Luis Querêncio Costa

CARREGANDO :)

Aos quatro anos, o menino Luis Querêncio embarcou com o pai, a mãe e três irmãos na carroceria de um caminhão com destino a novíssima cidade de Maringá. Deixavam para trás a vida dura na zona rural do Norte de Minas Gerais. A certa altura da viagem, enquanto cruzava o estado de São Paulo, o caminhão tombou e o pai e o irmão mais velho faleceram. Depois de enterrar os corpos na beira da estrada, a mãe seguiu viagem até Maringá. Ao chegar à cidade, a família estava desnorteada. Foram até a igreja onde a mãe, Maria Olímpia, relatou ao padre o que haviam acabado de passar. Para ajudar, o padre procurou um fazendeiro, seu amigo, que disse não ter emprego ou moradia para oferecer. Mas a mulher do fazendeiro decidiu levar uma refeição para a família de Maria Olímpia. Diante de tanta desolação, foi procurar abrigo para os quatro mineiros. Conseguiu com uma comadre um casebre e um emprego de doméstica para Maria Olímpia. As meninas logo começaram a trabalhar também. Só Luis Querêncio foi poupado porque as mulheres da família queriam que ele estudasse. Aos 16 anos, ele foi viver em São Paulo, onde fez um curso técnico de metalurgia e de lá foi trabalhar em uma montadora, onde ficou por 10 anos. Depois, trabalhou em uma empresa de autopeças até se aposentar, há seis anos, quando passou a se dividir entre Maringá e São Bernardo, onde vivia a única filha, Olímpia. Quis voltar para Maringá para ficar perto da mãe -- que faleceu há dois anos -- e das irmãs. Durante toda sua vida, visitava as três ao menos quatro vezes por ano e reservava parte de sua renda para ajudá-las, mesmo que não precisassem. Contou à esposa que sentia uma tristeza profunda na mãe e na irmã, ainda que elas não se queixassem de nada, e atribui isto àquela experiência assustadora que tiveram ao migrar de Minas para o Paraná. Ele, ao contrário, era alegre e não conseguia lembrar-se de nada do que aconteceu quando tinha quatro anos.

Dia 4 de novembro, aos 58 anos, em decorrência de problemas cardíacos.

Publicidade

* * * * *

Adão Alves de Almeida, 50 anos, jardineiro, filho de Pedro Gonçalves de Almeida e Conceição Alves dos Santos. Sep. ontem.

Álvaro Dino dos Santos, 67 anos, metalúrgico, filho de José Dino dos Santos e Antônia Silva dos Santos. Deixa viúva Judith Irene Rodrigues dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Ana Lúcia Lopes Santana, 45 anos, telefonista, filha de José Santana e Nadir Lopes Santana. Sep. ontem.

Aniela Kopytovska Jankovski, 78 anos, do lar, filha de Miguel Kopytovski e Júlia Kopytovski. Viúva de Lino Jankovski. Sep. às 11 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Antônio Carlos Cordeiro, 42 anos, assistente administrativo, filho de José Domingues Cordeiro e Maria Aparecida Freitas Cordeiro. Deixa viúva Joicy do Rocio Cordeiro. Sep. ontem.

Antônio da Silva Domingues, 57 anos, lavrador, filho de Manoel Domingues de Paula e Etelvina Roberta da Silva. Sep. ontem.

Arnaldo de Almeida, 52 anos, comerciante, filho de Nélson Bacellar de Almeida e Dinorah Pontarolli de Almeida. Deixa viúva Lizonete do Rocio Stella. Sep. ontem.

Astrogildo Barros da Silva, 54 anos, representante comercial, filho de Oscar Silva e Gildanira Bezerra Barros. Sep. ontem.

Beranice Félix Gosdoque, 65 anos, do lar, filha de Mário Félix da Silva e Maria Francisca da Silva. Deixa viúvo Jorge Gosdoque Filho. Sep. ontem.

Publicidade

Cristiano Rosa de Oliveira, 34 anos, pedreiro, filho de Antenor Rosa de Oliveira e Arminda Marfízia de Oliveira. Sep. ontem.

Dejalma de Souza Aglio, 32 anos, filho de Roberto Perdomo Aglio e Joana Daques de Souza Aglio. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.

Denise de Fátima Salussoglia Khury, 53 anos, economista, filha de Giorgio Salussoglia e Maria Sampaio Salussoglia. Deixa viúvo Jorel Salomão Khury. Sep. ontem.

Dinarte Fogiato, 71 anos, motorista, filho de João Fogiato e Domingas Acorde Fogiato. Sep. ontem.

Douglas Martins, 37 anos, torneiro mecânico, filho de Vicente Ferrer Martins e Liberina de Souza Martins. Sep. às 12 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Jardim Itamarati.

Publicidade

Edgard Ravaglio Pedroso, 83 anos, advogado, filho de Sebastião Pedroso e Norma Ravaglio Pedroso. Viúvo de Norma Morilha Pedroso. Sep. ontem.

Ester Emanuele da Silva Barbosa, filha de Jucelino Barbosa e Jaqueline Pereira da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.

