Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
 |
| Foto:

Eugênia Suplicy de LacerdaDe uma família tradicional da Lapa, Eugênia era a única mulher entre seis irmãos. Em função de ter nascido com paralisia infantil, era sempre muito protegida por todos. Porém a sobrinha Andreia conta que Eugênia, mesmo tendo uma aparência frágil e delicada, sempre foi uma mulher forte e que soube superar suas limitações. Durante anos, foi professora no município, dando aulas para crianças. Até a década de 70, morou com os pais. Com a morte da mãe, veio morar em Curitiba com um dos irmãos e a cunhada e trabalhar, em uma função administrativa, na Secretaria de Cultura e Esporte. Foi nessa época que Andreia conheceu melhor Eugênia, que era tia mas que nunca chamou como tal por falta de hábito. Durante dez anos, as duas foram companheiras de quarto, porque Andreia tinha ido morar na casa dos avós depois da morte da sua mãe. Para ela, Eugênia era o tipo de tia que todo mundo queria ter. Sempre procurou fazer o bem para todos e se doar, mesmo quando não tinha condições. Muito católica, ia à missa toda a semana e mantinha uma fé incondicional na igreja. A sobrinha ficou espantada em encontrar entre os objetos pessoais de Eugênia centenas de recibos de doação para a Igreja São Francisco de Paula, no centro de Curitiba. Mesmo com muitos amigos e 34 sobrinhos, teve uma vida solitária, acredita Andreia. Nunca casou e sempre se dedicou aos outros. Ao aposentar-se, aproveitou para viajar com grupos da terceira idade, algo que lhe trazia muita alegria. Ou, então, ia rever os familiares e amigos na Lapa. Sábado era sagrado reunir-se com cinco primas, em um café da tarde, para conversarem sobre tudo e sobre todos. Aos domingos, ia almoçar com um dos irmãos.

Dia 24 de novembro, 86 anos, de hemorragia estomacal.

* * * * * *

Faleceu ontem, em Curitiba, o securitário Fernando Wagner de Abreu Duarte, 57 anos, divorciado, sócio majoritário da Fidelis Corretora de Seguros. Era pai de Andréa, Michelle, Marcelle, Fernando Wagner de Abreu Duarte Junior, Isabelle e João Henrique. Seu sepultamento será nesta sexta-feira, às 10 horas, no Cemitério Parque Iguaçu.

* * * * * *

Andréa Cristina Lipski, 37 anos, operadora de máquinas, filha de Luís Lipski e Rosi Terezinha Lipski. Deixa viúvo Yangil Oh. Sep. ontem.

Arnaldo Müller, 94 anos, mecânico automotivo, filho de João Francisco Müller e Maria Josefa Müller. Deixa viúva Anelise Müller. Sep. ontem.

Beatriz de Souza Santos, 83 anos, do lar, filha de João Ignácio de Souza e Cézar Pereira de Souza. Deixa viúvo Admaro Santos. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja São Benedito.

Cleiton Camargo da Costa, 18 anos, ajudante, filho de Eurides Joaquim da Costa Neto e Mariliza Camargo Vieira. Sep. ontem.

Conceição Pedronila da Silva, 88 anos, metalúrgica, filha de Jonas Bernardes da Silva e Maria Conceição de Carvalho. Viúva de Antônio Custódio da Silva. Sep. ontem.

Daiair Ferreira dos Santos, 79 anos, do lar, filha de Antônio Afonso Ferreira e Seldonia Marques da Rocha. Viúva de Otávio Juste. Sep. às 10 h, no Cemitério de Umbará, saindo da capela São Leopoldo, CIC.

Darcy dos Santos, 79 anos, do lar, filha de José dos Santos e Maria da Conceição dos Santos. Sep. ontem.

Davi Rogério de Paula, 29 anos, cobrador, filho de Joaquim de Paula e Leonicia Costa de Paula. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Sabará, CIC.

Dionísio Valiati, 72 anos, soldador, filho de Abel Valiati e Francisca Venera. Deixa viúva Terezinha Hermes Valiati. Sep. ontem.

Eraldo Antônio Benine, 34 anos, autônomo, filho de Luiz Benine e Nilse Fontaniva Benine. Sep. ontem.

Francisca Lídia Lacerda, 95 anos, do lar, filha de Joaquim de Andrade Rocha e Amélia Pereira de Lacerda. Deixa viúvo João Bueno de Lacerda. Sep. às 14 h, no municipal do Boqueirão, saindo da capela do mesmo.

Francisco Pereira da Costa, 48 anos, filho de Ventura Pereira da Costa e Sebastiana Costa Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Campo da Esperança, Brasília, DF.

Gercino Lopes da Silva, 69 anos, vigilante, filho de Maria Pursina da Conceição. Deixa viúva Conceição Alagasso da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss.

