• Carregando...
 |
| Foto:

Laura Bannach Rolim de MouraA menina tímida cresceu entre bordados e tricôs, feitos pelas mulheres da família ou vendidos na loja de tecidos e aviamentos do avô, a Casa Bannach, uma das maiores da cidade de Castro naquela época. Laura pegou o gosto pelos trabalhos manuais e adorava passar horas com o crochê no colo ou decorando a casa com capricho. Aos 22 anos casou com Gustavo e com ele teve quatro filhos. Laura herdou o terreno onde estava localizada a loja do avô e foi lá que quis morar. Junto com o marido construiu uma casa na Rua das Tropas, principal rua comercial de Castro. Tinha muito orgulho de sua casa e a mantinha sempre bem arrumada. Estava por dentro de todas as novidades em decoração. Segundo a filha Ivana, a casa refletia a personalidade de Laura, que gostava de modernidade. Todo final de ano, Laura preparava o lar para o Natal. Em sua sala de visitas montava um grande presépio, enfeitado com barbas de bode trazidas da fazenda e um laguinho feito de espelho onde "nadavam" delicados cisnes de porcelana. Na frente da casa Laura cultivava canteiros de azaléias cor de rosa, cenário recorrente nas fotos da família. Se alguém a visitasse no início da manhã, encontrava-a sentada ao lado do marido lendo a Gazeta do Povo. As notícias que considerava mais interessantes eram discutidas com a cunhada Dirce. Depois do almoço saía para passear e fazer compras e no final da tarde esperava os filhos e netos para o café com bolinhos de polvilho. Foi uma das fundadoras do tradicional chá da tarde das Damas de Castro, grupo de senhoras que realizam atividades filantrópicas, e com o grupo publicou livros de receitas em prol da Liga de Combate ao Câncer da Cidade Castro. Ia semanalmente à missa da Igreja Matriz e por muitos anos participou da confecção dos tapetes de Corpus Christi. Deixa quatro filhos, sete netos e três bisnetos.

Dia 25, aos 82 anos, de infarto.

* * * * *

Ademílson Aparecido Coelho, 41 anos, encarregado, filho de Almin Pinheiro Coelho e Deneir Maria Coelho. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo do Cemitério Boqueirão.

Adriano dos Santos, 22 anos, filho de Maria Joana dos Santos. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Alexandre Ribeiro de Campos, 78 anos, segurança, filho de Leôncio Ribeiro de Campos e Sílvia Ribeiro de Campos. Deixa viúva Ivanir Ribeiro de Campos. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Pompeia, Tatuquara.

Alzira Gonçalves de Lima, 81 anos, camareira, filha de Juvenal Gonçalves Pinto e Euphrasia Garcia de Lima. Deixa viúvo Leonides Antônio dos Santos. Sep. ontem.

Angelina Paris Gutierres, 80 anos, do lar, filha de Paris Jorge e Luísa Rinaldi. Viúva de Olívio Gutierrez Marcola. Sep. ontem.

Artur da Silva, 81 anos, lavrador, filho de José Ciríaco da Silva e Rosa Maria de Bomfim da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Rua João Dalos Carbona, 165, Abranches.

Carlos Caitano, 81 anos, cobrador, filho de Custódio Caitano Valentim e Odósia Taborda. Deixa viúva Floripa Caitano. Sep. ontem.

Celso Sant’Ana Barros de Souza, 54 anos, auxiliar administrativo, filho de Cyro Guimarães de Souza e Therezinha Barros de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Bom Jesus de Telêmaco Borba, PR.

Dinorah Lago da Luz, 73 anos, do lar, filha de José Lago e Elmira Chequim Lago. Viúva de Palminor da Luz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Madrid, 375, Vila Alto da Cruz, Colombo.

Emma Jonson Vincarte, 101 anos, do lar, filha de Luiz André Jonson e Sebastiana Saraiva Jonson. Deixa viúvo Alberto Wincardt. Sep. ontem.

Estanislau Kempski, 81 anos, lavrador, filho de Feliz Kempski e Vitória Lichmann. Deixa viúva Helena Denk Kempski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela do Orleans.

Eunice Dirceia Massaneiro, 74 anos, professora, filha de Ludovico Besob e Maria Clara Besob. Viúva de João Maria Alves Massaneiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela do Cemitério Boqueirão.

