• Carregando...
 |
| Foto:

Sebastião Gomes Rodrigues

Nascido em Ribeirão Branco (SP), mudou-se muito jovem para Ponta Grossa. Lá, conheceu Adair, no Clube Renas­­cença. Ela, muito menina; ele, um jovem galante, fazendo uma das coisas de que mais gostava: dançar. Há quase 60 anos, Sebastião foi morar em Foz do Iguaçu em busca de oportunidades. Foz era muita pequena, mas ele constituiu família e nunca mais quis sair de lá -- acabaria passando os últimos cinco meses de vida em Ponta Grossa, acompanhado de Adair, para tratar-se de um câncer. Até seus últimos dias, abria diariamente o escritório de contabilidade na Rua Jorge Sanways, onde lia o jornal e colocava-se a par de tudo o que estava ocorrendo, muitas vezes ouvindo os velhos discos de tangos e boleros que amava. Sempre falava da Foz de Iguaçu dos anos 50, 60 e 70, da correria no escritório de contabilidade, que era um dos primeiros e mais movimentados da cidade. Com o trabalho, fez amigos e clientes fiéis, que continuaram procurando por ele, porque não confiavam em outra pessoa para fazer declarações do imposto de renda. O genro, Noeval, diz que Sebastião não sabia cobrar e por isso nunca ganhou muito dinheiro. Algumas pessoas lhe davam presentes como forma de agradecer. Noeval se lembra do sogro ainda jovem: "Tinha intensa vida profissional e social. Tinha um pequeno barco, com o qual saía para pescar grandes peixes, como aqueles da Festa do Dourado, exibidos com orgulho nas fotos. Participava também de reuniões no Rotary e na Maçonaria." Aos domingos, saía para tomar um aperitivo e conversar com amigos antes do almoço e, quando voltava, trazia uma flor ou outro agrado para Adair. Em datas especiais, lá vinha com um grande buquê; em outras ocasiões, pegava furtivamente uma flor em quintais alheios, mas nunca chegava de mãos vazias, para homenagear a sua rainha. Seus netos aprenderam com ele o gosto pelo xadrez, a torcer pelo São Paulo e guardam lembranças boas, como aquela do avô Bastião querendo aprender a andar de patins, em Guaratuba, e ralando a perna em um tombo. Sebastião adorava as viagens em família, para Gramado (RS) ou Guaratuba e Camboriú (SC), onde fazia caminhadas, descobrindo novidades em cada esquina, as novas lojas, os novos prédios, os amigos de Foz que acabava encontrando. "E depois nos relatava tudo isso, durante o almoço, que sempre era uma cerimônia, um ritual, sem pressa, mastigando devagarzinho e contando as suas últimas descobertas," diz o genro. Era preciso estar sem pressa para ouvir suas histórias, recheadas de detalhes e de minúcias, que ele recordava com sua fala mansa. Dizia que "não precisava pressa, porque havia tempo para tudo". Deixa viúva, três filhos, sete netos e um bisneto.

Dia 29 de outubro, de parada cardíaca após tratamento de câncer de esôfago, aos 74 anos.

* * * * *

Acácio Lemes da Silva, 73 anos, militar, filho de Pedro Lemes da Silva e Divina Pinto da Silva. Deixa viúva Margarida Malenski de Meira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, em Pontal do Paraná, PR.

Adelaide Polak, 85 anos, agricultor, filho de Estanislau Polak e Bridilla Pampuch. Sep. ontem.

Adinal Rocha da Cruz, 29 anos, mecânico, filho de Durval da Cruz e Creusa da Rocha Cruz. Deixa viúva Alessandra Sales Ramos. Sep. ontem em Eldorado, SP.

Antônio Carlos Azevedo, 62 anos, empresário, filho de Antônio Azevedo e Cassilda Vargas Azevedo. Deixa viúva Maria da Graça Lopes Azevedo. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Fazenda em Itajaí, SC.

Áureo Gonçalves, 32 anos, lavrador, filho de Maria Gonçalves. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Dr. Ulisses Guimarães, 230 – Jardim Itaú – Itaperuçu, PR.

Azis Elias, 74 anos, comerciante, filho de Isaac Elias e Nahdi Elias. Deixa viúva Henriqueta Ortolani Elais. Sep. ontem.

Clementina Elisabel de Melo Borssatto, 71 anos, do lar, filha de Odilon Vieira de Melo e Aparecida Miranda. Viúva de Lázaro Borssatto. Sep. ontem.

Douglas Seixas Muniz, 32 anos, telemarketing, filho de Lázaro Muniz e Dalva Seixas Muniz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Prever – Maringá, PR.

Edson Noel do Nascimento, 42 anos, pedreiro, filho de João Noel do Nascimento e Maria Leide do Nascimento. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da Rua Paulo Milani, 6 – Vila Liberdade – Colombo, PR.

Eiko Maie, 83 anos, do lar, filha de Toshio Urano e Kazuko Urano. Viúva de Aquira Mate. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Elídio Pereira dos Santos, 67 anos, porteiro, filho de Sebastião Pereira dos Santos e Benedita Paes de Queiros. Deixa viúva Marli Rodrigues dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores – CIC.

