• Carregando...
 |
| Foto:

Zulmira Vergés da Costa

Em 1951, Zulmira Vergés da Costa foi contratada pelo pintor Guido Viaro para cui­­dar da limpeza da Escola de Música e Belas Artes do Pa­­raná, a Embap, na Rua Emi­­liano Perneta. Com o marido doente, pre­­cisava de uns trocos para sustentar os três filhos. Mal podia imaginar que dormiria no emprego, por mais de 50 anos. Em pouco tempo, Zulmira ficou viúva e se mudou pa­­ra uma meia-água, nos fundos da escola. Morou ali até 2007, quando por "cautela legal" foi convidada a se retirar. A essa altura, a zeladora já tinha seu lugar ao lado do panteão da Belas, o mais importante centro de ensino de artes do Sul do país.A obra de dona Zulmira é modesta: limpou salas e serviu cafezinhos a um sem-número de gente "esquisita e divertida", como declarou em entrevista à Gazeta, no final de 2006. Abria a Embap sempre na hora certa e se tornou para centenas de alunos uma das melhores lembranças dos tempos da academia. Voltar ao velho prédio da Emiliano era, via de regra, dar um abraço na Zulmira.

Não raro, celebridades internacionais, como o pintor Juarez Machado, metiam o nariz na porta da casinha da zeladora, em busca de um cafezinho, como Paris nunca viu. Os artistas, inclusive, a presenteavam com quadros, agradecidos por um tipo de arte que nenhuma faculdade ensina – a hospitalidade.

Segundo a professora Ana Maria Lacombe Feijó, diretora da Belas, nos últimos anos Zulmira padeceu a saudade do endereço de meio século, apesar de estar cercada do carinho dos filhos Celso, Cionete e Célia. "Não se desligava. Avisava à família que estava na hora de abrir ou de fechar a escola", lembra Ana Maria.

Dia 28 de outubro, aos 85 anos, em decorrência de um câncer. Deixa 3 filhos, 12 netos e 13 bisnetos.

* * * * *

Adelina Balhuk Franczak, 59 anos, do lar, filha de Estefano Balhuk e Zofia Balhuk. Deixa viúvo Afonso Franczak. Sep. ontem.

Adeliza Mara Aciole, 31 anos, doméstica, filha de Antônio José Aciole e Angelina Ghisleri Aciole. Sep. ontem no Memorial da Vida Pq. Cemitério (São José dos Pi­­nhais), PR.

Aguinaldo Ramos, 68 anos, eletricista, filho de Antônio Batista Ramos e Maria da Conceição Ramos. Viúvo de Leoni Regina Rodrigues Cista. Sep. às 9 h, no municipal do Boqueirão, sain­­do da capela 1 do mesmo.

Alesson Juliano, 27 anos, pedreiro, filho de João Juliano e Sueli Aparecida Fagundes Juliano. Sep. ontem.

Celso Garcia, 65 anos, técnico em eletrônica, filho de Waldemar Garcia e Theofila Przekvas. Sep. ontem.

Clóvis Neuls, 54 anos, motorista, filho de Petronilha Macena e Alzira Neuls. Deixa viúva Marin Alves de Macena Neuls. Sep. ontem.

Deborah Regina Lima Viana, 28 anos, estudante, filha de Luiz Carlos Croce Lima Viana e Marta Lúcia Croce Lima Viana. Sep. ontem.

Dolores da Silva Souza, 76 anos, filha de João Domingues. Viúva de Heitor de Souza. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Fábio Henrique Ferreira da Silva, filho de Marcos Salvador da Silva e Nicolly Freitas Ferreira. Sep. ontem.

Géssica Ribeiro da Silva, 13 anos, estudante, filha de Altair Domingos Ribeiro da Silva e Lorecy Gularte dos Santos. Sep. ontem.

Helga Margarida Müller Sampaio, 75 anos, do lar, filha de João Müller e Joanna Müller. Deixa viúvo Gilberto Maffei Antunes Sampaio. Sep. ontem.

Hermógenes Golanowski, 68 anos, comerciante, filho de Martim Golanowski e Gelsomina Lombardi Golanowski. Deixa viúva Verlaine Francisca Maia Golanowski. Sep. às 10 h, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II – Pinhais, PR.

Idinir Kopp, 58 anos, operador de máquinas, filho de Frederico Kopp Sobrinho e Maria Pires da Silva. Deixa viúva Maria Matilde Kopp. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Wenceslau Braz, PR.

José Augusto Salgado, 72 anos, gerente, filho de Francisco Pereira Salgado e Judith Fernandes Salgado. Deixa viúva Isabella Serenella Maestri Salgado. Sep. ontem.

José Igeski, 76 anos, chefe de manutenção, filho de Pedro Igeski e Maria Suzala Igeski. Deixa viúva Anália Cordeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquara), saindo da Rua Cassiano Ricardo, 169 – Vargem Grande – Pinhais, PR.

José Pereira Soares, 58 anos, marceneiro, filho de Notilde Pereira Soares e Ana Cristina da Trindade. Sep. ontem.

José Rocha da Cruz, 92 anos, madeireiro, filho de Augustinha Maria da Conceição. Deixa viúva Josepha da Cruz. Sep. ontem.

Maria de Loudes Rodrigues da Silva, 51 anos, do lar, filha de Severino R. da Silva e Maria das Dores Barbosa da Silva. Sep. ontem no Cemitério Jardim Independência (Araucária), PR.

Maria Nair Braz da Silva, 60 anos, do lar, filha de José Antônio e Maria Aparecida Braz. Deixa viúvo Sebastião Cloves da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da Rua dos Amigos, 160 – Tatuquara.

Maria Terezinha Alves, 47 anos, do lar, filha de Francisco Alves e Estácia Ferreira Alves. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Mirthe Rigão Potier, 86 anos, do lar, filha de Antônio Rigão e Lúcia Rigão. Deixa viúvo Adyr Potier. Sep. ontem.

Nathan Ryan Honorato da Silva, 1 mês, filho de Márcio Roberto Honorato da Silva e Sueneia dos Santos de Campos. Sep. ontem.

Nei Roberto Guimarães, 65 anos, juiz de direito, filho de Milton Guimarães e Mercedes Maschke Guimarães. Deixa viúva Míriam Josefina de Barros Guimarães. Sep. ontem.

Plácido da Silva Dutra, 76 anos, servente, filho de Antônio da Silva Dutra e Idalina Cordeiro do Belém. Deixa viúva Donária Souza Dutra. Sepultamento ontem.

Santos Corrêa da Silva, 83 anos, militar, filho de Messias Corrêa da Silva e Maria da Conceição do Vale. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Associação Vila Militar (AVM).

Sebastião Martins dos Santos, 61 anos, agricultor, filho de Joaquim Osório dos Santos e Isolda Martins dos Santos. Deixa viúva Juraci de Oliveira Santos. Sep. ontem.

Slauka Douhey de Arruda, 83 anos, do lar, filha de Mathias Douhey e Ana Liski Douhey. Viúva de Arnaldo Flo­­rêncio de Arruda. Sep. ontem.

Waldemar Baer, 78 anos, técnico, filho de Maurício Baer e Benedita de Lima Baer. Deixa viúva Dirce Baer. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]