• Carregando...
 |
| Foto:

Julieta Brustolin Nauiack (foto)

Em uma pequena colônia italiana de Irati (região centro-sul), Julieta nasceu entre nove irmãos. Era uma família unida que fazia tudo junto, matavam porcos para o jantar, cozinhavam a polenta, bordavam, costuravam. Esse espírito familiar continuou com Julieta ao longo de sua vida. Quando o pai morreu ela tinha cerca de 20 anos e, como os irmãos, foi trabalhar fora. Foi professora e trabalhou em uma fábrica de artigos em vidro. Com tanto trabalho e com a dedicação que tinha com os irmãos, ela não encontrava tempo para namorar. Já tinha quase 40 anos quando um tio da capital foi visitá-la levando um amigo, Estefano. Depois de terem passado o dia juntos, o rapaz perguntou se ela gostaria que ele voltasse para visitá-la e ela respondeu que sim. Quando ocorreu o retorno, um mês depois, ele se dirigiu à família de Julieta e – sem falar com ela – propôs casamento. A data foi marcada no mesmo dia e o resultado foram sete filhos e décadas de união, até o falecimento dele, em 1990.

Um dos filhos, José Luiz, conta que mãe era uma "leoa". Quando eram crianças, os filhos aprontavam bastante e chegaram a furar o pneu de um carro que estava estacionado na calçada da casa deles. O dono era um lutador de karatê, que quis bater nos meninos, mas teve que sair correndo para fugir das vassouradas de Julieta. Apesar de carinhosa e protetora, sabia ser enérgica e firme. Gostava de bordar e costurar e também de ouvir elogios sobre os pratos que preparava, especialmente o pão caseiro – conhecido como "pão da vó Julieta" – e o pudim de leite. Tímida, costumava dizer que o segredo eram as panelas. Outra característica forte era o senso de humor. Em seus últimos meses tinha que ser submetida a muitos exames e inspirada pelo livro Crepúsculo, um dos últimos dos muitos que estava lendo, ela dizia que não ia tirar sangue, mas fazer como os personagens vampiros e provar um pouquinho. O filho Carlos Alberto conta que ela já estava há muito tempo preparada para morrer, mas sabia que a família não estava, então conversava muito sobre isso e consolava a todos, que de certa forma puderam se despedir dela. Quando morreu estava cercada de filhos e netos. Durante uma oração, ela simplesmente respirou fundo, fechou os olhos e partiu. Deixa sete filhos, 15 netos e dois bisnetos.

Dia 27, aos 91 anos, de leucemia.

* * * * * * * *

Abílio de Andrade, 74 anos, lavrador, filho de Félix de Andrade e Paulina Souza de Andrade. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela São Sebastião de Araucária.

Álvaro Siqueira Pitta, 62 anos, engenheiro civil, filho de Álvaro João Pitta e Geni Siqueira Pitta. Deixa viúva Jamile Martinelli Pitta. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo do Cemitério Jardim da Paz, Florianópolis, SC.

Amauri Chagas, 32 anos, filho de Nicolau Chagas e Alvina de Melo Chagas. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Capela Berti, São José dos Pinhais.

Andrea Guicardes dos Santos, 29 anos, lavradora, filha de Geraldo Alves dos Santos e Eni Guicardes dos Santos. Sep. 6 de junho, em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de São Pedro dos Ferros, MG.

Andriely Maria Soares de Moraes, 14 anos, estudante, filha de Carlos José de Moraes e Andreia Aparecida Soares. Sep. às 9h30, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Igreja Evangélica Tatuquara.

Antônio Alves da Silva, 75 anos, vidraceiro, filho de Celestino Alves de Almeida e Cipriana Maria da Silva. Deixa viúva Maria Pereira Alves. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Iguaçu, 782, Santa Cruz, Monte Castelo.

Antônio Arruda de Oliveira, 58 anos, pedreiro, filho de José Arruda de Oliveira e Maria Arruda de Jesus. Sep. ontem.

