• Carregando...

João Paulo Fischler

João Paulo praticamente viveu sobre duas rodas. Para quem o conhecia, era pensar no "Arrepiado", como era mais conhecido, e vinha à mente o som de uma moto. A paixão surgiu timidamente através do pai, comerciante, dono de uma loja de material de construção em São José dos Pinhais, e que pilotava uma moto. Aos 16 anos, João Paulo começou a trabalhar com o pai e a juntar dinheiro. Um dia conseguiu comprar a sua. Tornou-se comerciante ao herdar a loja do pai. Mas, de coração era um motociclista nato. A história da família Fischler nasceu em meio à paixão pelas "duas rodas". João Paulo tinha 21 anos quando conheceu Elieusa, com 18 anos, na "rodinha" da Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, em Curitiba. E nessa época, em plena década de 80, surgiu o apelido. Como ele gostava de pentear os cabelos, ficou conhecido como o "arrepiado". Não deu outra. Elieusa se apaixonou e, em 1985, casaram-se. Antes disso, em 1977, foi um dos responsáveis pela fundação do Moto Clube Central do Paraná, e pelo início das acrobacias em motos, mais conhecidas como "willing", no estado. Em 1983, começou a participar de competições de MotoCross, nas quais ganhou vários títulos. Depois do casamento, as viagens com a moto ganharam uma nova companheira. Elieusa sempre ia na garupa. Quando os filhos chegaram, a participação nos encontros continuaram. João Paulo, na moto. E a mulher e os dois filhos, Taísa e Jean Paulo, seguiam de carro. O que João Paulo mais tinha prazer, também, eram os dias de acampamento com a família, que não tinham data e nem hora. As "férias" em Ilha Bela eram regadas por peixe e muita risada. Quando chegavam, a primeira coisa que João Paulo fazia era mergulhar. Com o peixe na mão, as tarefas eram divididas. "Era a forma de estarmos mais unidos", lembra Elieusa. Quando nasceu o neto Guilherme – "o piá do vovôzinho" – os encontros se estreitaram. Era apaixonado por levar a todos para viagens pela Serra do Mar. Esses momentos renderam diversas fotos de Guilherme na moto. Na última quarta-feira, durante um treino no autódromo de Pinhais, sofreu um acidente de moto. Deixa viúva, dois filhos e um neto.

Dia 5, aos 49 anos, de acidente de trânsito.

* * * * *

Amador Adão de Sousa, 52 anos, servente, filho de Gentil Adão de Sousa e Inês Barbosa de Sousa. Deixa viúva Izabel Paulina da Silva de Souza. Sep. ontem.

Anderson de Souza, 19 anos, ajudante, filho de Jair Garcia de Souza e Rosemari da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Ângelo Ernesto Rebello, 72 anos, funcionário público estadual, filho de Nady de Castro Rebello e Laura Alberti Rebello. Deixa viúva Lair Andretta Rebello. Sep. ontem.

Anivair Triaquim Princival, 71 anos, do lar, filha de João Triaquim e Belizária Porcides Triaquim. Viúva de José Carlos Principal. Sep. às 9 h, em Cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal do Boqueirão.

Antônio Plácido de Moura, 61 anos, administrador, filho de Luiz Antônio de Moura e Zaida de Moura. Deixa viúva Cleodete Capellesso de Moura. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Cândido Bentz Pereira, 78 anos, comerciante, filho de José Thomaz Pereira e Maria Bentz Pereira. Deixa viúva Alcina Fagundes dos Santos Pereira. Sep. ontem.

Carolina Schmidt Mickus, 16 anos, estudante, filha de Alvino Mickus e Alice Antunes Schmidt Mickus. Sep. às 10h30, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Vila Rio Negro.

Casemiro Bygunas, 93 anos, metalúrgico, filho de Adolfo Bygunas e Cesemira Bigunas. Sep. ontem.

Celso Padilha, 48 anos, servente, filho de João Padilha e Zoraide Gomes de Andrade. Sep. ontem.

Dirce Pagliaroni Corio Di Buriasco, 68 anos, professora, filha de Luiz Pagliaroni e Mercedes Fernandes Pagliaroni. Deixa viúvo Cezar Corio Di Buriasco. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela mortuária 1 da Ascesf de Londrina.

