
Foed Castro Chamma
Descrito pelos amigos como afável, "perdido nas vastidões de seus pensamentos", o poeta iratiense Foed Castro Chamma era um fenômeno de vitalidade física e mental. Radicado no Rio de Janeiro desde a adolescência, costumava percorrer a cidade de bicicleta. Morava no Rio Comprido e, com frequência, ia ao centro da cidade a pé.
O escritor André Seffrin, amigo de mais de 20 anos de convivência, chegou a fazer esse trajeto com ele. "Conversávamos muito sobre poesia e vida", diz Seffrin. "Na minha casa ou na sua casa, foram muitas manhãs e muitas tardes em torno do chimarrão e da boa convivência. Era um ser que respirava poesia, mas não era dado a políticas literárias."
Chamma vivia isolado do meio literário, mas conquistou a admiração da crítica e de muitos de seu pares como Mário Faustino, Walmir Ayala, ArianoSuassuna, Carlos Nejar, Alexei Bueno e outros.
Também ensaísta e tradutor, Chamma casou-se em 1952 com Lúcia Monteiro e tiveram dois filhos, Maria Alice e Alfredo.
Entre 1957 e 1958, trabalhou no Jornal de Poesia e passou a colaborar com jornais e revistas, entre eles, o Diário de Notícias e o Correio da Manhã. Ao todo, publicou nove livros de poesia, de Melodias do Estio (1953) à Antologia Poética (2001). Deixou vários inéditos. Conquistou vários prêmios nacionais, com destaque para o Bienal Nestlé de Literatura Brasileira (1984).
"Numa tradição do facilitário, em que os escritores querem o sucesso de público a qualquer custo, Foed produziu uma poesia mística, um verbo dilatado por significações profundas, que não se entregavam facilmente ao leitor. Não apenas escreveu sobre o mistério, mas viveu em mistério", diz o escritor Miguel Sanches Neto, que editou Chamma na Imprensa Oficial do Estado.
Ligado à Geração de 45, o poeta é pouco conhecido no Paraná. Um motivo a mais para que se recupere a obra do autor dos versos "O grito do pavão/ é som azul partido/ da lágrima, é palavra/ afogada no bico// de prata, surda mágoa/ e canto, raro pranto/ das penas da beleza/ resguardadas no encanto".
Dia 12, aos 82 anos, de câncer pulmonar.
* * * * *
Anna Staile Becker, 91 anos, do lar, filha de Francisco Staile e Rosa Grein. Deixa viúvo Ermelino Becker. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do Cemitério São Gabriel, Colombo.
Aparecido Vicente dos Santos, 64 anos, comerciante, filho de Zacharias dos Santos e Aparecida Pinto dos Santos. Sep. às 17 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Luiz Atílio de Macedo, 507, CIC.
Araizes Biazetto, 57 anos, autônomo, filho de Eugênio Biazetto e Lourize Biazetto. Deixa viúva Rosa Cristina Lopes Biazetto. Sep. ontem.
Aurélio Jakotenski, 45 anos, comerciante, filho de René Jakotenski e Ivete Moro Jakotenski. Sep. ontem.
Aurora Xavier do Nascimento, 77 anos, lavradora, filha de Francisco Moura Xavier e Eulália Ferreira de Lima. Deixa viúvo Amador Brasílio do Nascimento. Sep. ontem.
Carlos Augusto Seibt, 51 anos, economista, filho de João Carlos Seibt e Irene Mainka Seibt. Sep. ontem.
Cecílio Haílton Tavares, 60 anos, empresário, filho de Ceciliano Tavares e Hilda Fontinato Tavares. Deixa viúva Marise Ferrari Tavares. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
Célio Novack, 41 anos, pintor, filho de José Novack Filho e Rosalina dos Santos Novack. Sep. ontem.
Cláudio Antônio Iwaya, 44 anos, engenheiro civil, filho de Armando Soichi Iwaya e Elvira Gertrudes Alberini Iwaya. Deixa viúva Ana Lúcia Iwaya. Sep. ontem.
Diva Lorenzen Neiva de Lima, 84 anos, funcionária pública federal, filha de Fernando Lorenzen e Júlia Belacho Lorenzen. Deixa viúvo João Manoel Ramos Neiva de Lima. Sep. ontem.
Doroti Regina Procópio, 62 anos, servente, filho de Frederico Zimmermann Neto e Anna Zimermann. Sep. ontem.
Éderson Márcio da Costa Pereira, 34 anos, serralheiro, filho de Antônio Rubens Pereira e Maria Odete da Costa Pereira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Sagrado Coração, Pontal do Paraná.
Eleonora Picheth, 83 anos, professora, filha de Olívio Picheth e Aline de Souza Picheth. Viúva de Oscar Marques. Sep. ontem.
Eliana Máximo da Rosa, 45 anos, cabeleireira, filha de Norberto Máximo da Rosa e Sofía Neves da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.
Enzo Piccoli Fachin Santos, 3 anos, filho de Fabiano Fachin Santos e Daniele Piccoli da Silva. Sep. ontem.
Herbert Fritz Klein, 63 anos, eletricista, filho de Karl Friedrich Klein e Sophia Rosa Klein. Deixa viúva Aparecida Gomes de Oliveira Klein. Sep. ontem.
