• Carregando...
 |
| Foto:

Déa Ferreira do AmaralDe família tradicional paranaense, Déa foi criada dentro de padrões rígidos, seguido pela educação de freiras do Colégio Cajuru. Devido a esse aspecto, ao assumir uma carreira de pesquisadora e professora na Univer­­sidade Federal do Paraná sempre foi considerada pela família como uma mulher inovadora. Cursou Farmácia e iniciou a carreira profissional no laboratório de análises clínicas do pai e no Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas. Como pesquisadora no grupo de Bioquímica, teve a liderança do professor e doutor Metry Bacila (responsável pela construção e inauguração do Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná).Da Bioquímica fez seu ideal de vida: aprovada no doutorado, foi morar em Nova Iorque, na década de 60. Ao voltar, fez concurso para a Universidade Federal do Paraná para professora titular da sua área de atuação. Em uma época que não se falava em educação continuada, Déa voltou a inovar continuando a especialização em Leicester, na Inglaterra. Quando se aposentou, resolveu organizar e trabalhar na farmácia da Igreja do Imaculado Coração de Maria, no bairro Rebouças, que atende pessoas carentes. Em família, os sobrinhos simplesmente a chamavam de Déa. Ultimamente, seu encanto maior estava voltado para os sobrinhos netos por quem fazia de tudo. Nos almoços de domingo, na casa do irmão Odin, seu prazer era levar doces, brinquedos e a famosa gelatina cor de rosa que os "netinhos" tanto gostavam. Nestes momentos, Déa divertia-se com os debates acirrados que os sobrinhos suscitavam só para vê-la sustentar suas opiniões. Um dos prazeres de Déa era viajar. Por isso, conhecia muitos países. Muito culta, aproveitava para visitar museus, ir a concertos e teatros. Diariamente, os irmãos Odin e Ronald iam visitá-la. Sempre foi muito positiva e nutria esperanças que, apesar da doença, poderia passar mais um verão na casa que tanto gostava em Guaratuba, litoral do Paraná.

Dia 20, aos 78 anos, de insuficiência cardíaca.

* * * * *

Aleixo Kochinski, 71 anos, filho de Francisco Kochinski e Marta Kochinski. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da Igreja Matriz de Quitandinha, PR.

Antônio Ferreira Pires, 64 anos, funcionário público municipal, filho de Benedito Ferreira Pires e Maria Ferreira Pires. Deixa viúva Aparecida Franco Pires. Sep. ontem.

Antônio Francisco da Silva, 83 anos, comerciante, filho de Joaquim Francisco da Silva e Virgínia Maria de Jesus. Deixa viúva Juversina Araújo da Silva. Sep. ontem.

Arno Buttendorff, 84 anos, representante comercial, filho de Augusto Buttendorff e Lídia Buttendorff. Deixa viúva Herondina Buttendorff. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Arthur de Oliveira dos Santos, 8 dias, filho de Alex dos Santos e Aline de Oliveira dos Santos. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado.

Cecília Marques Domingues, 77 anos, do lar, filha de Alziro Portela e Alexandrina Marques Portela. Deixa viúvo Francisco Ferreira Domingues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal de Campo Magro.

Christian Calisto, 19 anos, auxiliar, filho de Aguinaldo Calisto e Vanira Ribeiro de Souza Calisto. Sep. ontem.

Daniel Pereira da Silva, 33 anos, pintor, filho de Dorvalino Pereira da Silva e Maria Lourdes da Silva. Sep. ontem.

Dieter Kurt Willi Degenhardt, 73 anos, administrador, filho de Heinrich Degenhardt e Ilse Degenhardt. Deixa viúva Gisela Degenhardt. Sep. ontem.

Dinarte José Casagrande, 74 anos, vendedor, filho de Maximino Casagrande e Eliza Casagrande. Deixa viúva Ana Maria Ludovico Casagrande. Sep. às 10 h, no Cemitério de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.

Evaldo Ferreira Alves da Cruz, 18 anos, servente, filho de Pedro Abílio Alves da Cruz e Maria Rita Ferreira Alves da Cruz. Sep. ontem.

Gabriel de Paula Silva, 2 dias, filho de Valter do Rosário Silva e Geliane Pereira de Paula. Sep. ontem.

Heleno Miguel da Silva, 75 anos, jardineiro, filho de José Miguel da Silva e Maria Francisca da Conceição. Viúvo de Juair Carlos da Silva. Sep. ontem.

