• Carregando...
 |
| Foto:

Eliasib Gonçalves Ennes

A grande carreira como cientista não foi uma surpresa para os familiares de Eliasib, que, desde pequeno, já demonstrava inteligência e criatividade fora do comum. Estava sempre querendo aprender mais e mais e ainda pequeno datilografava e ajudava na escola de seu pai, Ceci­liano José Ennes, um famoso pastor presbiteriano que hoje empresta o nome para uma rua em São Paulo. Mais velho, Eliasib saiu de Catan­duva, no interior de São Paulo, e durante a guerra serviu ao Exército no Rio Grande do Sul. Por lá tinha um grande amigo, que o convidou para morar em sua cidade, Curitiba. Aceitou o convite e aqui resolveu cursar Engenharia. Foi em um passeio pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) que, ao passar por uma sala, se interessou por uma acadêmica de Odontologia. Walfrida acabou "caindo na rede" de Eliasib. Da união, de 61 anos, vieram três filhos. Eliasib exigia dos filhos muito estudo, mas não deixava de dar o exemplo. Além de Engenheiro Civil, era graduado em Matemática, especializado em Acústica Física pela Association pour l’Organisation des Stages de Téchniques e pelo Centre Scientifique et Technique du Bâtiment – Paris/França e Mestre em Acústica-Arquitetônica e Física aplicada. Eliasib também foi professor Catedrático da Escola de Engenharia da UFPR e professor da Escola de Oficiais Especialistas e Infantaria de Guerra do Ministério da Aeronáutica. Mesmo com tanta dedicação à carreira, não esquecia a família, que sempre tinha o grande prazer de saborear a bacalhoada de Eliasib - ele aprendera a receita com a mãe portuguesa. Ocupou a presidência de várias entidades e recebeu diversas honrarias como a Medalha do Mérito Santos Dumont, a Medalha do Mérito Aeronáutico – Grau de Cavaleiro, a Medalha do Mérito da Academia da Escola Superior de Guerra e a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira. A nora Vânia diz que o Professor Ennes era reconhecido no meio acadêmico como um cientista que viveu à frente do seu tempo. Para a mulher Walfrida, foi muito mais do que isso. Era o companheiro, fosse de viagens onde ambos buscavam o lazer e o aperfeiçoamento constante, fosse no lar: ela na tevê e nos livros, e ele nos estudos. Deixa a viúva, três filhos e oito netos.

Dia 22, aos 87 anos, de parada cardíaca.

* * * * * * * *

Ady de Almeida Esmanhoto, 89 anos, do lar, filha de Francisco Bruno de Almeida e Maria Catarina de Almeida. Deixa viúvo João Esmaniotto Filho. Sep. ontem.

Alvino Colaço, 79 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Colaço e Iria de Jesus. Deixa viúva Judith Medeiros Colaço. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Eurides Gonçalves Saldanha, 42, Alto Boqueirão.

Amilton Rasmussen, 67 anos, comerciante, filho de Lourival Rasmussen e Maria de Lourdes Rasmussen. Deixa viúva Eliane Maria Rasmussen. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Abranches, saindo da capela do mesmo.

Anderson do Nascimento Ribeiro, 25 anos, cortador, filho de José Amauri Esperidião Ribeiro e Cervanira Rodrigues do Nascimento Ribeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela da Funerária de Medianeira, Campina Grande do Sul, PR.

Ângela Maria Lewczuk, 59 anos, do lar, filha de Tiago Ferreira e Maria Bispo de Souza. Viúva de Valdomiro Lewczuk. Sep. ontem.

Antônia Aparecida dos Santos, 41 anos, diarista, filha de Sebastião Gonçalves dos Santos e Vitória Albuquerque dos Santos. Deixa viúvo Geraldo Simão Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Estela Camargo Azurra, 246, Bairro Tatuquara.

Antônia Cândido da Silva, 83 anos, do lar, filha de Maria Cândida de Jesus. Deixa viúvo Miguel Moreira da Silva. Sep. ontem.

Antônio Borges Maciel, 94 anos, músico, filho de Arthur Borges Maciel e Maria Rosa Borges Maciel. Sep. ontem.

Antônio César Martini, 39 anos, pedreiro, filho de Cleste Alécio Martini e Cleuza Bezerra Martini. Sep. ontem.

Apparecido de Souza, 71 anos, agricultor, filho de Idalino de Souza Camargo e Benedicta Maria da Silveira. Deixa viúva Tereza Francisca de Godoy. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Sabará, CIC.

