
Nahir de Andrade Cruz
O programa televisivo Malhação era o único "vício" de Nahir, que não podia perder um minuto sequer da trama adolescente. Discutir com os filhos e netos os rumos dos personagens era um de seus passa-tempos favoritos. Era uma mocinha tímida, nasceu na roça em São José dos Pinhais e lá passou os primeiros anos de vida ajudando os pais a plantar. Teve seis irmãs e um irmão e na juventude passava os dias aguardando as festas de igrejas da região, ocasião em que poderia bater papo, se distrair e paquerar. Foi em uma dessas paqueras que conheceu Antônio, um vizinho distante. O namoro não demorou para acontecer e "logo" Nahir se viu com nove filhos. Durante a infância, eles se acostumaram a descer a Serra do Mar com a mãe e a vê-la pedindo para parar o carro a cada plantinha bonita que avistava na beira da estrada. Enquanto era permitido, conta a nora Rosângela, Nahir levava mudinhas para aumentar ainda mais a coleção de plantas mantida em casa. Nahir se via feliz quando podia passar o dia com a família em Morretes: era quando relaxava e ficava satisfeita de estar em contato com a natureza. O sossego só acabava quando algum filho, e mais tarde neto, resolvia nadar. Nahir tinha pavor de entrar na água. Antes do casamento trabalhava como empregada doméstica em várias casas. Depois, era Antônio quem sustentava a casa trabalhando como pintor. O dinheiro era pouco, então Nahir, que cuidava da casa e dos filhos, viveu grandes dificuldades, superadas com a ajuda da fé e leitura da Bíblia Sagrada. Era rígida, mas carinhosa e romântica: dizia sempre aos filhos que nunca deveriam abandonar um velho amor em troca de um novo. Pediu muito para ser enterrada no cemitério Campo Largo da Roseira, onde hoje está com a mãe, o marido e uma irmã. Deixa nove filhos, 16 netos e cinco bisnetos.
Dia 04, aos 75 anos, de parada cardíaca.
* * * * * * * *
Adyr da Costa Faraco, 83 anos, filha de Antônio da Costa Moreira e Guilhermina dos Santos Moreira. Viúva de José Mercês Faraco. Sep. ontem.
Alisse Fernandes da Silveira, 84 anos, do lar, filha de Zeferino Manoel Fernandes e Zeferina Alves de Lima. Viúva de João Maria da Silveira. Sep. às 13 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Nagib da Silva, 332 Cajuru.
Alzendia dos Santos Oliveira, 79 anos, do lar, filha de Antônio Alexandre dos Santos e Maria Joaquina dos Santos. Deixa viúvo Geraldo Garcino de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade I (Portão).
Ana Lúcia Pedroso, 24 anos, do lar, filha de Jorge Ferreira Pedroso e Vilma de Jesus de Andrade Pedroso. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Distrito Charqueada de Baixo Imbaú, PR.
Ana Maria da Silva, 58 anos, do lar, filha de Jorge Gonçalves da Silva e Rosalina Fagundes da Silva. Sep. ontem.
Cleusa Rossi Alves, 58 anos, do lar, filha de Antônio Rossi e Santina Montanhim Rossi. Deixa viúvo Antônio Francisco Alves. Sep. ontem.
Davyd Thomé Pessoa de Luna, filho de Nathanael Pessoa de Luna Neto e Gésica Oliveira Lima. Sep. ontem no Cemitério de Tranqueira, PR.
Diva Pam, 86 anos, do lar, filha de Augusto Pam e Angelina Pam. Deixa viúvo Antônio da Cruz Sobrinho. Sep. ontem.
Edine de Lima Padilha, 66 anos, autônomo, filho de Pedro Lopedes Ferreira Padilha e Erudina Padilha de Lima. Deixa viúva Elizete de Bassi Padilha. Sep. ontem.
Eliane Tonczak, 37 anos, baby sitter, filha de Francisco de Assis Tonczak e Rosa Tonczak. Deixa viúvo Pablo José Peres. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.
Esmeralda Carneiro Romano, 97 anos, funcionária pública federal, filha de Álvaro Carneiro e Octtília Arantes Carneiro. Viúva de Albano Romano. Sep. ontem.
