
Szczepan Maximilian, o Stasiak
Assim que Szczepan perdeu o pai, um agricultor descendente de poloneses, ele deixou o interior do Rio Grande do Sul e veio com a mãe e com os dez irmãos para o Paraná. Ele queria morar em uma cidade onde pudesse estudar e ficou em Curitiba, enquanto o resto da família foi para o Norte do estado. Szczepan conseguiu um emprego no quartel Batalhão de Caçadores e, em troca de cama e comida, ajudava na limpeza e engraxava sapatos. Depois tornou-se soldado, cabo armeiro e ficou por lá até se formar em Direito. Depois de alguns anos como advogado, trabalhando em São Mateus do Sul (Sudeste), ele conheceu Joanina. Ela se apaixonou na hora, mas o porte atlético e olhos azuis de Szczepan não foram suficientes para conquistar o pai dela, que foi contra o namoro. A relutância foi em vão. Max (como ela o chamava) e Joanina casaram e tiveram oito filhos, um em cada cidade em que ele trabalhava como juiz. Depois de anos viajando, se tornou desembargador e passou a morar em Curitiba. Tinha "coração mole", segundo o filho Velomar. Gostava de passar as tardes sentado ao lado da mulher, batendo papo e tomando o chimarrão que ele preparava para os dois. Depois que ela morreu, há quase três anos, ele entrou em depressão. Foi melhorando aos poucos e o gosto pela leitura o ajudou na recuperação. Também se preocupava em manter as amizades; anualmente frequentava os almoços dos desembargadores aposentados e os de confraternização do quartel. Preocupados com a saúde do pai, alguns dos filhos resolveram interná-lo, dizendo a ele que iam apenas fazer alguns exames. Animado com o "passeio", se perfumou e vestiu terno, gravata e os sapatos mais novos. Mas não pôde continuar alinhado por muito tempo. Chegando ao pronto-socorro lotado, Szczepan aguardou oito horas em uma maca, até ser atendido e encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Passou o último mês e meio internado e boa parte do tempo não podia ter companhia, coisa que ele mais valorizava. Deixa 7 filhos, 18 netos, 2 bisnetos.
Dia 6, aos 92 anos, de pneumonia.
* * * * * * * *
Adelaide Cebuliski, 64 anos, lavradora, filha de João Silvano de Paula e Izabel dos Santos de Paula. Viúva de Adão Cebuliski. Sep. ontem.
Alysson Pereira da Silva, 21 anos, jardineiro, filho de Pedro Pereira da Silva e Margarida Bueno Lourenço. Sep. ontem no Cemitério Bom Jesus (Municipal de Piraquara), PR.
Amparo Calvete de Souza, 97 anos, funcionária pública estadual, filha de Heitor Rufino Calvete e Caetana Gonçalves Calvete. Deixa viúvo Genior Vitelbo de Souza. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, em Vitória do Palmar, RS.
Antônio Pepes Ribas, 74 anos, agricultor, filho de João Guimarães Ribas e Leonor Pepes Ribas. Sep. ontem.
Apparecida Davanzo Alves, 73 anos, do lar, filha de José Davanzo e Lúcia Lorenzi Davanzo. Deixa viúvo João Alves. Sep. ontem.
Clara Ferreira Schwening, 82 anos, do lar, filha de Norberto Ferreira e Maria de Jesus Ferreira. Viúva de Carlos Silvano Schwening. Sep. ontem.
Deraldo Ribeiro Soares, 53 anos, lavrador, filho de Nazário Ribeiro Soares e Maria Alves de Oliveira. Deixa viúva Teonília Oliveira Soares. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), PR, saindo da capela do mesmo.
Diogo Mensch, 25 anos, autônomo, filho de Valentim Francisco Mensch e Rita Mensch. Sep. ontem.
Edeltraut Krug, 50 anos, diarista, filha de Raulino Krug e Érica Krug. Deixa viúvo Paulo Roberto Krug. Sep. ontem.
Edwiges Guimarães, 84 anos, do lar, filha de Jeronymo Chiesorin e Clara Chiesorin. Viúva de Carlos Guimarães. Sep. ontem.
Elsa Alves dos Santos, 63 anos, do lar, filha de Fermina Alves dos Santos. Deixa viúvo Ângelo Martins Silvano. Sep. ontem.
