
Julio Assumpção Malhadas
Com apenas 6 anos, Julio havia perdido o pai e junto com os outros quatro irmãos passou a trabalhar em São Paulo, cidade onde nasceu. Começou em uma tinturaria, carregando cabides de roupas molhadas. Tal serviço o proporcionou um desvio da coluna vertebral e sequelas por toda a vida.
Sempre trabalhando, e estudando em escolas públicas quando podia, concluiu o ginásio. De 1941 a 1946 trabalhou na área administrativa do então Conselho (atual Tribunal) Regional do Trabalho chegando a ser secretário. Lá, conheceu a Maria Stella, com quem casou-se logo depois. Passou a atuar na Justiça do Trabalho, formando-se em Direito. Foi aprovado em segundo lugar no primeiro concurso para ingresso na Magistratura do Trabalho. Promovido a juiz do Trabalho titular em 1955, assumiu a então única Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba, trazendo a mulher e os cinco filhos do casal nascidos em São Paulo. Passou a ministrar aulas de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito de Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e na Universidade Federal do Paraná.
Em casa, vivia corrigindo as provas da Faculdade, preparando um artigo, uma aula, um recurso ou petição, ou dando seguimento a um de seus muitos livros sobre Direito do Trabalho. Nas horas de descanso apreciava música clássica, gostava de viajar e de ver a nada pequena família reunida. A família conta que Júlio tratava a todos com respeito, jamais negando uma palavra cordial e um sorriso a quem quer que fosse, e que toda e qualquer conversa com ele acabava se convertendo numa lição de vida. Foi presidente do Instituto dos Advogados do Paraná e também recebeu do Tribunal Superior do Trabalho a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador.
Segundo os filhos Flávio e Julio Júnior, o pai era muito sério como juiz, professor ou advogado, mas em casa sabia dosar os momentos de seriedade para disciplinar, educar e ensinar os filhos com os de descontração, que se tornaram mais frequentes com o passar dos anos e com a chegada dos netos. Deixa a viúva, 10 filhos, 18 netos e 5 bisnetas.
Dia 26 de julho, aos 90 anos de Insuficiência respiratória.
* * * * * * * *
Alexandre Felício, 38 anos, auxiliar administrativo, filho de Osmar Felício e Sueli do Rocio Felício. Sep. ontem.
Algenor Gabriel Segalla, 60 anos, comerciante, filho de Humberto Segalla e Mercedes Segalla. Deixa viúva Jussara dos Santos Segalla. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do mesmo.
Antônio Izidoro Ribeiro, 67 anos, militar, filho de João Izidoro Ribeiro e Gertrudes Izidoro Ribeiro. Deixa viúva Maria Ferreira Ribeiro. Sep. ontem no municipal de Almirante Tamandaré, PR.
Carlos Alberto de Morais Camargo, 41 anos, filho de Sebastião Luiz Camargo e Neusa de Morais Camargo. Sep. ontem.
Célia Simões Cobra, 74 anos, do lar, filha de Sebastião Davini Simões e Irena Davini Simões. Deixa viúvo Antônio Emanuel de Oliveira Cobra. Sep. ontem.
Davina Ribeiro de Lima, 76 anos, do lar, filha de José Ribeiro de Lima e Cercilina Carvalho dos Santos. Viúva de Luiz Freitas. Sep. ontem.
Ernestina Thives Westphal, 90 anos, do lar, filha de José Maria Thives e Felicidade Coelho Thives. Viúva de Reinoldo Westphal. Sep. ontem.
Fabiana Rigoni, 31 anos, cozinheira, filha de Valderez Regina Rigoni. Sep. ontem no Cemitério Ecológico Jardim da Colina Colombo, PR.
Francisco Glodzienski, 75 anos, mestre de obras, filho de José Glodzienski e Izabel Ciesielski. Deixa viúva Rosemari do Rocio Glodzienski. Sep. ontem.
Guilherme Ramos de Oliveira, filho de Luciano Antônio de Oliveira e Amanda de Ramos Bueno. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim São José dos Pinhais, PR.