Antônio Carlos de Almeida Telles, 66 anos, gerente de operações, filho de Antônio Almeida Telles e Mabile Castigloni de Almeida Telles. Deixa viúva Djanira Siqueira de Almeida Telles. Sep. ontem.

Antônio Dittmann, 69 anos, militar, filho de Pedro Dittmann e Paulina Ihroche Dittmann. Deixa viúva Izolete João Mendes. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Guilherme Weis, 500 – Tarumã-Pinhais.

Antônio Machado, 61 anos, porteiro, filho de Cassilio Machado e Santalice do Carmo. Deixa viúva Francisca Padilha Machado. Sep. ontem.

Antônio Sérgio de Freitas de Lima, 16 anos, pintor, filho de Sérgio Machado de Lima e Carla de Freitas. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da Rua João Alves Cordeiro, 234 – Vila Ana Maria – Colombo, PR.

Antônio Velocino Jesus, 73 anos, mecânico, filho de Joaquim Honório de Jesus e Jorgina Afonso Pereira de Matos. Deixa viúva Nadir Velocino Jesus. Sep. ontem.

Antônio Weltugnick, 89 anos, pedreiro, filho de Ullerich Weltugnick e Manoela Welltugnick. Sep. ontem.

Arnaldo do Amaral, 78 anos, mecânico, filho de Aristides do Amaral e Maria Rosa dos Santos. Deixa viúva Edenir Neves do Amaral. Sep. ontem.

Ayrton Santos Petrochinski, 66 anos, funcionário público estadual, filho de Theodoro Petrochinski e Maria Vicente da Costa Petrochinski. Viúvo de Marly Mattos Petrocuinski. Sep. ontem.

Benedito Marcolino da Silva, 66 anos, borracheiro, filho de Lazinho Marcolino da Silva e Olímpia Pinheiro. Deixa viúva Dolores de Jesus Silva. Sep. às 17 h, no Cemitério Bom Jesus, saindo da capela do mesmo.

Carlos Danilo Costa Cortes, 79 anos, jornalista, filho de Juvêncio Cortes e Ottília Costa Cortes. Deixa viúva Maria de Lourdes Schinzel Cortes. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Carminha Castorina Silva, 75 anos, do lar, filha de José Aristides da Silva e Mariana Castorina Alves. Sep. ontem.

Conceição de Oliveira, 68 anos, do lar, filha de Sebastião de Oliveira e Ana Maria da Silva. Sep. às 11 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Conceição Maria Aparecida Godinho da Silva, 67 anos, do lar, filha de Benedito Godinho e Benedita Aparecida Godinho. Deixa viúvo Guedes Martins da Silva. Sep. às 14 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Derci Batista de Almeida, 64 anos, vendedora, filha de José Batista de Almeida e Maria Pereira da Silva. Deixa viúvo Orídia de Oliveira Almeida. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela da Igreja Católica, São Rafael, CIC.

Dirce Terezinha Contin, 70 anos, do lar, filha de José Ferreira e Dinorayde Ferreira. Deixa viúvo Douglas Sérgio Contin. Sep. ontem.

Eclea Wosne, 66 anos, do lar, filha de José Veiga e Elvira Veiga. Deixa viúvo Anacleto Wosne. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical.

Edith Soares Bergonse, 94 anos, professora, filha de Raul Soares Gomes e Aracy Plaisant Soares Gomes. Viúva de Ernesto Bergonse. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.

Fábio Eliseu da Silva, 24 anos, servente, filho de Fredolino Eliseu da Silva e Joana Spak. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua José R. Magalhães, 5.924 – Centro – Mandirituba, PR.

Fernando José Mendes dos Santos, 25 anos, filho de Acir dos Santos e Anadir Mendes da Silva dos Santos. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal da Fazenda Rio Grande, PR.

Franciele Silva Fagundes, 22 anos, auxiliar, filha de Vilmar Drevek Fagundes e Terezinha de Jesus Silva. Sep. ontem.

