
Paulo Fernando Müller Neves
A vida de Paulo sempre foi cheia de muitos planos. Um pouco antes de cair no sono, na noite daquela quinta-feira, contou à mulher Glair o que o dia seguinte reservava a ele. Pegaria uma carona com a filha, cortaria o cabelo e, após o almoço em família, daria uma passadinha na sua metalúrgica cujas atividades acabara de encerrar , só para dar uma olhada. Não contava com a falta de ar repentina que o pegou no meio da madrugada. Além da empresa, Paulo deixou o novo motorhome da família, que ele mesmo idealizou, prestes a sair da fábrica e pegar a estrada. O anterior, com milhares de quilômetros rodados, seria aposentado. Foram tantas as viagens: Chile, Argentina, Uruguai... As andanças que duravam semanas aconteciam em família, todo mês de janeiro. Também havia as viagens curtas. A última foi em novembro, quando Paulo, a mulher, as filhas Suzana e Soraya e o netinho Henrique participaram do encontro de motorhomes, em Gramado. "Foi como uma despedida", diz Glair. Paulo foi professor de Mecânica no antigo Cefet por muitos anos até se aposentar em 1995. Pisou na instituição pela primeira vez ainda adolescente, incentivado pela mãe, quando fez o curso técnico em mecânica. Os amigos diziam que, na área mecânica, não existia segredo que Paulo não pudesse desvendar. "Ele era um gênio", exclamavam outros. Há um mês, quando estava no hospital devido a um já curado câncer de intestino, Paulo se preparava para a cirurgia de retirada do tumor contando à enfermeira o quanto Glair estava linda no dia em que a conheceu, no casamento de um amigo. Descrevia os detalhes do vestido, a cor, a maneira como o cabelo dela estava arrumado. Com o passar dos anos, ambos não deixaram para trás o cuidado e o carinho mútuos. Frequentavam aulas de dança, gaúcha e de salão, e todo ano viajavam até Blumenau para passar dias dançando durante a Oktoberfest. Paulo partiu levando seus últimos desejos, horas depois de ter soprado as velinhas do seu 65.º aniversário. Deixa a viúva, duas filhas e um neto.Dia 18 de dezembro, aos 65 anos, de embolia pulmonar.
* * * * * *
Alcides Xavier de Arruda, 77 anos, pedreiro, filho de Euclides Antônio de Arruda e Maria Xavier de Arruda. Deixa viúva Ocalina Vogler de Arruda. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da capela do Cemitério Vertical.
Amália Valério Andrade, 81 anos, do lar, filha de João Valério e Hermínia Bano. Viúva de José Pedro Andrade. Sep. às 11 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Reinaldo Ribas, 447, Cj. Ákila, Pinhais, PR.
Antônio Barchik, 75 anos, pedreiro, filho de João Barchik e Verônica Barchik. Viúvo de Catarina Barchik. Sep. às 9 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo do Salão da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, Boa Vista.
Aramis Martins, 68 anos, guardião, filho de Sebastião Martins e Acácia Faria Martins. Sep. ontem.
Carlos Pioli, 75 anos, advogado, filho de João de Farias Pioli e Catarina Merlo Pioli. Deixa viúva Maria Angélica Gaspar Pioli. Sep. ontem.
Carmem Sepulveda Bernardelli, 68 anos, do lar, filha de João Sepulveda Sanches e Maria Sepulveda Garcia. Deixa viúvo João Bernardelli. Sep. ontem.
Celina Aparecida Paixão Rosa, 49 anos, operadora de máquinas, filha de Octávio Paixão e Luzia Maria de Jesus Paixão. Deixa viúvo Angelino Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Lauro Schereiber, 55, CIC.
Elzi de Souza Rodrigues, 56 anos, do lar, filha de Mário Meira de Souza e Argentina Pereira de Souza. Deixa viúvo João Ermeliano Rodrigues. Sep. ontem.
Fabienne Marques Castellano, 23 anos, professora, filha de Fernando Fabiano Castellano e Haíde José Marques. Sep. ontem.
Felipe da Silva Gomes, 2 dias, filho de Diego Cordeiro Gomes e Patrícia da Silva Sales. Sep. ontem.
