Zofia Wozniak
Nascida na Alemanha, muito jovem foi trabalhar na Polônia. No trabalho da roça, em uma pequena fazenda de uma cidade do interior germânico, Zofia conheceu o polonês Stanislaw. Ele conta que com tantos estrangeiros no local, quando se encontrava alguém que falasse a língua polonesa era inevitável a amizade. Do encontro, surgiu um relacionamento proibido, porque não era permitido casais no local. Stanislaw lembra que aos domingos tinham mais liberdade e podiam ficar até mais tarde conversando. Em 1945, o casal e o filho de 4 anos vieram para o Brasil. Durante meses, cruzaram os mares e quando chegaram no porto do Rio de Janeiro, souberam que havia oportunidade de emprego no Paraná. O destino foi Ponta Grossa (Campos Gerais). Sem saber falar português, a comunicação da família era difícil, mas não impossível. Falavam por gestos e apontavam tudo o que queriam. Sempre à procura de emprego, Stanislaw encontrou ocupação em uma fábrica de papel em Morretes, no litoral; em uma pedreira, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, até chegarem à capital. Se antes Zofia cuidava da casa e dos filhos, ao se instalarem no bairro do Pilarzinho, ela resolveu ajudar o marido em um curtume, da região, onde outros imigrantes trabalhavam. Deixava o almoço pronto todos os dias e, quando o marido não vinha de bicicleta ver as crianças, ela deixava o mais velho incumbido de esquentar a comida no fogão de lenha. Vivia para o trabalho, lembra a filha Cristina. Em casa, cuidavam de uma criação de porcos, cabritos, gansos e galinhas. Da horta no fundo do quintal, saíam os legumes e as verduras que sustentavam a casa. Com a morte do filho, há 20 anos, Zofia ficou com a saúde abalada. De temperamento agitado e centralizador, nos dois últimos anos, o Mal de Alzheimer a fez ficar dependente dos cuidados do marido e da filha. Para Stanislaw, Zofia sempre foi a sua companheira de todas as horas e um exemplo. "Eles conseguiram viver com o esforço e com sofrimento, mas nunca desistiram", lembra Cristina. Deixa viúvo, uma filha, dois netos e três bisnetos.
Dia 15, aos 86 anos, de falência múltipla dos órgãos.
* * * * *
Falecimentos
Abdeel de Castro Silva, 35 anos, porteiro, filho de José Getúlio da Silva e Maria Edith de Castro Silva. Sep. ontem.
Alemoeu Dionísio da Silva, 35 anos, auxiliar de produção, filho de Raimundo Dionísio da Silva e Maria Cândida da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim Independência, saindo da Rua Crisântemo, 1746, Campina da Barra, Araucária.
Álvaro da Silva Ventura, 34 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Ariel Gabriel Ventura e Cleria da Silva Ventura. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da Igreja Visão Missionária, Tatuquara.
Anézia Ferreira Pereira, 56 anos, do lar, filha de Antônio Geraldo Ferreira e Marciana Caetano Barbosa. Deixa viúvo Antônio Pereira Neto. Sep. ontem.
Antônio Matozo de Lara, 78 anos, filho de Francisco Eugênio Matoso e Arminda Bueno da Silva. Deixa viúva Rosa Matozo de Lara. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da Igreja Evangélica São Braz.
Antônio Odahir dos Santos Brozoski, 52 anos, pedreiro, filho de Leonaldo Brozoski e Maria José Teixeira Brozoski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Travessa José Ramos, 83, Bairro Planalto, Colombo.
Aparecida da Rocha, 54 anos, zeladora, filha de Nicolau Ludovico da Rocha e Diomira Martins. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Manoel Pereira da Silva, 593, Nascentes, Pinhais.
Carlos Alberto Janz, 59 anos, gerente, filho de Elimar Janz e Aurora Janz. Deixa viúva Iria Storrer Janz. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Carlos Ferreira de Lima, 68 anos, pedreiro, filho de João Ferreira de Lima e Maria Tribica. Deixa viúva Edovirge Correa de Lima. Sep. às 11 h, no Cemitério de Umbará, saindo da Rua Elizário da Rocha Paranhos, 3, Pinheirinho.
