
Mário Lunardon (foto)
A aparência de Mário sempre lhe causou algumas histórias. Por ser muito parecido com o deputado federal Ulysses Guimarães, desaparecido na década de 90, chegou a aceitar carona de pessoas que o confundiam com o político. Militar reformado, o trabalho que desenvolveu no Incra do Paraná por muitos anos o fez viajar seguidamente a Brasília. Um fato curioso é que no dia do anúncio do acidente de Ulysses, Mário estava em Guaratuba com a família. A filha Ivone conta que não tinha quem não o olhasse, surpreso. Nesses e em outros casos, Mário sempre manteve o bom-humor e não contava que não era a figura confundida. Nascido em Ponta Grossa, era o mais velho de quatro irmãos. A família veio para Curitiba para que Mário pudesse servir o exército. Ficou lotado no 15.º Batalhão da Cavalaria, sediado na Praça Osório. Quase participou da Segunda Guerra Mundial. Ele falava que, na época, era responsável pela instrução dos soldados. Por ter apenas uma vaga para ser ocupada entre os soldados da sua divisão, Mário e outro amigo tiraram a sorte no palito. Mário perdeu e deveria ir, porém uma desilusão amorosa do companheiro o fez ir em seu lugar. Ao sair do exército, na década de 60, aceitou o convite para presidir o Grupo Executivo para Terras do Sudoeste do Paraná, criado pelo governo para legalizar terras do interior. Mesmo fora da caserna, a união com os ex-companheiros de farda era tamanha que não perdia os jantares que aconteciam quatro vezes por ano. Atualmente, ele dizia que era uma classe em extinção porque a cada ano o número estava ficando cada vez mais reduzido. Há três anos e meio, descobriu um câncer. Mesmo com as informações do médico quanto às consequências da quimioterapia, ele afirmou categórico: "Quem manda no meu corpo sou eu e não vou sentir nada". Coincidência ou não, nunca teve problemas com o tratamento. Quando não estava com o grupo da Boca, na Boca Maldita, adorava ficar lendo em casa. Mantinha um acervo da revista Seleções, desde a década de 40. Nos últimos 20 dias fez tudo o que gostava como uma despedida, lembra a filha: foi à praia, percorreu a estrada da Graciosa, reencontrou os amigos do exército e foi tomar café com os amigos da Boca Maldita. Deixa quatro filhos e três netos.
Dia 5, aos 88 anos, de parada cardiorrespiratória.
* * * * *
Antônia Maria de Souza, 85 anos, manicure, filha de Maria Lília de Souza. Sep. ontem.
Antônia Maria do Carmo Moraes, 86 anos, costureira, filha de Firmino Laureano do Carmo e Maria André. Viúva de José de Souza Moraes. Sep. ontem no municipal de Almirante Tamandaré, PR.
Carlos dos Santos, 79 anos, mecânico, filho de Juvenal dos Santos e Deolinda Maria da Maia. Deixa viúva Olga Ferreira dos Santos. Sep. ontem.
Edgar Bianchini de Almeida, 26 anos, professor, filho de Edmundo de Almeida Neto e Suely Bianchini de Almeida. Sep. ontem.
Ema Fontato Marques, 66 anos, funcionária pública municipal, filha de Guilherme Fontato e Cléia Rossi. Deixa viúvo Enoque de Pinho Marques. Sep. ontem.
Ezequias Gomes Cruz, 43 anos, eletricista, filho de Manoel Gomes Cruz e Maria Gomes Cruz. Deixa viúva Deulanda Almeida Cruz. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do Cemitério Central de Araucária, PR.
Gercílio Santana, 79 anos, vigilante, filho de Antônio Santana e Romalina Maria de Jesus. Viúvo de Ercília Ferreira. Sep. ontem no municipal da Fazenda Rio Grande, PR.
João Alfredo Noremberg, 56 anos, corretor, filho de Roberto Carlos Noremberg e Brasilina Noremberg. Deixa viúva Maria Lúcia da Silva Noremberg. Sep. ontem.
Joaquim Carlos Novaes, 70 anos, lavrador, filho de Valeriano Pereira de Novaes e Izabel Pereira Novaes. Deixa viúva Damália Augusta de Novais. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.
Jurandir Vicente da Silva, 36 anos, fiscal de egurança, filho de Benedito Vicente da Silva e Anísia Pães da Silva. Sep. ontem.
Leyla Marques Frehse, 77 anos, do lar, filha de Aluízo de Azevedo Marques e Rosalina Weigang Marques. Viúva de Leury Frehse. Sep. ontem.
Marcella Piotto Cesário, 97 anos, do lar, filha de João Piotto e Marieta Marchiori Piotto. Viúva de Odilon Cesário. Sep. ontem.
Márcia Regina Senko Cândido de Oliveira, 51 anos, securitária, filha de José Senko e Matilde Baptista Senko. Deixa viúvo Acácio Cândido de Oliveira Neto. Sep. ontem.
Márcio dos Santos, 20 anos, auxiliar, filho de José dos Santos e Elza Caetano dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Manoel Ribas, PR.
Maria Aparecida Scucuglia Melo, 67 anos, professora, filha de Turreno Scucuglia e Ida Saleme Scucuglia. Deixa viúvo Walmir de Oliveira Melo. Sep. ontem.
Marlene Tereza de Oliveira, 60 anos, do lar, filha de José Maceno e Igelda Zotto Maceno. Deixa viúvo Osvaldo Camargo de Oliveira. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.
Neilor Guimarães, 74 anos, fiscal de segurança, filho de Bráulio Guimarães e Matilde Guimarães. Sep. ontem.
Normando Jacon Romfeld, 66 anos, contador, filho de Francisco Gustavo Romfeld e Adelaide Jacon Romfeld. Deixa viúva Aurora Gonçalves. Sep. ontem.
Olímpia Balem, 83 anos, agricultora, filha de Pedro Inácio Rasniesnki e Cesira Rasniesvski. Deixa viúvo Primo João Balem. Sep. ontem.
Roque Borges, 79 anos, fotógrafo, filho de José Fermino Borges e Leonídia Machado Branquinho. Deixa viúva Adelci dos Santos Borges. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.
Simoni Cristina Martins dos Santos, 47 anos, funcionária Pública municipal, filha de Juvenal Martins dos Santos e Lúcia Rontale dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Araucária, PR.
Sônia Maria Piske Costa, 64 anos, do lar, filha de Ferdinando Piske e Rainildes Goebel Piske. Viúva de Anésio Costa. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Terezinho Batista de Souza, 74 anos, pedreiro, filho de Clemente Jacinto de Souza e Maria Batista de Souza. Deixa viúva Dirce de Oliveira Souza. Sep. ontem no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), PR.
Vera Medeiros, 75 anos, do lar, filha de Antenor Francisco Medeiros e Eurídice Xavier Medeiros. Deixa viúvo Edgard Arceb de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Ponta Grossa, PR.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313. Texto: Aline Peres

Lula escolhe advogado-geral da Petrobras como Ministro da Justiça

Moraes põe em xeque ética médica ao anular apuração de atendimento a Bolsonaro

Investigação sobre ataques ao BC levanta temor de “novo inquérito do fim do mundo”

Trump suspende diálogo com Irã e diz que "ajuda está a caminho”; total de mortos chega a 2 mil




Deixe sua opinião