| Foto:

Armando José NormamQuando aparecia no céu um solzinho, era certo que se poderia ver Armando velejando na baía de Paranaguá. A paixão pelo mar veio do berço, do pai, que era inglês e que gostava de navegar. Foi um pioneiro do Brasil na participação em campeonatos no exterior e chegou a ser medalhista. No mar, porém, não tinha apenas momentos de lazer. Trabalhou por muitos anos na Marinha Mercante e chegou à patente de capitão. Quando conheceu a primeira esposa, Eurides, em Goiás, resolveu fincar raízes. Largou a Marinha e foi estudar Arquitetura na Faculdade Fluminense, no Rio de Janeiro. Ao formar-se, foi convidado para trabalhar no governo de Juscelino Kubitschek, em Brasília. O projeto de construção da embaixada da australiana, do qual foi responsável, lhe rendeu uma oportunidade para morar na Austrália e desenvolver trabalhos na sua área. A família ficou lá um ano e meio. Quando voltaram, os filhos mais velhos, William e Armando, foram viver em Curitiba para estudar. Armando, já viúvo, desceu a serra em direção a Paranaguá. Conheceu a segunda esposa, Anita – também viúva – e com ela ficou casado por 27 anos. Até se aposentar, trabalhou na área de urbanismo e arquitetura na prefeitura de Paranaguá. O hábito de velejar nunca foi abandonado. Ele o barco Vida Mansa podiam ser vistos com regularidade, principalmente quando os filhos e os netos iam visitá-lo. O filho Willian revela que o pai não contava histórias de suas andanças, ele levava-os para conhecer os lugares por onde passou. Dizia que essa era a única herança que podia deixar. "Era um homem do mundo. Não gostava de juntar bens. Queria curtir a vida", diz o filho. Deixa a viúva Anita, quatro filhos e dois netos.

CARREGANDO :)

Dia 2, aos 78 anos, de enfarte.

* * * * *

Publicidade

Thereza Vecchia Krause, 100 anos, do lar, filha de Ângelo Vecchia e Catharina Vecchia. Viúva de Guilherme Arthur Krause. Sep. ontem.

Carlos Gonçalves Cordeiro, 83 anos, guardião, filho de Jeremias Gonçalves Cordeiro e Verônica Rendake. Viúvo de Dercina Ferreira Cordeiro. Sep. às 14 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Daltro Simões, 70 anos, economista, filho de Joaquim Simões e Leonina Simões. Deixa viúva Cristiane de Fátima Volpe. Sep. ontem.

Edith Maueler Zulauf, 81 anos, cabeleireira, filha de Frederico Maueler e Hedwig Maueler. Viúva de Egon Otto Zulauf. Sep. ontem.

Edson Mateus Prado, 53 anos, comerciante, filho de Iduarte Rodrigues do Prado e Zeneda Zawadniak Prado. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

Publicidade

Elie Hasson, 92 anos, comprador, filho de Joseph Hasson e Victória Hasson. Viúvo de Rosine Hasson. Sep. ontem.

Elizeu Antônio de Andrade, 37 anos, pedreiro, filho de Pedro Alcântara Andrade e Maria Antônio de Andrade. Deixa viúva Vanusa Maria Ferreira de Andrade. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Vertical – Tarumã.

Gérson José Pontes, 53 anos, pedreiro, filho de Maria de Jesus Pontes. Sep. ontem.

Gertrudes Thiessen, 75 anos, bordadeira, filha de Arão Thiessen e Anna Thiessen. Sep. ontem.

Ilda de Almeida Silva, 67 anos, do lar, filha de Isaltino Pereira de Almeida e Maria Pinto de Lara. Deixa viúvo Manoel Paulo da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do mesmo.

Publicidade

Iluy Baptista Lopes, 78 anos, médico, filho de João Baptista Lopes e Elvira Baptista Lopes. Deixa viúva Antônia de Jesus Pilatti Lopes. Sep. ontem.

Isabel Filomena Rodrigues, 68 anos, do lar, filha de José Ramos Rodrigues e Emília Maria de Jesus. Deixa viúvo Francisco Gonchoroski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Jardim Pioneiro – Campo Magro.

Jair Dotti, 80 anos, comerciante, filho de Luiz Dotti e Odila Dotti. Sep. ontem.

Jair Moreira Castilho Sobrinho, 70 anos, metalúrgico, filho de Dário Moreira Castilho e Maria de Lourdes Jardim Castilho. Deixa viúva Romilda Gonçalves Castilho. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do municipal do Boqueirão.

Jerônymo Gorski, 79 anos, estofador, filho de João Gorski e Estephania Gorski. Deixa viúva Benta da Silva Gorski. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Publicidade

João Leonarchesky, 77 anos, porteiro, filho de Eduardo Leonarchesky e Sophia Bandachesky. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Antônio Gonçalves Dias, 1.279 – Vargem Grande – Pinhais.

Loresmar Ferreira de Souza, 48 anos, motoboy, filho de Hugo Ferreira de Souza e Maria Pereira de Souza. Deixa viúva Maria Lúcia de Oliveira. Sep. ontem.

Luciane Machado Baptista, 32 anos, assistente social, filha de José Aparecido Machado e Inez da Silva Machado. Deixa viúvo Marcelo Camargho Baptista. Sep. às 15 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela mortuária – Bairro Novo B – Sítio Cercado.

Lucimar Rodrigues de Souza, 36 anos, eletricista, filho de Margarida Rodrigues de Souza. Sep. às 9h30, em Cemitério a ser designado, saindo da Igreja Evangélica Fonte da Vida, em São José dos Pinhais

Luiza Oyama, 89 anos, do lar, filha de Katuzo Imoto e Nao Imoto. Viúva de Takeo Oyama. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Marcelo Nogarolli, 36 anos, advogado. Sep. ontem.

Maria da Rocha, 68 anos, do lar, filha de Luiz da Rocha e Evelina de Oliveira. Deixa viúvo Luiz Stocco. Sep. ontem.

Maria Joana de Sousa, 90 anos, do lar, filha de José Leandro de Sousa e Maria Miguel da Costa. Viúva de José Plácido Sousa. Sep. às 11 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela Santa Mônica, em Campina Grande do Sul.

Milton Batista da Silveira, 65 anos, carpinteiro, filho de Benedito Stinglim da Silveira e Francisca Batista da Silveira. Viúvo de Maria Gonçalves da Silveira. Sep. ontem.

Pedro Lourenço Preto, 65 anos, pedreiro, filho de João Lourenço Preto e Josefa Lourenço Preto. Sep. em horário e Cemitério a serem designados, saindo de Santa Felicidade.

Publicidade

Rafael Silva de Souza, 18 anos, estudante, filho de Amilton Farias de Souza e Lourdes da Silva Almeida. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela Adriana – Colombo.

Reginaldo de Jesus Dragunckis, 34 anos, pedreiro, filho de Orgemiro Dragunckis e Corina de Jesus Dragunckis. Sep. ontem.

Rosene Luiza Brisa, 69 anos, vendedora, filha de José Lazarotto e Helena Votokoski Lazarotto. Deixa viúvo Miguel Brisa de La Cruz. Sep. às 16 h, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Salvador Ricardo dos Santos Araújo Storti, 14 anos, estudante, filho de Edevil José Storti e Elizabeth dos Santos Araújo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Coronel José Botelho, 822 – Centro, em Ribeirão Claro.

Walter Correia de Souza, 75 anos, impressor, filho de Luiz Marcelino de Souza e Ida Correia de Souza. Deixa viúva Lenilda de Souza. Sep. ontem.

Publicidade

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313