Florisbaldo dos Santos, 58 anos, eletricista, filho de Otávio dos Santos e Júlia Durski dos Santos. Deixa viúva Iraci Terezinha dos Santos. Sep. ontem.
Franciele Mariana Dias da Silva, 22 anos, estudante, filha de Gláucio Cícero da Silva e Izabel Reis Dias da Silva. Sep. ontem.
Gerino Guido Hoffmann, 66 anos, funileiro, filho de Alfredo Hoffmann e Maria Cecília Hoffmann. Sep. no dia 14/7/09, às 17 horas, no Crematório Vaticano, saindo da capela Rubi do mesmo.
Geverson Marcelo Marcondes, 35 anos, lavador de carros, filho de Lauro Marcondes e Zilda Barboza Marcondes. Sep. ontem.
Iadiviga Biernaski Nalepa, 72 anos, lavradora, filha de Martim Biernaski e Balbina Spacki. Deixa viúvo João Nalepa. Sep. ontem.
Idalina Kuln Egea, 52 anos, cabeleireira, filha de Santiago Egea Berrido e Maria Kuln Egea. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da Av. 31 de Março, quadra 10, lote 6 Parque do Lago Várzea Grande, MT.
Iracema França Fagundes, 65 anos, do lar, filha de Avelino Carlos França e Joaquina Ferreira Ribas. Deixa viúvo Joares Sebastião Fagundes. Sep. ontem.
Ivonete Portes Vieira de Lima, 37 anos, assistente administrativo, filha de José Nepomoceno Vieira e Terezinha Portes Vieira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua Onze de Agosto, 486 Xaxim.
João Alves Viana, 79 anos, agricultor, filho de Antônio Alves Viana e Maria Alves Santana. Deixa viúva Aldenir Rodrigues dos Santos. Sep. ontem.
João Taborda da Silveira, 55 anos, pintor, filho de Vítor José da Silveira e Maria Joana Taborda. Sep. ontem.
Josemar Rodrigues da Silva, 81 anos, filho de João Rodrigues da Silva e Vergínia Marques da Silva. Deixa viúva Maria Apparecida Borges da Silva. Sep. às 9 h, no Municipal do Boqueirão, saindo da capela do mesmo.
Leônidas Machado Ribeiro, 61 anos, agricultor, filho de Benedito Henrique Ribeiro e Luíza Machado Ribeiro. Deixa viúva Terezinha Batista Lazaroto. Sep. ontem.
Lindomar Dias Florêncio, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Gomes Florêncio e Florina Dias Machado Florêncio. Deixa viúva Laudiceia Aparecida Dantas Leopoldo Florêncio. Sep. ontem.
Lúcia Stagek Bosa, 79 anos, do lar, filha de Abel Stagek e Verônica Nabosne Stagek. Deixa viúvo José Bosa. Sep. às 10 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.
Luiz Tito Motta, 46 anos, técnico em mecânico, filho de Luiz Gonzaga Motta e Iracema Adamowski da Motta. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 5 do mesmo.
Macir Vescow, 58 anos, pedreiro, filho de Francisco Vescow Filho e Jovita Vescow. Deixa viúva Isabel de Oliveira Vescow. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.
Maria Ivancheski Novak, 87 anos, doméstica, filha de João Ivancheski e Maria Ivancheski. Deixa viúvo Cassemiro Novak. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.
Maria Izabel de Almeida Giraldele, 68 anos, do lar, filha de Generosa Rodrigues de Almeida. Deixa viúvo Natal Giraldele. Sep. ontem.
Paulo Cezar Cezak, 45 anos, pedreiro, filho de Sérgio Cezak e Teresa Maria Cezak. Sep. às 9 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.
Regina Ksiozek, 68 anos, costureira, filha de João Ksiozek e Bronislava Ksiozek. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Osires Paixão Gonçalves, 449 Santa Felicidade.
Waldir David Bercot, 83 anos, metalúrgico, filho de Manoel Rufino Bercot e Olívia Balmant Bercot. Deixa viúva Ana Henrique Bercot. Sep. ontem.
Walmir Luiz Passos, 51 anos, pedreiro, filho de Acyr Passos e Antônia Machado Passos. Sep. ontem.




Deixe sua opinião