
Bruna FragoneseEm 1,74 metro, Bruna escondia uma personalidade forte, guerreira e, ao mesmo tempo, delicada. Quando chegou ao Brasil, em 1953, vinda da Itália, no período do pós-guerra, ela fugia dos padrões brasileiros. Loira, com rosto quadrado e boca bem desenhada poderia ter sido um ótimo partido, porém o sentimento de dedicação à família sempre falou mais alto. Zia Bruna, como chamavam os sobrinhos e os sobrinhos-netos, era especial. Sempre vaidosa, ainda mantinha o hábito de ter unhas longas e vermelhas, e nunca saía de casa sem o batom da mesma cor. Como não se casou, sempre morou com a família. Primeiro com os pais e irmãos, em uma espécie de fazenda no bairro Cajuru; depois que a mãe morreu, na década de 90, juntou-se aos dois irmãos. No último dia 1.º de novembro, no Dia de Todos os Santos, Bruna completou 81 anos. Para a família este dia simboliza que realmente "um anjo tinha caído do céu". Por muitos anos, dedicou-se aos negócios da família com a administração de postos de gasolina. Depois de se aposentar, resolveu aproveitar a vida viajando com Tino, um dos irmãos, também solteiro. Tinham planos de ir seguidamente para a Itália, visitar os amigos, mas nem sempre conseguiram cumprir os planos por causa de doenças familiares. A união entre os irmãos era tão grande que ninguém queria deixar um ao outro sozinho, conta a sobrinha-neta Andrea. Segundo ela, Bruna era uma companheira e confidente. Quando precisava fazer uma compra, era com ela que Andrea se aconselhava. Adorava receber a família para almoçar e apresentava um verdadeiro banquete com nhoque e massas feitas por ela mesma. Na Sexta-Feira Santa, o prato típico degustado pela família Fregonese era o Bacalhau da Zia Bruna, feito com bacalhau e aliche. Uma taça de vinho era o acompanhamento, sagrado, durante as refeições. Sempre gostaram de dançar: Bruna e Tino davam um show no fox-trote; com Avelino, o outro irmão, era a vez do tango. Para eles, Bruna era mais do que uma irmã, era o equilíbrio da família. Deixa três irmãos, quatro sobrinhos, 12 sobrinhos-netos e duas sobrinhas-bisnetas.
Dia 18, aos 81 anos, de câncer no intestino.
* * * * *
Adriana El Omairi Fleifel, 36 anos, dentista, filha de Zouhair Abdul Raouf El Omairi e Souad Abdul Hay El Omairi. Deixa viúvo Mohamed Ziad Fleifel. Sep. ontem.
Alexandre da Silva Goes, 41 anos, pedreiro, filho de Antônio Pinheiro Goes e Eunice Silva Goes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Rio Ivaí, 292 Weissópolis Pinhais, PR.
Altamiro Leal e Silva, 44 anos, vendedor, filho de Althair Leal Silva e Gecy Rodrigues da Silva. Deixa viúva Cleusa Maura Fidélis Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Fazenda Rio Grande.
Anderson Luiz Bueno da Silva, 32 anos, autônomo, filho de José Antônio da Silva e Terezinha Bueno de Andrade. Sep. ontem.
Ângela Maria de Oliveira, 46 anos, do lar, filha de Ângelo de Oliveira e Lázara Lara de Oliveira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela São Benedito, Taquarituba.
Anna Obzut Tokarski, 88 anos, do lar, filha de João Obzut e Margarida Marchovska Obzut. Deixa viúvo Gregório Tokarski. Sep. ontem.
Arival de Jesus Machado, 44 anos, motoboy, filho de Sebastião Machado e Maria Madalena de Jesus Machado. Sep. ontem.
Armando Rondon Possani, 31 anos, encanador, filho de Clécio Possani e Bela Aparecida Possani. Sep. ontem.
Charles Roberto da Silva Walles, 24 anos, auxiliar técnico, filho de Carlos Alberto Walles e Maria Lúcia da Silva. Sep. ontem.
Cláudio Aparecido Fernandes, 48 anos, gerente administrativo, filho de Sebastião Carlos Fernandes e Izabel Medina Fernandes. Deixa viúva Maria de Lourdes dos Santos Fernandes. Sep. ontem.
David Scotecki, 69 anos, alfaiate, filho de Inácio Scotecki e Estanislava Scotecki. Deixa viúva Tereza Silveira Scotecki. Sep. ontem.
Ecíla Lima da Silva, 88 anos, do lar, filha de Arthur Correia Lima e Corina de Souza Lima. Viúva de Raul de Souza e Silva. Sep. ontem.
Felipe Fernandes Laiter, 26 anos, comerciante, filho de Eroaldo Laiter e Analice Fernandes Laiter. Sep. ontem.
Helena de Brito Trigo, 72 anos, do lar, filha de Antônio Castanheiro Britto e Mariana Marques de Britto. Deixa viúvo Antônio Augusto Trigo. Sep. ontem.
