• Carregando...
 |
| Foto:

Padre Raimundo Kröth

Sempre forte mesmo diante das mais complicadas provações, o padre Raimundo dizia que para vencer as dificuldades, bastavam ânimo e a força de Deus. Catarinense formado em Filosofia, Teologia e Pedagogia, e pós-graduado em Pedagogia Inaciana, foi por duas vezes diretor do Colégio Medianeira, em Curitiba. Ao aposentar-se, achava que havia chegado a hora de descansar, mas acabou sendo enviado para Fortaleza, onde o Colégio Santo Inácio, também da rede jesuíta, passava por dificuldades. Ao amigo Edilberto Feitosa, padre responsável pela casa onde morava, no Ceará, dizia que não se sentia abatido com o árduo trabalho. "Sinto-me disposto a fazer o que tiver que ser feito. Tudo isso para mim é experiência nova, mas procuro não colocar resistências inúteis e, com a força que vem de Deus, preparar-me para o que vem pela frente", disse Raimundo certa vez. Estava bastante empenhado nas comemorações de 50 anos do colégio, mas teve de deixar o cargo por problemas de saúde que surgiram ao final do ano passado. Para receber tratamento, mudou-se para a Casa de Saúde dos Jesuítas, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.Nos colegas do colégio Medianeira deixou a imagem de um homem exigente, discreto, espirituoso, bem-humorado e visionário. Já em Fortaleza, além de tudo isso, os amigos ressaltam que Raimundo foi exemplo de boa vontade. Diferente de outras pessoas vindas de outros estados, nunca reclamava do calor e até dispensou a instalação de ar-condicionado em seus aposentos. Sempre disposto, percorria as ruas de Fortaleza à procura das comidas da região e das expressões culturais locais. Padre Edilberto conta que o amigo conheceu o Nordeste melhor do que muitos que há muito tempo vivem lá. Padre Raimundo, que depois de ter saído de Curitiba morou nos Estados Unidos e na África, contava que o Nordeste o havia mudado para melhor. Filho de pais alemães e criado no Sul, dizia que o povo acolhedor do Nordeste, que não tem receio de expressar seus sentimentos, ensinou-o a ser mais aberto, mais solto. Raimundo não tinha problemas com as novidades que encontrava pelos lugares onde esteve. Costumava dizer que a diferença não é motivo de medo, pois sempre soma.

Dia 3, aos 68 anos, de câncer.

* * *

Adi Amatuzzi Martins, 86 anos, do lar, filha de Antônio Amatuzzi e Virgínia de Souza Amatuzzi. Viúva de Luís Martins. Sep. ontem.

Albertina Nichelatti, 49 anos, doméstica, filha de Fiore Nichelatti e Mafalda Nichelatti. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela Funerária Bom Jesus, em Guaratuba, PR.

Ambrósio Puchalski, 76 anos, servente, filho de Antônio Puchalski e Maria Puchalski. Deixa viúva Iolanda Rodrigues Puchalski. Sep. ontem.

Amintas de Alencar Cunha Borges, 66 anos, advogado, filho de Francisco Borges e Leonarda Cunha Borges. Sep. ontem.

Antônia das Graças Julião Jacinto, 61 anos, do lar, filha de Dorival Julião e Maria Belo dos Santos. Deixa viúvo Albertino Jacinto Filho. Sep. ontem.

Antônio Gonçalves, 81 anos, agricultor, filho de Adelino Gonçalves e Carmela Favoni. Deixa viúva Amabile Pelosi Gonçalves. Sep. ontem.

Antônio Pereira de Carvalho, 92 anos, securitário, filho de Manoel Narciso de Carvalho e Ernestina Pereira de Carvalho. Deixa viúva Narcy Alves de Carvalho. Sep. ontem.

Dirce Cavichiolo, 66 anos, diarista, filha de Ângelo Cavichiolo e Santina Cavichiolo. Sep. ontem.

Elvira Gorisch Lechiw, 79 anos, do lar, filha de Guilherme Gorisch e Cantidia Borba. Deixa viúvo Augusto Pie Júnior. Sep. ontem.

Fabrício Cardoso da Cruz, 19 anos, filho de Célia Mara Cardoso da Cruz. Sep. ontem em Colombo, PR.

Felipe Sautchuk Santos, 19 anos, metalúrgico, filho de Dionísio de Souza Santos e Audrey Célia Sautchuk. Sep. ontem em Piraquara, PR.

Ilda Galhardo de Siqueira, 60 anos, cozinheira, filha de Sinésio Rocha Galhardo e Rosária Garcia Galhardo. Deixa viúvo Cândido Martins de Siqueira. Sep. ontem em Maringá, PR.