Iolanda Amorim Quintiliano, 83 anos, do lar, filha de Virgolino Henrique Amorim e Ana Ribeiro. Viúva de José Bonifácio Quintiliano. Sep. ontem.
Jan Kosciukiewicz, 96 anos, comerciante, filho de Jakob Kosciukiewicz e Agrypina Kosciukiewicz. Deixa viúva Antônia Kosciukiewicz. Sep. às 10 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Diamante do mesmo.
João Batista de Oliveira, 47 anos, empresário, filho de Anacleto de Oliveira e Maria Faustino de Oliveira. Deixa viúva Maria Cristina Feltrin de Oliveira. Sep. ontem no municipal de Campo Largo, PR.
Lourdes dos Santos Travinski, 53 anos, doméstica, filha de Ana Alves dos Santos. Deixa viúvo Victor Travinski. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Santa Cândida.
Lurdes Ribeiro de Lima, 74 anos, do lar, filha de Romalino Ribeiro de Lima e Angelina Ribeiro de Lima. Sep. às 11 h, no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquará), saindo da Rua Heitor Palu, 80 Jardim Guarituba Piraquara, PR.
Margaret Ribeiro Nunes de Melo, 57 anos, do lar, filha de Léu Antônio Batista Ribeiro e Nilda Aparecida Olinger Ribeiro. Deixa viúvo Luiz Antônio Motta Nunes de Melo. Sep. ontem.
Maria Bernardino Gomes, 76 anos, administradora, filha de Antônio Manoel de Gomes e Joana Bernardino Gomes. Sep. ontem.
Maria da Conceição Dias, 69 anos, do lar, filha de José Valeriano dos Santos e Maria Paulina de Jesus. Viúva de Domingos Lourenço Dias. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da Rua Lauro Schereiber, 298 CIC.
Maria Libânia Neves da Costa, 78 anos, do lar, filha de Feliciano da Silva Neves e Elpídia Antunes Neves. Deixa viúvo José Rodrigues da Costa. Sep. ontem.
Maria Rosa Proença Paula, 65 anos, do lar, filha de Eugênio Jacole Chelis e Odorica Proença Chelis. Deixa viúvo Ozório Proença Paula. Sep. às 10 h, no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquara), saindo da Rua Rio Javari, 404 Jardim Weisópolis Pinhais, PR.
Maria Samika Sochacewski, 85 anos, do lar, filha de João Sprada e Helena Samika. Viúva de José Sochacewski. Sep. ontem.
Palmira Gonçalves dos Santos, 73 anos, do lar, filha de João Gonçalves dos Santos e Rosa Gonçalves dos Santos. Sep. ontem no Cemitério São Gabriel Colombo, PR.
Prestilo Hernandes, 90 anos, comerciante, filho de Paulino Euloquio Hernandes e Fernanda Martin Dias Saes. Viúvo de Tereza Hernandes. Sep. ontem.
Rozalvo Ribeiro dos Santos, 88 anos, lavrador, filho de Manoel Ribeiro dos Santos e Arlinda Fernandes dos Santos. Deixa viúva Dionísia Maria dos Santos. Sep. ontem.
Ruy Carlos Lopes Júnior, 32 anos, dentista, filho de Ruy Carlos Lopez e Maria Herondina da Cunha Lopez. Deixa viúva Ana Milena Steinsack Lopez. Sep. ontem.
Vítor Nunes, 75 anos, pedreiro, filho de Pedro Nunes Sobrinho e Ana Batista Sobrinha. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim São José dos Pinhais, PR.
Vitória Telockenn Trindade, filha de Valdemar Bandeira da Trindade e Elisete Aparecida Telockenn. Sep. ontem.
Wilson Alves de Chaves, 72 anos, filho de José Santiago de Chaves e Emerentina Maria da Conceição. Deixa viúva Doroti Anderson Klauberg de Chaves. Sep. ontem.
Wilson José Gonçalves, 50 anos, motorista, filho de Tibúrcio Gonçalves e Maria Nivair Gonçalves. Deixa viúva Doracy Borm Gonçalves. Sep. às 15 h, no Paroquial de Umbará, saindo da Alameda Sagrado Coração, 338 Pinheirinho.
Wilson Nunes de Souza, 62 anos, mecânico, filho de Antônio José de Souza e Adelina Pereira Nunes. Sep. ontem.

Fundação ligada ao PT propõe revisão da política de drogas e das PMs e quer nova Guarda Nacional

Aliados apontam insensibilidade de Moraes ao negar prisão domiciliar para Bolsonaro

Ranking das Cidades: veja as melhores e piores notas no quesito Educação

Economia brasileira deve ter dois semestres bem distintos em 2026 – e uma escolha decisiva




Deixe sua opinião