
Maria de Jesus TreinEm 1959, Maria de Jesus deixou os pampas gaúchos e veio morar com o marido em Curitiba. Moacir havia recebido um convite para ser representante comercial de uma fábrica de fogões do Paraná. O casal Trein era de Passo Fundo. A educação dos filhos sempre foi algo fundamental para Maria. Ao mudar-se para cá, instalou-se em um prédio no Centro, ao lado do Colégio São José, onde os filhos e netos estudaram, Na década de 70, a formatura de um dos filhos na prestigiada Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ) foi motivo de muito orgulho. Com o passar dos anos, a família foi se acostumando com o Paraná, porém Maria de Jesus sempre comentava com as netas as pequenas diferenças que notava. Dizia que ao mudar-se para cá, sentiu dificuldades em fazer ambrosia, um doce típico gaúcho feito com açúcar, leite e ovos. Em sua opinião, os ovos daqui não eram tão amarelos como os ovos de lá, provenientes da fazenda do sogro, e que deixavam o doce mais claro. Os netos eram sua paixão. Não saíam da casa da "vó Maria", onde o Natal sempre foi especial. Entre outras coisas, o avô sempre fazia a voz do Papai Noel; os sábados da família eram marcados pela feijoada; a macarronada e os tijolinhos de doce de abóbora feitos artesanalmente eram apresentados no cardápio de domingo. A neta Adriana lembra-se das inúmeras viagens ao Rio Grande do Sul, em companhia dos avôs, e dos passeios à praia. Maria de Jesus era considerada o "porto seguro" da família. Era ela quem acalentava, consolava e amparava os filhos e netos nas situações mais difíceis. Quando Moacir sofreu um acidente vascular cerebral e ficou com sequelas, Maria de Jesus acompanhou-o por 11 anos. O companheiro morreu em 1983. Ao ficar viúva, dedicou-se mais ao trabalho comunitário. Era espírita kardecista. Sua fé inabalável e a preocupação com o outro a fizeram desempenhar um papel importante e que lhe rendeu muitos amigos. Deixa dois filhos, oito netos e quatro bisnetos.
Dia 19, aos 87 anos, de insuficiência respiratória.
* * * * * *
Adelino Barreto Melão, 63 anos, auxiliar administrativo, filho de Adriano de Melo Alves Melão e Dinorah Barreto Melão. Deixa viúva Inês Chaves Melão. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério São José, Ponta Grossa, PR.
Anderson Dalto de Lima, 21 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Ademir Dalto de Lima e Rosângela de Lima. Sep. ontem.
Angelina Moro Rocha, 73 anos, do lar, filha de José Moro e Diolinda Alves de Lima. Deixa viúvo Esmarim Alves Rocha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Domingos Benvenuti Moletta, 1.000, Cotia, São José dos Pinhais.
Benedito Bento de Toledo, 65 anos, auxiliar de produção, filho de Cândido Bento de Toledo e Ana Maria Fagundes. Deixa viúva Rosa Lacerda de Toledo. Sep. às 17 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Medianeira, 75, Sítio Cercado.
Carl Heins Friedrich, 81 anos, mecânico, filho de Paulo Friedrich e Selma Friedrich. Deixa viúva Lúcia Beltzack Friedrich. Sep. ontem.
Carla Vitória Prestes, 1 dia, filha de Jacqueline de Moraes Prestes. Sep. ontem.
Cassiano Isaac Vidal dos Santos, 3 dias, filho de Gabriel Cassiano Vidal dos Santos e Mariele Canuto de Jesus. Sep. ontem.
Constante Filip, 46 anos, motorista, filho de Eduardo Filip e Bárbara Filip. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.
Francisco Carlos Valaski, 44 anos, pedreiro, filho de Eugênio Valaski e Lúcia Holtmann Valaski. sep. ontem.
Gabriel Mulhbauer Duda, 3 dias, filho de Júlio César Knaut Duda e Michelli Mulhbauer Duda. Sep. ontem.
Georges Kalache, 86 anos, comerciante, filho de Moussa Kalache e Saida Kalache. Deixa viúva Vanda Schultz Kalache. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Gustavo Taborda da Silveira, 89 anos, militar, filho de João Taborda dos Santos e Benedita Maria da Silveira. Viúvo de Cecília Taborda da Silveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação da Vila Miliar, Curitiba.
Iracema do Espírito Santo Gomes, 78 anos, do lar, filha de Manoel Rodrigues dos Santos e Ramira dos Anjos do Espírito Santo. Viúva de Eduardo Gomes dos Santos. Sep. ontem.
Ivonir de Oliveira, 71 anos, sapateiro, filho de João Maria Correia de Oliveira e Maria Correia de Oliveira. Deixa viúva Francelina Rodrigues de Oliveira. Sep. ontem.
Jesuel Luciano Xavier da Silva, 40 anos, filho de João Luciano da Silva e Rosalva Dina Torres da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Jundiaí do Sul, 167, Osternack, Sítio Cercado.
João Maria Gomes, 69 anos, pedreiro, filho de Manoel Gomes dos Santos e Maria Missioneira da Costa. Deixa viúva Benvinda Walter Gomes. Sep. às 9h30, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Rua Juri Danilenko, 484, Santa Lúcia, Piraquara.
João Maria Ramos, 76 anos, militar, filho de Alfredo Pereira Ramos e Carolina Corrêa da Silva. Deixa viúva Terezinha Schemidt Ramos. Sep. ontem.
