| Foto:

Vidal Silva Freitas

CARREGANDO :)

Vidal teve uma infância muito pobre, morando com os pais e cinco irmãos em um sítio no município de Jacupiranga, interior de São Paulo. Apesar disso, quando levava a família para visitar a mãe naquele município, gostava de contar histórias de seu tempo de menino: "Perdi a conta de quantas vezes subi aquele morro a cavalo", dizia, apontando para o morro do local onde morava. Ele e os irmãos não tinham tempo para brincadeiras, trabalhavam na lavoura e andavam dez quilômetros para chegar à escola. Vidal conseguiu um emprego aos 15 anos em uma empreiteira; começou como ajudante, uma função semelhante ao do office boy de hoje. Três anos depois já era chefe administrativo e passou a viajar por São Paulo e Paraná. Quando tinha 25 anos, morando em Laranjeiras do Sul, conheceu a moça mais bonita que já tinha visto, dona de belos olhos azuis. Sandra era a filha da dona de um restaurante, que Vidal passou frequentar regularmente.

Em menos de dois anos, se casaram. Mudavam de cidade à medida que Vidal era solicitado para a construção de novas rodovias. Moraram em Sergipe, no Rio Grande do Sul e em Goiás. Em 1975, resolveram se fixar em Curitiba.

Publicidade

Quando não estava trabalhando, Vidal lia muito. Concluiu três graduações, sendo que a terceira delas, em Direito, foi finalizada aos 61 anos. Não era de se movimentar muito, fazia mais o tipo sedentário. Mas no mar quase virava peixe: adorava nadar em Caiobá, onde tinham uma casa. Foi por teimosia, ao não dar ouvidos aos pedidos da mulher, que Vidal foi tirar os galhos de cima da casa de praia. Desafiando os apelos de Sandra, olhou para a netinha de quase dois anos e disse: "Sua avó acha que não posso subir no telhado". Poucos minutos depois sofreu a queda que provocou o traumatismo craniano. Deixa a viúva Sandra, três filhos e uma neta.

Dia 14, aos 66 anos, de traumatismo craniano.

* * * * *

Falecimentos

Álvaro Velasques, 80 anos, técnico em contabilidade, filho de José Valasques e Ignez Garavelli Velasques. Deixa viúva Mitsi de Freitas Valasques. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.

Publicidade

Benedita Pereira dos Santos, 74 anos, do lar, filha de Joaquim Inácio Pereira e Josefina Preta Pereira. Viúva de Paulo Caetano. Sep. 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Benedita Rodrigues Vieira, 84 anos, auxiliar de enfermagem, filha de José Rodrigues Vieira e Josefa Rodrigues Vieira. Sep. ontem.

Cleiton Moreira de Paula, 17 anos, estudante, filho de Luiz Antônio Ferreira de Paula e Sônia Aparecida Moreira. Sep. ontem.

Danielle Andréa Hurmmann Rocha, 35 anos, vendedora, filha de Jesus Alceu Martins Rocha e Odete Hurmmann Rocha. Sep. ontem.

Ester Ribeiro, 41 anos, do lar, filha de Maria da Luz Silva Ribeiro e Ademir Ferreira da Cruz. Sep. ontem.

Publicidade

Gabriel Frankel, 84 anos, comerciante, filho de George Frankel e Carolina Casanova Frankel. Deixa viúvo Jacy Rezende Frankel. Sep. ontem.

Gilmar Alves de Oliveira, 37 anos, autônomo, filho de João Francisco Alves de Oliveira e Odete Aparecida Mendes de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela do cemitério municipal de Quatro Barras, PR.

Gitana Franzen Kurtz, 77 anos, do lar, filha de Celso Barreto Franzen e Cecy Porto Franzen. Deixa viúvo Cícero Irajá Kurtz. Sep. ontem.

Grasolina Ferreira, 63 anos, do lar, filha de Roseno Ferreira e Duvirge Rodrigues da Veiga. Deixa viúvo Sílvio Afonso de Jesus. Sep. ontem.

Helena Alice Urbanek, 65 anos, do lar, filha de João Drosdek e Ludovica Drosdek. Deixa viúvo Antônio Urbanek. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Santa Terezinha, SC.

Publicidade

Hortência Carolino da Costa, 68 anos, do lar, filha de Martinho da Costa Vale e Júlia Rodrigues. Deixa viúvo Durvalino Francisco Carolino. Sep. às 10 h, no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Vila Americana – Sítio Cercado.

Iasmyn Xavier Costa, filha de João Maria Costa e Indiamara Xavier Costa. Sep. ontem.

Ildefonso Afonso Grande, 66 anos, garçom, filho de Francisco Grande e Ema Grande. Sep. ontem.

Jesué Costa, 70 anos, pedreiro, filho de Sabino Costa e Maria Rodrigues. Sep. ontem.

Jevaldo dos Reis, 40 anos, mecânico, filho de Lourival Marcelino dos Reis e Terezinha Maria dos Reis. Sep. ontem no Cemitério Jardim Independência, Araucária, PR.

Publicidade

João Pinto Rissas, 85 anos, lavrador, filho de José Pinto Rissas e Alzira Silvestre. Viúvo de Ilda Nogueira Rissas. Sep. ontem.

Luciano Ernesto Zanotto, 49 anos, corretor, filho de Paulo João Zanotto e Maria Eugênia Zanotto. Sep. ontem.

Luiz Jacinto Rodrigues, 68 anos, mecânico, filho de Benedito J. Rodrigues e Lidobina R. da Silva. Deixa viúva Sônia Cândido Rodrigues. Sep. ontem.

Maria da Conceição Rossa, 59 anos, do lar, filha de Augusto Vaz Filho e Onória de Almeida Vaz. Viúva de Fortunato Rossa. Sep. ontem.

Maria da Glória Costadela de Oliveira, 71 anos, do lar, filha de Ângelo Costadela e Ana Madalena de Jesus. Deixa viúvo Moacir de Oliveira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.

Publicidade

Miroslaw Wiacek, 72 anos, serralheiro, filho de Stanislaw Wiacek e Genowefa Wiacek. Deixa viúva Ivete Júlia Panek Wiacek. Sep. ontem.

Nicole Cristina Neves, 10 meses, filha de José Ezequiel Neves e Sirleia Cristina do Rosário. Sep. ontem.

Nilza de Fátima Beira, 41 anos, padeira, filha de Manoel Franco Beira e Ernestina Rodrigues Beira. Sep. ontem no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pinhais), PR.

Rosa Miranda Correa, 83 anos, do lar, filha de Francisco dos Santos Corrêa e Constância Ignácio de Miranda. Sep. ontem.

Vilma Prudlo, 54 anos, do lar, filha de Ludovico Langoski e Gabriela Celestina Klos Langoski. Deixa viúvo Antônio Honório Prudlo. Sep. ontem.

Publicidade

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br