Idenando Ramos Sobrinho, 60 anos, filho de Joaquim Ramos Sobrinho e Durvalina Dias Guimarães. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da Paróquia de São Braz.
Joaquim Godoy, 67 anos, servente, filho de José Godoy e Sebastiana Fernandes Godoy. Deixa viúva Rosa Padilha Godoy. Sep. ontem.
Joaquim Gomes Sobrinho, 59 anos, porteiro, filho de Fulgêncio Joaquim das Neves e Arlinda Maria das Neves. Sep. ontem.
Joel Mendes de Vasconcelos, 65 anos, auxiliar de produção, filho de Maria Batista da Conceição. Deixa viúva Esmerinda Maria de Jesus Mendes. Sep. ontem.
José Adão Antunes, 56 anos, carpinteiro, filho de Marcolino Antunes e Floriza Antunes Ferreira. Sep. ontem.
José Milton dos Santos, 45 anos, pedreiro, filho de Antônio José dos Santos e Cleusa Emília dos Santos. Sep. às 10h30, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.
Ley Fernandes do Amaral, 77 anos, do lar, filha de Eudóxia Fernandes. Viúva de Florisval do Amaral. Sep. ontem.
Lília Virgínia Duque Irulegui, 87 anos, do lar, filha de Adão Duque Ganzo e Corália Peterlongo. Deixa viúvo Miguel Ângelo Irulegui. Sep. ontem.
Lorenzo Scandelari da Silveira Milczewski, 1 dia, filho de Maurício Scandelari Milczewski e Ana Paula Silveira Milczewski. Sep. ontem.
Maria Aparecida Dias, 45 anos, do lar, filha de Geralda Dias. Sep. ontem.
Maria do Rosário Alves, 85 anos, do lar, filha de Zulmira Maria do Rosário. Deixa viúvo José Alves. Sep. ontem.
Maria Helena Forte Corrêa, 77 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Benedicto Germano Forte e Rita Coração de Jesus. Deixa viúvo Francisco Corrêa. Sep. ontem.
Maria Ribeiro Ranieri, 62 anos, do lar, filha de Sebastião Ribeiro do Prado e Brasília Maria Ribeiro. Deixa viúvo Denglar Ranieri. Sep. às 15 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela de Santa Felicidade.
Narciso Falkievcz, 50 anos, marceneiro, filho de José Falkievcz e Paulina Falkievcz. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, São José dos Pinhais, saindo da capela 2 do Cemitério Santa Cândida.
Ondina Delpim Corrente, 81 anos, do lar, filha de Ricieri Delpim e Maria de Lourdes Barreto. Deixa viúvo Riciere Vitrúvio Corrente. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Rafael Dias Oliveira, 22 anos, estudante, filho de Waldeny Oliveira Júnior e Prudencia dos Anjos Dias Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Sebastião Antônio da Costa, 60 anos, filho de Benedito Antônio da Costa e Guilhermina Rosa de Moraes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.
Suely Nordi Cruz, 79 anos, funcionária pública federal, filha de Isar Cruz e Mercedes Nordi Cruz. Deixa viúvo Tales Henrique da Cunha Cruz. Sep. ontem.
Teodoreto Sebastião Francisco, 72 anos, soldador, filho de Sebastião Rodolfo Francisco e Santina Rosalina Francisco. Deixa viúva Dorli dos Santos Francisco. Sep. às 10 h, no Cemitério Caminho do Céu, São José dos Pinhais, saindo da capela 2 do Cemitério Boqueirão.
Theodoro Bino de Souza, 79 anos, carpinteiro, filho de João Bino de Souza e Francisca Geremias de França. Deixa viúva Sebastiana Marinho de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical.
Valdir Dias dos Santos, 32 anos, montador, filho de Jonas Paixão dos Santos e Maria das Dores Dias. Sep. ontem.
Vitória Sofia dos Santos Selk, filha de Orlei Selk e Elisana Dias dos Santos Selk. Sep. às 9h30, no Cemitério São Gabriel.
Wevellyn Duarte Santos, 16 anos, estudante, filha de Edílson Rodrigues dos Santos e Roseli Gomes Duarte. Sep. às 14 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

Em feito inédito, Brasil ultrapassa EUA e vira maior produtor de carne bovina do mundo

Moraes decreta prisão preventiva de Silvinei Vasques após captura no Paraguai

Decisão de Toffoli sobre Banco Master provoca reação no Congresso e entre juristas

Bolsa Família, previdência rural e Mais Médicos: TCU aponta problemas em programas do governo




Deixe sua opinião