Aristino Mariano Bonete, 60 anos, filho de Carmelino Mariano Bonete e Adelina Ribeiro Bonete. Deixa viúva Maria de Jesus Moreira Bonete. Sep. ontem.

Benedito Godoy Júnior, 54 anos, técnico, filho de Benedito Godoy e Patrocinia Ribeiro Godoy. Deixa viúva Jessi Marta Rosentask Borella. Sep. ontem.

Carlos Lima de Oliveira, 86 anos, carpinteiro, filho de Celestino Nunes de Oliveira e Amélia Lúcia Lima. Deixa viúva Francisca Carvalho de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Paulina Maria de Jesus, 51, Sítio Cercado.

Cristiano Antunes da Silva, 28 anos, pintor, filho de Alaor Antunes da Silva e Terezinha de Jesus da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Associação de Moradores do Bairro Pinheiros.

Eduardo Luís Lepper, 7 anos, estudante, filho de Cleverson Luís Lepper e Leoni Pereira de Camargo Lepper. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela Omega da Funerária Berti, São José dos Pinhais.

Elza de Souza, 69 anos, do lar, filha de Antônio Coelho Martins e Angelina Grawounsky. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Luterano, saindo da capela do Cemitério Protestante.

Emerson Eloir dos Santos Souza, 32 anos, pintor, filho de Antenor Souza e Rosalina dos Santos. Deixa viúva Raquel Amaral Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Maria Maia Duarte, 61, Maria Antonieta, Pinhais.

Emília Augusta, 84 anos, do lar, filha de Antenor Augusto e Rita Calixto de Jesus. Viúva de João Valentin. Sep. ontem.

Ernestina de Lima Guimarães, 70 anos, do lar, filha de Francisco Sebastião de Lima e Joaquina Moreira Prestes. Deixa viúvo João Guimarães. Sep. ontem.

Grace Kelly de Almeida Pinheiro, 9 anos, estudante, filha de Luiz Eduardo de Almeida Pinheiro e Neuzorete de Fátima Leal Padilha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Central de Araucária, saindo da capela do mesmo.

Ivosio Ostrowski, 65 anos, mecânico, filho de Miguel Ostrowski e Maria Jungles. Deixa viúva Lindacir Maria Ostrowski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Arapoti, PR.

Jamily Mayana Vecelovicz, 2 anos, filha de Mariano Vecelovicz e Bernadete Vecelovicz. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Palmital, Prudentópolis, PR.

Joana Vereta Pires, 68 anos, doméstica, filha de Estevan Vereta e Madalena Vereta. Deixa viúvo Orlando Roberto Pires. Sep. ontem.

João Maria dos Santos, 65 anos, autônomo, filho de Maria Caitana dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela de Santa Quitéria.

Joel Pereira da Silva, 64 anos, montador, filho de Romão Pereira da Silva e Brígida Garcia de Noronha. Deixa viúva Benedita Ribeiro Rosa Silva. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da Igreja Batista no Bockman, Paranaguá, PR.

José Domingos Marezi, 89 anos, lavrador, filho de Fidelis Marezi e Ana Veltrone. Deixa viúva Francisca Custódia Marezi. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Monte Carmelo, 55, Pinheirinho.

José Erito de Souza, 28 anos, vendedor, filho de João Rodrigues de Souza e Valdívia Ribeiro de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela do Bairro Novo, Sítio Cercado.

José Matozo de Lima, 68 anos, carpinteiro, filho de Antônio Ferreira de Lima e Anizia de Chaves Matozo. Deixa viúva Maria Colaco Matoso. Sep. ontem.

Juarez Soares Quinapp, 40 anos, filho de Zózimo de Goez Quinapp e Alice Soares Quinapp. Sep. ontem.

Justiliano Carvalho Guedes, 87 anos, ajudante, filho de Serafim Carvalho Guedes e Maria Zirmmirmam Guedes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Keli Vitória Naiser Lopes, filha de Gílson Lopes e Viviane Naiser de Mendonça Lopes. Sep. ontem.

Lavínia Marcondes de Oliveira, 93 anos, do lar, filha de Alípio Ferreira Gonçalves e Maria Cândida Ferreira. Deixa viúvo Waldomiro Machado. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Luiz Henrique Tournier Júnior, 40 anos, gerente, filho de Luiz Henrique Tournier e Maria Clara de Almeida Tournier. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 4 do Cemitério Água Verde.