Iedda Taques Osório, 82 anos, do lar, filha de Dewet Virmond Taques e Clarice Ribeiro Taques. Viúva de Carlos Affonso Meissner Osório. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo capela do mesmo.

Iron dos Santos Moreira, 29 anos, filho de João Antônio Moreira e Rut Alves dos Santos Moreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical.

Ivo Bahr, 67 anos, empresário, filho de Arnoldo Bahr e Jaci Bahr. Deixa viúva Elsa Feller Bahr. Sep. ontem.

João Prado, 81 anos, lavrador, filho de Bernardo Prado e Rosa Monteiro. Deixa viúva Conceição Lopes Prado. Sep. às 9 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

José dos Santos, 61 anos, filho de João José dos Santos e Felisana Rosa dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Associação de Bairro Novo Mundo.

José Luiz de Almeida, 40 anos, pedreiro, filho de Saturnino Rodrigues de Almeida e Amara Josefa de Lima Almeida. Sep. ontem.

Júlio César dos Santos Bertioti, 26 anos, pintor, filho de Pedro Dias Bertioti e Jardelina dos Santos Bertioti. Sep. ontem.

Kelem Leandro Fiori, 32 anos, jardineira, filha de Edgar Vicente Fiori e Abgail de Oliveira Mattos. Sep. ontem.

Leandro Amhof Moura, 30 anos, servente, filho de Edélcio Moura e Rosemari Amhof Moura. Sep. ontem.

Leandro Motta Arias, 88 anos, vigilante, filho de Francisco Motta Campos e Carmen Arias Diez. Sep. ontem.

Leonardo José Flores, 5 anos, filho de Rodrigo Flores e Adriane Müller Flores. Sep. ontem.

Luiz Carlos Gasperin, 57 anos, técnico, filho de Nilo Gasperin e Maria Amália Gasperin. Deixa viúva Noemi Bróglio Gasperin. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Sagrada Família, Capela da Funerária Vacaria, RS.

Marineida Pissini Rosa, 67 anos, bancária, filha de Mário Rosa e Eneida Pissini Rosa. Sep. às 8 h, no Crematório Vaticano.

Mauro Hernandes Lopes, 43 anos, motorista, filho de Antônio Hernandes Lopes e Dora Gomes Lopes. Deixa viúva Marlei Aparecida Lopes. Sep. às 17 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, São José dos Pinhais, saindo da capela do mesmo.

Narciso Pereira da Silva, 63 anos, pedreiro, filho de Joaquim Samuel da Silva e Geralda Faustina Pereira. Sep. ontem.

Nélson Guze, 55 anos, eletricista, filho de Otaviano Guze e Maria de Lourdes Guze. Sep. ontem.

Noel Solda, 30 anos, pedreiro, filho de Rafael Solda Neto e Maria Inez Solda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Paulo Henrique Diniz, 44 anos, representante comercial, filho de Antônio Odilon Diniz e Maria Ignês de Almeida Diniz. Deixa viúva Sônia Oliveira Guimarães Diniz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério do Carmo, São Paulo.

Pedro de Lima, 52 anos, autônomo, filho de Guilherme de Lima e Tereza Francisca de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, São José dos Pinhais, saindo da Rua Dra. Ana Maria Manssur Mader Gisi, 354, Sítio Cercado.

Rosilda do Carmo Cavali de Faria, 52 anos, do lar, filha de José Garibaldi Cavali e Esaida de Souza Cavali. Deixa viúvo João Antônio Ribeiro Faria. Sep. ontem.

Sabrina Gonçalves, 8 anos, estudante, filha de Luiz Henrique Gonçalves e Lindaura Soncini. Sep. ontem.

Santina Santos da Silva, 83 anos, do lar, filha de Abílio Joaquim dos Santos e Sílvia de Castro. Viúva de Werneck Fogaça da Silva. Sep. ontem.

Sônia Oliveira Guimarães Diniz, 46 anos, contadora, filha de José Oliveira Serrano e Nair Guimarães Oliveira. Deixa viúvo Paulo Henrique Diniz. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério do Carmo, São Paulo.

Valdemar Cardoso de Souza, 80 anos, pintor, filho de Marcos Cardoso de Souza e Maria Silva de Souza. Viúvo de Mercedes Santos de Souza. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela 1 de Santa Cândida.

Zaida Leite Betin, 78 anos, professora, filha de Aristides Ferreira Leite e Eva Zeci Ferreira Leite. Deixa viúvo José Betin. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]