Jaime Chagas, 64 anos, servente, filho de Felismino José das Chagas e Eulina Maria das Virgens. Deixa viúva Maria de Fátima dos Santos Chagas. Sep. ontem.
Laudi Batista Müller, 73 anos, do lar, filha de Olímpio Batista Branco e Jusubina Batista Pepe. Viúva de João Müller. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Centro de Velório Mão Amiga, Canoinhas, SC.
Lázaro Fernandes Leal, 72 anos, autônomo, filho de Fernando Leal do Prado e Maria Lídia de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela Adriana, Colombo.
Luciano Piccoli Miranda, 28 anos, servente, filho de Luciano Miranda e Janete Piccoli. Sep. ontem.
Marcelo José Texca, 19 anos, auxiliar de produção, filho de Pedro de Jesus Texca e Eli do Carmo dos Santos Morais. Sep. ontem.
Maria Cremonesi Stefani, 84 anos, do lar, filha de Amândio Cremonesi e Rina Cherli. Viúva de Pedro Stefani. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Getsemani, São Paulo, SP.
Maria dos Santos Batista, 71 anos, do lar, filha de Brasílio dos Santos e Otília Balbina. Deixa viúvo Diogo Marques Batista. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Maria Idalina Torres, 92 anos, do lar, filha de Francisco Antônio Gonçalves Torres e Maria Almerinda Torres. Deixa viúvo Antônio Lopes Torres. Sep. ontem.
Maria Rita Fernandes Teixeira, 77 anos, funcionária pública estadual, filha de Joaquim Fernandes de Oliveira e Lázara de Oliveira. Deixa viúvo Alberto Queiroz Teixeira. Sep. ontem.
Marina Jorge, 76 anos, do lar, filha de Carmelino Jorge e Iria Jorge. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Maurício Cristo de Freitas, 59 anos, vendedor, filho de Moacyr de Freitas e Leony Prado de Freitas. Sep. ontem.
Myrthis de Oliveira Prochmann, 80 anos, do lar, filha de Antônio Augusto de Oliveira e Maria Porcina de Oliveira. Deixa viúvo Amority Carlos Prochmann. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 1 do mesmo.
Nadir Czyr, 76 anos, do lar, filha de Edmundo Weirich e Malvina Weirich. Viúva de Wladislau Czyr. Sep. ontem.
Nair de Oliveira Santos, 98 anos, escrevente, filha de Genuíno Alves Oliveira e Amália de Oliveira Castro. Deixa viúvo Aroldo Santos. Sep. ontem.
Nelita de Jesus Luís, 81 anos, do lar, filha de José Macário e Maria Evangelista Vieira. Deixa viúvo Ananias Luís. Sep. ontem.
Neuza Aparecida Gomes, 54 anos, do lar, filha de João Eduardo Gomes e Geni Francisca da Costa. Sep. ontem.
Orlando Affonso Moreira, 71 anos, garçom, filho de Pedro Affonso Moreira e Laudelina Affonso Moreira. Deixa viúva Marilena Dóris Moreira. Sep. ontem.
Osmar Antônio Fuzinatto, 46 anos, motorista, filho de Ocales Fuzinatto e Luiza Bentak Fuzinatto. Sep. ontem.
Osvaldo Batista, 59 anos, pedreiro, filho de João Batista Filho e Rosalina Maria de Jesus. Deixa viúva Sebastiana dos Santos Batista. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical.
Paulina de Lima, 78 anos, funcionária pública municipal, filha de José de Lima e Catarina Ferreira Lima. Sep. ontem.
Rafaella Taborda Ferreira, filha de Olímpio do Carmo Ferreira e Sirlei Straub Taborda. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Shirley Leme da Silva Martin, 72 anos, do lar, filha de Anaílton Leme da Silva e Feliciana Garcia da Silva. Deixa viúvo Wilson Martin. Sep. ontem.
Stanislawa Rusa, 94 anos, do lar, filha de Jan Ukleja e Agata Ukleja. Deixa viúvo Stanislawo Rusa. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 3 do Cemitério Água Verde.
Takayo Katsurayma Takizawa, 53 anos, do lar, filha de Takão Katsurayama e Yochi Katsurayama. Deixa viúvo Masui Takizawa. Sep. ontem.
Valdir Axiles Barboza, 51 anos, pintor, filho de João Barboza e Antonieta Regina Axiles Barboza. Sep. ontem.
Verônica Caminski, 34 anos, assistente de advocacia, filha de Luci Caminski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Abranches, saindo da capela do mesmo.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

Campanhas digitais e guerra de poderes expõem ofensiva para salvar Banco Master

Influenciadores denunciam proposta para blindar Master; assista ao Sem Rodeios

Crise na Venezuela: risco fiscal para o Brasil e oportunidade comercial com a China

Enquanto os EUA mudam de estratégia, a diplomacia do Brasil está presa nos anos 1990




Deixe sua opinião