Magdalena Zequinão, 90 anos, auxiliar de produção, filha de Domingos Zequinão e Emília Zequinão. Sep. ontem.

Maria Angelus Tozati, 81 anos, lavradora, filha de Luiz Angelus e Maria Joana. Viúva de Adílio Tozati. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Maria da Silva Marques, 80 anos, comerciante, filha de Joaquim da Silva Marques e Rosa Marques de Carvalho. Deixa viúvo Adriano Martins. Sep. ontem.

Maria Helena Idalgo, 58 anos, do lar, filha de José Domingos Zene e Maria Eugenia Zane. Deixa viúvo Paulo Idalgo. Sep. ontem.

Marilene Cavalheiro, 27 anos, repositora, filha de Adir Cavalheiro e Margarete Mendes Cavalheiro. Sep. às 13 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Associação de Moradores do Alto Boqueirão.

Norma de Lara Oliveira, 89 anos, do lar, filha de Manoel de Lara e Amélia de Lara. Deixa viúvo Manoel Leovegildo de Oliveira. Sep. às 16 h, no Cemitério São Gabriel, saindo da capela 1 do Cemitério Santa Cândida.

Odete Ramos Rodrigues, 66 anos, do lar, filha de Dermevile Rodrigues dos Santos e Maria de Lourdes Rodrigues dos Santos. Viúva de José Ramos Rodrigues. Sep. ontem.

Odete Schaldag, 68 anos, do lar, filha de Helmut Schaldag e Lelia Schaldag. Sep. ontem.

Orionde Mariano da Silva, 73 anos, agricultora, filha de João Mariano da Silva e Maria de Jesus. Deixa viúva Maria de Jesus Santos da Silva. Sep. ontem.

Ozerina Rodrigues de Souza Melo, 50 anos, do lar, filha de Raimundo José de Souza e Zeodora Rodrigues da Costa. Deixa viúvo José Pimentel Melo. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela 2 do Cemitério Boqueirão.

Pedro Fernandes da Silva, 79 anos, gerente, filho de Antônio Pedro da Silva e Armerinda Fernandes da Silva. Deixa viúva Carmen Gelamo da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Loja Maçônica da Justiça, Maringá.

Roberto Francisco Alves, 64 anos, lubrificador, filho de Argemiro Francisco Alves e Marta de Lima Alves. Deixa viúva Terezinha de Lima Alves. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela de Campo do Tenente.

Rodrigo Skorie, 22 anos, filho de João Carlos Skorie e Irene Paulino Skorie. Sep. ontem.

Sebastião Antônio Gonçalves Filho, 36 anos, cobrador, filho de Sebastião Antônio Gonçalves e Maria da Conceição da Silva. Deixa viúva Cláudia Antoniacomi Gonçalves. Sep. às 10 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Igreja de Jesus Cristo Santos dos Últimos Dias, Vila Oficinas.

Tequena Sloboda Pacheco, 76 anos, do lar, filha de Elias Sloboda e Lourença Sloboda. Viúva de Emílio Rodrigues Pacheco. Sep. ontem.

Tereza Neduziak, 41 anos, filha de Miguel Neduziak e Josefa Neduziak. Deixa viúvo Miguel Neduziak. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo de Arroio Grande, 5, Encruzilhadas, Pitanga, PR.

Thadeu Estanislau Klos, 90 anos, comerciante, filho de Alexandre Klos e Ângela Klos. Sep. às 16 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do mesmo.

Valdir da Mota Rosa, 39 anos, operador de empilhadeiras, filho de Paulo da Rosa e Davina Duarte da Mota Rosa. Deixa viúva Jéssica. Sep. em horário a ser designado, no Parque Cemitério Senhor do Bonfim, saindo da Rua Romário Martins, 489, Planta São Marcos, São José dos Pinhais.

Valdir Soares, 40 anos, lavrador, filho de João Maria Soares e Maria de Lurdes Soares. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Alzira R. da Silva, 575, Sol Nascente, Pinhais.

Vitória Fernanda de Lima, 1 mês, filha de Sílvio César de Lima e Fernanda dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.

Waldemar Todesco, 80 anos, administrador, filho de Giacomo Todesco e Maria Todesco. Deixa viúva Diva Walter Cella. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela Rubi.

Zacarias Alves Policeno, 59 anos, pedreiro, filho de José Alves Policeno e Amália Correa Policeno. Deixa viúva Marlene Fonseca. Sep. às 17 h, no Cemitério São João Batista, saindo da Rua Ewaldo Hauer, 171, Santa Cândida.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]