• Carregando...
 |
| Foto:

Décio Francisco de Freitas

Décio nasceu em Florianópolis, onde desenvolveu paixão pela tranquilidade da vida no litoral. Aos 16 anos, deixou a casa dos pais e se matriculou na antiga Escola Técnica, em Curi­­tiba, para cursar Edificações. Em seguida, veio o serviço militar no CPOR (Curso Prepa­­ra­­tório para Oficiais da Reserva), saindo como 2.º Tenente. Passou em terceiro lugar no concurso do Banco do Brasil. Com emprego estável, estava na hora de se casar com a menina linda que conhecera anos antes em uma "domingueira" (festa dançante dos domingos à tarde em casa de amigos). Casou com Vilma, sua princesa e paixão de uma vida inteira. Já casado e com a primeira filha nos braços, foi para Campo Mourão, no início da década de 1960, atuar como Fiscal da Carteira Agrícola do banco. Diversas vezes ficou preso no barro vermelho das estradas de terra ou foi recebido por proprietários rurais com arma em punho. Mas, como sempre fez, resolveu as dificuldades com inteligência e argumentação. Voltou para Curitiba em 1963. Sua força de vontade o levou de volta aos bancos escolares para cursar Direito na Universidade Federal do Paraná, quando já tinha no colo a terceira filha. Passou em concurso interno do Banco do Brasil para a área Jurídica, onde atuou até a aposentadoria. Décio foi presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Brasil (AABB-Curitiba) por 22 anos, dedicando-se para construir um clube de renome na cidade. Num primeiro momento sua figura tinha o aspecto de um homem austero, rigoroso, mas logo ficava evidente não se tratar de austeridade, mas de timidez. Segundo a família, Décio era amigo dedicado, marido exemplar, pai e avô magnífico. Nunca deixou de atender os amigos, foi o príncipe encantado de Vilma por 53 anos, e sempre levou e buscou, não importando a hora, as suas "três pedras preciosas" (como ele se referia as filhas) aos bailes de Carnaval, festas. Era capaz de mover o mundo pelos netos. Décio era leitor ávido, por isso um homem culto, capaz de versar sobre qualquer assunto e em qualquer circunstância. Além de livros e revistas, lia dois jornais por dia. Desde que chegou em Curitiba, há mais de 60 anos, leu todas as edições da Gazeta do Povo. Na despedida, que aconteceu no dia em que comemoraria o aniversário, os amigos de Décio -- que não podiam mais cantar o Parabéns -- o saudaram com uma salva de palmas. Deixa viúva, três filhos e dois netos.

Dia 22 de outubro, aos 76 anos, insuficiência cardíada. A missa de sétimo dia de seu falecimento será realizada hoje, às 19 horas, na Igreja do Cristo Rei.

* * * * *

Adrian Charles Kemnis, 30 anos, estudante, filho de Narelli Elizabeth Kemnis. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano.

Altair Cordeiro de Souza, 62 anos, lavrador, filho de Eurides Cardoso de Souza e Alzira Cordeiro de Souza. Deixa viúva Tereza Aparecida Ambrozio de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Pinhalão, PR.

Amélia Custódio Sant'Ana, 64 anos, educadora, filha de Elias Baptista Custódio e Amazília de Ramos Custódio. Sep. ontem.

Antônio Alexandre Schueda, 60 anos, motorista, filho de Valdemire Schueda e Diomira Montanarim Schueda. Deixa viúva Irones Madalena Andreola Schueda. Sep. às 9 h, no Cemitério São José (Centro), saindo da capela Natalina Berti – São José dos Pinhais, PR.

Diamira Cruzeta, 90 anos, do lar, filha de Bortolo Aleixo e Ana Moleta. Sep. às 15 h, no Cemitério de Ferraria (Campo Largo), saindo da capela do mesmo.

Edenilson Rodrigues da Silva, 44 anos, pedreiro, filho de Eduardo Rodrigues da Silva e Erenita Gomes da Silva. Sep. ontem.

Edmond Fatuch, 80 anos, engenheiro civil, filho de Said Fatuch e Odete Chueiri Fatuch. Sep. às 11h30, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Eliane Aparecida da Silva França, 41 anos, filha de Ari França e Margarida Silva. Deixa viúvo Pedro Iurkiv. Sep. ontem.

Elizabete Souza Santos Costa, 41 anos, doméstica, filha de João Inácio dos Santos e Obenaildes Souza Lima dos Santos. Deixa viúvo Trajano Costa. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do Cemitério São Marcos – Pilarzinho.

Gércio Januário de Carvalho, 57 anos, bancário, filho de José Januário de Carvalho e Senorina Hopers de Carvalho. Deixa viúva Luciana de Fátima Rieck. Sep. ontem.

Gilmar Bordignon, 52 anos, jardineiro, filho de Luiz Ernesto Bordignon e Cecília Francisca Bordignon. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Gladis Terezinha Wille, 80 anos, do lar, filha de Floravante Corrêa e Aurora Lisboa Corrêa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Foz do Iguaçu, PR.

