José Cação Ribeiro Júnior
O professor Cação, como era conhecido, expressou sua paixão pelo futebol jogando e escrevendo. Filho de imigrantes portugueses, ele nasceu em 1926 em Monte Alto (SP) e passou sua infância em Santos, no litoral paulista, onde aprendeu a admirar o time do rei Pelé. Além de ajudar o pai na padaria da família, jogava bola. Aos 12 anos, era atleta da Portuguesa, na categoria infantil. Aos 13, veio para o Paraná com a família. Ainda adolescente, na década de 40, jogou em vários clubes de Ponta Grossa, como volante. Dessa época, colecionou histórias interessantes. Certa vez, substituiu o irmão gêmeo, Maximiano, numa partida pelo Operário Ferroviário. O árbitro da partida nem percebeu a troca, tamanha era a semelhança dos irmãos. Nos anos 50, foi campeão paranaense pelo Clube Atlético Monte Alegre, de Telêmaco Borba. Nesta cidade, conheceu a esposa, Nadir. De volta a Ponta Grossa, já com a família formada, passou a trabalhar como comerciário. Mas não deixou o futebol de lado. Passou a fazer caricaturas esportivas para jornais. Na década de 80, assumiu uma coluna esportiva num jornal local. Em 2004, lançou o primeiro livro sobre a história do futebol ponta-grossense. Depois, vieram mais duas obras. Tem mais três livros escritos, mas que ainda não tinham sido publicados. Os amigos o tinham como um "historiador" do futebol. Em sua casa, no bairro de Uvaranas, recebia os conhecidos para mostrar seu acervo de fotos antigas de partidas de futebol. Na família, era considerado um pai dedicado. Quando a esposa adoecia, era ele quem ficava responsável pelos cuidados com o lar e com as filhas. Com a saúde já debilitada, no começo deste ano, escreveu uma carta de recomendações às filhas para quando ele se fosse. "Ele era devoto de São Francisco e pediu para seguirmos os seus ensinamentos", lembra a filha Maria José. Deixou duas filhas, cinco netos e dois bisnetos.
Dia 4 de outubro, aos 84 anos, de infarto.
* * * * *
Sophia Hertkowski, 100 anos, agricultora, filha de Estevam Hetkowski e Josefa Hetkowski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz Boqueirão.
Adílson Pereira, 38 anos, filho de Cornélio Pereira e Maria Pereira. Sep. ontem.
Antônio Valdecir de Moraes, 26 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Abílio de Moraes e Genoveva Ferreira de Lima Moraes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Estrada de Onças, s/n área rural Araucária, PR.
Aparecido Martins da Silva, 80 anos, comerciante, filho de Manoel Martins da Silva e Olímpia Nunes. Viúvo de Rosa Cristina Gomes. Sep. ontem.
Bruno Félix, 26 anos, autônomo, filho de Claudemir Félix e Tânia Mara Gaspar Félix. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério de Ribeirão Pires, SP.
Daniel Portes, 40 anos, auxiliar de produção, filho de Olívia Portes. Sep. ontem.
Delza Benício de Oliveira, 77 anos, do lar, filha de Enésio Benício e Anorinda Pereira do Vale. Deixa viúvo Francisco Soares de Oliveira. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Dircélia Mendes dos Santos, 60 anos, do lar, filha de Manoel Madaleno dos Santos e Sílvia Mendes dos Santos. Viúva de Paulo dos Santos. Sep. ontem.
Edílson Moisés de Oliveira, 46 anos, vendedor, filho de Edilton Rodrigues de Oliveira e Maria Vany da Silva Oliveira. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Eduvirge Guerero da Costa, 66 anos, zeladora, filha de Izidro Guerero e Modesta Gandolfi. Deixa viúvo Antônio Octávio da Costa. Sep. às 17 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.
Elisa Maria França Franco, 53 anos, do lar, filha de Evaristo Martins Franco e Vitalina Maria França Franco. Sep. ontem.
Elza Leandro Cavassim, 84 anos, do lar, filha de Félix Leandro de Siqueira e Ana Leandro Kreling. Sep. ontem.
Euclides Souza Pinto, 73 anos, impressor, filho de Pedro Pinto e Maria Miguelina de Souza. Viúvo de Rosa Pinto. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Luz.
Evaldo Gonçalves, 74 anos, empresário, filho de Faustino Gonçalves e Alba de J. Gonçalves. Deixa viúva Ada Bouvier Gonçalves. Sep. ontem.
Fabrício Sbrissa, 31 anos, militar, filho de José Sbrissa e Lídia Maria Sbrissa. Deixa viúva Vanessa Danielle Rocha Sbrissa. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano saindo da capela Vaticano Esmeralda.
Fany Mansur Paul, 98 anos, do lar, filha de Simão Mansur e Hesen Jorge Mansur. Sep. ontem.
Gabrielly de Andrade Fagundes, 9 anos, estudante, filha de Paulo Maurício de Oliveira Fagundes e Juliana Bueno de Andrade. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da Rua Jorge Gelinski, 574 Bairro Guarituba Piraquara, PR.
Herberto Guilherme Suckow, 80 anos, técnico em eletrônica, filho de Arthur Otto Suckow e Adelaide Suckow. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Luterano/Protestante, saindo da capela do mesmo.
