• Carregando...
 |
| Foto:

Martha Gonçalves Silva FerreiraÉ difícil encontrar um morador de Itaiacoca, distrito rural de Ponta Grossa, que não tenha nascido pelas mãos da parteira dona Martha, que ajudou pelo menos 600 crianças a vir ao mundo. Mais difícil ainda é encontrar quem não conhecesse essa rezadeira, que reunia em seu sítio centenas de pessoas para as festividades católicas do Divino Espírito Santo, as mais disputadas da região. Ela não só compunha com maestria os cantos e orações, como também preparava o almoço caprichado, o pão assado na fornalha de pedra com a farinha que ela mesma fazia. A agricultora era referência no lugarejo em que nasceu e morou durante toda a vida. Décima primeira filha de uma família de onze irmãos, de quando se tinha muitos filhos para ajudar na roça, ela foi a última a nascer, última a se casar e também a última a falecer. No sítio herdado do primeiro marido, morava com dois filhos e cultivava milho, hortaliças e mandioca, criava porcos, gado e galinhas. Era lá que recebia filhos e netos, preparando para eles tudo o que se pode esperar de uma doce avó que mora na fazenda, da comida às histórias dos tempos de menina. "Era ela muito carinhosa, aprendi muito com ela", conta a neta Divanir. Nos últimos anos, após a morte do segundo marido, Joaquim, faltaram forças para plantar e também para cantar nos festejos, o que a levou a reduzir a lida na roça e a participar apenas das novenas em sua casa. Permaneceu firme na chácara de 17 alqueires, mas sem a energia da época em que vendia e trocava produtos com a vizinhança. O principal desejo era que se nunca se acabem as tradições em nome do Divino.

Dia 2 de dezembro, aos 77 anos, de pneumonia

* * * * * * *

Abílio Rodrigues de Lima, 81 anos, militar, filho de Tibúrcio Manoel de Lima e Rita Rodrigues de Lima. Sep. ontem.

Acácio Antunes Gabriel, 66 anos, motorista, filho de Gerônimo José Gabriel e Dautina Antunes Gabriel. Deixa viúva Elzira Pereira Gabriel. Sep. ontem.

Adelson Buava da Silva, 21 anos, operador de máquinas, filho de Olecir Buava da Silva e Arilda Camargo da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Católica de Tunas do Paraná.

Agalzida dos Santos Coelho, 81 anos, do lar, filha de João Felipe dos Santos e Angelina Cherigatti. Viúva de Antônio Coelho Filho. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Altair Alves, 44 anos, filho de Jordão Alves e Tereza Alves. Sep. ontem.

Ana Senczuk Stelmak, 86 anos, do lar, filha de Bazílio Senczuk e Catarina Senczuk. Viúva de Pedro Stelmach. Sep. ontem.

Anésia Gonçalves Arruda, 72 anos, do lar, filha de José Gonçalves da Siqueira e Percília Alves da Siqueira. Viúva de Germano Arruda. Sep. às 14 h, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Rua Flávio Suplicy de Lacerda, 408, Sítio Cercado.

Asayo Nishino Imaniche, 69 anos, do lar, filha de Tyuzo Nishino Matsue Nishino. Deixa viúvo Luiz Imanishi. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Bruna Michele Florindo Artigas, 21 anos, zeladora, filha de Antônio Florindo Artigas e Maria da Silva Artigas. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Jacob Lovato, 1.652, Capinzal, Itaperuçu, PR.

Cláudia Loureiro Belz, 48 anos, autônoma, filha de Cláudio Chagas Belz e Neuza Loureiro Belz. Sep. ontem.

Cyrene França de Lacerda, 94 anos, professora, filha de Brasílio França e Ottília dos Santos França. Deixa viúvo Eraldo Cordeiro de Lacerda. Sep. ontem.

Edson Matheus Diogo, 37 anos, operador de empilhadeira, filho de Oberdan Militão Diogo e Hermínia Matheus Diogo. Deixa viúva Neide Aparecida de Souza Diogo. Sep. ontem.