Francisco Feliciano de Oliveira, 69 anos, carpinteiro, filho de Antônio Feliciano de Oliveira e Gertrudes Maria de Jesus. Deixa viúva Mercedes Pantaroto de Oliveira. Sep. ontem.

Glauco Sanson da Silva, 46 anos, advogado, filho de Sostenis da Silva e Miria Sanson da Silva. Sep. ontem.

Ildefonso Raymundo Dias de Souza, 73 anos, autônomo, filho de Rubens de Souza Pereira e Sara Dias de Britto. Deixa viúva Maria da Conceição Dias de Souza. Sep. ontem.

José Alencar Oliveira, 71 anos, comerciante, filho de Francisco Caboclo de Oliveira e Clotilde Nelsa de Oliveira. Deixa viúva Rosângela Rocio Oliveira. Sep. ontem.

José Carlos Machado, 57 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Machado e Elza Franco Machado. Sep. ontem.

Lenice Destefani Urquiza, 74 anos, comerciante, filha de João Destefani e Margarida Maurer Destefani. Deixa viúvo Manoel Urquiza. Sep. ontem.

Luiz Pires Ferreira, 45 anos, carpinteiro, filho de Manoel Pires Pereira e Francisca Maria Ferreira. Sep. ontem.

Luiza Zanotti Vigano, 95 anos, do lar, filha de Luiz Zanotti e Heurica Perini. Deixa viúvo Modesto Vigano. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Pato Branco, PR.

Luzia Bonoto dos Santos, 86 anos, do lar, filha de Antônio Bonotto e Sebastiana Alderuci. Deixa viúvo João Ferreira dos Santos. Sep. ontem.

Manoel Vicente, 91 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Manoel Inácio Vicente e Maria Schmidt. Viúvo de Maria Regina Vicente. Sep. ontem.

Marcelo Augusto dos Santos, 25 anos, motoboy, filho de Sebastião dos Santos e Vicentina Batista dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Maria Dombroski, 93 anos, funcionária pública estadual, filha de Thomaz Grita e Barbara Grita. Deixa viúvo Bruno Dombroski. Sep. ontem.

Neide Ramos, 48 anos, servente, filha de Custódio Ramos Sobrinho e Laura de Carvalho. Sep. ontem.

Neuraci Alves Machado Boese, 60 anos, do lar, filha de Eurides Alves Machado e Joaquina Marcondes Machado. Deixa viúvo Eloi Boese. Sep. ontem.

Renato Mário Malschitzki, 84 anos, bancário, filho de Ângela Malschitzki. Deixa viúva Diomar Malschitzki. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Porto União, SC.

Renia Cielusinski Novelli, 73 anos, secretária, filha de Estefano Cielusinski e Júlia Cielusinski. Deixa viúvo Luiz Novelli. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Corupa, SC.

Rihanna Pelisser Lins, filha de Noel Admilson Amaral Lins e Margareth Pelisser. Sep. ontem.

Robson Tony Ribeiro, 20 anos, estudante, filho de Antoninho Ribeiro e Sandra Aparecida de Oliveira. Sep. ontem.

Rosa Maria Gonçalves da Silva, 66 anos, do lar, filha de José Gonçalves e Anna Maria dos Santos. Deixa viúvo Jardilino da Rocha. Sep. ontem.

Teófila Szkutnik, 85 anos, do lar, filha de Marcel Klepuszewska e Marcelina Klepuszewska. Viúva de João Szkutnik. Sep. às 10h45, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Thays Ellen da Silva Mendes, 22 anos, vigilante, filha de Palomar da Silva e Edna Maria da Silva. Sep. às 14 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Tiago Silva da Cruz, 23 anos, soldador, filho de Urubaja Tadeu Machado da Cruz e Valdete Ernesta da Silva. Sep. ontem.

Yasuko Matsumoto, 87 anos, do lar, filha de Rikuyo Arai e Rinichi Arai. Deixa viúvo Koe Matsumoto. Sep. ontem.

Yolanda Turek, 83 anos, do lar, filha de Salomino Turek e Brasilisia Matoso Turek. Deixa viúvo Luiz Borges. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do mesmo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]