• Carregando...
 |
| Foto:

Luiza Elizabeth BasagliaO vínculo com o estado do Paraná surgiu na infância de Luiza. Quando viviam em Bariri (SP), seus pais souberam da notícia do sucesso das plantações de café, no Norte do Paraná. Animado pela corrida ao "ouro verde", o pai de Luiza estabeleceu-se como cerealista em Maringá, no início da década de 60. Ao chegarem à cidade, ela e o irmão, quatro anos mais jovem, foram matriculadas no Colégio Santo Inácio, escola tradicional administrada por freiras alemãs. Um história da época, lembrada seguidamente pelos irmãos, era o fato de ter que levar chinelos para a escola. As irmãs não permitiam o uso de sapato dentro de sala de aula para não arranhar o assoalho. Aos 13 anos, Luiza dedicava-se com afinco ao estudo. Frequentadora assídua da biblioteca, foi convidada para trabalhar tão logo ingressou na escola. As festas da escola e a comissão estudantil também tinham sua participação efetiva. Aos 17 anos, começou a lecionar em um centro educacional da prefeitura. Determinada, queria continuar os estudos, porém não havia faculdade na cidade. O jeito foi matricular-se no curso noturno de Pedagogia, em Mandaguari (Norte), cidade a 27 quilômetros de Maringá. Enquanto Luiza não chegava, a mãe não dormia, lembra o irmão José. O curso de Direito foi feito em Maringá, na recém-inaugurada Universidade Estadual de Maringá. Após concluir o curso, ingressou no Serviço Social do Comércio (Sesc) e, além do seu trabalho como assessora jurídica, também dedicava-se à orientação de grupos da terceira idade na instituição. Foi uma das idealizadoras do Festival de Música Cidade Canção (Femucic), realizado com o apoio de diversas empresas. Foram mais de 30 anos de dedicação ao Sesc. Mudou-se para Curitiba em 1988, onde foi trabalhar na Federação do Comércio do Paraná. Dedicou-se por mais de 15 anos ao trabalho voluntário no Albergue São João Batista, no bairro Rebouças, que atendia pessoas carentes que vinham à cidade para tratamento médico. Sempre que havia necessidade, também dava consultoria jurídica para o local.

Em fevereiro, aos 59 anos, de câncer.

* * * * *

Adélia Furlan Martins, 82 anos, do lar, filha de Olivo Furlan e Maria Brancaglioni. Deixa viúvo Germano Augusto Martins. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Aglair Maria Lemos Ilha, 67 anos, socióloga, filha de Belmiro de Souza Lemos e Anita de Souza Lemos. Deixa viúvo Júlio César Rosa Ilha. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Alcebíades Mariano de Paula, 65 anos, filho de José Mariano de Paula e Edelvina Macedo de Paula. Deixa viúva Leonor de Paula Santos. Sep. ontem.

Alcione Ramos dos Santos, 36 anos, servente, filha de João Gabriel dos Santos e Margarida Ramos. Sep. ontem.

Alfredo Silva, 89 anos, açougueiro, filho de João Caetano Silva e Laura Caetano. Viúvo de Izaura da Silva Lorena. Sep. às 11 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela Rubi.

Aline Patrícia de Carvalho, 21 anos, estudante, filha de Paulo Anacleto de Carvalho e Maria de Carvalho. Sep. ontem.

Anacir de Lima Witkovski, 76 anos, do lar, filha de Alfeu Pereira Lima e Noêmia dos Santos Lima. Deixa viúvo David Witkowski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal, saindo da capela do mesmo.

Antônio Gonçalves, 42 anos, autônomo, filho de Catarina Gonçalves. Sep. ontem.

Aristides dos Santos, 58 anos, funcionário público municipal, filho de Bento Inácio dos Santos e Marcília Rosa dos Santos. Deixa viúva Eunice dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Vila Zumbi.

Balvino Miller, 73 anos, comerciante, filho de André Miller e Joana Miller. Deixa viúva Maria da Conceição Miller. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Bertolino Fidélis Pereira, 67 anos, comerciante, filho de Francisco Fidélis Pereira e Maria Francisca dos Reis. Deixa viúva Maria Aparecida Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela comunitária Tatuquara.

Clarina Pierri, 86 anos, do lar, filha de Raphael Pierri e Therezinha Frugulhetti Pierri. Sep. ontem.

Clementina Siqueira de Paula, 34 anos, do lar, filha de Domingos Siqueira de Paula e Maria da Silva Paula. Sep. ontem.

Creso Lacerda, 93 anos, médico, filho de Antônio Corrêa de Lacerda e Maria Augusta de Paula Lacerda. Deixa viúva Ilka Peres Lacerda. Sep. ontem.

Dalva Lúcia da Rocha, 50 anos, corretora, filha de Durvalino Florêncio da Rocha e Maria Stelmach da Rocha. Sep. ontem.

Darlan da Costa, 68 anos, contador, filho de Antônio da Costa Neto e Orlandina Ribeiro da Costa. Deixa viúva Elzi Terezinha Zeni Costa. Sep. ontem.