Davi Alves Zanatta da Cruz, 8 meses, filho de Tarcísio Zanatta da Cruz e Janaine de Miranda Alves. Sep. ontem.
Dejanira da Silva, 53 anos, do lar, filha de Geraldo Marcelino da Silva e Tereza de Oliveira Silva. Deixa viúvo Manoel Pires. Sep. ontem.
Deny João Fogaça, 58 anos, contador, filho de Braselino José Fogaça e Maria José Fogaça. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Perpetuo Socorro, saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.
Derli Martinato, 42 anos, caixa, filho de Carlito de Bastos Martinato e Gilda Mariza Martinato. Sep. ontem.
Eleni Dias Geraldo, 49 anos, do lar, filha de José Dias Neto e Claudimira Lemos Fagundes. Deixa viúvo Amado Teófilo Geraldo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim.
Eleutério José de Mello, 54 anos, advogado, filho de Zulcério Ramos de Mello e Esther Therezinha Gasparin de Mello. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Elizete Leda Gomes, 51 anos, bancária, filha de Messias de Assunção Gomes e Olinda Fonseca Gomes. Sep. ontem.
Fábio de Andrade Silva, 25 anos, auxiliar de produção, filho de João da Silva e Nilva Maria de Andrade Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Fernandes de Araújo, 80, Fazendinha.
Florinda Maria dos Santos, 80 anos, do lar, filha de João Joaquim Alves e Francisca Florinda do Espírito Santo. Viúva de Geraldo José dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu, saindo da capela de Borda do Campo, São José dos Pinhais.
Gilmar Antônio da Silva, 27 anos, operador de empilhadeira, filho de Antônio da Silva e Cândida da Silva. Sep. ontem.
Glacir de Oliveira, 60 anos, ajudante, filha de José Antônio de Oliveira e Florisbela Pacheco. Sep. ontem.
Hilda Waltrick Soares, 63 anos, do lar, filha de Hipólito Waltrick Farias e Maria dos Prazeres Muniz da Silva. Deixa viúvo Jurandir Josino Soares. Sep. ontem.
Iracema Margarida Chiarello, 80 anos, servente, filha de Benjamim Caraiola e Jacintha Santa Caraiola. Viúva de João Chiarello. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.
Ivanilda Therezinha Buzetti, 58 anos, do lar, filha de Adelvino Buzetti e Eliza Bueno Buzetti. Sep. ontem.
Joana Martins de Souza Borges, 62 anos, cabeleireira, filha de Antônio José de Souza e Izaura Martins de Souza. Deixa viúvo Divanir Borges. Sep. às 15 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.
João Maria Wernek, 54 anos, carpinteiro, filho de Leopoldo Wernek e Lazarina Galhoti Wernek. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do municipal do Boqueirão.
José Giroto, 70 anos, zelador, filho de Antônio Giroto e Anália Pinto de Oliveira. Deixa viúva Albertina Zimiam Giroto. Sep. ontem.
José Sírio Gomes, 70 anos, motorista, filho de Adriano Gomes e Maria Lúcia Gomes. Viúvo de Flávia Marilu Gomes. Sep. ontem.
Josefa Tlomanski Slotuk, 80 anos, do lar, filha de Procópio Tlomanski e Paulina Tlomanski. Deixa viúvo Gregório Slotuk. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Coligação Prudentópolis, Zona Rural.
Luciana Aparecida Carneiro, 18 anos, do lar, filha de Luiz Afonso Carneiro e Maria Aparecida de Santana. Sep. ontem.
Luís Aparecido dos Anjos, 45 anos, militar, filho de Antônio Barbosa dos Anjos e Maria Minervina dos Anjos. Deixa viúva Anita de Sousa Oliveira dos Anjos. Sep. ontem.
Luiz Bertolino da Silva, 65 anos, autônomo, filho de João Bertolino da Silva e Maria Francisca. Sep. ontem.
Lydia Marchalek Pissaia, 83 anos, do lar, filha de Guilherme Marchalek e Rosa Marchalek. Deixa viúvo Marcelino Pissaia. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Madalena Ribas, 78 anos, cozinheira, filha de Herculano Taques Ribas e Domitila de Oliveira Ribas. Sep. ontem.