Ilo Quillante, 70 anos, filho de Rimbaldo Quillante e Marta Chirvinski. Deixa viúva Nilda Trindade Quillante. Sep. ontem.

Itanil Luís Schalsina, 57 anos, supervisor, filho de João Luís Schalsina e Maria José Américo Schalsina. Sep. ontem.

Joanice da Rosa Silveira, 60 anos, do lar, filha de José Laurentino da Rosa e Selestrina Laurentino da Rosa. Deixa viúvo Francisco de Oliveira. Sep. ontem.

João Epifânio de Souza, 69 anos, militar, filho de Tibúrcio Epifânio de Souza e Sinfrônia Ribeiro Guimarães. Deixa viúva Sônia Lemos Pedrosa de Souza. Sep. ontem.

Joaquim Pinheiro, 46 anos, servente, filho de Artur Alves Pinheiro e Dejanira Alves Pinheiro. Deixa viúva Anísia Vieira da Silva Pinheiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Roque, em Piraquara, saindo da Rua Mariano Oliveira da Silva 21, Jardim Holandês, em Piraquara, PR.

Jociel dos Santos Pavão, 26 anos, pintor, filho de João Pavão e Cleonice dos Santos Pavão. Sep. ontem.

Joel Vicente Machado, 31 anos, metalúrgico, filho de Emílio Vicente Machado e Maria dos Anjos Machado. Sep. ontem em Colombo, PR.

Josefa Militão Vieira, 73 anos, do lar, filha de Manoel Cândido da Silva e Maria Menezes de Jesus. Deixa viúvo Manoel Vieira Filho. Sep. ontem.

Maicon Ladislau de Rossi, 23 anos, garçom, filho de Célio Robles de Rossi e Nael de Jesus Ladislau. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Maria de Lourdes Ciesielski, 81 anos, do lar, filha de José Coradim Sobrinho e Thereza Colere Coradim. Deixa viúvo Romário Ciesielski. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

Maria José de Lima Rodrigues, 64 anos, lavradora, filha de Antônio Soares de Lima e Maria do Carmo Lima. Deixa viúvo José Antônio Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da capela da Igreja Redenção da Palavra de Cristo, no Boqueirão.

Mateus dos Santos Teixeira, 38 anos, carpinteiro, filho de José Maria Teixeira e Conceição dos Santos Teixeira. Deixa viúva Joana Vidal Teixeira. Sep. às 17 h, no Cemitério Caminho do Céu, em São José dos Pinhais, saindo da Rua Manoel Ordones 618, Pantanal, em São José dos Pinhais, PR.

Olivina de Assis, 74 anos, zeladora, filha de Joaquim de Assis Sobrinho e Maria Madalena dos Santos. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Otacílio Roberto Machado, 57 anos, encanador, filho de Francisco Roberto Machado e Catarina Maciel de Oliveira. Deixa viúva Vilma da Rosa Machado. Sep. às 9h30, em local a ser designado, saindo da Rua São Lucas 07, no Santa Ângela, em Campo Largo, PR.

Pedro Chapanski, 87 anos, metalúrgico, filho de Leonardo Chapanski e Apolônia Chapanski. Deixa viúva Maria Kaminski Chapanski. Sep. ontem.

Raimundo Francisco dos Santos, 59 anos, pintor, filho de José Francisco dos Santos e Maria Prizilina de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da capela do mesmo.

Regina dos Santos, 68 anos, doméstica, filha de Alexandre Francisco dos Santos e Benedita Maria da Conceição. Sep. ontem.

Regina Seia Rodrigues dos Santos, 62 anos, do lar, filha de Dalvino Rodrigues do Santos e Ilda Pereira de Miranda. Sep. em horário e local a serem designados, saindo da capela São Francisco, em Ponta Grossa, PR.

Ronaldo dos Santos Oliveira, 73 anos, laboratorista, filho de Pedro dos Santos Oliveira e Liuzia Maria Angélica. Deixa viúva Odália Martins Costa. Sep. ontem.

Tânia Regina Lazarotto, 45 anos, doméstica, filha de Ivanir Aníbal Lazzarotto e Idiahir de Eufrásio Lazarotto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal do Boqueirão.

Theodoro dos Santos Lima, 84 anos, funcionário público estadual, filho de Justiniano de Lima e Andrelina dos Santos Lima. Deixa viúva Maria Lúcia Rodrigues Neto. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida Pq Cemitério São José dos Pinhais, PR, saindo da capela Memorial da Vida

Thomaz Barth, 72 anos, pintor, filho de Luiz Barth e Clara Barth. Deixa viúva Antônia. Sep. ontem.

Vítor Murilo Pereira da Costa Pinto, 21 anos, barman, filho de Renato Luiz Pinto e Evani Pereira da Costa Pinto. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]