Heitor Adolar Klein, 64 anos, contador, filho de Edgar Klein e Lory Klein. Sep. ontem.

Hélio Abrão Sperduti, 55 anos, auxiliar de manutenção, filho de Antônio Sperduti e Helena Abrão Sperduti. Deixa viúva Maria Lídia de Carvalho Sperduti. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela municipal de São José dos Pinhais, PR.

Ivonete Richert, 47 anos, bancária, filha de Felizita Richert. Sep. ontem.

Jackson Luiz Voloshko, 63 anos, vigilante, filho de Ovshy Voloshko e Nadir de Lima Voloshko. Deixa viúva Maria Sueli Dalla Benetta Voloshko. Sep. ontem.

Joaquim Emílio dos Santos, 85 anos, pedreiro, filho de Salvador Emílio Pires e Francisca Maria dos Santos. Sep. ontem.

Joaquina Rocha Molletta, 79 anos, do lar, filha de Pedro da Rocha e Derçulina da Rocha. Deixa viúvo Ângelo Molletta. Sep. ontem.

José Pires Abreu, 68 anos, pedreiro, filho de Antônio Amadeus de Abreu e Madalena Pires de Oliveira. Deixa viúva Izabel Pires Abreu. Sep. em horário a ser designado, no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Leone Chamecki, 88 anos, engenheiro civil, filho de Salomão Chamecki e Amália Chamecki. Viúvo de Etea Becher Chamecki. Sep. às 10h30, no Cemitério Israelita da Santa Cândida, saindo da capela do Cemitério Israelita da Água Verde.

Levi Biscaia Júnior, 25 anos, estudante, filho de Levi Biscaia e Vera Lúcia Bobato Biscaia. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela São Francisco de Assis – Ponta Grossa, PR.

Lindamir Gaspareto Kulyk, 58 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Valdomiro Kulyk e Lúcia Gaspareto Kulyk. Sep. ontem.

Luiz Carlos Fischer, 56 anos, metalúrgico, filho de Alois Fischer e Anália Maria Silva Fischer. Deixa viúva Cremilda Margarete Oliveira Fischer. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua Maria Conceição da Cruz, 11 – Santa Lúcia – Piraquara, PR.

Lunara Inez Eggers, 36 anos, enfermeira, filha de Albano Eggers e Irany Eggers. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santa Tereza – em Venâncio Aires – Rio Grande do Sul, RS.

Maria de Lourdes Müller, 72 anos, empresária, filha de Virgílio Medeiros e Maria da Luz Prestes. Viúva de Luiz Müller. Sep. ontem.

Maria Izabel Guimarães Pereira, 74 anos, do lar, filha de Paulo Ferreira Guimarães e Maria do Espírito Santo. Deixa viúvo Jandir Aires Pereira. Sep. ontem.

Marineuza Santana Ferreira, 68 anos, cozinheira, filha de Antônio Santana e Maria Figueira dos Santos. Deixa viúvo Leonardo Ferreira. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Rua Altamira Machado Fagundes, 189 – São José dos Pinhais, PR.

Mauro de Castro Machado, 74 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Miguel Flauzino Machado e Maria José de Castro. Deixa viúva Idolires Maria Leite Machado. Sep. ontem.

Osvaldo Gelmi, 67 anos, vendedor, filho de José Gelmi e Maria Gelmi. Viúvo de Alice de Alcântara Brandão Gelmi. Sep. ontem.

Paulo César dos Santos, 28 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Miguel Prestes dos Santos e Sueli Margarete Gonçalves. Sep. ontem.

Reni Alexandre Calixto, 73 anos, professora, filha de Sebastião Alexandre e Maria de Lourdes Alexandre. Deixa viúvo Cecílio Calixto. Sep. ontem.

Silvana Ignácio de Castro, 34 anos, do lar, filha de Eurides José de Castro e Luzia Ignácio de Castro. Sep. ontem.

Sirlei Diogo, 45 anos, do lar, filha de Waldemar Diogo e Carlota Diogo. Deixa viúvo Nélson Vaz da Silva. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Campo Largo, saindo da Rua João Maltaca, 340 – Bairro N. S. de Fátima.

Terezinha do Rocio Silva, 53 anos, do lar, filha de Adir Francisco de Andrade e Claudemira Figueira de Andrade. Deixa viúvo Antônio dos Santos Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Vicente Incote, 89 anos, agricultor, filho de Daniel Incote e Catharina Incote. Sep. ontem.

Wagner Carneiro Casagrande, 27 anos, filho de Cleonir João Casagrande e Leda Maria Carneiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da Rua Manoel Martins de Abreu, 45 – Vila Torres.

Wagner Menezes Rocha, 28 anos, pedreiro, filho de Milton de Oliveira Rocha e Eny de Menezes. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]