Maria da Penha Ferreira, 49 anos, do lar, filha de José Antônio Ferreira e Maria Antônia da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.
Maria Olegar, 83 anos, auxiliar de limpeza, filha de Idelfonso Olegar e Sebastiana Olegar. Sep. ontem.
Mário César Schlichting, 62 anos, autônomo, filho de Mário Schlichting e Maria Vales Schlichting. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Mário José Skripes, 51 anos, analista de sistemas, filho de Antônio Skripes e Leonor Skripes. Sep. ontem.
Melacina Day Victorino, 98 anos, do lar, filha de Francisco Antônio Day e Florentina Day. Viúva de Pedro J. Victorino. Sep. ontem.
Oquendo Lopes, 89 anos, engenheiro civil, filho de Benvindo Lopes e Ada Barduzi. Deixa viúva Denise Bianco Garcez Castellano. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela em Bauru, São Paulo.
Osvaldo Braz de Proença, 67 anos, pintor, filho de Antônio Braz de Proença e Olímpia Braz. Deixa viúva Ida Vieira Braz de Proença. Sep. ontem.
Paulo Silvério Rataiczyk, 48 anos, motorista, filho de Francisco Rataiczyk e Estefânia Domarski. Deixa viúva Antônia Gomes de Lima Rataiczyk. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Jorge Simão, 29, Alto Boqueirão.
Pierina Puccinelli Lovato, 88 anos, do lar, filha de Virgílio Puccinelli e Mariana D. Arliano Puccinelli. Deixa viúvo Luigi Lovato. Sep. ontem.
Rosi Nascimento, 69 anos, secretária, filha de Afonso Ifigênio do Nascimento e Maria Valles Nascimento. Sep. ontem.
Rute da Conceição Correa, 59 anos, auxiliar de cozinha, filha de Luiz Getúlio Correa e Avelina Maria da Conceição Correa. Sep. ontem.
Selma Pinto de Andrade, 34 anos, do lar, filha de Osmarino Pinto de Andrade e Maria Eugenia de Andrade. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Rua Assaí, 483, Sitio Cercado.
Silvestre Stenger, 92 anos, porteiro, filho de Francisco Stenger e Magdalena Kramer Stenger. Deixa viúva Olga Fernandes Stenger. Sep. ontem.
Solange Therezinha Peçanha Brandão, 69 anos, do lar, filha de Sebastião Peçanha e Hélia de Moraes Peçanha. Viúva de Júlio Brum Brandão. Sep. ontem.
Sonia Maria de Assunpção Garcia Sacerdote, 71 anos, comerciante, filha de Alpheu dos Santos e Virgínia de Assumpção Garcia. Viúva de Antônio Sacerdote. Sep. ontem.
Valentim Eleutério, 44 anos, pedreiro, filho de Arlindo Eleutério e Benta Faust Eleutério. Deixa viúva Sirley Pastorio Eleutério. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Rua São João do Triunfo, 167, São Braz.
Vanderli Gomes da Silva, 31 anos, açougueiro, filho de Aurélio Gomes da Silva e Rosa Maria Carmo da Silva. Sep. ontem.
Vera Grogenski, 39 anos, técnico em enfermagem, filha de Augusto Grogenski e Rosa Ribeiro Grogenski. Sep. ontem.
Vicente Ribas Siben, 75 anos, carpinteiro, filho de Pedro Siben e Davelina Ribas Siben. Deixa viúva Zilair Ribeiro Siben. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Umbará, saindo da capela do mesmo.
Violeta Ferreira da Silva, 95 anos, do lar, filha de Fernando Martins e Francisca Martins. Deixa viúvo Antônio Ferreira da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Luterano.
Zelinda Valoto Gonçalves, 60 anos, do lar, filha de Pedro Valoto e Maria Catarina Fernandes Valoto. Deixa viúvo Mário Gonçalves de Oliveira. Sep. ontem.
FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br

PGR descarta “ilicitude” e arquiva pedido para investigar Moraes sobre Banco Master

Caso Banco Master gera pressão sobre o STF e provoca reação do Congresso

Da esperança americana ao banho de água fria: como o STF acumulou poder em 2025

Correios descartam privatização e rombo pode chegar a R$ 23 bi em 2026




Deixe sua opinião