Estephana Moskalewski, 78 anos, do lar, filha de Hilário Kozoska e Anna Kozoska. Viúva de Júlio Moskalewski. Sep. ontem.

Etervina Rauem Geziski, 90 anos, do lar, filha de Elíbio Rauem e Cecília Martins Haas. Viúva de Ladislau Geziski. Sep. ontem.

Francisca Pereira da Cruz, 74 anos, do lar, filha de Francisco Pereira da Cruz e Anna Pereira Leal. Deixa viúvo José Cordeiro da Cruz. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Gelson Alves, 66 anos, pedreiro, filho de Geraldo Alves e Benedita Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela do Jardim Graziela – Almirante Tamandaré, PR.

Gustavo Augusto Bresser Neto, 64 anos, comerciante, filho de Gelmirez Bresser e Tereza Savóia Bresser. Deixa viúva Ana Maria Alarcon Bresser. Sep. ontem.

Heber Antônio da Silva, 74 anos, administrador, filho de Adão Antônio da Silva e Maria Rocha da Silva. Deixa viúva Maria Bonacin Silva. Sep. ontem.

Isolina Pazelli Costa, 77 anos, do lar, filha de Augusto Pazelli e Venusta Rondel. Deixa viúvo José Emiliano Costa. Sep. ontem.

John Lennon Ribas Ferreira, 20 anos, pintor, filho de Wanderlei Moura Ferreira e Irany Silveria Ribas. Sep. ontem.

José Antônio Celso Cúrcio, 68 anos, contador, filho de Natal Oscar Cúrcio e Miquelina Lessi Cúrcio. Deixa viúva Eloína Arruda Cúrcio. Sep. às 17 h, no Cemitério São João Batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

José Joel dos Santos Filho, 21 anos, filho de José Joel dos Santos e Francines Silva Nascimento. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Mauá, SP.

José Ubirajara Kersting, 73 anos, militar, filho de Manoel Luiz Kersting Filho e Iracema Lour Kersting. Sep. ontem.

Kátia Regina de Bomfim, 39 anos, do lar, filha de Joaquim de Bomfim e Júlia de Bomfim. Sep. ontem.

Lázara Guides Silva, 81 anos, do lar, filha de Mário de Mello Guides e Dulcídia Rodrigues Guides. Sep. ontem.

Leoni Bloch Costa, 80 anos, costureira, filha de Carlos Grifasis e Diva Grisafis. Deixa viúvo Waldomiro Costa. Sep. às 16 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Marizete Vieira Macioszki, 71 anos, professora, filha de Fermiano Raimundo Vieira e Olga Melo Vieira. Deixa viúvo Octávio Macioszki. Sep. ontem.

Marlete Wolff de Espíndola, 58 anos, do lar, filha de Lourival Wolff e Maria da G. Maciel Wolff. Deixa viúvo João Manoel de Espíndola Filho. Sep. ontem.

Marta Ferreira, 65 anos, do lar, filha de Basílio Andreiov e Francisca Ferreira. Deixa viúvo Macedo Ferreira. Sep. às 9, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

Naiara Bárbara Kulek, 3 anos, filha de Miguel Kulek e Sofia Brecailo Kulek. Sep. ontem.

Neuza da Silva Santos, 43 anos, do lar, filha de Vilande Ribeiro dos Santos e Alice da Silva Santos. Sep. ontem.

Nomea Souza Ferreira, 57 anos, doméstica, filha de Francisco Rafael Antônio de Souza e Ana Rafael Antônio de Souza. Deixa viúvo Geraldo Mariano Ferreira. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua São Lourenço, 9 – Monte Santo – Almirante Tamandaré, PR.

Odaiza Camargo Gravina, 77 anos, do lar, filha de Julieta Piamontez Camargo e Aroldo Luís Gravina. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Diamante.

Olinda Westphal Macedo, 88 anos, do lar, filha de Alfredo Westphal e Matilde Franz Westphal. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Omides Bobato, 91 anos, filha de Victório Manoel Bobato e Ursulina Bobato. Sep. ontem.

Pablo Henrique de Lima Moreira, 21 anos, montador, filho de Paulo Moreira e Vilma Ribeiro de Lima. Sep. ontem.

Roberto Monteiro de Oliveira, 84 anos, militar, filho de Dagoberto Monteiro de Oliveira e Maria Ferreira de Oliveira. Sep. às 15 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 4 do mesmo.

Roseli dos Santos Ramos, 46 anos, doméstica, filha de João Apolinário Ramos e Judith dos Santos Ramos. Sep. ontem.

Teresa Fernandes Piovezan, 77 anos, do lar, filha de Rosa Maria Felipe e Levito Piovezan. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da Rua Deputado João Leopoldo Jacomel – São José dos Pinhais, PR.

Vanda Mance Berg, 64 anos, do lar, filha de Carlos Mance e Regina Dezevietski Mance. Deixa viúvo Jaime Berg. Sep. ontem.

Vicente Frederico Angulski, 52 anos, almoxarife, filho de Noldovir Angulski e Maria da Luz Angulski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Walnir de Quadros, 71 anos, pedreiro, filho de Guilherme de Quadros Sobrinho e Ruth Conon de Quadros. Deixa viúva Vani Hey de Quadros. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]