• Carregando...

Myriam Waltrude Patitucci Netto

Uma mulher à frente do seu tempo pela sua independência. Essa é a imagem que a família tem de Myriam, ao relembrar de sua trajetória. Nascida em 1926, em Curitiba, viveu em uma casa de mulheres, lembra o filho Eduardo. Nesse ambiente, ela aprendeu que a autossuficiência andava ao lado do prazer da cozinha e da costura. Aos 18 anos, conheceu o militar José Bentes Monteiro Filho, e com ele foi morar em Rio Negro, cidade que faz fronteira com o estado de Santa Catarina. De lá, mudaram-se para o Rio de Janeiro. Batalhadora, num período em que a mulher não tinha muita presença nas faculdades brasileiras, conseguiu terminar os estudos do curso de psicologia. Porém, o lado mãe não a fazia esquecer dos cuidados com o bem-estar dos dois filhos. Segundo Eduardo, entre os dons que a mãe tinha estava o de ser uma confeiteira de mão cheia. A arte de fazer bolos vinha de gerações. Com os filhos pequenos, viu-se viúva no início da década de 60, no Rio de Janeiro. De dona de casa, passou a trabalhar fora como orientadora profissional. No entanto, a solidão duraria pouco. O segundo companheiro, Custódio Netto – também paranaense –, foi apresentado por amigas e o relacionamento começou com uma nova mudança de endereço. Por ele ser oficial da Aeronáutica e um dos responsáveis pela fundação do Correio Aeronáutico Nacional, o casal acabou se mudando para Brasília – capital em formação – para pilotar os dois aviões que a Universidade de Brasília tinha na época. Enquanto ele pilotava, Myriam atuava no setor de aconselhamento psicológico da instituição. Para o sobrinho Marcos, a união trouxe um novo sentido para vida de Myriam. A aventura começou a fazer parte da família, através das excursões que Netto era convidado a fazer pelo seu vasto conhecimento do sertão brasileiro. Era comum o convite dos indigenistas Villas Bôas para irem até as aldeias do Xingu, no Mato Grosso. Além do trio, Myriam acompanhava seguidamente as viagens. Para Eduardo, que esteve com eles algumas vezes, a experiência era fascinante. A mãe enfrentava as adversidades sem problemas. Com uma vocação para o enfrentamento de situações difíceis, era prática, diz ele. A habilidade que tinha com os bolos era usada para resolver qualquer problema. Achava soluções do nada. Em 2005, ficou viúva e retraiu-se ao convívio com a família. Como tinha o prazer de cozinhar, mantinha os convites de jantares e almoços como forma de unir amigos e familiares. Deixa dois filhos e dois netos.

Dia 1, aos 84 anos, em decorrência de complicações em uma cirurgia.

* * * * *

José Rodrigues de Miranda, 104 anos, servente, filho de Severo Rodrigues de Miranda e Victória Maria da Conceição. Viúvo de Helena Metek Santos. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Vertical.

Adel Ruts, 36 anos, filho de Silas Ruts e Izaíra Cordeiro Ruts. Deixa viúva Josiane Portes de Barros. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Igreja Nossa Senhora do Amparo, Rio Branco do Sul, PR.

Adenir de Souza, 53 anos, do lar, filha de André Gros e Maria Gasparina Gros. Deixa viúvo Joaquim Durães de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Roque, Piraquara, saindo da Rua Rio Trombetas, 155, Pinhais.

Albino Santiago, 65 anos, comerciante, filho de João Santiago e Sebastiana Francisca de Jesus. Deixa viúva Mariana Felipe Santiago. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Alda dos Santos Kluber, 89 anos, do lar, filha de Manoel dos Santos Caldeira e Emma dos Santos Caldeira. Viúva de Lauro Kluber. Sep. ontem.

Alessandro Rodrigues Ventura, 22 anos, servente, filho de Antônio Ventura e Cleunice Rodrigues Ventura. Sep. ontem.

Alzira Bachle Deringer, 74 anos, do lar, filha de Arlos Bachle e Anna Bachle. Deixa viúvo Antônio Deringer. Sep. ontem.

Amadeu Cordeiro, 68 anos, pedreiro, filho de Pedro Cordeiro e Júlia de Lima Cordeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela do Alto Boqueirão, Rua Benedito Siqueira Branco, 470.

Antônio Aramis Elias Portela, 54 anos, vendedor, filho de Antônio Juvenal Elias Portela e Odeida Elias Portela. Deixa viúva Adelaide Fuchs Portela. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela de Rio Negro, PR.

Antônio Juvenal Rosa, 91 anos, comerciante, filho de Antônio Rosa e Luiza Rosa. Deixa viúva Erna Tonett. Sep. ontem.

Armando Neme, 78 anos, advogado, filho de Abrão Neme e Camila Santiago Neme. Deixa viúva Marlene Mayer. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Conda Klesiowski, 84 anos, funcionária pública estadual, filha de Francisco Klesiowski e Aniska Klesiowski. Sep. ontem.

Edy Oliveira Patza, 90 anos, funcionária pública estadual, filha de Manoel Peixoto de Oliveira e Francisca Cabezon de Oliveira. Viúva de Amurzito Patza. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Ernesta Cantoia de Oliveira, 63 anos, lavradora, filha de Danilo Cantoia e Madalena Sanazi. Deixa viúvo José Pinto de Oliveira. Sep. ontem.

