da Aparecida Viana, 33 anos, do lar, filha de Antônio Gonçalves Viana e Isaura Reis da Silva. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Edegar de Lara, 71 anos, administrador, filho de Domingos de Lara e Maria Luiza Wolff de Lara. Deixa viúva Dalba de Lara. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Fabiano Mendizabal Sanjines, 35 anos, funcionário público municipal, filho de Rogério Mendizabal Sanjines e Eloiza Mendizabal Sanjines. Sep. ontem.

Publicidade

Francisco Nélson Magierski, 74 anos, comerciante, filho de Francisco Magierski e Rosa Magierski. Deixa viúva Beatris Magierski. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Genoefa Alberti, 92 anos, do lar, filha de Pedro Bernieri e Elisa Mondin. Deixa viúvo Cristiano Alberti. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, Quatro Barras, saindo de Santa Felicidade.

Gilda Maria de Figueiredo Manoel, 60 anos, servente, filha de Basílio Jovino de Figueiredo e Mariana Hipólita Ferreira. Sep. ontem.

Gustavo Henrique da Silva, 10 anos, estudante, filho de Sílvio Henrique da Silva e Elizângela Nunes Siqueira. Sep. ontem.

Hermenegilda Ferreira, 91 anos, do lar, filha de Lídia Ferreira. Deixa viúvo Adão Ferreira. Sep. ontem.

Publicidade

João Lipiec, 79 anos, impressor, filho de Pedro Lipiec e Sophia Lipiec. Deixa viúva Ivette Mann Lipiec. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

João Pereira França, filho de Sérgio Teixeira de França e Rosemeri Pereira. Sep. ontem.

José Gonçalves Dias, 77 anos, marceneiro, filho de Valentim Gonçalves Dias e Francisca Wosniak Gonçalves. Deixa viúva Odette Gonçalves Dias. Sep. ontem.

José Manuel Del Amo Garcia, 60 anos, vendedor, filho de José Del Amo Poza e Maria D. G. Navarro. Deixa viúva Ione Del Amo Garcia. Sep. ontem.

Jozemar Neves da Silva, 38 anos, filho de José Gomes da Silva e Guimar Neves da Silva. Deixa viúva Michely Silvane Cordeiro da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Leodina Alves Lopes, 68 anos, do lar, filha de Eugênio Alves Ferreira e Albertina Alves Machado. Deixa viúvo Aristides Pereira Lopes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Evangélica, Telêmaco Borba, PR.

Lucas Alves de Chaves, 65 anos, torneiro mecânico, filho de Avelino de Chaves e Juvelina Alves dos Santos. Deixa viúva Nair Norberto de Chaves. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Capela Omega de São José dos Pinhais, PR.

Maria Damrat, 83 anos, do lar, filha de Antônio Gschwendtner e Maria Zeithammer. Deixa viúvo Donato Damrat. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Maria de Souza Ribeiro, 79 anos, do lar, filha de Antônio Gabriel de Souza e Conceição Carolina da Silva. Deixa viúvo Benedito Ribeiro. Sep. às 9 h, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Capela 2 do Cemitério Municipal.

Maria Zoni Weigert, 77 anos, do lar, filha de Guilherme Bismayer e Maria Sofia Bismayer. Viúva de Orivaldo Weigert. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Mauri José dos Santos, 56 anos, torneiro mecânico, filho de Bento dos Santos e Aulinívia Nemézio dos Santos. Sep. ontem.

Miguel Alexandre Pacak, 50 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Nicolau Pacak e Alexandra Hordij Pacak. Sep. ontem.

Nevealinda de Lourdes da Costa Beltzac, 83 anos, professora, filha de Alcebíades Rodrigues da Costa e Maria Fornarolli da Costa. Deixa viúvo Reinaldino Beltzak. Sep. ontem.

Ninita Suarez Martins, 98 anos, do lar, filha de Manoel Remígio Suarez e Clara Chatoux Suarez. Viúva de Alfredo Silveira Martins. Sep. ontem.

Osni Rogério Macedo Costa, 68 anos, marceneiro, filho de Sebastião Moreira Costa e Alice Albino de Macedo. Deixa viúva Irene Dias dos Santos Costa. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque das Araucárias, saindo da capela 2 do Cemitério Boqueirão.

Publicidade

Ozildo Pereira dos Santos, 81 anos, militar, filho de Francisco André dos Santos e Ozilda dos Santos. Deixa viúva Maria Mari Bittencourt dos Anjos dos Santos. Sep. ontem.

Paulo Miranda Franco, 85 anos, advogado, filho de Francisco Martins Franco e Maria Rosa Miranda Franco. Deixa viúva Laura da Veiga Franco. Sep. ontem.

Paulo Ricardo Ferreira dos Santos, 28 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Miguel Ari Ferreira dos Santos e Marli Terezinha Rosa dos Santos. Sep. às 17 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua João Surian, Travessa C, Casa 5, Novo Mundo.

Percides Peres, 71 anos, vendedor, filho de Antônio Peres e Angelina Peloy Peres. Deixa viúvo Vilmar Rosa Fontana Peres. Sep. às 17 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela da Igreja Presbiteriana, Boqueirão.

Ricardo Machado dos Santos, 29 anos, vendedor, filho de Luiz Machado dos Santos e Antônia Maria da Conceição. Sep. ontem.

Publicidade

Ricardo Perom, 25 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Clóvis Aparecido Perom e Sônia Aparecida Cubas Perom. Sep. às 12 h, no Cemitério Municipal de Mandirituba, saindo da Rua Francisco Pereira, 90, Campo do Capão, Mandirituba.

Rosa de Almeida Lima dos Santos, 59 anos, do lar, filha de Emílio Soares de Lima e Dautina de Lima. Sep. ontem.

Rubiane Valéria Ferreira, 27 anos, do lar, filha de Marisete Fabrício Ferreira. Sep. ontem.

Sebastião dos Santos Ramos, 52 anos, mestre de obras, filho de Franca Aleixo de Ramos e Gertrudes dos Santos Ramos. Deixa viúva Dolores Kusma Ramos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, Colombo, saindo da capela do Sítio Cercado.

Sônia Regina Figueiredo de Córdova, 56 anos, do lar. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Publicidade

Tizuko Huzioka, 93 anos, do lar, filha de Yasuharu Yamanaka e Tei Yamanaka. Viúva de Takeshi Fuijoka. Sep. ontem.

Valdeci Francisco, 60 anos, do lar, filha de Alfredo José Francisco e Joana Maria da Conceição. Deixa viúvo José Cordeiro da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Centenário.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br