Edgard CostaFoi pai e mãe e soube dar conta do recado, segundo o relato de uma das filhas mais velhas. A esposa, Idir Regina, morreu aos 50 anos, em 1987, e deixou três filhos pequenos, de 13, 11 e oito anos, além de três mais velhos. A perda da mãe e a presença do pai fez criar um laço muito grande entre os irmãos. Edgard foi além do papel de pai e virou um companheiro porque os filhos eram tudo na sua vida, costumava dizer. Era austero e de poucas palavras e brincadeiras, porém estava sempre junto aos filhos. Pracinha na segunda guerra mundial, lutou com o Exército brasileiro por opção. Como um dos irmãos tinha sido convocado, Edgard se ofereceu para encontrá-lo. Nem pensando nas dificuldades, acabou localizando o irmão na Itália e lutando ao seu lado na tomada de Monte Castelo. Edgard contava que foi um tempo difícil, porque os soldados brasileiros não estavam preparados para as condições climáticas encontradas na Europa. Depois que retornou da guerra, assumiu um cargo na guarda civil. Com o incentivo da mulher, voltou a estudar e fez o concurso de oficial de justiça, cargo no qual se aposentou quando tinha pouco mais de 60 anos. Com o tempo livre, soube aproveitar a nova. Era um homem muito vaidoso, segundo Sandra, mantendo no guarda-roupa ternos e camisas feitos sob medida. No prédio onde morava, era conhecido como o "perfumoso". Até os 83 anos, namorou, dirigiu seu próprio automóvel e viajou. As viagens eram um hábito mantido desde que a mulher ainda era viva. Sandra se lembra das viagens frequentes, nos fins de semana, para Morretes, Paranaguá e para as praias. Sempre gentil, costumava chegar em casa com bandejas de doces. Com os pequenos, costumava comprar pão de queijo antes de buscá-los na escola para que viessem saboreando-os durante o trajeto até a casa. Deixa sete filhos e três netos.
Dia 10, aos 87 anos, acidente vascular cerebral.
* * * * *
Alexandre Ildefonso Gonçalves, 28 anos, motorista, filho de José de Jesus Gonçalves e Maria de Fátima Gonçalves. Sep. em horário a ser designado, saindo do Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela do mesmo.
Ângelo Guilherme Sauer, 58 anos, comerciante, filho de Bertoldo Osvaldo Sauer e Maria Albery Sauer. Deixa viúva Sidinei Aparecida Conrado Sauer. Sep. ontem.
Antônio da Silva, 65 anos, filho de Eva Nunes da Silva e Maria Romania Cordeiro da Silva. Sep. ontem.
Armênia da Encarnação do Nascimento, 85 anos, do lar, filha de Vicente Francisco Álvaro e Maria da Luz Encarnação. Deixa viúvo Lauro Aurélio do Nascimento. Sep. ontem.
Cristiane Lopes Souza, 33 anos, do lar, filha de Antônio Luiz Lopes Torres e Lúcia Terezinha Torres. Sep. ontem.
Deloir Bueno de Camargo, 71 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Manoel Antônio Bueno e Virgínia Maria da Piedade. Deixa viúvo Benedito Furquim de Camargo. Sep. ontem.
Eduardo Figura, 90 anos, lavrador, filho de Luiz Figura e Josefa Figura. Deixa viúva Paulina Kais Figura. Sep. ontem.
Elezabeta Szujka Wons, 76 anos, do lar, filha de João Szujka e Sophia Denega. Deixa viúvo Bogdano Wons. Sep. ontem.
Elídia Wendler, 85 anos, do lar, filha de Valentim Leineker e Ana Leineker. Deixa viúvo Gustavo Wendler. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela de Santa Quitéria.
Floriano Borges, 69 anos, motorista, filho de Jorge Borges e Antônia de França Borges. Sep. ontem.
Francisco Padeski, 81 anos, militar, filho de Antônio Padeski e Ladislava Padeski. Deixa viúva Maria de Lourdes Jordão Padeski. Sep. ontem.
Gabriely Aparecida Líria da Silva, 2 meses, filha de Valquíria Líria da Silva. Sep. ontem.
Ildefonso Tadeu Batista, 60 anos, motorista, filho de Darci Batista e Dalila Batista. Deixa viúva Nair Dias Pereira Batista. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim.
José Nivaldo Vodarski, 62 anos, pedreiro, filho de Eduardo Vodarski e Emília Muchinski Vodarski. Deixa viúva Leonilda Bárbara Vodarski. Sep. ontem.
Jussara de Fátima Junoski, 37 anos, do lar, filha de Carlos Janoski e Bernardina Cruz Janoski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua José Gadzalinski, 79, Uberaba.
Karine Ribas dos Santos, 18 anos, caixa, filha de Manoel Joel dos Santos e Gilda Ribas dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Caminho do Céu.
