• Carregando...
 |
| Foto:

Benur Augusto MunizPara a filha Dalila o pai era igual a um cacto de nome Sabra, que pode ser encontrado somente no deserto. Por fora, muitos espinhos e, por dentro, doce como mel. Segundo ela, Benur sempre foi um homem sério, reservado, de poucos sorrisos. No entanto, quando alguém lhe cativava transformava-se em uma pessoa meiga. Nascido em Mafra, interior de Santa Catarina, era o terceiro de 12 irmãos. Ele e um irmão mais velho foram servir o Exército no Rio de Janeiro e, quando o irmão foi convocado para lutar na segunda guerra mundial, Benur se prontificou a ir como voluntário. Ele acreditava que o irmão seria mais útil para cuidar dos pais. Por um ano e meio lutou na Itália; e de lá trouxe muitas condecorações, atualmente expostas no Colégio Militar. Um fato marcante, entre tantas experiências que não costumava contar, foi a comemoração de seu aniversário. Em batalha, simplesmente comprou uma garrafa de licor e compartilhou com os amigos de farda a data festiva. Quando voltou ao Rio de Janeiro, Benur e os pracinhas foram recebidos com fogos de artifícios, o que o deixava orgulhoso por ser um homem do Exército. Até o fim da vida,conta a filha, Benur levou com ele a gratidão por servir a sua pátria. Na volta ao Rio conheceu Benedicta, em 1954. Ao chegar em Curitiba, em 1966, desligou-se do Exército. Atuou na Guarda Urbana (o que é hoje, Guarda Civil) de Curitiba; foi oficial de gabinete da Secretaria de Segurança Pública e interventor, entre outros cargos. Atualmente, o major Benur era presidente do Museu do Expedicionário. Sua memória era fantástica. Ao olhar um mapa dos terrenos que havia percorrido durante a guerra, era capaz de dizer o que tinha acontecido em determinado dia, em certo ponto. Os pensamentos eram guardados em cadernetas escritas continuamente em seus momentos de folga. Quando estava em casa, conta a filha Dalila, estava sempre lendo. Ou apreciando as suas duas preferências gastronômicas: musse de maracujá – se pudesse o comeria todos os dias – e azeitonas. No fim da tarde, era certo ver o casal de mãos dadas em direção à padaria, próxima a Rua XV onde moravam. Era comum ouvir dos transeuntes "um dia queremos ser iguais a vocês", em alusão ao carinho demonstrado pela mulher com quem convivia durante 45 anos. Um casamento tão feliz, nota a filha, era proveniente da personalidade risonha e falante de Benedicta que contrabalançava a sisudez de Benur. Deixa dois filhos e três netos.

Dia 5, aos 90 anos, de parada cardíaca.

* * * * *

Agostinho Maccari, 75 anos, filho de Bonaventura Maccari e Angelina Gaiotto. Deixa viúva Zilah Mendes Maccari. Sep. ontem.

Alberto Berkembroch, 70 anos, comerciante, filho de José Berkembroch e Frida Mulchler. Viúvo de Selma Berkembrock. Sep. ontem.

Aléssio Zanella, 90 anos, alfaiate, filho de Hermenegildo Zanella e Catarina Zanella. Deixa viúva Érica Zanella. Sep. ontem.

Alexandre dos Santos Chagas, 22 anos, auxiliar de produção, filho de Teodoro Brandino Chagas e Maria da Conceição dos Santos Chagas. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela do Cemitério Municipal de Fazenda Rio Grande.

Amália Smaniotti Furlanetto, 88 anos, do lar, filha de José Smaniotti e Thereza Smaniotti. Deixa viúvo Otávio Furmanetto. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Antônio Bertão Sobrinho, 66 anos, carpinteiro, filho de José Bertão e Corona Camillo Bertão. Deixa viúva Maria Laudelina Bertão. Sep. ontem.

Aparecida Laurindo dos Santos, 47 anos, do lar, filha de José Laurindo e Neusa de Paula Laurindo. Deixa viúvo Ivo Augusto dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Rua Juri Danilenko, 57, Vila Nova, Piraquara.

Augusto da Costa, 95 anos, motorista, filho de Eliza de Jesus. Deixa viúva Maria Rosa da Luz Costa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela Rubi do Cemitério Vaticano.

Bento de Brito, 81 anos, pedreiro, filho de Antônio José de Brito e Maria da Consolação Perdigão. Deixa viúva Antônia Ferreira de Britto. Sep. às 16h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Rua Fernando de Souza Costa, 758, Fazendinha.

Carmélia Torres Viruel, 80 anos, do lar, filha de Francisco Chagas Torres e Maria Francisca de Siqueira. Deixa viúvo Fulgêncio Fernandes Viruel. Sep. ontem.

Cecília Grein Sauer Corrêa, 80 anos, do lar, filha de Luiz Grein Sauer e Mathilde Becker. Deixa viúvo Antônio Corrêa. Sep. ontem.