Edival Lemes de Oliveira, 44 anos, pintor, filho de Miguel Soares de Oliveira e Anna Lemes de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela em São Mateus do Sul.

Eglacy Cavalle, 72 anos, lavradora, filha de Argentina Cavalle. Sep. às 9 h, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela mortuária do mesmo.

Eglair da Silva Belotto, 63 anos, agente, filha de Arthur Salvador da Silva e Amália Liders da Silva. Viúva de Alberto Belotto. Sep. ontem.

Eziquiel Ferreira Lima, 43 anos, operador de empilhadeira, filho de Vicente Ferreira Lima e Ana Soares Lima. Sep. ontem.

Heihati Azimura, 78 anos, filho de Matsutaro Azimura e Rie Azimura. Sep. ontem.

João Cordeiro Feliz, 74 anos, filho de Manoel Feliz e Cecília Cordeiro. Deixa viúva Teresa da Veiga Feliz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Santa Esperança, em Morretes.

João Maria dos Santos, 72 anos, marceneiro, filho de Emílio dos Santos e Endreza Trindade dos Santos. Deixa viúva Eunice Mendes Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Evangélica – CIC.

José Batista de Lima, 83 anos, carpinteiro, filho de Graciano Batista de Lima e Deolinda Vicência de Jesus. Sep. ontem.

José Repinoski de Souza, 80 anos, escriturário, filho de Antônio Domingues de Souza e Paulina Repinoski de Souza. Sep. ontem.

José Vieira Lima, 73 anos, pedreiro, filho de Antônio Vieira Nobre e Francisca Ferreira Lima. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Levy Navolar, 90 anos, militar, filho de Jayme Navolar e Leonor Matilde. Sep. ontem.

Lucas Schroeder do Nascimento, 1 mês, filho de Leandro Júlio do Nascimento e Adriana Schroeder Nascimento. Sep. ontem.

Luiza Negrão dos Santos, 93 anos, funcionária pública estadual, filha de Jonas da Costa Negrão e Andrelina da Costa Negrão. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da capela 3 do mesmo.

Maria Gonçalvina Cardoso de Oliveira, 61 anos, do lar, filha de Adelino Cardoso de Oliveira e Clarice Ricardo dos Reis. Sep. ontem.

Marlene Toniolo, 73 anos, filha de Aristides Francisco Toniolo e Floripa Barbosa Toniolo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Mauro Sapeli, 43 anos, empresário, filho de Albino Sapeli e Elsa Maria Sapeli. Sep. ontem.

Merentina de Jesus Henrique, 76 anos, do lar, filha de Adeodato Henrique e Maria Rita. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela mortuária, em Pinhais.

Osvaldo Alves Cardozo, 73 anos, auxiliar de enfermagem, filho de Antônio Alves Cardozo e Antonietta Alves de Souza. Deixa viúva Lya de Sousa Alves Cardozo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Vaticano – Diamante.

Paulo Roberto do Espírito Santo, 50 anos, porteiro, filho de Terezinha do Espírito Santo. Sep. ontem.

Pedro Luiz Morozowski, 65 anos, engenheiro químico, filho de Pedro Morozowski e Natália Bassi Morozowski. Sep. ontem.

Sandro Lima Godoy, 36 anos, metalúrgico, filho de José Batista Godoy e Ana Maciel Godoy. Deixa viúva Adriana da Costa Maziero Godoy. Sep. às 12 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela 3 do Cemitério Municipal do Água Verde.

Sebastião Rodrigues Ferreira, 44 anos, comerciante, filho de Antônio Rodrigues Ferreira e Izolina Maria da Conceição Ferreira. Sep. ontem.

Tadeu Oliveira, 58 anos, vendedor, filho de Josefina de Oliveira. Deixa viúva Doraci Pinto Garcia. Sep. ontem.

Tranquilino Jorge da Silva, 78 anos, lavrador, filho de Francisco Jorge da Silva e Sivirina Lopes de Jesus. Deixa viúva Maria das Dores Santana da Silva. Sep. ontem.

Valmor Cândido da Silva, 77 anos, agricultor, filho de Domingos José Cândido da Silva e Maria Benvinda. Deixa viúva Maria Luiza da Silva. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]