Ignaura Souza Santos
Ignaura foi uma das oito crianças adotadas por dona Floripa (sua tia), que ainda tinha um filho legítimo. Mais nova entre as meninas, era branquinha e dona de dois olhos azuis que impressionavam a todos. Um dos irmãos, Dival, era seu protetor, e tinha muito trabalho para defendê-la dos olhares paqueradores. Ignaura sempre gostou muito de carnaval, e lembrava com saudades da época em que os blocos de carnaval passavam em frente a sua casa, na Avenida Sete de Setembro. Da janela, também avistava sempre um moço elegante, muito bem vestido, que morava em uma pensão vizinha. Quando a troca de olhares deu lugar ao namoro que não passava de uns passeios de mãos dadas , Ignaura teve a certeza de que ele era o amor de sua vida. Cláudio a conquistava com cartas apaixonadas e flores acompanhadas de bombons. As cartas românticas ainda estão guardadas, mais de cinco décadas depois. Cláudio a pediu em casamento em um dia de carnaval, o que aconteceu em maio de 1959. Juntos, tiveram quatro filhos e enfrentaram muitas dificuldades financeiras. Cláudio trabalhava como garçom nos fins de semana e em uma gráfica nos outros dias, isso até ele conseguir se formar em Direito. Ignaura também trabalhava, dando aulas no Colégio Hildebrando de Araújo e no Cajuru. Na região onde moravam, onde hoje é o Jardim Botânico, os dois eram muito conhecidos: andavam sempre juntinhos, e até recentemente tinha quem parasse Ignaura na rua para elogiar sua beleza. O filho Cláudio diz que a mãe também se destacava por ser amorosa, atenciosa, e uma "formiguinha": nunca parava de trabalhar. Ao se aposentar, passou a frequentar mais as piscinas do Clube Curitibano, onde foi eleita várias vezes Miss Simpatia. Ela adorava ir à praia e lá saborear uma cerveja preta. Também estava feliz quando recebia a visita dos netos no domingo, para quem preparava doces deliciosos. O filho Cláudio lembra que a mãe morreu em uma data que ela adorava, a missa de 7.º dia foi comemorada ontem, quando começaram as festividades do Carnaval. Ele diz: "Se as pessoas repararem bem, durante este feriado estará no céu uma grande estrela azul, brilhante como os olhos dela." Deixa o viúvo, quatro filhos e quatro netos.Dia 6, aos 77 anos, de falência múltipla dos órgãos.
* * * * *
Alessandra Baraldi, 41 anos, médica, filha de Vitalino Baraldi Júnior e Sônia Conte Baraldi. Deixa viúvo Paulo Rossi Júnior. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Alírio Rocha, 52 anos, motorista, filho de Antônio Rocha e Iolanda Ronchi. Deixa viúva Alaide de Souza Rocha. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Cidade de Ouro, 281 Sítio Cercado.
Anita Hubner, 91 anos, do lar, filha de Guilherme Wolf e Lina Wolf. Deixa viúvo Carlos Hubner. Sep. ontem.
Antônio Lakoski, 74 anos, vidraceiro, filho de Maria Lakoski. Deixa viúva Margarida Bill Lakoski. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela Berti São José dos Pinhais, PR.
Antônio Zinher, 74 anos, agricultor, filho de Miguel Zinher e Verônica Zinher. Sep. ontem no municipal de Almirante Tamandaré, PR.
Aparecida Pelogia Ferreira, 67 anos, do lar, filha de Alberto Pelogia e Maria Gaspareto Pelogia. Deixa viúvo Valdemir Luiz Ferreira. Sep. ontem no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquara), PR.
Cezar Moloo Matsui, 40 anos, comerciante, filho de Motoyoshi Matsui e Tieko Matsui. Deixa viúva Cristina Nishimura Matsui. Sep. ontem.
Clotilde Scalcione, 84 anos, do lar, filha de Noé do Nascimento Gomes e Eulália Nascimento Gomes. Deixa viúvo Atílio Giosafat Scalcione. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Bento Viana, 811 Água Verde.
Coletinha Proença de Sampaio, 86 anos, funcionária pública estadual, filha de Nazareno Proença e Bronica Araújo Proença. Viúva de Carlos Sampaio. Sep. às 15 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.
Conceição de Souza Barbosa, 80 anos, lavradora, filha de Florindo Urias de Souza e Maria José de Jesus. Viúva de Jorge Tibúrcio Barbosa. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.
Erna Nort de Vasconcelos, 73 anos, do lar, filha de Adolpho Nort e Clara Nort. Viúva de João Bezerra de Vasconcelos. Sep. ontem.
Erondina Alves de Oliveira, 54 anos, promotora, filha de Ermilino Alves da Silva e Anacleta Pereira da Silva. Deixa viúvo Ademir Aparecido de Oliveira. Sep. ontem.
Erython Bibiano de Oliveira, 26 anos, filho de Silmara de Oliveira. Sep. às 17 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua Rio Paranapanema, 1.203 Jardim Weisópolis Pinhais, PR.
Fernão Stock da Cunha Simões Portugal, 81 anos, juiz de Direito, filho de Mário Simões Portugal e Gisela Stock Portugal. Deixa viúva Walkyria Taranha Portugal. Sep. ontem.
Francisco de Assis de Oliveira, 51 anos, pintor, filho de Manoel de Oliveira e Maria Rodrigues de Oliveira. Sep. ontem.
Gilmar Pereira dos Santos, 39 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Amadeu Pereira dos Santos e Maria Trindade Pereira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Guglielmo Ciotti, 82 anos, empresário, filho de Filippo Ciotti e Clara Scheer. Deixa viúva Catarina Ciotti. Sep. ontem.