Hilda Ângela Pignatari, 86 anos, do lar, filha de Antônio Pignatari e Lúcia Bina Pignatari. Viúva de Lauro do Nascimento. Sep. às 15h30, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Ignez Dorigo, 89 anos, do lar, filha de Ângelo Catapan e Luiza Catapan. Sep. ontem.
Isaac Zugmann, 83 anos, filho de Henrique Zugmann e Ana Zugmann. Sep. às 10h30, no Cemitério Israelita Santa Cândida, saindo da capela do Cemitério Israelita Água Verde.
Jaíra de Fátima da Cruz, 53 anos, funcionária pública municipal, filha de Pedro Fonseca dos Santos e Querubina Simões dos Santos. Deixa viúvo José Pedrozo da Cruz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Mangueirinha, PR.
João Melhoretto, 78 anos, filho de Pedro Melhoretto e Elvira Melhoretto. Sep. ontem.
Joaquim Siqueira Santana, 69 anos, segurança, filho de José Joaquim Santana e Auta Petronila de Siqueira. Deixa viúva Luzia Benedita Braga Santana. Sep. ontem.
Josefa Ferreira de Freitas, 53 anos, do lar, filha de Vicente Ferreira de Freitas e Luiza Ferreira de Freitas. Sep. ontem.
Júlia Machado Rodrigues de Moraes, 5 dias, filha de Júlio Cezar Rodrigues de Moraes e Patrícia Machado de Moraes. Sep. ontem.
Júlia Vitória de Araújo, 28 dias, filha de Juarez de Araújo e Joice dos Santos. Sep. ontem.
Leonice Cardoso de Oliveira, 69 anos, do lar, filha de Pedro Cardoso e Maria Cardoso. Viúva de Agenor Francisco de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.
Luiz Barbosa, 45 anos, lavrador, filho de João Vicente Barbosa e Estela Barbosa. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.
Luiz Gouvêa Galleazzo, 80 anos, funcionário público estadual, filho de Vitalino Galleazzo e Isaura Gouvêa Galleazzo. Sep. ontem.
Marcionil Antônio Fernandes, 70 anos, pedreiro, filho de Manoel Antônio Fernandes e Tomazia Francisca Goulart. Sep. ontem.
Margarida Bacil, 85 anos, advogada, filha de Alexandre Bacil e Clara Bacil. Sep. às 12 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.
Maria das Graças Pereira da Silva, 67 anos, do lar, filha de José Ferreira Lima e Francisca Xavier de Lima. Deixa viúvo Joel Bispo da Silva. Sep. ontem.
Maria Virgínia Serpa Rodrigues, 66 anos, professora, filha de José Serpa e Ana Maria de Almeida Serpa. Deixa viúvo Gregório Balduíno Rodrigues Neto. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano saindo da capela Vaticano Esmeralda.
Miguel Zavadiski, 55 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Waldomiro Zavadisk e Helena Povidaiko. Sep. ontem.
Nélson Barcelos, 76 anos, frentista, filho de Francisco Barcelos e Zaira Barboza Barcelos. Sep. ontem.
Regina Célia Morais Bueno, 54 anos, do lar, filha de Edmundo Nery de Morais e Marina Morais. Deixa viúvo Ary Bueno. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo Portão.
Ricardo de Assis Pereira, 30 anos, auxiliar de produção, filho de Francisco de Assis Pereira e Elza Rodrigues Pereira. Sep. ontem.
Rodrigo Ringo Dias Ornellas, 25 anos, metalúrgico, filho de Vater Ornellas e Maria Terezinha de Jesus Dias. Deixa viúva Vanessa Regina Saldanha Ornellas. Sep. ontem.
Rogério MarlonDias, 23 anos, auxiliar de expedição, filho de Euclides Manoel Dias e Nilda Aparecida de Lima. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Metropolitano Fazenda Rio Grande, PR.
Samuel Oséas Almeida de Siqueira, 21 anos, autônomo, filho de Beonor José de Siqueira e Terezinha Almeida de Siqueira. Sep. às 10h30, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Jurandir Mendes Lima, 41 Osternack.
Sebastião Vieira da Silva, 83 anos, vigilante, filho de Pedro Vieira da Silva e Francisca Lopes. Sep. ontem.
Sueli Tomio Pezzoto, 56 anos, do lar, filha de José Gonçalves e Dalcema Helena Tómio. Deixa viúvo Santo Pezzoto Neto. Sep. às 10 h, no memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação da Vila Militar AVM.
Valdenir de Souza, 44 anos, auxiliar, filho de Valdevino de Souza e Maísa Ferreira de Souza. Sep. ontem.
Vanir Ferreira dos Santos, 65 anos, vigilante, filho de André Vicente dos Santos e Januária Ferreira da Rocha. Deixa viúva Teresa Ribeiro Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério São João Batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Batista Afonso Pena São José dos Pinhais, PR.
Vicente de Paula, 73 anos, pedreiro, filho de Pedro José Antônio e Maria Conceição. Deixa viúva Luzia da Silva Paula. Sep. ontem.
Willian de Jesus Souza, 17 anos, filho de José Carlos dos Santos Souza e Rosenira Mendonça de Jesus. Sep. ontem.
Zilda Laurindo, 73 anos, costureira, filha de André Manoel Laurindo e Lucinda Rodrigues Laurindo. Sep. às 17 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.
Zuleide Miranda de Souza, 54 anos, do lar, filha de Jorge Miranda de Souza e Maria de Jesus de Souza. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br
FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue