| Foto:

Jair Luiz PereiraCom os netinhos ao colo, Jair gostava de lembrar do tempo em que era criança, dos raros momentos de brincadeiras e das idas à escola, sempre descalço, sem mochila e com quilômetros e quilômetros à frente. Nasceu em São José dos Pinhais (região metropolitana), em um sítio na região de Campo Largo da Roseira, onde dividia a casa simples com os pais e nove irmãos. Era quem ajudava a mãe a cuidar das irmãzinhas gêmeas e também o responsável de impedir que os pintinhos fossem comidos por cães e gatos. Um dia, recordava Jair, a mãe pediu para que ele desse um jeito em um gato que estava atacando o galinheiro. O então menino subiu e desceu morros, andou pelo pasto e pelo mato e voltou para casa orgulhoso por ter cumprido a missão. Mas, ao chegar, ficou sabendo que o bichinho havia voltado antes dele. Ficou na área rural até os 21 anos e desde cedo trabalhou na roça com os pais e avós. Conheceu a garota dos seus sonhos quando tinha 29 anos, ela tinha 18. Brasilina morava na mesma região e depois de anos de romance os dois se casaram. Frequentavam a missa juntos e iam a corridas de cavalo. Trabalhou por 25 anos como mecânico e, depois de se aposentar, mais oito. Só parou porque, segundo ele, a saúde já não permitia a competência de outrora. O filho Emerson conta que o pai era um exemplo de organização. Gostava de suas ferramentas organizadas e limpas, para rapidamente encontrá-las prontas para o uso sempre que precisasse. A leitura era seu hobby predileto, mesmo tendo o primário incompleto era tido como um homem sábio -- conhecia de história, mapas, matemática. Brasilina conta que Jair vivia fazendo planos, o último foi usar o 13° para comprar um livro sobre depressão para a mulher e consertar o forro da casa. No último ano, mesmo doente com enfisema pulmonar, ele a ajudava a se recuperar da depressão, fazia comida e cuidava das medicações dela. Deixa a viúva, três filhos e três netos.

CARREGANDO :)

Dia 2, aos 66 anos, de insuficiência cardíaca causada por enfisema pulmonar.

* * * * * *

Publicidade

Acyr Talevi, 79 anos, mecânico, filho de Nazerino Talevi e Nair Talevi. Deixa viúva Maria Cândida Talevi. Sep. ontem.

Ademir da Silva Borges, 59 anos, pedreiro, filho de Izaías da Silva Borges e Doraci da Silva Borges. Deixa viúva Ana Maria Borges. Sep. ontem.

Alexandre Cuesta da Silva, 29 anos, filho de Luiz Carlos Cuesta da Silva e Sandra da Penha Silva. Sep. ontem.

Anice de Oliveira Lima, 52 anos, do lar, filha de Eduardo Nunes de Oliveira e Noêmia de Paula Oliveira. Deixa viúvo Sebastião Aquiles de Lima. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Associação Santo Antônio, Guarapuava.

Beatriz Polato Lourenço, 58 anos, doméstica, filha de João Polato e Tereza Colaço Polato. Deixa viúvo Evaldo Bahia Lourenço. Sep. ontem.

Publicidade

Carlos Vinícius de Camargo, 27 anos, músico, filho de Antônio Carlos de Camargo e Neusa Rodrigues da Silva Camargo. Sep. ontem.

Celso dos Santos Cordeiro, 58 anos, consultor, filho de José Munn Cordeiro e Belvira dos Santos Cordeiro. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela de São Benedito, Antonina, PR.

Celso Luiz Moreira, 40 anos, montador, filho de Jorandino Moreira e Margarida Ferreira da Silva Moreira. Sep. às 13 h, no municipal Nossa Sra. do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Diolinda Gomes Cordeiro, 57 anos, diarista, filha de Sebastião Gomes de Almeida e Guiomar Gomes de Almeida. Deixa viúvo Ailton Cordeiro. Sep. em horário a ser designado no Cemitério Boqueirão, saindo da Igreja Evangélica, Rua Sebastiana Cordeiro, 118, CIC.

Eduardo Marcondes de Mello, 51 anos, vendedor, filho de Nuncio Pereira de Mello e Terezinha Marcondes de Mello. Deixa viúva Wanda Cristina Belini de Mello. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela Rubi.

Publicidade

Elenise Ribeiro da Fonseca Ferreira, 39 anos, bloquista, filha de Noir Tadeu Ferreira e Nerci Ribeiro da Fonseca. Sep. às 9 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Élton Dias, 63 anos, almoxarife, filho de Odinor Dias e Escolástica Dias. Deixa viúva Margit Dias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Luterano/Protestante, saindo da capela do mesmo.

Gelso José Fagundes, 19 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Javier Fagundes e Alzira dos Santos Fagundes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Zona Rural de Cerro Azul, PR.

Geronito Vieira dos Santos, 83 anos, agricultor, filho de Antônio Vieira dos Santos e Maria Antunes da Silva. Sep. ontem.

Idalécio Santos de Almeida, 32 anos, filho de Virgílio dos Santos Almeida e Marlene de Góis Maciel de Almeida. Sep. ontem.