João Pereira Grochka, 54 anos, lavrador, filho de Pedro Grochka Filho e Azomira Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São João Batista, São José dos Pinhais.
João Samuel Farias Mourão, 25 anos, lavrador, filho de João Marques Farias Mourão Neto e Benedita Mathozo da Silva Farias Mourão. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Colégio João Menegusso, Jardim Cecília, Campo Magro, PR.
João Vieira, 65 anos, motorista, filho de Manuel Vieira e Maria da Conceição Vieira. Deixa viúva Mirtes Silva Vieira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal do Rio de Janeiro, RJ.
Joaquim Bueno Gonçalves, 52 anos, garçom, filho de Laurindo Bueno Gonçalves e Helena Donati. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Preve de Campo Mourão, PR.
José Irineu Hirt, 69 anos, recepcionista, filho de Oscar Hirt e Sofia Hirt. Viúvo de Madalena Procópio Hirt. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 da Luz.
José Lopes Marinho, 65 anos, autônomo, filho de Antônio Pereira Marinho e Izabel Lopes Sampaio. Deixa viúva Deolice Sabino Marinho. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Pedro Violani, 14, Cajuru.
Júlia Garcia Caetano, filha de Willian Rodrigo Silva Caetano e Andrieli Garcia Felisbino. Sep. ontem.
Karla Berdaki Paiva, 37 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Hélio de Souza Paiva e Conceição Berdaki Paiva. Sep. ontem.
Luciano Batista Ramos, 33 anos, vigilante, filho de João Batista Ramos e Marli Terezinha de Sampaio Ramos. Sep. ontem.
Maria do Carmo Alves Machado Pereira, 92 anos, do lar, filha de Sebastião Alves Machado e Olímpia Ferreira da Cruz. Deixa viúvo Francisco Luciano Pereira. Sep. ontem.
Maria Kempinski Kieras, 94 anos, do lar, filha de José Kempinski e Sophia Nadolny Kempinski. Viúva de Adolpho Kieras. Sep. às 11 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Marli Rocha, 67 anos, comerciante, filha de Ozório Rocha e Ana Ferreira da Rocha. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.
Marluce das Graças de Medeiros, 72 anos, bancária, filha de Edgar Medeiros e Maria Anunciada Medeiros. Deixa viúvo Francisco Antônio Coelho Garcia. Sep. ontem.
Maurício Rodrigues, 61 anos, filho de Benedito Rodrigues e Leonora Augusta do Nascimento. Deixa viúva Clarinda Oliveira Rodrigues. Sep. ontem.
Milton Lisboa, 78 anos, miliar, filho de Joaquim Lisboa e Rosa Lisboa. Deixa viúva Cecília Antunes Lisboa. Sep. às 15 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Igreja Evangélica Restauração e Vida, Pilarzinho.
Nivaldo Beleme de Lima, 44 anos, ajudante, filho de Natalício Beleme de Lima e Augusta Lourenço das Neves. Sep. ontem.
Norma Amélia Cabral, 76 anos, do lar, filha de João Antônio Cabral e Amélia Maria Torres. Sep. ontem.
Osmair Nunes Moura, 31 anos, servente, filho de Doralize Isidoro de Moura e Maria Olinda Nunes Pereira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Rio Preto, 304, Iguaçu 1, Fazenda Rio Grande.
Oswaldo Adolpho Krelling, 95 anos, militar, filho de Carlos Krelling e Francisca Krelling. Deixa viúva Mercedes Müller Krelling. Sep. ontem.
Paulo Henrique Ferreira Soares, 22 anos, pedreiro, filho de Manoel Messias Soares e Cleusa Ferreira. Sep. ontem.
Rafael Adílson Lobo Tavares, 56 anos, administrador, filho de Rafael Tavares e Dilce Lobo Tavares. Deixa viúva Geanine Fabrício dos Santos Lobo Tavares. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Rafael Erlei Taborda de Oliveira, 24 anos, operador, filho de Ademir de Oliveira e Maria Aparecida Taborda de Oliveira. Sep. ontem.
Renato Bardelli dos Santos, 62 anos, bancário, filho de Manoel Luiz dos Santos e Neusa Bardelli dos Santos. Deixa viúva Eliane Beatriz Carelli dos Santos. Sep. ontem.
Renato Correia da Silva, 72 anos, pedreiro, filho de Petronhilho Correia da Silva e Cesaria Tavares da Silva. Deixa viúva Olívia Nadolny da Silva. Sep. ontem.
Sirley Terezinha de Lima Ribeiro dos Santos, 53 anos, do lar, filha de João Pedro de Lima e Maria Antônia Afonso. Deixa viúvo Cláudio Ribeiro dos Santos. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.
Solange de Oliveira de Andrade, 25 anos, auxiliar de cozinha, filha de Lindolfo Rodrigues de Oliveira e Idalina de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela da Igreja Bom Jesus, Bairro Costeira, Araucária.
Thiago Pento de Ávila Matos, 23 anos, analista, filho de Sílvio de Ávila Matos e Geni Pento de Ávila Matos. Sep. ontem.
Tiago de Campos Oliveira, 21 anos, filho de Almir de Sousa Oliveira e Marilene Alves de Campos. Sep. às 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela Adriana, Colombo, PR.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313. Texto: Aline Peres

Tudo dominado: até 61 milhões de brasileiros vivem sob o domínio do crime

China, Rússia, Brasil: quem são os parceiros comerciais do Irã que entraram na mira da nova tarifa de Trump

Voto distrital misto: a nova forma de eleger deputados que Motta propõe para 2030

18 fatos e revelações sobre o Banco Master que apareceram em menos de 15 dias




Deixe sua opinião