• Carregando...
 |
| Foto:

Pietro Harlezki (foto)

Pietro Harletzki era econômico com as palavras. Só as faladas, na verdade. Gostava delas no papel. Sentia-se em casa quando rodeado por livros, jornais e notícias da sua Ucrânia -- país onde nasceu em agosto de 1923, na aldeia de Lesohirka, região de Letechiu, e que deixou em dezembro de 1946. Foi por isso que dedicou os últimos 22 anos para redigir o jornal O Lavrador, da comunidade ucraniana de Curitiba. Ele é do tempo em que se montava um jornal à mão, recortando pequenos textos e diagramando-os em molduras de papelão. Mais tarde habituou-se ao computador e ganhou mais rapidez e tempo de sobra para se dedicar ao prazer declarado pelas leituras e ao xadrez, um hobby mantido em casa. Desde o desembarque no início de 1947 na Ilha das Flores, no Rio de Janeiro (depois de uma temporada de trabalhos forçados na Áustria, no final da Segunda Guerra Mundial), a vinda para Curitiba, os cursos de Contabilidade na Universidade Federal do Paraná, o de Letras Russas na Universidade de São Paulo, tudo foi registrado pela sobrinha Surian Neo São Marcos Villatore, já nas últimas semanas de vida do professor e redator. "Ele pediu que eu fosse ao hospital com papel e caneta para que ele pudesse me contar como se deram as coisas, a grafia das cidades e as datas corretas. Ele estava cansado, sonolento, mas lúcido", diz ela. O melhor capítulo da sua autobiografia, sem dúvida, foi a história de amor vivida com Elfi Ruth. "Ele se transformava quando estava perto dela. Até a voz dele mudava, ficava mais doce. Eles estavam sempre namorando", comenta Paulo Stachera, secretário da Sociedade Ucraniana do Brasil, que acompanhou o redator até a sua aposentadoria. "Eles eram um casal nota 10. Eu adorava quando chegavam as férias e podia ficar mais tempo com eles – o tio Pietro com o seu jeitão carinhoso e quieto, e a tia Elfi. Ela era a porta-voz do casal", lembra Surian, que diz que o redator nunca se conformou com a morte da amada em 2002 num acidente.

Dia 19 de novembro, aos 87 anos, de câncer.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Aloize Kazubek, 64 anos, conferente, filho de Pedro Kazubek e Francisca Matucheski Kazubek. Deixa viúva Neuza Kazubek. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Rosário, saindo da capela do mesmo, em Colombo, PR.

Arthur de Farias Guelfi, 30 anos, músico, filho de Sidney Benedito Guelfi e Zilvanira Deolindo de Farias Guelfi. Deixa viúva Letícia Mirela Fischer Campos. Sep. ontem.

Ary Ferreira de Lima, 66 anos, motorista, filho de Joaquim Ferreira de Lima e Virgínia Ferreira de Lima. Sep. ontem.

Célio Barbosa da Silva, 60 anos, comerciante, filho de Pedro. Barbosa da Silva e Maria Flausina Barbosa. Deixa viúva Maria Tereza Binner. Sep. ontem.

Edenilson de Souza, 25 anos, marceneiro, filho de Luiz Claudino de Souza e Benedita da Cruz Souza. Sep. às 10 h, em local a ser designado, saindo da Rua 11 de Agosto – 545, no Xaxim.

Eloi Azeredo Brudeck, 58 anos, pedreiro, filho de Germano Brudeck e Idalina Azeredo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da capela do mesmo, em Piraquara, PR.

Helena do Amaral, 79 anos, do lar, filha de José do Amaral Filho e Maria Aparecida do Amaral. Viúva de João Gonçalves do Amaral. Sep. ontem.

Irene Ribeiro de Campos Bertozzi, 92 anos, do lar, filha de Almiro de Campos e Olga Ribeiro da Silva. Viúva de Nicolino Bertozzi. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Isaac Szwarc, 84 anos, comerciante, filho de Lewi Szwarc e Assa Szwarc. Deixa viúva Maria Durcker Szwwarc. Sep. às 11 h, no Cemitério Israelita Santa Cândida, saindo da capela Mortuária do mesmo.

Isaura Fernandes Dias, 77 anos, do lar, filha de Serafim Fernandes Dias e Maria Fernandes Dias. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da Rua João Scheleder – 108 – Jardim César Augusto, em Colombo, PR.

João Pereira de Lima, 76 anos, eletricista, filho de Tibúrcio Pinto de Lima e Ângela Pereira Millon. Viúvo de Dyomara Rodrigues Lima. Sep. ontem em Campo Largo, PR.

José Gernet Neto, 69 anos, técnico eletromecânico, filho de Albino Gernet e Regina Gernet. Deixa viúva Eunice Schlipake Gernet. Sep. ontem.

Júlia Silva Meirelles, 94 anos, professora, filha de Júlio Francisco da Silva e Amancina Silva. Viúva de Thyrso Meirelles. Sep. às 9h30, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela Vaticano – Diamante do mesmo.

Ladislau Popadiuk, 81 anos, sapateiro, filho de Basílio Popadiuk e Catharina Popadiuk. Deixa viúva Helena Popadiuk. Sep. ontem.

Larissa Gabriele dos Santos, 2 dias, filha de João Batista de Oliveira e Raquel Ferreira dos Santos. Sep. ontem.

Luiz Carlos da Silva, 39 anos, pedreiro, filho de Sebastião Lúcio da Silva e Maria do Pilar da Silva. Sep. ontem em Colombo, PR.

Luiz Miguel Alves Igerski das Neves, 5 dias, filho de João Luís Igerski das Neves e Janaína Rosa Alves de Lara. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Maria Aparecida de Oliveira, 48 anos, do lar, filha de Cacilda Domingues de Oliveira. Sep. ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]