Eurides Lutt, 77 anos, funcionário público estadual, filho de Guilherme Lutt e Lucília da Veiga Cardoso. Deixa viúva Dalva Assumpção Lutt. Sep. ontem.

Euzébio Carvalho dos Reis, 76 anos, vigilante, filho de João Carvalho dos Reis e Senhora Pereira da Silva. Viúvo de Efigênia Natividade dos Reis. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

Fábio Altamir Miara, 53 anos, corretor, filho de Waldemir Miara e Thereza Komadowski Miara. Sep. ontem.

Publicidade

Francieli Terezinha Von Klig, 24 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Paulo Roberto Von Klig e Laíze de Fátima Futrique. Sep. às 15 h, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Gláucia Medeiros Zubinski, 74 anos, professora, filha de Synésio de Oliveira Medeiros e Alzira de M. Medeiros. Viúva de Teodoro Zubinski. Sep. ontem.

Hélio César Lapchenski, 29 anos, engenheiro mecânico, filho de Júlio César Lapchenski e Lídia Kosechen Lapchenski. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Prudentópolis, PR.

Hevelyn Fernandes Barboza, 20 anos, balconista, filho de Nicanor Barboza Neto e Édina Fernandes Barboza. Sep. ontem.

Irene Andrade de Freitas, 65 anos, do lar, filha de Romualdo Pereira de Andrade e Maria Canheski de Andrade. Deixa viúvo João Batista de Freitas. Sep. ontem.

Publicidade

Jairo Valério Gonçalves de Jesus, 26 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Marli Aparecida de Jesus. Sep. ontem.

Jandira Lucas Carvalho, 43 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Maurílio Lucas de Brito e Sebastiana Pontes de Brito. Deixa viúvo Paulo Carvalho. Sep. ontem.

João Fosquerau de Oliveira, 25 anos, caixa, filho de Raul Fernandes de Oliveira e Balbina Fosqueiral de Oliveira. Sep. ontem.

José Alves dos Santos, 81 anos, lavrador, filho de Paulo Alves dos Santos e Carlota Jesuína da Silva. Viúvo de Izulina Rodrigues dos Santos. Sep. às 15 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela São Gabriel – Colombo, PR.

Levi Silva de Oliveira, 54 anos, pedreiro, filho de José Silva de Oliveira e Ivarceria Pereira de Oliveira. Deixa viúva Erli de Fátima Seixas de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Maestro Vicente D’Alo, 134, Tatuquara.

Publicidade

Lívia Barreiros Corrêa Simões Pinto, 51 anos, psicóloga, filha de Roald Corrêa e Amália B. Corrêa. Deixa viúvo Fábio Tadeu Simões Pinto. Sep. ontem.

Luiz Hidalgo Cavalcanti, 75 anos, militar, filho de José Cavalcanti e Maria Hidalgo Cavalcanti. Deixa viúva Elza Joana Simioni Cavalcanti. Sep. ontem.

Maria Alves Dores, 73 anos, do lar, filha de Antônio Alves dos Santos e Maria Caetano da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da Rua Rio Capivari, 112, Jardim Moinho Velho, Colombo.

Maria de Lourdes Andrade, 51 anos, contadora, filha de Miguel Maguerroski e Antônia Jungles Maguerroski. Deixa viúvo Daniel Santos Andrade. Sep. ontem.

Maria Teixeira Marcos, 97 anos, do lar, filha de Antônio Rodrigues Teixeira e Maria Correia Teixeira. Viúva de Pedro Marcos. Sep. ontem.

Publicidade

Oeson Canone, 84 anos, militar, filho de João Canone e Deolinda Silva. Deixa viúva Maria de Lourdes Matos Canone. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do mesmo.

Olíndia Reinert, 75 anos, do lar, filha de José Reinert e Bertina Martins. Deixa viúvo José Vargas. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Oscar Cristiano dos Santos, 21 anos, servente, filho de Lurdes dos Santos. Sep. ontem.

Osvaldina Alberti Costa Botega, 64 anos, do lar, filha de Osvaldo Laurentino da Costa e Natália Alberti. Deixa viúvo Ancelmo Botega. Sep. ontem.

Ronaldo Tavares Suzarte, 57 anos, representante comercial, filho de Arylto Maciel Suzarte e Maria Aparecida Tavares Suzarte. Sep. ontem.

Publicidade

Sebastião Oliveira Chaves, 59 anos, motorista, filho de José Affonso Chaves e Rosina de Oliveira Chaves. Deixa viúva Marli Terezinha Ferreira Chaves. Sep. ontem.

Sebastião Roberto de Morais, 63 anos, lavrador, filho de Pedro Roberto de Morais e Ana Alexandre de Ramos. Deixa viúva Marcilha Alves de Moraes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel, saindo da capela Adriana, Colombo.

Valter Figueredo, 28 anos, servente, filho de Valdevino Figueredo e Judite da Silva Figueredo. Sep. ontem.

Waldir de Castro, 64 anos, motorista, filho de Ciro Castro e Elvira Castro. Deixa viúva Odete da Silva Geraldi de Castro. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Zeli Souza Cidral, 75 anos, do lar, filha de Izaltina Souza. Viúva de Gentil Cidral. Sep. ontem.

Publicidade

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.