Felipe Lima de Carvalho Silva, 20 anos, office-boy, filho de Edson Luiz Silva e Maristela Roseli Lima de Carvalho. Sep. ontem.

Francisca Aerni de Lima, 72 anos, do lar, filha de Alcides Beira Fontoura e Maria da Luz Fontoura. Deixa viúvo Paulo Lopes de Lima. Sep. ontem.

Gilberto Luís Nedochetko, 56 anos, oficial, filho de Gregório Nedochetko e Maria Ursulina Nedochetko. Deixa viúva Clarinda Schmiti Nedochetko. Sep. ontem.

Gilmar Pereira da Costa, 35 anos, autônomo, filho de Antônio Pereira da Costa e Joana Pereira da Costa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela de Campo do Santana.

Israel Ribeiro de Lara, 48 anos, representante comercial, filho de José Ribeiro de Lara e Conceição Belino de Lara. Sep. ontem.

João Cabral Medeiros, 60 anos, funcionário público federal, filho de Portiguar Medeiros e Maria Célia Pereira Medeiros. Deixa viúva Merlene Maria Rigão Medeiros. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

José Barreto Sobral, 81 anos, guardião, filho de Miguel Rodrigues Sobral e Maria Pureza Barreto. Deixa viúva Maria Anita Sobral. Sep. às 16h30, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do mesmo.

José Denny de Barros Barbosa, 57 anos, autônomo, filho de Álvaro Fernandes Barbosa e Geraldina de Barros Barbosa. Deixa viúva Solange Hunhevicz Barbosa. Sep. ontem.

José Tavares, 59 anos, garçom, filho de Daniel Tavares e Elvira Maria de Oliveira Tavares. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Jouliver Altevir Vello, 67 anos, porteiro, filho de Ferdinando Eduardo Vello e Carolina Vello. Sep. ontem.

Manoel Vieira de Lima, 76 anos, funcionário público municipal, filho de Sebastião Vieira de Lima e Francisca Lemes Batista. Deixa viúva Ana Maria de Lima. Sep. às 10 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Carolina dos Anjos, 37.

Maria Joana Cancella, 82 anos, do lar, filha de Manoel Guilherme e Sebastiana de Jesus. Deixa viúvo Rubens de Souza Cancella. Sep. às 17 h, em horário a ser designado, saindo da Igreja Adventista de Paranaguá.

Pedro Aleixo da Silva, 90 anos, porteiro, filho de Procópio Severino da Silva e Maria do Carmo. Viúvo de Filomena Dias da Silva. Sep. ontem.

Pedro Antônio, 38 anos, filho de Oliveira Antônio e Maria Campos Antônio. Sep. ontem.

Pedro Santos de Freitas, 42 anos, filho de Adão Orlando Fragata de Freitas e Maria Terezinha dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.

Rafael Marques Almeida, 29 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José de Ribamar Almeida e Catarina Congrossi Almeida. Deixa viúva Ana Rosa Rodrigues Almeida. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela de Paranaguá, PR.

Regina Petenusso Fiorese, 86 anos, do lar, filha de João Petenusso e Zerfira Maria Baptistão. Deixa viúvo Pedro Paulo Fiorese. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Rosário, saindo da capela do mesmo.

Salete Benedt dos Santos, 49 anos, operadora de produção, filha de Inesio Benedt e Teresinha Ronconi Benedt. Deixa viúvo Nelson Ricardo dos Santos. Sep. ontem.

Sandra Mara Alberti Jasluk, 55 anos, do lar, filha de Orlando Alberti e Maria de Lourdes Ciecielski. Deixa viúvo João Jasluk. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Capela Municipal de Campo Largo, PR.

Tereza de Jesus Inocêncio, 60 anos, vendedora, filha de Joaquim Veigas Inocêncio e Sebastiana de Abreu Inocêncio. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Chapecó, SC.

Tereza Vilma Costa, 77 anos, do lar, filha de José Ambrósio de Oliveira e Eugenia Matilde de Oliveira. Viúva de Alberto Antônio Costa. Sep. ontem.

Vera Lúcia Dias Cajueiro, 56 anos, do lar, filha de Mário Cunha Dias e Edith Cesquim Dias. Deixa viúvo Armando de Freitas Cajueiro. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]