• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Espedito Rocha

Quando criança, vivendo no interior de Pernambuco, Espedito teve seu primeiro contato com a política em um episódio que deve ter influenciado a futura militância. Viu o pai sair armado em um dia de eleição; estava encarregado de fazer os eleitores da cidade votar na situação. Mais tarde, Espedito diria que foi lá também que iniciou sua relação com a escultura: "Eu trabalhava muito na casa de mandioca, no engenho. Em vez de raspar a mandioca, eu a esculpia." Ele se tornou militante comunista e escultor. Aos 17 anos, entrou no Partido Comunista Brasileiro, em Garanhuns. O motivo da filiação, segundo relato de seu colega de partido, Dyener Fracaro, foi a vontade de participar da resistência à ditadura de Getúlio Vargas. Em 1953, o homem que trabalhou como lavrador, vaqueiro, torneiro mecânico, funileiro, pedreiro, sapateiro, carpinteiro e entalhador, tornou-se líder sindical. Em 1963, candidatou-se a vereador em Curitiba. Em 1964, foi cassado e obrigado a fugir. Viveu na clandestinidade sob os pseudônimos de Tibúrcio Melo e Tadeu Silva. Nessa época, foi encarregado de dirigir o partido em Alagoas, e depois no Mato Grosso. Preso, foi levado para o Doi-Codi (órgão de inteligência e repressão política), em São Paulo, onde sofreu tortura. Adoeceu e passou 120 dias entre a prisão e o hospital. Foi então que, como autodidata, começou a fazer esculturas. Com o restabelecimento da democracia nos anos 80, Espedito voltou a ser Espedito, deixou a clandestinidade e iniciou a reconstrução do partido no Paraná. Em 1986, candidatou-se a deputado federal. No mesmo ano, ganhou uma viagem à antiga URSS como prêmio por seu empenho em vender o jornal do partido. Espedito nunca abandonou a vida partidária: ainda era membro do Comitê Central e Regional. Em primeiro de março de 2009, em entrevista a Gazeta do Povo, disse que "a luta comunista permanece atual, já que as questões referentes ao bem-estar social no mundo não foram resolvidas. A proposta comunista continua." Segundo Dyener, Espedito era um herói dentro do Partido Comunista. Deixa sete filhos, 13 netos e dois bisnetos.

Dia 18, aos 88 anos, de complicações decorrentes de câncer pulmonar

* * * * *

Adans Eli de Godói, 27 anos, pintor, filho de Lindamir Cordeiro de Godói. Sep. ontem.

Alzira Pereira Lourenço, 71 anos, do lar, filha de João Pereira da Silva e Honorata Pereira da Silva. Deixa viúvo Hélio orges Lourenço. Sep. ontem.

Aparecida Sanavio dos Santos, 84 anos, do lar, filha de Vitório Sanavio e Maria Sanavio Salles.Sep. ontem.

Benedito Barbosa da Silva, 52 anos, motorista, filho de Joaquim Barbosa da Silva e Benedita Amaro de Carvalho. Deixa viúva Geni Gouveia da Silva. Sep. ontem.

Cecília Siqueira Delgado, 80 anos, do lar, filha de Horácio Siqueira e Adélia Zonella. Deixa viúvo Manoel Delgado. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Caximba.

Celcina Dino de Jesus, 76 anos, do lar, filha de João Pereira da Silva e Marina dos Santos. Deixa viúvo José Dino. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua Visconde do Serro Frio, 51 – Novo Mundo.

Cláudio Roberto Domaniski, 36 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Iolando Domaniski e Júlia de Lourdes Domaniski. Sep. ontem.

Edinelson de Oliveira Ferraz, 10 anos, estudante, filho de Nélson Alves Ferras e Sineide Aparecida de Oliveira Ferraz. Sep. ontem.

Espedito Oliveira da Rocha, 89 anos, torneiro mecânico, filho de Caetano Oliveira da Rocha e Maria Oliveira. Sep. às 9 h, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade), saindo da capela da Assembleia Legislativa – Centro Cívico.

Fernando Ieger, 55 anos, empresário, filho de José Ieger e Rosa de Oliveira Ieger. Deixa viúva Galileia Lima de Paula. Sep. ontem.

Gabriel Marcondes Guimarães, 8 dias, filho de Fábio Aparecido Guimarães e Camila Garcia Marcondes Guimarães. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Irondina do Prado Silva, 87 anos, do lar, filha de Augusto do Prado e Isaura Teresa de Sousa. Viúva de Manoel da Silva. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua Nova Aurora, 1.832 – Bairro Novo.

Jerzy Wenda, 62 anos, funcionário público estadual, filho de Teofil Wenda e Krystina Wenda. Deixa viúva Ursolina Wenda. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

José Fermino de Assis Brum, 78 anos, contador, filho de Miguel Brum e Maria Izabel de Assis Brum. Deixa viúva Iglea Lourdes Mazzuti. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela da Igreja Evangélica – Bairro Ana Rosa – Colombo, PR.