Eduardo Skroch, 71 anos, mestre de obras, filho de Jacó Skroch e Vitória Felícia Skroch. Deixa viúva Domerina Skroch. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela Rubi do Cemitério Vaticano.

Fermino Cherubin, 70 anos, motorista, filho de Ernesto Cherubin e Amélia Cherubin. Deixa viúva Zenaide Gabriel Cherubin. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Guilherme Pires Ramos, 64 anos, pedreiro, filho de Sebastião Pires e Iracema Ramos de Oliveira. Deixa viúva Maria José Gabriel Ramos. Sep. ontem.

Hans Heinz Walther, 79 anos, empresário, filho de Bodo Karl Eduard Siegismund Walther e Lydia Scheel Walther. Deixa viúva Maria Luiza Passalacqua Walther. Sep. às 16 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Rubi.

Ivete de Sousa, 66 anos, comerciante, filha de Antônio Bento de Sousa e Joana de Sousa. Sep. ontem.

Ivo José da Silva, 74 anos, eletricista, filho de José Manoel da Silva e Prosperina Clementina da Silva. Deixa viúva Izaura Saldanha da Silva. Sep. ontem.

Joaquim Nunes Moreira, 66 anos, auxiliar de produção, filho de Alcides Nunes Moreira e Ana Nunes Moreira. Deixa viúva Maria Glacy Moreira. Sep. às 9 h, no Cemitério de Umbará, saindo da Rua Douglas Victor Novinski, 33, Itatiaia.

Joel da Silva, 44 anos, metalúrgico, filho de Odálio José da Silva e Olga Santos da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Jorge da Rocha, 24 anos, pe­­dreiro, filho de Ana Rosa da Rocha. Sep. ontem.

José Diachuk Sobrinho, 52 anos, encanador, filho de Paulo Diachuk e Natália Maria da Silva. Deixa viúva Raquel Maria da Cruz Diachuk. Sep. ontem.

Josefina Strutz, 87 anos, do lar, filha de Frederico Strutz e Tibúrcia Strutz. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Maria Zanette Bernardelli, 47 anos, costureira, filha de Hilário Bernardelli e Inez Bernardelli. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Nossa Senhora do Rosário, Colombo, PR.

Mariceris Franco Marinho, 48 anos, professora, filha de Dirceo de Affonso Franco e Onira Guimarães Franco. Viúva de Maurílio de Paula Marinho. Sep. ontem.

Nadzieia Kloczko, 84 anos, do lar, filha de Bazyl Szanrylo e Maria Marczuk. Viúva de Michael Kloczko. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Muricy, São José dos Pinhais, saindo da Rua Pe. Júlio Saavedra, 1.123, Uberaba.

Norberto Bichels, 72 anos, comerciante, filho de Gilberto Frederico Alfredo Bichels e Elly Bichels. Deixa viúva Clarice Bichels. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Osvaldo Dolenga, 85 anos, filho de José Dolenga e Domingas Fabri. Viúvo de Angélica Dolenga. Sep. ontem.

Ottília Pereira de Souza, 86 anos, do lar, filha de José Cyrino da Rocha e Clemência Pereira de Souza. Sep. ontem.

Ozair Xavier de Oliveira, 71 anos, artesão, filho de Hermínio Xavier de Oliveira e Otília Gomes de Oliveira. Sep. ontem.

Paulo Randson Lobato Guerreiro, 32 anos, pedreiro, filho de Paulo Norberto Mendes Guerreiro e Catarina Lobato Guerreiro. Sep. ontem.

Rafael Christian Zordenones Bento, 20 anos, filho de Luiz Carlos Bento e Rosângela Cristina Zordenones. Sep. ontem.

Robert Luís Santana, 15 anos, estudante, filho de José Roberto Santana e Maria Eunice Pereira de Andrade. Sep. ontem.

Terezinha de Fátima Mendes, 43 anos, do lar, filha de Augusto Mendes e Irene Aparecida Mendes. Sep. ontem.

Vivaldo Cosme Duarte Ribeiro, 53 anos, funcionário público estadual, filho de Jercy Nunes Ribeiro e Vera Duarte Ribeiro. Sep. ontem.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (41) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]