Evani Macedo, 61 anos, do lar, filha de Djalma de Macedo e Osília Oliveira Macedo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Batista Rua Marina de Souza Bead, 155 CIC.
Gabriel dos Santos Sousa, filho de Alex Miranda de Sousa e Giseli Gonçalves dos Santos. Sep. ontem no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), PR.
Gilson Hilário Gonçalves, 40 anos, metalúrgico, filho de Antônio Hilário Gonçalves e Alcina Idalina Gonçalves. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Desembargador Cid Campelo, 24 Alto Barigui CIC.
Iraci Ducati, 55 anos, caseira, filho de Henrique Arlindo Ducati e Assunta Rosa Scalvi Ducati. Deixa viúvo Vilson Roberto Guimarães. Sep. ontem.
Isabelly Nathania Padilha Borges, filha de Leandro Ribeiro Borges e Jaqueline Padilha. Sep. ontem.
Jaci Marins de Morais, 63 anos, motorista, filho de José Marins de Morais e Ana Rita Saides Marins. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Boa Vista, 224 Parque Limeira Telêmaco Borba, PR.
Jair Júlio Guimarães Rodrigues, 42 anos, bancário, filho de Cemes Corrêa Rodrigues e Maria de Lourdes Guimarães Rodrigues. Sep. ontem.
José Carlos Meloso, 57 anos, porteiro, filho de Luiz Meloso e Albertina Veloso Meloso. Deixa viúva Maria Marta Dias Meloso. Sep. ontem.
Josedina de Almeida Castro, 71 anos, secretária, filha de Joaquim de Almeida Castro e Jovelina de Oliveira Castro. Deixa viúvo Emíldo Freitas Paes. Sep. às 15 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Julliany Monteiro de Souza, 17 anos, estudante, filha de Júlio Monteiro de Souza e Sônia Rodrigues de Souza. Sep. ontem.
Laelce Nery de Almeida Trevisan, 54 anos, do lar, filha de Elson Barbosa de Almeida e Maria de Amorim Almeida. Deixa viúvo Gilberto José Trevisan. Sep. ontem.
Leone Dziado, 50 anos, filho de Leopoldo Dziado e Salustiana Appolinário Dziado. Deixa viúva Cristiane de Fátima Régis Dziado. Sep. ontem.
Luiz Carlos Bulotas, 42 anos, analista de sistemas, filho de Pedro Bulotas e Tereza Siqueira Bulotas. Sep. às 9h30, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Luiz Vinícius Purkott, 18 anos, assistente administrativo, filho de Luiz Carlos Purkott e Maria Dirce Purkott. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial do Abranches, saindo da capela Frei Miguel Vila Guilhermina.
Luzia Fátima dos Santos, 55 anos, professora, filha de Francisco José dos Santos e Maria Castro dos antos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Av. Getúlio Vargas, 316 Centro Jacarezinho, PR.
Marco Aurélio Gonçalves dos Santos Cardoso, 24 anos, filho de Manoel Vicente Cardoso e Margarete Gonçalves dos Santos. Sep. ontem.
Maria Ivonne Avallone Duarte, 87 anos, do lar, filha de Ângelo Justino Avallone e Dorila Ribeiro Avallone. Viúva de Alberto Garcez Duarte. Sep. ontem.
Maria José da Conceição, 93 anos, do lar, filha de Maria da Conceição. Deixa viúvo José Pedro da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista (municipal de São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores Centro São José dos Pinhais, PR.
Maria Kaczka, 89 anos, professora, filha de Jacó Kaczka e Maria Zacharco. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do Convento São José Cristo Rei.
Roberto Barbosa, 63 anos, artesão, filho de Dirceu Seiler Barbosa e Ermelinda Carbone Barbosa. Deixa viúva Luci Rejane Rymsza Barbosa. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313. Texto: Marleth Silva

Intervenção do STF no BC no caso do Master abre nova crise com impactos políticos e econômicos

O que falaram durante o ano os governadores que pretendem vencer Lula em 2026

Sem Rodeios relembra os marcos da política e economia no país em 2025. Assista

“Simplificação” tributária complica e encarece o trabalho do produtor rural




Deixe sua opinião