• Carregando...
 |
| Foto:

Cecília Milek Gebur

Quem passa em frente da casa revestida de pedra, na Rua Jerônimo Durski, no bairro Bigorrilho, na capital, pode até imaginar que o local guarda muitas memórias. A casa foi construída para ser o lar de Cecília e Pedro, e por 73 anos foi o porto seguro da família Gebur. Na frente do imóvel, o velho poço divide espaço com as roseiras multicoloridas, cuidadas durante todas essas décadas pelas mãos de Cecília. Muitas vezes, era nesse local que a família tinha longas conversas, lembra a filha Priscila. Quando Cecília casou-se e mudou-se do Bacacheri para o Bigorrilho, a rua era conhecida por Velha Estrada da Campina do Siqueira, sem asfalto e com pouca infraestrutura. Ainda jovem, Cecília demonstrava espírito solidário. Por causa de uma pneumonia que o marido contraiu em 1947, aprendeu a aplicar injeções. Em uma época sem farmácias, resolveu ajudar os vizinhos quando precisassem. Além dessa disponibilidade a qualquer hora, Cecília era bem conhecida no bairro porque ajudou durante anos o marido na alfaiataria, que ele mantinha na casa onde moravam, ajudando-o nas costuras. As tarefas eram deixadas de lado quando recebia visita. Fosse à hora do chimarrão, por volta das 15 horas, quando o casal e os vizinhos se sentavam em torno da chaleira, fosse para os lanches organizados com capricho. Ninguém saía da casa sem comer alguma coisa, avisava ela. Mesmo sendo uma casa grande, era na cozinha, ao redor do fogão que os amigos e familiares se abancavam para apreciar as guloseimas que Tia Cília – como os sobrinhos a chamavam – preparava. Em 1991, perdeu um filho, que tinha então 42 anos. Em 1995, ficou viúva. Mas quem conviveu com ela diz que Cecília não perdeu a meiguice e docilidade demonstrada na palavra amiga, no abraço apertado e no sorriso afetuoso. No dia 11, completaria 90 anos. A festa do aniversário já estava organizada em um restaurante da cidade, com direito a bolo. Deixa uma filha e três netos.Dia 4, aos 89 anos, de enfarte.

* * * * * * * * * * * * * * * *

Amadeu Tozim, 67 anos, pedreiro, filho de Gino Romani Tozim e Otília Tozim. Viúvo de Maria Divair Tozim. Sep. ontem.

Ana Wohl, 76 anos, do lar, filha de Rodolfo Wohl e Hedwiges Wohl. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Anny Gabriella Penha Batista, 10 meses, filha de Maximino Proença Batista e Natacha Oliveira da Silva Penha. Sep. ontem.

Antônio Braga de Souza, 61 anos, filho de Abílio da Silva Souza e Elza Braga da Silva. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Antônio de Paula Lima, 61 anos, motorista, filho de José Pereira Lima e Maria Cecília de Lima. Deixa viúva Geny Teixeira de Paula Lima. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Branca Maia, 80 anos, professora, filha de Universino de Medeiros Branco e Venina Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Carlos Wanderlei dos Santos, 51 anos, padeiro, filho de Grinaldo dos Santos e Ayme Maria dos Santos. Sep. ontem.

Dalto Macionk, 72 anos, mestre, filho de Boleslau Macionk e Pedrina Sandri Macionk. Deixa viúva Otília Lechinakoski Macionk. Sep. ontem.

Eliseu Borba de Oliveira, 65 anos, torneiro mecânico, filho de Francisco Damásio de Oliveira e Natalina Borba de Oliveira. Sep. às 9 h, em local a ser designado, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal do Água Verde.

Erik Matheus da Silva Roberto, 4 anos, filho de Nílson José Roberto e Natalina Lima da Silva. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Euclides Valinho da Silva, 53 anos, lavrador, filho de Laudelino Ferreira da Silva e Laura Valinho da Silva. Deixa viúva Luzia Ferreira Miranda da Silva. Sep. ontem.