Leandro de Oliveira, 30 anos, servente, filho de Euclides de Oliveira e Marilene Pinto Camargo de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério da Sede, saindo da Igreja Deus É Amor, Jardim Bonfim, Almirante Tamandaré.
Leandro Santos da Silveira, 18 anos, servente, filho de Juarez Claudino da Silveira e Rosane dos Santos. Sep. ontem.
Lênio José Vallejo, 78 anos, militar, filho de Lourival de Souza Vallejo e Maria do Rosário Santos Vallejo. Deixa viúva Djanira Esposito Vallejo. Sep. ontem.
Lucas Matheus Pereira Leite, 11 anos, filho de Antônio Carlos Leite e Susana Pereira Leite. Sep. ontem.
Luiz Carlos dos Santos, 56 anos, bancário, filho de Antônio Jacinto dos Santos e Maria Gonçalves dos Santos. Deixa viúva Jussara Terezinha dos Santos. Sep. ontem.
Luzinete Aparecida Inácio, 38 anos, revendedora, filha de Jacinto Aguello e Maria Aparecida Ferreira. Deixa viúvo Daniel Inácio. Sep. em horário a ser designado, saindo do Cemitério Caminho do Céu, São José dos Pinhais, Parque São Pedro.
Marcos José de Barros, 35 anos, latoeiro, filho de Antônio de Barros e Geci Catarina de Barros. Deixa viúva Florentina da Rocha. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Maria Eduarda Alves Cordeiro Ribeiro, 4 anos, filha de Anísio do Amaral Ribeiro Júnior e Adriana Alves Cordeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Palmeiras, 44, Pinhais.
Maria Zacharko Szpak, 76 anos, do lar, filha de Miguel Zacharko e Olga Zacharko. Viúva de André Szpak. Sep. ontem.
Marilda Rocha Kuster Lara, 66 anos, advogada, filha de José Elias Kuster e Ilara Rocha Kuster. Deixa viúvo Lúcio de Oliveira Lara Júnior. Sep. às 14 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Marilene Schenberk Melero, 46 anos, comerciante, filha de José Schenberk e Alzira Braga Schenberk. Deixa viúvo Marcos José Melero. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.
Miguel Colaço Rodrigues, 59 anos, pintor, filho de Davi Rodrigues de Almeida e Ramira Colaço Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.
Moacir Borba da Silva, 31 anos, vendedor, filho de Gilmar da Silva e Terezinha Borba da Silva. Sep. ontem.
Natalino de Jesus de Barros, 17 anos, pedreiro, filho de Verci Anselmo de Barros e Adelir Aparecida Marinho de Baros. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério da Sede, saindo da Igreja Deus É Amor, Jardim Bonfim, Almirante Tamandaré.
Neuza Cava dos Santos, 59 anos, agricultora, filha de Emygdio Cava e Rosalina de Barros Cava. Deixa viúvo José Sonson dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Mandirituba, saindo da Igreja Com. Cristã Chamom, Rua Cascavel, 750, Boqueirão.
Neuza Maffei Bochnia, 73 anos, do lar, filha de Ângelo Maffei e Amazília de Souza Maffei. Viúva de João Bochnia. Sep. ontem.
Nicole de Miranda, filha de Renata Cristina de Miranda. Sep. ontem.
Orlando Baptista Ferreira, 84 anos, funcionário público estadual, filho de Lourenço Justino Baptista Ferreira e Irlanda Ferreira. Deixa viúva Izabel Dias Ferreira. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Rubi, do Cemitério Vaticano.
Orlando Luquetta, 67 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Sebastião Luquetta e Aurora da Silva Luquetta. Deixa viúva Nirce do Rocio Luquetta. Sep. ontem.
Sebastião Beira, 37 anos, pintor, filho de Sady Beira e Helena Beletato Beira. Sep. ontem.
Talía Rafaela Longo Ciuffi, filha de José Valdemir Ciuffi e Maria Márcia Longo Ciuffi. Sep. ontem.
Terezinha Santos Lima, 68 anos, do lar, filha de Marcolina José da Silveira e Joaquina Rodrigues de Paula. Deixa viúvo Aníbal Santos Lima. Sep. ontem.
Verônica Schulis Lipienski, 92 anos, do lar, filha de Miguel Schulis e Eva Schulis. Deixa viúvo Félix Lipienski. Sep. às 9 h, no Cemitério São Marcos, saindo da capela do mesmo.
Zulmira Moreira Dias Santos, 39 anos, doméstica, filha de José Moreira Dias e Nelita Rocha Dias. Viúva de Lourival Moreira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Central de Araucária, saindo da capela do mesmo.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.
Moraes põe em xeque ética médica ao anular apuração de atendimento a Bolsonaro
Investigação sobre ataques ao BC levanta temor de “novo inquérito do fim do mundo”
Trump suspende diálogo com Irã e diz que "ajuda está a caminho”; total de mortos chega a 2 mil
Governo lamenta mortes no Irã, evita condenar regime e manda indireta a Trump