Henrique Munhoz Sanches, filho de Luiz Felipe Costa Pereira dos Santos e Dalina Munhoz Sanches. Sep. ontem.

Ida de Oliveira, 52 anos, do lar, filha de Adolfo Haverroth e Catarina Knis. Deixa viúvo Alsemiro de Oliveira. Sep. às 16h30, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela da Igreja Católica São Francisco – Araucária, PR.

Imelda Maria Szwec, 55 anos, do lar, filha de Evaristo Francener e Maria Guesser Francener. Deixa viúvo Sérgio Szwec. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.

Iolanda Caldas de Oliveira, 70 anos, do lar, filha de Vital Ferreira Caldas e Maria de Conceição Ferreira. Deixa viúvo Eugênio Correa de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Igreja Assembleia de Deus, Uberaba.

Ivo Fraiz Martinez Filho, 57 anos, professor, filho de Ivo Fraiz Martinez e Carmem Braga Fraiz. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Ivone Santos da Rocha, 72 anos, cabeleireira, filha de Maria Lúcia dos Santos. Deixa viúvo Carlos Batista da Rocha. Sep às 12 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Jaime Peres Gonçalves, 78 anos, auxiliar de contabilidade, filho de Salvador Eloyvencio Peres Gonçalves e Pautilha Maria da Conceição Peres. Deixa viúva Alair Mercedes da Costa Gonçalves. Sep. ontem.

Jaroslawka Noga, 83 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Paulo Noga e Parasquevia Noga. Sep. ontem.

João Ferreira, 39 anos, autônomo, filho de Salvador Ferreira e Maria Ivete Ferreira. Sep. ontem.

Joel Rodrigues de Barros, 40 anos, motorista, filho de Daniel Luciano de Barros e Maria Rodrigues de Barros. Sep. ontem.

José Bento, 47 anos, motorista, filho de Liberato Abílio Duarte e Odete de Oliveira Silva. Sep. ontem.

José Eduardo Borges, 89 anos, lavrador, filho de Paulino de Sá Trindade e Catharina Ambrozia da Conceição. Viúvo de Sebastiana Pereira do Bonfim. Sep. ontem.

Josias Henrique de Azevedo, 31 anos, segurança, filho de Carlos Henrique de Azevedo e Anorelina Maria de Azevedo. Deixa viúva Edineia Cavalcante de Azevedo. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Judith da Motta Inocêncio, 77 anos, lavrador, filho de Vítor Ribeiro da Motta e Maria José da Conceição. Viúva de Sebastião Batista Inocêncio. Sep. ontem.

Lenise Taras, 46 anos, do lar, filha de Ilsmar Taras e Lídia Taras. Sep. ontem.

Levi Brizola, 81 anos, motorista, filho de José Pedro Brizola e Angelina Mainardes. Deixa viúva Durvalina de Oliveira Brizola. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Memorial Graciosa, saindo da capela da Igreja Católica de Santa Quitéria.

Maria Aparecida Cachone Miguel, 55 anos, agricultora, filha de Erasmo Marcelino Cachone e Angelica Vicoso Cachone. Sep. ontem.

Maria Cecília Machado de Oliveira, 46 anos, agente, filha de Clóvis José de Oliveira e Cecília Machado de Oliveira. Sep. ontem.

Maria Eduarda dos Santos Wippel, filha de Carlos Roberto Wippel e Regimara Fabrin dos Santos Wippel. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Campina Grande do Sul, PR.

Marina Santos, 84 anos, comerciante, filha de Manoel Bernardino dos Santos e Leopoldina Teixeira dos Santos. Sep. ontem.

Moysés Braz Felizardo, 60 anos, vendedor, filho de Jorge Braz Felizardo e Izabel Felizardo. Sep. às 14 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Oliveira Alves de França, 58 anos, borracheiro, filho de Miguel Alves de França e Rosa Aires de França. Sep. ontem.

Osvaldo Nunes de Andrade, 73 anos, vigilante, filho de José Nunes de Andrade e Lúcia Marcal Simões. Deixa viúva Angelina Lazara Goglione de Andrade. Sep. ontem.

Sofia Lupis de Avila, 88 anos, do lar, filha de Antônio Lupis e Ana Lupis. Deixa viúvo Álvaro Possato Ávila. Sep. ontem.

Valdemar Lopes Dantas, 31 anos, pizzaiolo, filho de Josivaldo de Lira Dantas e Maria Lopes Dantas. Sep. ontem.

Valdir Aparecido de Almeida, 33 anos, motorista, filho de Euclides de Almeida e Maria Aparecida de Almeida. Deixa viúva Cristiane Gonçalves Rosa de Almeida. Sep. ontem.

Vasco Bueno de Camargo, 72 anos, motorista, filho de João Bueno de Camargo e Dalila Machado de Lima. Deixa viúva Ilda da Silva Camargo. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Igreja Comunidade Crista, Antiokia, Bairro Novo B, Sitio Cercado.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]