Publicidade

Inácia de Moraes Gomes, 79 anos, do lar, filha de Venâncio Justino de Moraes e Francelina Maria da Aparecida. Viúva de Alberto Gomes. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Airton Pizatto Gusi, 719, Xaxim.

Ismael Luzardo, 41 anos, marceneiro, filho de Onofre Luzardo e Maria Luciana Luzardo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela do mesmo.

Izaura Silvestre Martins, 69 anos, do lar, filha de José Silvestre e Maria Francisca Silvestre. Deixa viúvo Olívio Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Waldir Dacol Quadra, 12, Lote 4, 231, Sítio Cercado.

Jhonatas Dias do Espírito Santo, 18 anos, servente, filho de Valdeci do Espírito Santo e Roderli Dias da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério São Marcos, saindo da capela 2 da Luz.

José de Carvalho, 81 anos, militar, filho de Durval de Carvalho e Bertha de Carvalho. Viúvo de Maria Aparecida Rebelo de Carvalho. Sep. ontem.

Publicidade

José Detiuk, 73 anos, funcionário público federal, filho de Miguel Detiuk e Catarina Oles. Deixa viúva Zenóvia Cembalista Detiuk. Sep. ontem.

Judith Souza Lima, 85 anos, costureira, filha de Domingos Lisboa de Souza e Antônia Schmidt Souza. Viúva de Brasílio Ney de Lima. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa, PR.

Luiz Lago, 63 anos, motorista, filho de Christóforo Atílio Lago e Hilda Wolf Lago. Sep. ontem.

Manoel Lineu da Silva, 58 anos, lavrador, filho de Jerônimo Mário de Lima e Calina Prestes dos Santos. Deixa viúva Sezanita do Rosário da Silva. Sep. ontem.

Maria do Nascimento Moreira, 66 anos, do lar, filha de Igídio Teixeira da Silva e Dorvalina de Souza. Viúva de Levi Moreira. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Publicidade

Maria dos Santos Tavares, 98 anos, do lar, filha de Libório Antunes Tavares e Fermília da Silva Muniz. Deixa viúvo José Maria de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Cemitério São Roque dos Gramados.

Maria Kobus da Maia, 90 anos, do lar, filha de Antônio Kobus e Anna Kobus. Viúva de Juvenal Maia. Sep. às 11 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela capela 2 do Cemitério Água Verde.

Maria Sebastiana de Ávila, 87 anos, do lar, filha de Joaquim Firmino da Silva e Sebastiana Cândida da Silva. Deixa viúvo Joaquim Abrão de Ávila. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Miroslau Fiatcoski, 74 anos, securitário, filho de Stanislau Fiatcoski e Ana da Costa Fiatcoski. Deixa viúva Alice Érica Neumann Fiatcoski. Sep. ontem.

Nanci Terezinha da Silva, 44 anos, do lar, filha de Pedro Therêncio da Silva e Dolores França da Silva. Sep. ontem.

Publicidade

Natalina Costa da Silva, 47 anos, do lar, filha de Antônio Costa e Otília Rosa Costa. Deixa viúvo José Maria da Silva. Sep. ontem.

Osmarina Godinho de Souza, 68 anos, advogada, filha de Mário Godinho de Menezes e Zilda Silveira de Menezes. Sep. ontem.

Osminda Samways Penovich, 69 anos, do lar, filha de Wisland Samways e Suzana Samways. Deixa viúvo Antônio Penovich. Sep. ontem.

Roseli Sforca, 56 anos, do lar, filha de Antônio Sforca e Maria Madalena Mocelin Sforca. Sep. ontem.

Ruan Cordeiro Biscoski, filho de Eurico Rosa Biscoski e Aliny Biscotto Cordeiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Capela do Cemitério Municipal Bom Jesus, Piraquara.

Publicidade

Silvéria de Almeida Torres, 86 anos, do lar, filha de Vicente Dias de Almeida e Carmelita Maria de Jesus. Deixa viúvo José Alves Torres. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela Nossa Senhora de Lourdes, Fazenda Rio Grande.

Teresa Isabel Ramires, 52 anos, empresário, filha de Adriana Rivas Ramires. Sep. 10 de dezembro, no Crematório Vaticano, saindo da capela Esmeralda.

Thayná Archangelo Iannie, 18 anos, auxiliar administrativo, filha de Vinícius Archangelo e Maria Izabel da Silva Archangelo. Deixa viúvo Filipe Pires Iannie. Sep. ontem.

Valdir Adalvo da Silva, 32 anos, comerciante, filho de Ovídio Moraes da Silva e Maria Antônia dos Santos da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Valmor Lúcio da Silva, 67 anos, eletricista, filho de Lúcio Policarpo da Silva e Líbia Sebastiana Gonçalves. Sep. ontem.

Publicidade

Zenaide Duma Baby, 80 anos, do lar, filha de Gregório Duma e Tecla Kustini Duma. Deixa viúvo Garibaldino Baby. Sep. ontem.

Zoraid Reis Rodrigues, 71 anos, do lar, filha de Pedro Agostinho dos Reis e Elza Pett dos Reis. Viúva de João Maria Rodrigues. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Wilkes Corrêa, 156, São Cristóvão, União da Vitória.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.