• Carregando...

Antonio de MacedoAntonio era "Bicho do Para­­ná". Nasceu em Castro e, desde criança, dedicou-se às artes: seja na música, onde tocava piano de ouvido, seja na pintura, como autodidata. Certo dia, contou aos pais que queria fazer faculdade de Belas Artes. A família avisou que não sustentaria um artista. Determinado, arrumou suas malas e suas tintas e veio para Curitiba. Era fim da década de 40. Soube que o governador da época, Bento Munhoz da Ro­­cha Neto tinha uma fazenda. Levou telas e pincéis até o local e, sem ninguém saber, reproduziu as paisagens.

Certo dia, com as pinturas embaixo do braço, esperou o governador sair do Palácio do Governo para presenteá-lo com as imagens. Entre muitos "sai daí, garoto" ditos pelos seguranças, ele ficou e o governador o deixou falar. Ao ver o material, Bento Munhoz levou um susto. Tanto pela qualidade das obras, quanto pela ousadia do jovem. Por esse motivo, o governador ofereceu-lhe uma bolsa de es­­tudos para o curso da Facul­­dade de Belas Artes do Rio de Janeiro. Feliz, An­­tonio empreendeu nova viagem em busca do seu sonho.

Para sustentar-se durante os anos que permaneceu no Rio, costumava tocar piano nos bares cariocas, lembra a irmã Theresinha. Com o aperfeiçoamento técnico, es­­pecializou-se na expressão dos olhos. E, dessa forma, foi reconhecido como um dos melhores retratistas da época. Era o responsável oficial pelos re­­tratos dos governadores e autoridades. Todos os retratos encontram-se pendurados nos corredores do Palácio do Iguaçu. Na década de 60, pintou o retrato de João Goulart, presidente da república no período, e o quadro pode ser visto no Museu do Catete, no Rio de Janeiro. Deixa a irmã The­­re­­sinha.

Dia 11, aos 73 anos, acidente vascular cerebral.

* * * * *

Alzira Francelino de Oliveira, 67 anos, do lar, filha de José Francelino da Silva e Alcídia de Faria da Silva. Deixa viúvo Francisco Costa de Oliveira. Sep. ontem.

Amadeu Berton, 73 anos, mestre de obras, filho de Antônio Berton e Emília Berton. Deixa viúva Marli Lorena Berton. Sep. ontem.

Anahyr de Almeida Moura, 85 anos, do lar, filha de Manoel de Almeida e Clara Taborda de Almeida. Deixa viúvo João Maria de Moura. Sep. ontem.

Ânderson Lorente, 23 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Damião Sábio Lorente e Carmem Paris Lorente. Sep. ontem.

Antônio Grecco, 87 anos, contador, filho de Vicente Grecco e Maria das Dores Barbosa. Deixa viúva Izabel Azzi Grecco. Sep. ontem.

Bil Garcia Bastian, 17 anos, estudante, filho de Pedro Bastian e Janine Garcia. Sep. ontem.

Clóvis Levy Stahlschmidt Siqueira, 64 anos, funcionário público estadual, filho de Clóvis Fonseca Siqueira e Dalvina Stahlschmidt Siqueira. Sep. ontem.

Edison Hatschbach, 33 anos, metalúrgico, filho de Adolfo Hatschbach e Ana Maria da Silva Hatschbach. Sep. ontem.

Enéias Kum, 26 anos, motorista, filho de Aroldo Kum e Valacir Gomes Kum. Sep. ontem.

Fernando Bazzo, 19 anos, estudante, filho de Lucir Francisco Bazzo e Ana Novaski Bazzo. Sep. ontem.

Jean Carlos Pechorz, 32 anos, frentista, filho de João Carlos Pechorz e Maria Alaíde Pechorz. Sep. ontem.

Jeni Sant Ana, 69 anos, do lar, filha de Alcides Antônio de Oliveira e Ester Rosa de Oliveira. Viúva de Francisco Paulo Sant Ana. Sep. às 11 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

José Duda Júnior, 88 anos, bancário, filho e José Duda e Helena Schinionski. Deixa viúva Fani Pires Duda. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Irati, Irati, PR.

José Leonelso Princival, 63 anos, autônomo, filho de Faustino Princival e Idalina Pasqualin Princival. Deixa viúva Maria Eluci da Silva Princival. Sep. às 9 h, no Cemitério São João Batista, siando da capela da Associação da Vila Militar.

Josélia de Faria Amorim, 82 anos, professora de inglês, filha de Benedito Amorim e Juracy de Faria Amorim. Sep. ontem.

Manoel Barcellos, 72 anos, motorista, filho de Felicidade Barcellos. Deixa viúva Lídia Cardoso Barcelos. Sep. ontem.

Manoel Roque dos Santos, 74 anos, lavrador, filho de José Vitório dos Santos e Francisca Roque. Viúvo de Acira de Oliveira dos Santos. Sep. ontem.

Pedro Nyznyk, 62 anos, filho de Gregório Nyznyk e Ana Nyzyk. Sep. ontem.

Renato Pereira dos Santos, 60 anos, mecânico, filho de Oscar Cordeiro dos Santos e Nadir Pereira. Deixa viúva Juraci de Lara dos Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Rita de Cássia Saad Fadel, 48 anos, assistente social, filha de Roque Saad e Anízia Saad. Deixa viúvo Evandro Cézar Fadel. Sep. ontem.

Rolf Schwaner, 74 anos, representante comercial, filho de Walter Schwaner e Minna Scheaner. Deixa viúva Marlene Érica Schwaner. Sep. ontem.

Rozalina da Luz Gonçalves da Maia, 79 anos, do lar, filha de Sérgio Furquim da Luz e Olímpia Roza de Lima. Viúva de Francisco Gonçalves da Maia. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério de Colombo.

Sebastião da Silva, 74 anos, servente, filho de Emília Loreira Camargo da Silva. Deixa viúva Adenir Rosa da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Dois, casa 79, Moradias União, Boqueirão.

Terezinha Picco Cury, 63 anos, do lar, filha de Carlos Picco e Dalila Correa de Lima. Viúva de Newton Curi. Sep. ontem.

Thereza Zica Kruk, 77 anos, do lar, filha de Bernardo Zika e Francisca Zika. Viúva de Eduardo Kruk. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

* * * * *

A publicação de cursos, palestras e seminários neste espaço é gratuita, mas sem compromisso de nossa parte.

A seleção e o texto final ficam a critério da redação. As correspondências podem ser enviadas para o e-mail cursosepalestras@gazetadopovo.com.br ou para o fax (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]