Floriza Cândida Lara Cordeiro, 63 anos, comerciante, filha de Joaquim Francisco dos Santos e Geralda Cândida de Jesus. Deixa viúvo Manoel de Lara Cordeiro. Sep. ontem.

Graci das Graças de Oliveira, 51 anos, do lar, filha de Josino Francisco Pereira e Eunice Thibes Pereira. Deixa viúvo Joel de Oliveira. Sep. ontem.

Helena Maria dos Santos Moreira, 67 anos, do lar, filha de Salvador Marins dos Santos e Brandina Donato dos Santos. Deixa viúvo João Moreira. Sep. ontem.

Isabela Tonetti Santos, 5 anos, filha de Roberto dos Santos e Kelen Elaine Tonetti. Sep. ontem.

João Edenilson Martins, 29 anos, lavrador, filho de Aírton Rodrigues Martins e Jurcai de Oliveira Martins. Sep. ontem.

João Kovalechucki, 92 anos, marceneiro, filho de Félix Kovalechucki e Serafina Kovalechucki. Deixa viúva Tecla Kovalechucki. Sep. ontem.

João Octaviano Picheth Neto, 61 anos, farmacêutico, filho de João Octaviano Picheth Filho e Leony Bandeira Rocha Picheth. Deixa viúva Rejane Celis de Leão Picheth. Sep. ontem.

José Antônio de Lima, 79 anos, pintor, filho de Manoel Domingos de Lima e Minervina Antunes Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Bronislau Sitorski, 35, CIC.

José Dias de Castro, 87 anos, enfermeiro, filho de José Pereira de Castro e Maria Dias Batista. Deixa viúva Neuza Pedroso de Castro. Sep. ontem.

José Francisco Becker, 78 anos, securitário, filho de Francisco Becker e Laura Grein Becker. Deixa viúva Benedita Federovicz Becker. Sep. ontem.

José Godofredo, 77 anos, agricultor, filho de Pedro Godofredo e Maria Rita de Lima. Deixa viúva Rita Mongolo Godofredo. Sep. 4 de março, às 12 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Jardim Alegre, PR.

Jurandir Bassani, 66 anos, comerciante, filho de Amaro Furtunato Bassani e Maria Bassani. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Luiz Leiria da Silva, 71 anos, lavrador, filho de João Leiria da Silva e Ana Ribeiro da Silva. Deixa viúva Luiza Dolores Borgo da Silva. Sep. 4 de março, às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Municipal de Imbituva, PR.

Maria Beatriz Ferreira de Paula, 50 anos, cabeleireira, filha de Dorival Ferreira de Paule e Clara Ferreira de Paula. Deixa viúvo Émerson Alves da Silva. Sep. ontem.

Maria de Lurdes Brasil, 42 anos, do lar, filha de João Ferreira Brasil e Luiza Maria Brasil. Sep. ontem.

Maria José Theresa de Amorim, 83 anos, professora, filha de Benedicto de Amorim e Juracy Faria de Amorim. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.

Maria Luiza Bonnet, 89 anos, do lar, filha de Ângelo Vendrametto e Maria Bozza Vendrametto. Viúva de Valério Júlio Bonnet. Sep. ontem.

Maria Miniskowsky, 73 anos, do lar, filha de Victor Kuhl e Catharina Kuhl. Viúva de Walfrido Miniskowsky. Sep. às 17 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.

Neide Navarro Aquery, 66 anos, do lar, filha de Miguel Navarro Villalta e Carmen Esposito Navarro. Deixa viúvo Jorge Aquery Neto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, Araucária, saindo da capela do mesmo.

Nilza Aparecida Santos, 38 anos, doméstica, filha de Manoel Pedro dos Santos e Dirce Fongari dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Igreja Católica do Bairro Tatuquara.

Noêmia Wordell Zarur, 92 anos, do lar, filha de Evaristo Wordell e Tereza Wordell. Viúva de Antônio Zarur. Sep. ontem.

Odilon da Luz, 98 anos, filho de Benedito da Luz e Paulina Trombini da Luz. Deixa viúva Wanda Bembem da Luz. Sep. às 15 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Rubi.

Olga Sivieri, 88 anos, do lar, filha de José Rugeski e Antônia Rugeski. Deixa viúvo Danilo Sivieri. Sep. ontem.

Querino Júnior Dias do Vale, 22 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Harli do Vale e Rute Dias do Vale. Sep. ontem.

Roberson de Oliveira Santos, 27 anos, gerente, filho de Nei Roberto dos Santos e Tereza de Oliveira Santos. Sep. ontem.

Rozalina do Espírito Santo Lima, 71 anos, zeladora, filha de Benedito do Espírito Santo e Elena Maria de Paula. Sep. ontem.

Sinval Afonso Hruschka, 44 anos, engenheiro, filho de Afonso Rudolfo Hruschka e Rosina Augusta Zoller Hruschka. Deixa viúva Sheila Hruschka. Sep. ontem.

Terezinha de Jesus Rodrigues, 47 anos, do lar, filha de Floriano Krenski e Carolina Augusta da Luz Krenski. Deixa viúvo Jovino de Jesus Rodrigues. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Paróquia São Pedro, Xaxim.

Víctor de Oliveira Costa, 87 anos, metalúrgico, filho de Francisco Oliveira e Otávila Oliveira Costa. Deixa viúva Oraides Portella Costa. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313. Texto: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]