Éverton Claudir Alano, 53 anos, funcionário público municipal, filho de Valdir Manoel Alano e Cristina Leduc Alano. Deixa viúva Tereza Izabel Azevedo Alano. Sep. ontem em Fazenda Rio Grande, PR.

Gabriel Henrique Gomes, 11 anos, filho de Carlinho Aparecido Costa Gomes e Vanderléia Terezinha Moraes. Sep. ontem.

Geny Dias Krelling, 93 anos, do lar, filha de Joaquim Antônio Dias e Maria Lombardi Dias. Viúva de Albino Krelling. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 3 do mesmo.

Greuza Eliza Brisolin Dal Molin, 53 anos, professora, filha de Fernando Brisolin e Lídia Brisolin. Deixa viúvo Dirceu Sérgio Dal Molin. Sep. ontem.

Hélio Antônio do Carmo, 62 anos, filho de João Antônio do Carmo e Francisca Ribeiro de Jesus. Sep. ontem em Colombo, PR.

João Batista Pinheiro, 47 anos, pedreiro, filho de Antônio Pinheiro e Maria Orandina Alves da Silva. Sep. ontem.

João Rausis de Camargo, 75 anos, mecânico, filho de Rodolpho de Camargo e Cacilda Rausis de Camargo. Deixa viúva Olanda Jambiski de Camargo. Sep. ontem.

José Denílson Fidélis, 38 anos, autônomo, filho de José Fidélis Filho e Sebastiana da Rosa Fidélis. Sep. ontem em Quatro Barras, PR.

José Victor Santos da Silva, 10 dias, filho de Valdomiro da Silva e Elivete Ribeiro dos Santos. Sep. ontem.

Júlio Pawluk, 88 anos, professor, filho de Francisco Pawluk e Agniezka Pawluk. Sep. ontem.

Lício Mauro Ferreira da Silveira, 67 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio da Silveira e Elvira Carmen Ferreira da Silveira. Deixa viúva Carla Pulz da Silveira. Sep. ontem.

Manoel Silvério Neto, 57 anos, servente, filha de José Benedito Silvério e Maria Aparecida da Silva. Deixa viúva Conceição Nonato Silvério. Sep. ontem.

Maria Alvina Klettenberg, 78 anos, do lar, filha de José Joaquim da Cruz e Geraldina Rosa de Oliveira. Deixa viúvo Balduíno Klettenberg. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Maria José Bueno Pinheiro, 54 anos, do lar, filha de Alino de Souza Bueno e Ema Fernandes Bueno. Viúva de Luiz dos Santos Pinheiro. Sep. ontem em Araucária, PR.

Paulo Roberto Pereira dos Santos, 54 anos, funcionário público municipal, filho de Mercedes Pereira dos Santos. Sep. ontem.

Rodrigo Peixoto, 19 anos, autônomo, filho de Terezinha Aparecida Peixoto. Sep. ontem em Colombo, PR.

Ronaldo Cândido Fratti, 67 anos, professor, filho de Ovídio Fratti e Ana Cândida Fratti. Sep. ontem.

Silvério Bruno Dietrich, 90 anos, comerciante, filho de Albino Dietrich e Frida Dietrich. Sep. ontem.

Stephania de Mattos, 80 anos, funcionária pública federal, filha de Vladislau Oleinik e Maria Oleinik. Viúva de Adyr de Mattos. Sep. ontem.

Teresinha Silveira dos Santos Santa Clara, 49 anos, do lar, filha de Antônio Silveira dos Santos e Odália Maria da Conceição Santos. Deixa viúvo Aldari Jesus Santa Clara. Sep. ontem em São José dos Pinhais, PR.

Valda Mendes da Silva, 74 anos, do lar, filha de Deocleciano Mendes Vieira e Idasil Mendes Vieira. Viúva de Ataliba Pereira da Silva. Sep. ontem.

Walters Kempis, 77 anos, representante comercial, filho de Adolfo Kempis e Alma Kempis. Deixa viúva Marluce Kempis. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324- 9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]