• Carregando...
 |
| Foto:

Gastão Pereira da Cunha

Quando se trata de cardiologia no Paraná, a importância de Gastão Pereira da Cunha é ponto pacífico. Quando não estava trabalhando, seu principal hobby era estudar medicina. Foi professor titular da Universidade Federal do Paraná por 42 anos; presidiu a Sociedade Paranaense de Cardiologia, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Associação Médica do Paraná.

Da infância em Rio Negro (interior do estado), o Dr. Gastão falava pouco. Contava que tivera uma vida saudável, típica de quem cresce no interior. Quanto tinha 11 anos, a família se mudou para a capital para que ele e o irmão Ciro tivessem condições de continuar os estudos. Foram morar na Rua José Loureiro. Foi onde encontrou pela primeira vez a futura esposa, Norma, na época uma menininha de seis anos.

O pai, que era médico, adoeceu e durante os seis meses que passou de cama, foram os filhos que sustentaram a casa. Revezando-se entre a universidade e o primeiro emprego – professor de Geografia e Biologia nos colégios Novo Ateneu e no Liceu Rio Branco — o universitário Gastão deu início a atividade que seria a principal em sua vida, a de professor.

Assim que se formou, como primeiro aluno da turma, ganhou uma bolsa de estudos para especializar-se em Cardiologia na Argentina. Havia acabado de reencontrar Norma, e entrou no avião deixando-a noiva e com a data do casamento marcada para a sua volta.

Revelou-se um pai participativo, sempre preocupado com as tarefas escolares das crianças. Se não estava trabalhando ou debruçado sobre os livros, gostava de viajar com a mulher. Não importava o destino, gostava mesmo era de embarcar em cruzeiros marítimos.

Parou de clinicar quando completou 80 anos, depois de ter atendido na Santa Casa e no Hospital de Clínicas. Dedicava-se mais à saúde dos pacientes do que à dele próprio. Segundo o filho Claudio, apesar de recomendar para os pacientes atividades físicas e lazer, Dr. Gastão não fazia nada disso. No ano passado recebeu o título de professor imérito da UFPR, 20 anos após ter parado com as aulas. Deixa 3 filhos, 9 netos, 5 bisnetos.

Dia 13, aos 87 anos, de complicações posteriores a um acidente vascular cerebral.

* * * * * * * *

Adão Soares de Almeida, 59 anos, lavrador, filho de André Alves de Almeida e Esmelina Soares de Almeida. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), PR.

Addy de Ramos Rosa, 79 anos, do lar, filha de Sezefredo de Ramos e Benedicta de Ramos. Deixa viúvo José Rosa. Sep. ontem.

Albino Ferronatto, 79 anos, agricultor, filho de José Ferronatto e Catharina Mezzomo Ferronatto. Deixa viúva Lourena Anna Franciosi Ferronatto. Sep. ontem.

Alceu Pereira, 64 anos, filho de João Luiz Pereira e Eleonora Pereira. Deixa viúva Maria Ivete Pereira. Sep. ontem.

Clarissa de Jesus Lemes, filha de Débora de Oliveira Lemes. Sep. ontem.

Davina Angelina Ferreira Sbrissia, 61 anos, enfermeira, filha de Olisses Ferreira e Helena Sforca Ferreira. Deixa viúvo José Cildinei Sbrissia. Sep. ontem no municipal de Quatro Barras, PR.

Edson Rodrigues D'Ávila, 57 anos, filho de João Rodrigues D'Ávila e Maria Conceição D'Ávila. Sep. ontem.

Eurídia Maria da Luz Taques, 75 anos, do lar, filha de Juvenal José da Luz e Maria dos Anjos Prestes. Deixa viúvo Joaquim Assunção Taques. Sep. ontem.

Ewaldo Rodrigues de Castro, 87 anos, motorista, filho de Ângelo Rodrigues de Castro e Adelaide Waigert de Castro. Viúvo de Rosa Bodziach de Castro. Sep. ontem.

Gustavo Fernandes Siqueira, 2 anos, filho de Darci Fernandes Siqueira e Maria Lúcia Maurício Siqueira. Sep. ontem.

Isabela de Oliveira Santos, 4 meses, filha de Juliano César Santos e Jaqueline de Oliveira. Sep. ontem no Cemitério São Roque (Piraquara), PR.

Jamil Amude, 72 anos, vendedor, filho de Armando Amude e Arlinda Pereira Amude. Deixa viúva Ana Granada Amude. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 da Luz.

Jaqueline Russo Cardoso, 8 anos, filha de Vilson João Alves Cardoso e Juceli do Carmo Russo. Sep. ontem.

Jeronymo de Castro, 72 anos, filho de José Martimiano de Castro e Angelina Maria de Jesus. Deixa viúva Angelina Polizel de Castro. Sep. ontem no municipal de Campo Magro, PR.

José Crepaldi, 73 anos, balconista, filho de Vicente Crepaldi e Elide Cremom. Deixa viúva Deonita Calixto Crepaldi. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Jozana Terezinha Domiciano Stoco, 30 anos, auxiliar técnico, filha de Leodir Domiciano e Vera Lúcia Domiciano. Deixa viúvo Paulo Sérgio Stoco. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Ricardo Gasparin Machado, 1.697 – Pinheirinho.

Laura da Silva Schinelli, 75 anos, secretária, filha de Manoel Praxedes da Silva e Maria Helena Casieri da Silva. Deixa viúvo Mário Américo Schinelli. Sep. ontem.

Luiz Carlos Borba Cordeiro, 54 anos, pintor, filho de Antônio Borba Cordeiro e Júlia Manosso Cordeiro. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Rodrigues, 45 anos, lavradora, filha de Diniz de Castro e Catarina Alves de Castro. Deixa viúvo João Pereira Rodrigues. Sep. ontem.

Moacir Moura Jorge, 63 anos, motorista, filho de Pedro Moura Jorge e Irani Martins Jorge. Deixa viúva Maria de Jesus Moura Jorge. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja Evangelho Quadrangular – Centro – Arapoti, PR.

Noêmio Eno Spode, 66 anos, comerciante, filho de João Nicolau Spode e Hilda Maria Spode. Deixa viúva Naira Bolster Spode. Sep. ontem.

Robson Davi Ávila, 10 anos, filho de Joaquim de Jesus Ávila e Silvane de Fátima Siqueira Ávila. Sep. ontem no Cemitério Central de Araucária, PR.

Valmor Delorensi, 72 anos, vigilante, filho de José Delorensi e Ida Lorensi. Deixa viúva Anita dos Santos de Lorensi. Sep. ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]