Dong Chan Kim, 87 anos, comerciante, filho de Sang Ki Kim e Soon Yi Kim. Deixa viúvo Yoon Il Kim. Sep. ontem.

Elias Corrêa de Melo, 24 anos, filho de Terezinha Corrêa de Melo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Eslei Ianguis Ferreira, 19 anos, pedreiro, filho de Valter José Ferreira e Nair Aparecida Pires de Morais. Sep. ontem.

Estanislau Pupia, 90 anos, lavrador, filho de Miguel Pupia e Paulina Pupia. Deixa viúva Paulina Bregenski. Sep. ontem.

Estanislava Sierpinski de Araújo, 99 anos, funcionária pública estadual, filha de Estanislau Sierpinski e Helena Sierpinski. Deixa viúvo Melchíades Leite de Araújo. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Eva Cristina Poiatte, 33 anos, vendedora, filha de Ermínio Poiatte e Maria Aparecida Poiatte. Sep. ontem.

Evandro Ribeiro dos Santos, 15 anos, servente, filho de Josué Alves dos Santos e Maria Tomaz Ribeiro Santos. Sep. ontem.

Francisco Arruda da Silva, 74 anos, lavrador, filho de João Antônio da Silva Filho e Maria Arruda da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Hermínia Polo Nascimento, 91 anos, do lar, filha de Primo Polo e Odília Panizi. Deixa viúvo Asdrúbal Nascimento. Sep. ontem.

Ivone Torres da Rocha, 83 anos, securitária, filha de Lino Torres e Lina Alves Pereira Cordeiro. Deixa viúvo Edmundo Ribeiro da Rocha. Sep. ontem.

Janina Lisicki, 96 anos, do lar, filha de Pawel Getler e Albina Getler. Deixa viúvo Adolfo Lisicki. Sep. ontem.

Leônidas Malinoski, 74 anos, comerciante, filho de Pedro Malinoski e Angelina Malinoski. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Lucas de Souza Rodrigues Lara, 9 anos, estudante, filho de Elias Rodrigues Lara e Isabel Cristina Gonçalves de Souza. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Luiza Biscouto Colatusso, 72 anos, do lar, filha de João Biscouto e Josefina Cecheto Biscouto. Deixa viúvo Pedro Colatusso. Sep. às 16 h, no Cemitério de Campo Comprido, saindo da capela da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Campo Comprido.

Maria Cândida Lopes, 75 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de José Anjos Mezídio e Etelvina Maria dos Santos. Deixa viúvo Ercílio Carlos Lopes. Sep. ontem.

Maria Gonçalves, 75 anos, do lar, filha de Jordelina Gonçalves. Viúva de Naclides Fagundes. Sep. ontem.

Maria Helna de Jesus, 63 anos, do lar, filha de Rosaria Maria de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Cambará, 183, Vila Operária, Jaguapitã, PR.

Nilza de Fátima Prestes, 38 anos, secretária, filha de Daniel Prestes e Escolástica Veridiana Prestes. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Tibagi, PR.

Osmar de Jesus, 72 anos, motorista, filho de Leandro de Jesus e Idalina Gonçalves de Jesus. Deixa viúva Maria Shirley de Jesus. Sep. ontem.

Osvaldo Beraldo, 69 anos, vidraceiro, filho de Fernando Beraldo e Paschoalina Gobbi. Deixa viúva Tânia Maria Torres Beraldo. Sep. ontem.

Pedro José Broliani, 55 anos, contador, filho de Ernesto Broliani e Tília Escandelaria Broliani. Deixa viúva Carmen Lúcia Zaidwicz Broliani. Sep. às 9 h, no Cemitério Abranches, saindo da capela da Luz.

Romilda Guedes Soares, 77 anos, funcionária pública estadual, filha de Valentim Guedes e Dolores Guedes. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Esmeralda do mesmo.

Rosalina Cordeiro, 53 anos, do lar, filha de Pedro Meira dos Santos e Maria Cordeiro dos Santos. Sep. ontem.

Salete Aparecida Alves da Silveira, 38 anos, do lar, filha de João Alves da Silveira e Maria dos Prazeres Alves Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Campina Grande do Sul, saindo da Rua das Araucárias, 575, Olímpio, Campina Grande do Sul, PR.

Sebastião Acir Jordão da Cruz, 57 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Crecencio Jordão da Cruz e Benedita Rodrigues da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Itapejara do Oeste, 162, Alto Boqueirão.

Sebastião Bonora, 88 anos, agricultor, filho de Baptista Bonora e Isaura Dias de Godoy. Deixa viúva Leontina Caminha Bonora. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Valter Alves Carneiro, 62 anos, motorista, filho de Eurides Alves Carneiro e Sara Correia Carneiro. Deixa viúva Alzira Seixas Carneiro. Sep. ontem.

Waldyr Faria Albuquerque, 83 anos, vendedor, filho de Cleto de Faria Albuquerque e Georgina da Costa Albuquerque. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. – Texto: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]