Delaide Pinheiro Amaro, 77 anos, do lar, filha de Juvenal Pinheiro da Silva e Arminda Pinheiro. Deixa viúvo João Amaro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Araucárias, saindo da Rua Travessa Azaleia, 74, Monte Castelo, Colombo, PR.

Eduardo da Silva Cavanha, 27 anos, zootecnista, filho de Luiz Alberto Cavanha e Elisabete Motta da Silva Cavanha. Sep. às 8 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do mesmo.

Enoema Vaz dos Santos, 66 anos, do lar, filha de Júlio de Almeida Vaz e Túlia da Silva Vaz. Deixa viúvo João Maria dos Santos. Sep. às 15 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Colômbia, 1.596, Bairro das Nações, Fazenda Rio Grande.

Enói Renee Navarro Swain, 89 anos, professora, filha de Sérgio Navarro e Zuleika Marins Navarro. Viúva de Hamilton Swain. Sep. ontem.

Fátima Nunes de Oliveira, 43 anos, vendedora, filha de Adão de Oliveira e Eva Nunes. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Dom João, 70, Multierim, Itaperuçu, PR.

Floripes Bastos Cardoso, 102 anos, do lar, filha de Theodulo José Bastos e Alzira Maria Bastos. Deixa viúvo Júlio Neves Cardoso. Sep. ontem.

Gabriel Domingos da Silva, 58 anos, carpinteiro, filho de Guilhermina Ana da Silva. Deixa viúva Roseli Domingos da Silva. Sep. ontem.

Guerino Casanova, 85 anos, agricultor, filho de João Casanova e Lúcia Luzzi. Deixa viúva Florentina Stormovski Casanova. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Francisco Beltrão, PR.

João Ferreira da Fonseca, 72 anos, vigilante, filho de Joaquim Ferreira da Fonseca e Felicíssima Florida de Oliveira. Deixa viúva Lídia Ferreira da Fonseca. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Associação de Moradores, Centenário, Rua Trindade, s/n.

José Carlos Proença Rodrigues de Souza, 37 anos, pedreiro, filho de João Ribeiro de Souza e Gertrudes Proença Rodrigues de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.

Josefa Moreira de Oliveira, 77 anos, do lar, filha de Maria de Oliveira. Viúva de Idalino Xavier Mendes. Sep. às 17 h, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Teófilo Otoni, Cajuru.

Laíde Miranda, 64 anos, do lar, filha de Ludovico Miranda e Maria Oliveira Miranda. Viúva de Nivaldo Policarpo Ricardo. Sep. ontem.

Leon Barg, 79 anos, empresário, filho de Elias Barg e Nina Barg. Viúvo de Eva Barg. Sep. ontem.

Lourival do Nascimento, 65 anos, motorista, filho de Pedro Calixto da Luz do Nascimento e Maria Ferreira da Luz. Sep. às 11 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da Igreja Batista, Alto Boqueirão.

Luiz Carlos da Cruz Simplício, 29 anos, pedreiro, filho de José Carlos Simplício e Juraci Arantes da Cruz Vieira. Sep. ontem.

Maria Aparecida Leite de Oliveira, 55 anos, do lar, filha de Francisco Moreira Leite e Isabel Maria de Jesus. Deixa viúvo Gumercindo Alves de Oliveira. Sep. ontem.

Maria Concer Ouriques, 82 anos, do lar, filha de Albino Concer e Adília Silvano Concer. Deixa viúvo Manoel João Nazário Ouriques. Sep. às 9 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Nilda Sara Rosas Gomez, 79 anos, do lar, filha de Juan José Rosas e Carmelita Gomez. Deixa viúvo Humberto Senegaglia. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.

Noemi Tavares Las, 88 anos, professora, filha de João Gomes Tavares e Lídia Albach Tavares. Deixa viúvo Ricardo Las. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Regina Raquel Manganelli de Souza, 58 anos, professora, filha de Irio Manganelli e Edithe Zilli Manganelli. Deixa viúvo Anísio Resende de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Robson Jampier Damaceno, 26 anos, pedreiro, filho de Luiz Orides Damaceno e Margarida Jampier Damaceno. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Rosa Gomes Faria, 90 anos, do lar, filha de Matias Gomes e Maria Gomes de Oliveira. Deixa viúvo José Faria. Sep. ontem.

Rosa Izair, 86 anos, secretária, filha de Paulo Izar e Alice Izar. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela do mesmo.

Samuel do Pinho Sampaio, 1 mês, filho de Leandro dos Santos Sampaio e Juliana Lagoas do Pinho Sampaio. Sep. ontem.

Theophilo Francisco Ferrarezi, 88 anos, comerciante, filho de Francisco José Ferrarezi e Armelita Anna de Jesus. Sep. ontem.

Virgilina Monteiro de Brito, 62 anos, doméstica, filha de Antônio Monteiro de Brito e Brasílica Ferreira de Brito. Sep. às 9 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

FONTE: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324- 9313.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]