• Carregando...
 |
| Foto:

Jorge Joppert Miró

Por dez anos, o casal Miró ficou sem filhos. Sendo assim, os sobrinhos eram agraciados com as viagens de férias e passeios que o tio Jorge promovia. Mesmo depois do nascimento das filhas, o hábito foi mantido. Trabalhando na Rede Fer­­ro­­viária Federal (RFFSA), tinha facilidade de usar a litorina que levava o grupo até Para­­naguá. A filha Vera Lúcia lembra que a família parava na praça da cidade do litoral, almoçava frango com farofa e depois pegava um ônibus em direção a Caiobá. Entre a bagagem normal, Jorge não se importava de levar cobertas e utensílios domésticos. Como o pai era muito ligado à família, Vera conta que as reuniões eram frequentes nos sábados e domingos. Os cafés da tarde e almoços serviam para a contação dos "causos" das inúmeras pescarias que fazia com os cunhados. Além disso, Jorge tinha outros dons. Com uma caligrafia impecável, trabalhou como escriturário da RFFSA, além de chefe de seção. Ajudava também as filhas com as atividades escolares das aulas de arte. Nas horas vagas, fazia palavras cruzadas e lia muito. Durante cinco anos, de 1969 a 1975, locomovia-se com uma bicicleta. Mantinha uma caixinha na parte de trás, que servia para levar as compras da feira, toda a semana, para a filha Vera Lúcia. Depois de aposentar-se da RFFSA, foi morar na praia quando assumiu a administração da Associação dos Servidores Públicos do Paraná, com sede em Caiobá. Dizia que era sua segunda casa. Deixa viúva, duas filhas, cinco netos e três bisnetos. Dia 3, aos 92 anos, de derrame.

* * * * *

Adão de Lima, 75 anos, comerciante, filho de Antônio Manuel de Lima e Feliciana da Costa Lima. Deixa viúva Noêmia Becker de Lima. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Aldo José Santana Russi, 28 anos, carregador, filho de Pedro José Santana e Maria de Lourdes da Silva Santana. Deixa viúva Juliana da Luz Russi Santana. Sep. ontem.

Almir Souza de Oliveira, 57 anos, funcionário público municipal, filho de Sebastião Burbelo de Oliveira e Joana Souza de Oliveira. Deixa viúva Marlei Alves de Oliveira. Sep. às 11h30, no municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela 1 do Cemitério Santa Cândida.

Anderson Faria de Oliveira, 24 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Noel de Farias de Oliveira e Regina Leal de Andrade. Sep. ontem.

Antônio Marcelo de Campos, 37 anos, filho de Salvador de Campos. Sep. ontem.

Antônio Moreira de Oliveira, 70 anos, metalúrgico, filho de João Moreira e Geraldina de Oliveira Santos. Deixa viúva Ivone Coraça de Oliveira. Sep. ontem.

Aparecida Gomes Quadrado, 80 anos, professora, filha de Manoel Gomes Júnior e Adelina Pimentel. Viúva de Walter Quadrado. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do municipal de Bocaiuva do Sul, PR.

Augusto Zgoda, 58 anos, filho de Roberto Zgoda e Joana Zgoda. Sep. às 10 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela do mesmo.

Cesarina da Silva Bonfim, 72 anos, doméstica, filha de Antônio Pedro Bonfim e Sebastiana Thomaz da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Monte Santo de Minas, MG.

Deniz Augusto de Souza, 21 anos, estudante, filho de Jonas Augusto de Souza e Maria Marlene França de Souza. Sep. às 14 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da Rua Berta Klemtz, 51 – Fazendinha.

Diego Aparecido de França Amâncio, 22 anos, segurança, filho de Jesus Amadeu Amâncio e Casturina Alves de França Amâncio. Sep. ontem no Cemitério São Gabriel (Colombo), PR.

Edgard Costa, 87 anos, funcionário público federal, filho de Amarílio Costa e Maria Luiza Costa. Deixa viúva Idir Regina Costa. Sep. ontem.

Edson Monteiro, 54 anos, pedreiro, filho de João Monteiro e Maria Eliza Marçal. Deixa viúva Tânia Brando Gomes da Silva. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Estela Pirkiel, 29 anos, do lar, filha de Marly Rosa Pirkiel. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Gerêmias Ricardo, 35 anos, técnico em refrigeração, filho de Antônio José Ricardo e Laura Maria Ricardo. Deixa viúva Claudenice da Silva Saraiva. Sep. às 9 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Germino Nascimento de Jesus, 86 anos, filho de Manuel Nascimento de Jesus e Maria Josefa dos Santos. Deixa viúva Eva Maria de Jesus. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

Guerino Rampa, 83 anos, lavrador, filho de Ciro Rampa e Hermínia Marcon. Deixa viúva Clementina Morais Rampa. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Herval Martinhago, 80 anos, alfaiate, filho de Frederico Martinhago e Ângela Martinhago. Deixa viúva Maria de Lourdes Martinhago. Sep. ontem.

Ida Guimarães da Costa, 84 anos, professora, filha de Francisco Alves Guimarães e Ida Seraphine Guimarães. Viúva de Plínio Franco Ferreira da Costa. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Irene Minetto da Costa, 80 anos, do lar, filha de Martini Minetto e Gertrudes Minetto. Viúva de Manoel da Costa. Sep. ontem.

Ivan Carmo da Silva, 57 anos, pedreiro, filho de Joanes Carmo da Silva e Saturnina Braz de Faria. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela do Paroquial do Abranches.

Ivanilde Carvalho, 60 anos, do lar, filha de Tertuliano Mereles de Carvalho e Iracema Carvalho. Viúva de Adair Guaragni. Sep. ontem.

José Wanderlei Barbosa de Lima, 48 anos, motorista, filho de Lázaro Barbosa de Lima e Aparecida Irismar de Lima. Sep. ontem.

Maicon Gonçalves, 18 anos, filho de Elones Gonçalves. Sep. ontem no Cemitério São Roque (Piraquara), PR.

Maria da Luz Broto Domacoski, 65 anos, do lar, filha de João Broto e Eliza Tartaia Broto. Sep. ontem no municipal N. Sra do Rosário (Colombo), PR.

Mário Ferreira Duarte, 71 anos, pedreiro, filho de José Ferreira Duarte e Maria Francisca Alves. Sep. ontem.

Maykon Winkler, 20 anos, estudante, filho de Ciro Winkler e Ivanilde Cruz dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Severino José de Lima, 65 anos, operador de máquinas, filho de Antônia Rosalina da Conceição. Deixa viúva Arlete do Carmo Mangger. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.

Valmir Lara da Silva, 40 anos, motorista, filho de Artur Lara da Silva e Mercedes Aparecida Farias da Silva. Sep. ontem.

Valter Alves de Lima Júnior, 14 dias, filho de Valter Alves de Lima e Valéria Maria Fuchs. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Vera Dinah Taborda, 62 anos, do lar, filha de Antônio Pilatti e Guilhermina Ramão Pilatti. Deixa viúvo Gilberto Taborda. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.

Vílson de Santana, 65 anos, empresário, filho de Ana Helenita de Santana. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Vitor Edegar Melzer, 66 anos, motorista, filho de Jahir Travisani Melzer e Dorothea Mayer Melzer. Sep. ontem.

Vitorino Alves de Oliveira, 76 anos, agricultor, filho de José Alves de Oliveira e Alzira Alves dos Santos. Deixa viúva Faustina dos Santos Oliveira. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua João Lipinski, 333 – São José dos Pinhais, PR.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]