Iliana Bineck, 47 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Ludovico Bineck e Elsa Ferreira Bineck. Sep. ontem.
Inácio Alves, 79 anos, motorista, filho de Armiro Alves e Florência dos Santos. Deixa viúva Maria de Lourdes Alves. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Isaildo da Silva, filho de Iraci da Silva. Sep. às 12 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua das Gaivotas, 6, CIC.
Izaura Rodrigues da Silva, 73 anos, do lar, filha de Antônio Rodrigues da Silva e Vitalina Lemes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da Rua Gabriel Freceiro de Miranda, 57, Xaxim.
Jeny Fogaça Bittencourt, 81 anos, funcionária pública estadual, filha de Brazilino José Fogaça e Maria José M. Fogaça. Deixa viúvo Minero Bittencourt. Sep. ontem.
José Adamir da Silva Dutra, 39 anos, funcionário público municipal, filho de Placídio da Silva Dutra e Donária Souza Dutra. Deixa viúva Rosângela da Luz Munhoz. Sep. ontem.
José Guimarães, 82 anos, funcionário público estadual, filho de Floriano Orlando Guimarães e Arlinda Alves Correia. Deixa viúva Delourdes Krefta Guimarães. Sep. ontem.
José Moreira da Silva, 61 anos, manobrista, filho de João Machado da Silva e Francelina Moreira Machado. Deixa viúva Dirce Marli Gravi da Silva. Sep. ontem.
Josefa Marcovicz, 68 anos, agricultora, filha de Tomaz Volski e Leocádia Volski. Deixa viúvo Leopoldino Marcovicz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santa Rita, Irati, PR.
Júlio César Teixeira, 48 anos, filho de Joaquim Carvalho Teixeira e Iolanda Teixeira. Sep. ontem.
Maria Apparecida da Costa Valderrama, 71 anos, do lar, filha de Antônio Ferreira da Costa e Evangelina Mendes de Oliveira Costa. Viúva de Afonso Valderrama Martins. Sep. às 13 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Natalina Berti, São José dos Pinhais.
Maria Consuelo Rocha de Almeida, 51 anos, zeladora, filha de Horácio Ferreira de Almeida e Jorgina Rocha de Almeida. Sep. ontem.
Maria da Silva Ramos, 79 anos, do lar, filha de Rita Gonçalves. Viúva de José Ramos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Palmas, PR.
Marilene Padilha, 43 anos, do lar, filha de Juvenal Gonçalves Padilha e Maria Inês Bilka. Deixa viúvo Paulo da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Associação de Moradores do Jardim Ipê, Santa Felicidade.
Marta de Almeida Costa, 39 anos, diarista, filha de Elzita Maria da Silva. Deixa viúvo Luiz Carlos Costa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Murilo Missioneiro, 23 anos, autônomo, filho de Maurílio Missioneiro e Rosane Mara Marques Missioneiro. Sep. ontem.
Neusa Mara da Silva Pedroso, 46 anos, do lar, filha de Theophilo da Silva e Maria da Luz da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Igreja Evangélica Visão Missionária, Bairro Novo B, Sítio Cercado.
Neuza Toledo dos Santos, 52 anos, do lar, filha de Sebastião Bento de Toledo e Rosa Taborda de Toledo. Deixa viúvo Antônio dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal da Lapa, PR.
Nicoly de Souza, filha de Amilton de Souza e Marlete Ferreira Carvalho. Sep. ontem.
Ortelina Olímpia Coito Santiago, 57 anos, do lar, filha de Antônio Coito e Elídia Maria Coito. Deixa viúvo Geraldo Pereira Santiago. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela do Cemitério Parque São Pedro.
Pedro Cordeiro Lopes, 64 anos, operador de máquinas, filho de Antônio Justino Lopes e Maria Francisca Cordeiro. Deixa viúva Aurora Cordeiro Lopes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja do Evangelho Quadrangular, Rua Antônio Siqueira, Tranqueira, Almirante Tamandaré.
Rafael Gubert, 19 anos, estudante, filho de Claudinor Luiz Gubert e Elaine da Silva Gubert. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Um, s/n, Vila Zumbi, Colombo, PR.
Rivaldo Ferreira, 39 anos, motorista, filho de Alfredo Ferreira e Maria Suliadora Ferreira. Deixa viúva Adriane Ferreira Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.
Roberto Vicente de Souza, 62 anos, auxiliar de produção, filho de Joaquim Vicente de Souza e Ana Maria de Souza. Sep. ontem.
Rose Faria, 59 anos, do lar, filha de Eduardo Faria Sobrinho e Deni Maria de Jesus. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.
Roza Linzmeyer Schereiner, 86 anos, do lar, filha de José Linzmeyer e Antônia Linzmeyer. Viúva de Álvaro Schereiner. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela 3 da Associação da Vila Militar.
Tarciso Alves, 70 anos, caseiro, filho de José Silvestre Alves e Maria Flora Luciano. Deixa viúva Justina Ferreira. Sep. ontem.
Vitória Caroline Medeiros, 2 dias, filha de Felipe de Souza Medeiros e Tatiane Lauriano. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim.* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.




Deixe sua opinião