Hilário Sevscuec, 50 anos, metalúrgico, filho de Demétrio Sevscuec e Maria Rosa Sevscuec. Deixa viúva Heliane de Oliveira. Sep. ontem.
João Luiz Barbosa, 62 anos, técnico em contabilidade, filho de Almir Luiz Barbosa e Giovanina Silva Scaramella Barbosa. Sep. ontem.
Joel Pereira Lopes, 25 anos, pintor, filho de Brasílio Lopes e Ana Ondina Pereira Lopes. Sep. ontem no municipal da Fazenda Rio Grande, PR.
Jorge Luiz Haluch, 49 anos, pedreiro, filho de Faustino Haluch e Djair dos Santos Haluch. Sep. ontem.
José Eurides de Almeida, 36 anos, contador, filho de Joel de Almeida e Marlene Barboza de Almeida. Deixa viúva Elisângela Beneti. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.
Laurintino Caprini, 80 anos, agente de cargas, filho de Ernesto João Caprini e Antônia do Nascimento Caprini. Deixa viúva Rosalina Borges Caprini. Sep. ontem.
Levi Crissi, 55 anos, técnico em laboratório, filho de Hermam Crissi e Anizia Souza Cusismanko. Sep. ontem.
Levy de Souza, 82 anos, marinheiro, filho de Fabrício Ernesto de Souza e Constantina de Souza. Deixa viúva Lindocéia Maria Fagundes de Souza. Sep. ontem.
Manoel Rodrigues, 71 anos, porteiro, filho de José Rodrigues da Silva e Lázara Maria de Jesus. Deixa viúva Alzira Borges Rodrigues. Sep. ontem no Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), PR.
Maria Rosa de Carvalho, 81 anos, do lar, filha de Pedro Viera da Maia e Maria Celestina da Costa. Deixa viúvo Antônio Pereira de Carvalho. Sep. ontem.
Michelle dos Santos, 32 anos, compradora, filha de Maria Rute dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.
Miquelina Kulibaba dos Santos, 73 anos, do lar, filha de João Kulibaba e Verônica Kulibaba. Deixa viúvo José Ozair Vaz dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério de Santa Felicidade.
Nanci Teresinha Ribas, 54 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Antônio Ribas e Maria Luiza Ribas. Sep. ontem.
Natal Ceronatto, 81 anos, zelador, filho de Bortolo Ceronatto e Catharina Trevisan Ceronatto. Deixa viúva Maria de Lurdes Paulin Ceronatto. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.
Nourimar Melara, 65 anos, do lar, filha de Eitel Friedrich Ebenau e Diva Ebenau. Deixa viúvo Carlos Melara Filho. Sep. ontem.
Odoni de Paula Michelotto, 82 anos, filho de Agostinho Michelotto e Emma Michelotto. Deixa viúva Cibelle Althéia Barão Michelotto. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.
Onei Machado dos Santos, 47 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Eurides Machado dos Santos e Lindamir Souza dos Santos. Sep. ontem.
Osvaldo de Souza Cavalli, 67 anos, funcionário público municipal, filho de Antônio Cavalli e Floripa Maria de Jesus. Deixa viúva Jovelina de Oliveira Cavalli. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério de Santa Felicidade.
Osvaldo Macioski, 77 anos, mecânico, filho de Antônio Macioski e Helena Covalski. Deixa viúva Rosi Macioski. Sep. às 16 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do Paroquial de Campo Comprido.
Plínio Cuccarolo, 86 anos, agricultor, filho de Antônio Cuccarolo e Luigia Bolcato. Viúvo de Paulina Fracasso Cuccarolo. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em São Miguel do Oeste, SC.
Rafael Brasílio de Oliveira, 23 anos, serralheiro, filho de Adílson Brasílio de Oliveira e Rosimeri da Silva. Sep. às 17 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do Alto Maracanã Colombo, PR.
Sigrid César da Costa Drummond de Macedo, 80 anos, professora, filha de Murillo Coutinho César da Costa e Angelina Campanelli César da Costa. Deixa viúvo Luiz Fernando Pires de Souza Drummond de Macedo. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Tarciso Vermohlen de Oliveira, 26 anos, motorista, filho de José Araújo de Oliveira e Hilma Vermohlen de Oliveira. Deixa viúvo Daniel de Lara Oliveira. Sep. ontem no Cemitério Santo Ângelo (Campo Largo), PR.
Tiago Schubisz, 16 anos, filho de Osmar Schubisz e Vera Lúcia dos Santos. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.
Ursulina Fernandes de Souza, 78 anos, do lar, filha de Olímpio Fernandes de Souza e Francisca Maria Machado. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.
Valdecir Alves dos Santos, 31 anos, pedreiro, filho de Gregório dos Santos e Isolina Alves dos Santos. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.
Vinícius de Oliveira Rededes Pinheiro, 11 anos, filho de Jaucione Rededes Pinheiro e Jacqueline de Oliveira. Sep. ontem.
Willian Buhrer, 29 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Amauri Buhrer e Maria Lucinete Buhrer. Deixa viúva Luciane Pereira dos Santos. Sep. ontem.
Zenita Weimer Bortolini, 86 anos, do lar, filha de Carlos Weimer e Maria Weimer. Viúva de Antônio Bortolini. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.
Após 21 anos de batalha no Congresso, lei que destrava o agro está nas mãos do STF
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar
Ex-publicitária do PT é investigada por agir como braço do esquema de fraudes do INSS em Portugal
Otan x Rússia? Aliados discutem possível guerra híbrida contra Moscou