José Fernando Schutzler, 63 anos, mecânico, filho de Max Schutzler Júnior e Maria de Lourdes Cordeiro. Deixa viúva Leoni Silva Marmaczuk. Sep. às 16h55, no Cemitério São João batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Quadrangular. Rua Leopoldo Beozak – Capão da Imbuia.

Julieta Fernandes Caxile, 86 anos, do lar, filha de Adriano Fernandes da Costa e Joana Fernandes da Costa. Sep. ontem.

Lucas Gonçalves dos Santos, 19 anos, filho de Eliseu dos Santos e Edna Aparecida Gonçalves. Sep. ontem.

Luiz Antônio Silvério dos Santos, 56 anos, pedreiro, filho de Aparecido Silvério dos Santos e Maria de Lourdes Silvério. Deixa viúva Floriza de Jesus Fernandes. Sep. ontem.

Maria Augusta da Fonseca, 63 anos, do lar, filha de Eurides Saturino da Fonseca e Floripa Paz da Fonseca. Sep. ontem.

Maria da Luz Chaves, 83 anos, do lar, filha de Maximiano José Chaves e Mariana Pedroso da Silva. Sep. às 9 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Marileda Pereira dos Santos, 68 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de José Pereira dos Santos e Rita Antônia de Souza. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Marilene de Lavigne Samways, 71 anos, do lar, filha de Mário de Lavigne e Maria de Lavigne. Viúva de Edson Samways. Sep. ontem.

Michelina Kruk, 79 anos, do lar, filha de Wadleslau Oninscky e Tecla Oninscky. Deixa viúvo Miguel Kruk. Sep. ontem.

Miguel Domingos Taborda, 68 anos, militar, filho de Domingos Alves dos Santos e Marcília Taborda dos Santos. Deixa viúva Ester Santana Taborda. Sep. ontem.

Nelcy Pereira Stonoga, 53 anos, esteticista, filha de Amaro Pereira da Silva Filho e Doraci Carvalho da Silva. Sep. ontem.

Nestor Gomes de Andrade, 84 anos, funcionário público estadual, filho de Avelino Gomes de Andrade e Januária dos Anjos Andrade. Sep. ontem.

Nicoly Yasmin Antunes Terres, 3 anos, filha de Ovídio Ferreira Terres Júnior e Marluce Pereira Antunes. Sep. ontem em São Mateus do Sul, PR.

Odiney Maurício de Souza Júnior, 17 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Odiney Maurício de Souza e Cristina Aparecida Soares de Oliveira. Sep. às 13 h, no municipal de Campo Largo, saindo da capela do mesmo.

Orácio Pedroso de Moraes, 85 anos, servente, filho de Severino Pedroso Morais e Vergínia Maria de Morais. Sep. ontem.

Roberman Luiz Cirilo Rangel, 28 anos, mecânico, filho de Luiz Edmir Rangel e Rita Cirilo Rangel. Sep. ontem.

Roberto Blasi, 89 anos, mecânico, filho de Alfredo Blasi e Adelina Coque Blasi. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Roberto Paszczuk, 62 anos, soldador, filho de João Paszczuk e Eugênia Paszczuk. Deixa viúva Mary Lúcia Paszczuk. Sep. ontem.

Rogério da Silva Oliveira, 21 anos, pedreiro, filho de Raquel Francisco da Silva Oliveira. Sep. ontem.

Rosa Sato Faria, 78 anos, do lar, filha de Uchidi Sato e Chimo Sato. Deixa viúvo Orlando Faria. Sep. ontem.

Ryan Carvalho Franco da Silva, 1 dia, filho de Eduardo Franco da Silva e Julian Cristiann Pimentel Carvalho. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.

Santina Maria da Luz, 68 anos, do lar, filha de Antônio Custódio de França e Silvéria Dias do Nascimento. Deixa viúvo Júlio José da Luz. Sep. ontem.

Theresie Berta Zelinski, 84 anos, do lar, filha de Ignácio Mocha e Berta Mocha. Viúva de Waldemir Zelinski. Sep. às 9h30, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Wasylina Rubinec, 90 anos, do lar, filha de Maxim Guziuk e Maria Guziuk. Sep. às 10 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Yoshiko Sato, 68 anos, esteticista, filha de Takayoshi Sato e Sono Sato. Sep. ontem.

Maria Josefina Franco Ferreira da Costa, 91 anos, professora, filha de Lysímaco Ferreira da Costa e Esther Franco Ferreira da Costa. O corpo está sendo velado no Cemitério Municipal, na capela 1, onde será sepultado hoje, às 16 horas.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]